terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Resenha: Sonhos com Deuses e Monstros | Laini Taylor

(Não contém spoilers)

Sonhos Com Deuses e MonstrosEditora: Intrínseca
Título original: Dreams of Gods and Monsters 
3º volume da trilogia Feita de Fumaça e Osso
Páginas: 560 

SinopseDois mundos se equilibram na iminência de uma terrível guerra. Na Terra, os humanos recebem com êxtase os anjos e seu imperador, que pretendem angariar armas para um combate maligno. Jael nem desconfia de que, em Eretz, quimeras e Ilegítimos ensaiam unir forças na tentativa de alcançar a paz.
Karou assumiu o controle da rebelião quimera e, ao menos na batalha contra o inimigo em comum, está, finalmente, ao lado de Akiva. É uma versão distorcida do tão antigo sonho dos dois, uma esperança de futuro para seus povos. E, talvez, para o amor que eles sentem renascer.



“O futuro é nebuloso, e não posso prometer nada além disso: lutaremos pelo nosso mundo até o último eco de nossas almas, e se tivermos bastante força, sorte e inteligência, talvez vivamos para reconstruir parte do que perdemos.”



       Sonhos com Deuses e Monstros é o terceiro volume da trilogia iniciada com Feita de Fumaça e Osso, que conta a história de Karou, uma garota misteriosa de cabelos azuis que fora criada no covil de demônios, ou melhor, quimeras. Metade homens, metade monstros. Sua saga começa quando conhece o anjo guerreiro Akiva, por quem sente uma atração que vai contra sua própria raça e vem de muito tempo atrás. Um amor que teve início décadas atrás, em outro mundo onde, juntos, desafiaram as duas espécies. Hoje, juntos, dão início ao apocalipse.


Neste livro Laini Taylor mostra ao que veio. Com diversos novos personagens, e alguns antigos que voltam com mais destaque; vários romances; novos portais, magia e possibilidades; mortes, ressurreições e guerras; dilemas, amor e esperança; uniões improváveis e questionamentos infinitos; dramas, suspenses e jogadas mortais, Sonhos com Deuses e Monstros é, definitivamente, o volume mais ambicioso e provocante dessa trilogia.
Se o primeiro, meu favorito, me deixava mais e mais derretida a cada página, esse se mostrou tão desafiador que, com o passar dos capítulos, eu não sabia mais o que esperar da autora; depois de tantas reviravoltas e momentos estarrecedores que me levavam da apreensão à alegria em questão de segundos – ou linhas –. Do ódio ao amor pela autora e sua criatividade que não conhece limites; graças aos deuses!

“Nós somos o começo.
Ela lhe dissera essas palavras muito tempo antes; e ele as repetia agora, Era este o significado de sua oferta de aliança: passado, futuro, penitência, renascimento. Esperança.
Tudo.”


Se uma guerra foi mencionada e atiçada nos livros anteriores, nesse ela está prestes a acontecer. Mas, antes, a autora nos apresenta novos personagens e tramas que se interligam – ou não. São diversos, DIVERSOS, pontos de vista. Em vários ambientes diferentes.
Em um capítulo, estamos em Eretz, com a visão de Karou, Akiva, Liraz, Suzana ou outro personagem que lá esteja.
Em Nova Iorque, conhecemos Eliza, uma mulher que acorda, todas as manhãs, gritando de pavor após uma noite de sonhos enlouquecedores com deuses, e monstros. Uma cientista que vai acrescentar mais à estória do que inicialmente pensamos. Estejam preparados.
Também, temos o ponto de vista de Razgut. Quem já leu Feita de Fumaça e Osso teve o desprazer de conhecê-lo.
Enfim, diversos e aleatórios pontos de vista. Todos em terceira pessoa. Todos necessários para uma compreensão maior e melhor da imensidão e riqueza dessa narrativa, e da guerra iminente.

Algo que sempre acontece quando diferentes perspectivas são exploradas, em exemplo: quando estamos imersos em um capítulo, onde algo muito bom ou ruim está acontecendo e, de repente, temos um capítulo onde outro personagem, nada a ver com o anterior está em destaque. Nosso ritmo de leitura acaba tendo várias “quebras”, “freios” e isso pode testar nossa paciência, rsrs.
Porém, a escrita da Laini é tão gostosa, tão poética e fluída, que esse outro capítulo acaba por nos prender também, e depois o outro; e, pesarosamente, terminamos essa trilogia incrível que, durante quase 3 anos, fez parte de minhas leituras e releituras; horas passadas admirando as capas e ainda mais tempo lendo as citações marcadas; meses procurando notícias sobre próximos volumes e esperando o lançamento dos mesmos. Ainda não acredito que acabou.

Ok, estou ficando melancólica demais.
Laini Taylor tem esse efeito sobre mim. Eretz, o mundo que abriga anjos e outras criaturas incríveis, tem esse efeito sobre mim. Karou e Akiva, nem se fala!

Esse desfecho foi maior (560 páginas) do que eu esperava. Mais denso também. Não um denso ruim, um denso... sombrio; mais dramático e até mesmo melancólico.


“O tempo vacilou.
“Há o passado e há o futuro”, dissera ele aos irmãos não fazia muito tempo. “O presente não é nada mais do que o único segundo que os separa.”
Ele estava errado. Só havia o presente, e era infinito. O passado e o futuro eram apenas antolhos que usávamos para que o infinito não nos enlouquecesse.”


Todos os personagens principais da trama amadureceram imensamente em seu decorrer. Principalmente Liraz, a irmã de Akiva. Um crescimento mais que inesperado além de um destaque surpreendente.
Outro que também teve suas questões melhor desenvolvidas foi Akiva. Karou também não fica atrás.
Além, claro, do casal mais hilário de todo o livro: Zuzana e Mik. Eles foram mais que necessários para quebrar um pouco toda a seriedade da situação e ajudar nosso casal principal a alcançar um cada vez mais difícil final feliz.

Brilhante. Esse livro é, simples e resumidamente, brilhante!

Um desfecho honroso para uma trilogia única e implacavelmente mágica. Leiam!



*Primeira leitura do desafio literário de 2016 Observo Books
(Livro com mais de 500 páginas)

Participe você também! :D 


20 comentários :

  1. Oieee, primeiro quero dizer que acho a capa dos livros linda. Segundo eu não sabia que era uma trilogia.
    E terceiro, nunca li os livros porque não tive vontade, mas uma coisa em deixa feliz, é saber que autora soube escrever uma excelente história. Parece que fechou bem a trilogia então.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas mesmo né? Sou apaixonada <33
      Fechou maravilhosamente bem, sim :D
      Beijos

      Excluir
  2. Oiee, tudo bem?

    Eu tive uma experiência com um livro que trocava muitas vezes de ponto de vista, e tive minha paciência testada do início ao fim. Heróis do Olimpo, conhece? Eu ficava de cabelo em pé. Estava vidrada no capítulo e o próximo não tinha nada haver com ele, socorroney kkkk mas pelo menos a escrita do autor era boa e isso compensava.

    Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia, e o que de fato me chamou a atenção nela foi o esse romance de duas raças, e eles tiveram algo no passado. Não entendi direito isso mas é o que deu a entender.

    Se o livro fosse focado só no romance eu leria, mas parece ter taaanta coisa que não vou mentir, deu até preguiça pensar em ler kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu evito resenhar últimos livros de series/trilogias justamente por não poder escrever muito sobre os anteriores e os eventos que antecedem esse.
      Realmente, o romance fica meio como plano de fundo para muitas outras premissas, hehehe. Mas, tudo tão poético e intenso que lemos de uma tacada só. Larga de preguiça! kkk
      Beijos

      Excluir
  3. Oiiiii, eu sou louca para ler essa trilogia, li apenas o primeiro livro e o tenho e quando fui comprar ainda não estava disponível. Fico contente que agora esteja disponível para comprar haha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu vi a divulgação dessa trilogia e algumas resenhas, gostei do enredo e gostaria de ler, infelizmente, o dinheiro não dá para comprar todos os livros que almejamos. Eu gosto de saber e de ler como é feito o amadurecimento dos personagens nas trilogias, pra ser honesta, é a parte que mais me empolga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lilian! Infelizmente não podemos nos dar ao luxo de comprar toda nossa wish list :/
      Espero que tenha a oportunidade de ler a trilogia um dia. É muito boa e acho que irá gostar :)
      Beijos

      Excluir
  5. Gabrielly, tudo bem?

    Menina, nem li muito sua resenha, porque só li o primeiro livro até agora e estou doida pra terminar o resto!
    Mas me apaixonei pela história e pela escrita de Laini Taylor.
    Fiquei muito fã!

    Beijos!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi, só vejo elogios por essa série e sempre tive vontade de lê-los, sua resenha me deixou encantada.
    E gostei do Desafio Literário, vou salvar aqui e tentar seguir.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler essa série, ainda mais que tem os três lançados aqui já. ♥ A trama é bastante atraente e só vejo comentários positivos!
    E que capas lindas, ein?
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Ai que medo desse desfecho sombrio, dramático e até melancólico! o.O Tenho essa trilogia aqui e ainda nem comecei a ler, mas sou louca para conhecer a história. Fico muito feliz de saber que você notou amadurecimento nas personagens e que considerou esse livro brilhante e o desfecho honroso. Espero que minha leitura não passe desse ano.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olha, já li várias resenhas dos livros mas nunca tive interesse em ler. Quanto as capas, são lindas!!! Adorei o Desafio Literário. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi!
    Menina eu li o primeiro livro dessa série e não gostei. Fiquei muito perdida. como você disse são personagens que entram em destaque de uma hora pra outra. A leitura não fluiu pra mim. MAs confesso que sou apaixonada por essas capas rs' são lindíssimas. Se pudesse teria os livros só pela capa,mas já até troquei o primeiro livro! Uma pena! Que bom que a a série foi finalizada de uma forma gostosa e que te agradou. Sei como é ver a série que você ficou ansiosa pelos livros acabarem, dá uma saudade e parece até que você tá meio perdida hahaha..

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  11. Um desfecho honroso para uma trilogia única e implacavelmente mágica. Leiam!

    Me diz se depois dessa frase tem como não ler esse livro?

    Eu morro de vontade de ler essa série, mas até hoje não o fiz, pois estava esperando o lançamento dos três para ler tudo de uma vez... agora... que resenha... uau!
    Pretendo ler esses livros em breve.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu li o primeiro livro e até hoje estou adiando as leituras dos outros dois. A escrita da autora realmente é sensacional e ela fez eu gostar de um gênero que não tenho o costume de ler.
    Estou com saudade dos personagens e da protagonista que amei. Espero finalizar a série em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona eu ainda vou ler essa trilogia, é uma pena essa quebra de ritmo, o leitor sente muitos e desanima com a leitura, bom é seguir o ritmo de preferência com muitas emoções. Gosto desse mundo místico regado a um romance e guerras, esse é um dos fatores que me chama atenção na série. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Gabi. Fiquei feliz que a trilogia se fechou tão bem.
    Já li o primeiro livro e gostei bastante, até comprei o segundo, já irei providenciar o terceiro.
    Fico feliz que ao decorrer da trama os personagens amadureceram, gosto muito de acompanhar isso.

    Beijo,
    www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Eu conhecia essa trilogia,mas resenha acho que essa é a segunda que leio,gostei da premissa, acho bacana ver o amadurecimento dos personagens no decorrer da história, e deu pra perceber também outros pontos positivos, dica anotada.


    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Eitaaaa! Ficou tenso pro meu lado, tô precisando desse livro pra ontem! hahaha Não li nem o segundo livro, mas já fiquei curiosa por esse desfecho, pra quê fazer uma resenha dessas? :( Mas o bom é que já adquiri o livro e ele está pra chegar, aí vou poder me jogar na leitura! rs
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!