domingo, 8 de fevereiro de 2015

O Segredo de Jasper Jones (Craig Silvey)

O Segredo de Jasper Jones
 Numa noite, durante o intenso verão de 1965, Charlie Bucktin é acordado pela visita de Jasper Jones, o pária da pequena cidade de Corrigan, na Austrália. Seduzido pela rebeldia de Jasper, Charlie o acompanha e acaba descobrindo um crime. O segredo, compartilhado entre dois garotos tão diferentes, desperta em Charlie um turbilhão de dúvidas a respeito dos conceitos de verdade e mentira. Neste romance de crescimento, o menino franzino de 13 anos, leitor voraz, reflete sobre os acontecimentos por meio de referências a clássicos do gênero.




Comprei esse livro unicamente porque estava barato, há. Eu não sabia do que se tratava, nem nunca tinha ouvido falar do autor... Mas algo nele me chamou atenção, acho que o título talvez, então comprei. 
 O livro é narrado por Charlie, um garoto de 13 anos que não esperava ter uma noite tediosa e calorenta interrompida por Jasper Jones, o malfeitor da cidade, em quem todos colocam a culpa quando algo ruim acontece e aquele que as mães usam como exemplo do que os filhos podem se tornar se continuarem desobedecendo. Mas Charlie tem suas dúvidas quanto à fama de Jasper e, quando o garoto o chama em sua janela ele não pensa duas vezes e sai para descobrir o que quer que seja.                                                                                                     Charlie só não imaginava que aquela noite ficaria gravada em sua memória pelo resto da vida. Isso porque Jasper o chama para ajudá-lo a esconder o corpo de Laura, que aparentemente foi assassinada e colocada com uma corda no pescoço pendurada em uma árvore dentro de uma clareira. O grande problema é que Jasper é o único que tem conhecimento daquele lugar, ou assim ele achava. Acreditando na palavra de Jasper, Charlie o ajuda, pois ele sabia que se alguém encontrasse o corpo ali colocaria toda a culpa no pobre garoto órfão.  Depois dessa noite, Charlie não consegue tirar da cabeça tudo o que aconteceu e se sente cada vez mais aflito pois imagina que a qualquer minuto alguém encontra-rá o corpo e saberão que ele participou da ocultação do cadáver. Contará ele então com a ajuda de seu amigo Jeffrey, um pequeno garoto que sofre preconceito constantemente mas que vive contando piadas e fazendo o amigo rir. Charlie também ajudará Jasper a encontrar o assassino, enquanto toda a cidade está em polvorosa com o desaparecimento da menina. Nesse ínterim muita coisa acontece e vem atona, segredos revelados e o surgimento do primeiro amor. 
"Enquanto o resto dessa cidade olha para Jasper Jones como se ele não prestasse, me anima que ele me trate como um igual."

Esse livro se passa no verão na Austrália, é desnecessário mas eu queria dizer que passei MUITO calor lendo esse livro. Além do mais eu estava na praia, onde o calor aumentou assim que abri o livro. 
O Segredo de Jasper Jones é um livro lindo, bem escrito e com uma mensagem maravilhosa. Charlie, apesar da pouca idade, é um personagem maduro (nem tanto) e cheio de sonhos. Ele está constantemente mergulhando em algum livro que pega na biblioteca do pai. Mesmo sendo um leitor voraz, ele não podia imaginar que sua vida iria tomar rumo ao caos. 
A história é simples, mas isso só a deixa ainda mais fantástica. Os diálogos (principalmente os Charlie/Jeffrey) são espirituosos e engraçadíssimos! Morri de rir diversas vezes. Craig Silvey é, realmente, um ótimo contador de histórias. Até as partes chatas (todo livro tem, há) passaram depressa, só para o leitor chegar ao final e amar cada linha escrita. 
Super indico, para todos que curtem um bom juvenil com carinha de clássico.
"Cada palavra nova é como dar um soco de volta. Não importa quão obscura ou arcaica, eu as ingiro e deixo que se assentem. E prometo não as esquecer. Coleciono palavras e tranco-as, entesouradas, como pedras preciosas."

4 comentários :

  1. Este livro está a um bom tempo na minha lista de desejados. A sinopse dele me deixou super curiosa, só que apesar de já vê-lo com preços perfeitos, eu acabava comprando outros livros no lugar. No entanto, depois de ler sua resenha, acho que vou parar de fazer isto e comprar logo ele.

    http://www.masquelivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sinopse dele também me deixou curiosa, mas foi o preço que me fez comprá-lo, rsrs, e eu realmente não me arrependo; então se ver ele em promoção, compre! :D
      Beijos

      Excluir
  2. Eu nunca tinha visto sobre esse livro, acredita? E parece que pra você foi uma surpresa agradável ein! Eu fiquei com bastante vontade de lê-lo, após a tua resenha. Principalmente por adorar livros simples, mas ao mesmo tempo incríveis como esse parece ser. ^^ Vou colocá-lo nos meus desejados, certeza!
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca vi falarem sobre ele, Kamilla, e foi isso que me deixou com mais vontade de ler.
      Foi uma grata surpresa :D
      Leia sim, é muuuuito bom!
      Beijos <3

      Excluir

Obrigada por comentar!