terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Bicho-da-Seda - Robert Galbraith

O Bicho-da-SedaO detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco , está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling . Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato de um escritor.

***




Neste livro Cormoran Strike lida com a fama que ganhou depois de desafiar a polícia e descobrir a verdade sobre a morte da modelo Lula Landry (O Chamado do Cuco) e, com vários novos clientes disputando sua atenção e muitos jornalistas querendo entrevistá-lo, o detetive escolhe seus clientes e o misterioso desaparecimento do escritor Owen Quine chama sua atenção. 
É a mulher do escritor que vai a sua procura para que ele desvende o caso. Owen escreveu um romance onde retrata de forma venenosa quase todos que conhece, até sua família. 

Impulsionado pela vontade de resolver a charada que é o desaparecimento de Quine, Strike conta mais uma vez com a ajuda de sua fiel assistente, Robin Ellacott, que está a cada dia mais encantada pela profissão do chefe. 

Entre interrogatórios bem elaborados, diálogos onde nada é dispensável e uma quantidade crescente de suspeitos, o detetive mais charmoso de todos os tempos está em busca de um assassino frio e calculista. O corpo mutilado de Owen é encontrado, a policia foi acionada, e Strike pode, mais uma vez, resolver um caso que a cada virar de página fica mais bizarro. 


Um livro de detetive em sua melhor forma. Repleto de suspense, reviravoltas e muitos, muitos suspeitos que tinham motivos de sobra para querer matar o escritor. Por trás de tudo um livro odioso que nenhuma editora gostaria de publicar... não até o autor ser encontrado morto de forma bizarra. 
Não quero pagar de fã cega mas esse livro é perfeito. Não falta nada, tem tudo o que um bom livro de mistério tem que ter, e ainda mais que isso, tem personagens únicos e incríveis que tornam a leitura ainda mais prazerosa. 
Não é uma leitura rápida pela complexidade da história, mas é um livro que não podemos largar... É só começar a leitura que somos completamente sugados pela trama. Robert Galbraith tem esse poder: ele deixa o leitor sedento por mais. 

Se O Chamado do Cuco já foi excelente imagina só uma continuação com ainda mais história e ainda mais emoção! 

Sem falar na escrita do autor (fingindo que não foi a J.K. que escreveu) que despensa comentários mas merece muitos elogios. Quando penso que algo não pode melhorar, vem a escrita desse homem (ou mulher) e cala minha boca. 
Ah, outra coisa bem legal é que o leitor participa da investigação. Como assim? Simplesmente o autor não nos deixa no escuro, ele nos põe dentro da cabeça do detetive nas horas certas e assim podemos ter nossos suspeitos. Mas uma coisa é certa: só saberemos quem é o assassino no final. 

Vi pessoas comentando sobre a narrativa detalhista da J.K. e posso dizer que o consegue ser rico em detalhes e ainda sim não ser nada cansativo. 



Tentei não soltar nenhum spoiler para quem não leu o primeiro livro e espero ter conseguido. 
Tentei também não contar muitos detalhes da história para que vocês se surpreendam ainda mais com a leitura.
Agora é só aguardar o terceiro livro e a chegada da série de tv, porque sim... vai ter serie inspirada nesses livros!!!! Nem to feliz, né? 

4 comentários :

  1. Gaby, estou louca para conhecer o poder de escrita desta mulher tão aclamada - não, não li HP, sou da geração anterior, rs. Estou de olho nesses livros mais adultos dela/dele, saber que são dois livros seguidos me anima, se gostar do Cuco vou logo adquirir o Bicho também.
    Beijo!
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo HP agora depois de velha (tá, nem tanto) e acredito nunca ser tarde demais para ler esses livros. Leia sim os livros adultos, O Chamado do Cuco é maravilhoso <3
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Gabyyy!
    Tudo bem?
    Nossa, não acredito!! Acabamos de falar da J.K. Rowling (que ainda nao li, por sinal) e você posta essa resenha *.*
    Eu to morrendo de vontade de ler O Chamado do Cuco (mais que Morte Súbita pra falar a verdade), ainda mais sabendo dessa agora. Sobre spoiler pra quem nao leu o primeiro livro, só espero que a morte da Lula Landry não seja um! kkkkk
    Ai que dificuldade de colocar um heterônimo ou pseudonimo masculino, né? Confunde tudo minha pobre cabecinha!! rsrs
    Bjosss

    Livrofagia | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Káaa! Saudades de você!
      J.K. Rowling na boca do povo! hahaha.
      Leia O Chamado do Cuco pra ontem!! A morte da Lula não é spoiler não, haha, o livro todo gira em torno disso, o segredo é saber se ela se matou ou foi assassinada... o por quê ou o por quem, rsrsrs.
      Hahhaha, e coloca dificuldade nisso!
      Beeeeeijos <3

      Excluir

Obrigada por comentar!