terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A Mansão Hollow, de Agatha Christie


"Em todo aquele grupo apenas uma pessoa parecia estar realmente viva: o homem prestes a morrer."


Sinopse: Um inofensivo convite para almoçar na Mansão Hollow logo se transforma em mais um caso a ser desvendado por Hercule Poirot. A cena do crime parece um tanto artificial - o corpo de um homem agonizando na beira da piscina, sua mulher logo ao lado segurando um revólver, e ainda três testemunhas. Seria na verdade uma encenação, uma brincadeira de mau gosto para provocar o detetive? Infelizmente, para a vítima, não. Indo contra todas as evidências, Poirot não demora a descobrir que a arma que aquela mulher tinha nas mãos não era a mesma que matou seu marido. O que aconteceu, então?

"E, de repente, com um tremendo choque, com aquela sensação difusa como a de um filme fora de foco, Hercule Poirot percebeu que aquela encenação artificial tinha um quê de realidade. Pois o que ele observava, se não era um morto, pelo menos era um homem agonizante." 

Neste mistério protagonizado pelo icônico Hercule Poirot, um detetive perspicaz e estranho que muitas  vezes faz sua investigação mais para satisfazer a própria curiosidade que qualquer outra coisa; uma família abastada o convida para um almoço na Mansão Hollow. Quando chega na propriedade, o detetive se depara com a cena de um crime. Logo pensa ser uma encenação, uma brincadeira de mal gosto dada a sua profissão, mas o corpo jazendo no chão prova ser real. Uma realidade bem distorcida, ele logo repara. Artificial, até.  O que realmente aconteceu ali? 

Esse foi meu terceiro livro da Agatha, e todos eles foram protagonizados por Poirot. Mais uma vez, fui surpreendida. Mas não com o crime em si, e sim com a forma como a narrativa foi desenvolvida. São diversos personagens que podem, ou não, ter algo a ver com o crime, e são diversas perspectivas. Isso inicialmente me causou certa estranheza, mas logo me acostumei e a leitura fluiu melhor. 
A resolução do crime não me surpreendeu de fato. Achei fácil e até simples, o que não é do feitio da autora, pelo menos nos livros que li dela até hoje. A investigação por parte do Poirot me causou certa inquietação, pois ficamos de fora de toda ela. Geralmente não gosto disso, e aqui não foi diferente. 
Porém, devo dizer, amei a construção dos personagens! Simplesmente maravilhoso. Todos muito diferentes entre si, peculiares. Uma em especial me chamou muita atenção: a Lady Angkatell. Nesse ponto a autora deu um show. 
O livro não é tão grande, possui 256 páginas, e foi uma leitura de bom ritmo. Li mais rápido do que costumo, com os livros dela. A tradução está boa e a edição (a minha é econômica, apesar de ser capa dura) está ok. Achei as capas dessa coleção belíssimas! 
Dei 4/5 estrelas para o livro e indico à todos. Se nunca leu nada da autora mas quer começar, esse é um ótimo título para introdução :)

41 comentários :

  1. Olá, tudo bom?

    Sou meio suspeita para falar dessa autora, pois eu amo todos os livros que leio dela. Até o momento, todos que li foram espetaculares. Tenho toda essa coleção na estante, mas ainda não tive a oportunidade de ler todos, esse inclusive. Porém, por ser do Poirot, já fico feliz, pois ele é o meu detetive favorito.

    Ela sempre dá um show na construção dos personagens, mas já estou tão acostumada com a sua escrita (ela realmente escreve da mesma maneira em todos que já li, então você acaba se acostumando com o tempo), que as vezes até descubro quem é o culpado ou o motivo. Porém, nunca descubro os dois, o que faz o final sempre ser surpreendente para mim. Espero que ocorra o mesmo na leitura desse livro.

    Fico feliz que tenha gostado do livro, espero que isso influencie você ler os outros dessa autora. Quais você já leu e qual é o seu preferido?

    Obrigada pela dica, vai ser o próximo dela que lerei.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    O único livro que li até hoje da Agatha, foi o Natal de Poirot, ainda tenho três guardados para ler futuramente <3 este eu não conhecia e quero ler para ontem hahahahahhaha mais um caso de Poirot.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu amo livros policiais e a Agatha Christie é a rainha do gênero, amo os livros dela!
    Já li vários livros da autora, em sua maioria com o Poirot, que é um personagem incrível.
    Ainda não li A Mansão Hollow, mas achei a premissa interessante.
    Achei essas novas edições em capa dura uma lindeza e estou louca pra adquirir algum.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nunca li nada da autora e nem conhecia este livro mas achei interessante, gostei da premissa e quem sabe quando eu diminuir um pouco a lista eu consiga ler ele ?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabrielly! Tudo bem?
    Nunca li um livro da Agatha Christie, mas ultimamente estou vendo muitas resenhas deles por aí. Fico um pouco curiosa com relação à forma de escrita da autora. Ante eu não tinha muito interesse por histórias policiais, mas ultimamente estou começando a me interessar mais por este gênero. Além disso, a capa me chamou bastante a atenção também. Fico feliz que os personagens sejam bem construídos porque isso é uma das coisas que mais valorizo nas histórias. Espero que ainda conseguir ler um livro dela futuramente. Sua resenha ficou ótima. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Gosto da narrativa e de como Agatha conduz o leitor pela resolução dos mistérios. Ainda não li esta obra da autora, mas já acho uma pena ter sido tão previsível para você. Espero que eu realmente possa me surpreender quando chegar minha vez de fazer a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu nunca li nada da escritora e olha que me digo ser fã de livros de suspense e policial rsrs. Espero ter a oportunidade de ler algo dela. Achei super legal as suas considerações sobre a autora.
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu li um livro da autora e, desde então, virei super fã.
    Me decepcionei um pouco com esse livro, por saber que a solução do crime chega a ser simples. Apesar dessa leve decepção, acho que isso não deve tirar o brilho da trama.
    Essas capas são mesmo belíssimas, queria todas em minha estante :o
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Agatha Christie...tenho um amor tão grande por essa escritora. *--*
    Esse livro é muito bom, apesar de ser um dos que eu ainda não li, ele está na minha listinha. Sou fã apaixonada da Agatha. <3

    Beijos
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
  10. Menina, você acredita que nunc ali nada da autora? tenho até vergonha disso, sério!!! Esse ano separei um pra ler e depois vi que nem era dela, ainda que o nome dela estivesse na capa. Enfim, quero ler algo da Agatha ainda esse ano e já anotei essa dica, quem sabe não começo por esse?
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Acredita que nunca li um livro da Agatha Christie? Se li, foi a tanto tempo que não me lembro mais :O Nossa, que vergonha isso. E olha que ela tem ótimas histórias, mas eu que ainda não parei para ler. Preciso mudar esse quadro.
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Que legal ver esse livro, uma conhecida minha que fez a tradução oficial, achei demais! Realmente nunca li nada da Agatha Christie, mas desde que a minha colega trabalhou com esse livro ele está na minha lista de prioridades da autora. :)

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  13. Oi Gaby, eu nunca li nada da autora e me considero um E.T por isso, ainda mais eu que sou apaixonada por romance policial e muito suspense, confesso que esse livro chamou bastante minha atenção e acredito que seria uma boa começar por ele.

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/luz-camera-e-acao-15.html

    ResponderExcluir
  14. Olá...eu sou fã de carteirinha da autora, já li muitos livros da mesma, mas esse ainda não conferi...já está na minha lista e na minha estante :)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  15. Preciso começar a ler livros da autora, me sinto envergonhado por até hoje ainda não ter lido nada dela. A Obra parece ser bem legal e com certeza iria me cativar do incio ao fim.


    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Também achei a capa bonita, ainda mais por ser de capa dura! Comecei há pouco tempo a ler Agatha, então, li poucos livros da autora, mas pretendo continuar nessas aventuras que ela nos propõe. Ela sempre nos surpreende com as histórias de Poirot. No "Assassinato no Expresso do Oriente" tive a mesma sensação que você teve nesse: o leitor não entende o caminho pelo qual segue a investigação e a solução é simples. Mesmo assim, adorei a construção dos personagens!
    Me desculpa a comparação, mas acho que esse vai furar fila na minha lista de leitura, pois adoro os livros dela e esse, pelo que você conta, se parece muito com o "Expresso" que li e adorei!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi...Sabe que na minha adolescência eu Lu tanto livro da autora que sinceramente não lembro quais eu li ou não? Eu era meio fanática...terminava um e já engolia o próximo. ...Adoro ela....tinha uma imaginação a frente né. ...

    Amei a resenha...deu saudades. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi...Sabe que na minha adolescência eu Lu tanto livro da autora que sinceramente não lembro quais eu li ou não? Eu era meio fanática...terminava um e já engolia o próximo. ...Adoro ela....tinha uma imaginação a frente né. ...

    Amei a resenha...deu saudades. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Quem não ama a Tia Agatha? Ela tem uma pegada tão dela que é humanamente impossivel alguém chegar aos pés dela.
    Já li varias obras com o Poirot e ele é ótimo! Adoro os misterios das obras, acho que mesmo quando descobrimos os assassinos, é dificil saber o motivo, por isso eu curto as obras dela!
    A sua resenha está ótima!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Mesmo amando livros nesse gênero, nunca li nada da autora... até hoje não entendo isso em mim!! rs
    Muito bom quando a autora tem a preocupação de construir personagens únicos e tão diferentes entre si.
    Preciso conhecer a escrita dessa autora e ser mais uma fã.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  21. OI!


    Sou suspeita para falar da Aghata, adoro ela e sou fã de Poirot. Ainda não possuo toda a coleção e como tal ainda não li esse livro, porém minha meta é até o fim do ano ler um número considerável de suas obras e esse está na minha lista. Poirot é o "cara"! Ele é perspicaz, sagaz e muito inteligente, e como você mesmo ressaltou a leitura fluí de forma maravilhosa e infelizmente rápida. Beijos e continue se aventurando com Hercule nas escritas da Aghata, espero a sua leitura para completar 4 obras lidas da autora.


    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá; esse livro eu ainda não li, mas já li Assassinato no campo de golfe, também com o Poirot e gostei, apesar de também não gostar de ficar de fora da investigação.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. A Christie é a diva do crime, sempre fabulosa em seus livros. Quando vi essa edição, fiquei louca, achei essa capa fabulosa. Concordo com você, nesse livro a resolução do crime não é muito empolgante, coisa atípica. Eu não tenho o original, quando li, foi emprestado há um bom tempo.

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Sou completamente louco para ler qualquer coisa da Agatha, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade.
    Adorei sua resenha. Esse é um livro que eu ainda não tinha ouvido falar sobre, mas que me interessou muito.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá Gabrielly! Bom, eu tentei algum tempo atrás ler os livros da Agatha, pois minha mãe era uma super fã da autora, acho que foi Assassinato no Expresso do Oriente, mas infelizmente não segui adiante descobri que não sou fã ferrenha de romances policiais e de investigação, mas em breve eu quero tentar de novo, quem sabe com A Mansão Hollow?!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi. Acho a Agatha Christie uma excelente escritora, que constrói e amarra bem toda a sua história com personagens bem desenvolvidos. Mas no meu ver ela arrasta um pouco de mais a história e tira o fico do que realmente queremos ler e por essa razão su estou dando um tempo nos livros dela.
    Quem sabe no futuro eu leia.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  27. Oi tudo bem?! Já li apenas um livro da Agatha Christie, que foi "Um corpo na Biblioteca". Apesar de saber que a autora é uma mestre no que faz, eu simplesmente n~~ao consigo gostar deste estilo de livro! Uma coisa que eu acho bacana nos livros dela é que a história é tão engenhosa que você nunca consegue decifrar quem é o assassino.(pelo menos foi assim comigo)
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Oie
    sua resenha ficou ótima e eu realmente preciso ler algo da autora para saber se curto ou não, curti o enredo e a edição é muito bonita, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oiee ^^
    A capa é mesmo linda ♥ Já cheguei a ler um dos livros da autora, mas não curti muito. Não gosto muito de histórias investigativas e coisas do tipo, então acho difícil eu decidir ler outra história dela, principalmente se não consegue surpreender o leitor. Mas fico feliz em saber que você gostou, e também em saber que a autora desenvolveu bem os personagens.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oie,

    Acredita que nunca li nada da autora. Gente eu não leio muitos clássicos, esse ano eu quero mudar vou tentar comprar pelo menos um livro da autora e ler esse ano! São tantos comentários positivos a respeito dos livros dela que eu acho que irei amar. Por ser livros policiais e eu gosto desse gênero também, então tem tudo pra eu amar.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  31. Hey,
    As capas dessa edição são realmente lindas e morro de vontade de comprar. Ainda não li nada da Agatha, mas quero muito. Adoro quando os livros apresentam personagens bem construídos e adoro romances policiais, então eu provavelmente iria gostar muito desse livro.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  32. Ah, eu gosto da investigação do Poirot, mesmo que a gente fique de fora enquanto ela dura! rs... Me espantei pela resolução do crime não ter te surpreendido, realmente não é do feitio da autora, nem sei quantos livros dela já li e isso nunca me aconteceu... tenho um exemplar desse livro aqui e vou tentar ler em breve, porque fiquei curiosa por essa história ser diferente.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  33. Eu já li esse título mas não foi um dos que mais gostei. Assim como VC, tbm achei a cena do.crime bem forçada. A condução do caso TB.não me satisfez, senti a narrativa arrastada. E olha que amo Agatha, mas li outros que. Gostei bem mais... A capa dura é toda charmosa, minha edição é de bolso, simples mesmo....
    Bjs, Gaby ;)

    ResponderExcluir
  34. Oii
    Essa edição é linda! Nunca li nada da autora. mas quero muito mudar isso. Tenho um livro aqui em casa e se gostar peço outros para ler. coloquei esse na listinha de indicações caso minha relação com a Agatha se consolide. hahahaha
    Bjus

    ResponderExcluir
  35. Oie, tudo bem? Não levo jeito pra ler suspense eu acho, sou impaciente e curiosa demais. Nunca li nada da Agatha até agora.

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Não costumo ler suspense, e nunca li nenhum livro da Agatha Christie.
    Uma vez vi um filme baseado em um dos livros dela (A maldição do espelho, acho) na aula de lógica haha
    Gostei bastante da sua resenha e espero um dia ter vontade de ler os suspenses dessa autora tão famosa
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Preciso ler algo dessa mulher...
    Infelizmente ainda não criei vergonha pra comprar um livro sequer dela, acredita?
    sou apaixonada pela edição dessa editora, esse box em especial é de arrasar com qualquer leitor
    e colecionador, espero comprar o meu em breve. Quanto a dica de começar por esse acho que vou seguir
    sua sugestão.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  38. Olá,
    Já li vários livros dela, e creio que esse ainda não. Recomendo que leia também outros livros dela que não tenha o Poirot, particularmente prefiro os que ele não está.

    ResponderExcluir
  39. oi
    ainda não li nenhum livro dela mas a curiosidade aumenta para saber mais sobre as obras da mesma..vou colocar na minha meta de leitura desse ano ;)
    sempre ouço criticas positivas acerca das trama da Agatha.

    bjs

    ResponderExcluir
  40. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Agatha, mas tenho curiosidade porque minha tia ama e diz que é maravilhosas as histórias, mas ainda não tive oportunidade de ler nada e fiquei animada com essa sua dica, acho que vai ser a minha primeira leitura da autora mesmo o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  41. Oii, tudo bem?
    Nunca li nada da Agatha, mas tenho muita curiosidade em ler e conhecer o Poirot, tenho uma amiga que adora os livros dela, espero ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!