terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Extraordinário - R. J. Palacio

 August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


"Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior."































Quando comecei a ler esse livro eu esperava uma coisa: algo diferente e tão maravilhoso quanto os comentários sobre ele. E foi isso o que encontrei: Uma belíssima história sobre um garoto extraordinário. De qualquer forma eu sabia que iria gostar do livro, mas não esperava algo como o que encontrei. O livro é simplesmente incrível e diferente à seu modo. 
O Auggie é uma criança como qualquer outra se você tirar sua aparência da balança. Ele tem uma síndrome genética que deformou seu rosto. Ele nasceu assim e sua aparência não melhorou muito mesmo depois de incontáveis procedimentos cirúrgicos mas pelo menos agora ele consegue comer sozinho e se virar sem muita ajuda, por isso está indo para a escola pela primeira vez. 
Mesmo assustado ele acaba concordando em ir para escola. Auggie tem uma ideia do que vai encontrar, ele sabe o quanto as outras crianças podem ser cruéis e o quão difícil será ter que lidar com elas. 
Ele logo nos primeiros dias faz amigos mas ainda assim é alvo de comentários maldosos e chacotas. 

"Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma." 

Paralelo a isso também temos a visão de outros personagens sobre o que está acontecendo. 
Temos a irmã dele, a Via, que tem que lidar com a super atenção direcionada ao irmão e muitas vezes se sente esquecida pelos pais, ainda mais agora que está entrando na adolescência e precisa de apoio. Porém é evidente o amor que tem pelo Auggie e tudo o que faz para protegê-lo desde criança. Via é uma personagem forte e muito importante nessa história. 

Temos também a visão da Summer. Summer é uma das poucas pessoas no colégio que se aproxima do Auggie e torna-se uma ótima amiga dele. No decorrer da narrativa podemos perceber o quanto ela será importante para ele. Summer é uma personagem maravilhosa.

Jack também é um personagem essencial na narrativa. Ele é um dos amigos que o Auggie faz logo no primeiro dia de aula e se torna seu melhor amigo. Jack é um personagem complexo pois também tem problemas de confiança. No começo ele só se aproxima do Auggie por que a mãe insistiu, mas depois começa a simpatizar e criar laços com o colega.
Entre outros. 

"Não precisamos de olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós. É assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama."





























Eu realmente adorei esse livro. É lindo, especial e único. Uma história cheia de verdades e frases inspiradoras. Sem falar nos personagens que são incríveis. Temos várias visões diferentes no livro, muitos personagens participam da narrativa e eu acho isso o máximo. Esse livro pode sim ter o poder de mudar as pessoas, por isso eu gostaria muito que todo mundo lesse, independente da idade, é uma história para todos. Nos ensina de uma maneira apaixonante a não julgar as pessoas e ser gentil com todos pois, lá no fundo, somos todos iguais e especiais. 
Ah, os preceitos do professor Browne são maravilhosos!

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."



Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. _Auggie


22 comentários :

  1. Sou maluca por esse livro, me fez refletir vários aspectos da minha vida. A história é realmente belíssima.

    beijos

    aestranhanoparaiso.blogspot.com.br
    Instagram: @aline_bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele também me fez refletir bastante, Li, é um livro maravilhoso, sem dúvidas.
      Beijo!

      Excluir
  2. Eu acho que fui a única até hoje que ainda não leu esse livro.
    Mas eu tenho a ediçào anterior do livro e estou querendo muito a nova, pois achei linda e adoro livro de capa azul que na verdade é muito fofo.

    Olha eu li sua resenha e tenho que te parabenizar, até porque além de escrever muito bem e abordar tudo sobre a história do livro, eu acabei ficando bastante curiosa quanto a leitura. Preciso ler logo, porque são tantas leituras na frente que outros acabam ficando para trás, mas espero ter a oportunidade de ler assim que possivel. Meus parabens viu? Continue escrevendo assim linda e muito sucesso com o seu blog!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-presente_24.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho essa capa linda também, adoro azul.
      Muito obrigada pelo carinho, Silvana! Você não tem ideia do quanto comentários como o seu me alegram <3
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Oi, Gaby.
    Nossa, eu amor esse livro. Está entre os meus dois favoritos que eu não consigo escolher qual é primeiro e qual é segundo, haha.
    Acho que história que nos dão lições de vida são as mais belas que existem.
    Amei sua resenha, me deu vontade de reler e embarcar novamente na história do August.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso mesmo, um amor de história e um incrível personagem.
      Adoro ler livros que me ensinam e me mostram outras maneiras de ver o mundo.
      Fico feliz que tenha gostado!!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Gaby!
    Ganhei esse livro ano passado e até hoje não li. E olha que não é por falta de vontade, afinal sou doida para devorá-lo. Mas, como agora minha fila de leitura não está mais tão enorme e corrida, vou dar um jeitinho de encaixá-los nas leituras de março. Essa é uma leitura que nos ensinam muito, que no emociona e cativa! <3 Doida para conhecer o Auggie! *-*
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo, Neyla, é uma história muito boa! Além de me emocionar em vários trechos eu dei muita risada com o August.

      Beijos!

      Excluir
  5. Ei gaby, quando li esse livro me surpreendi bastante também. É uma história incrível, que emociona bastante. Auggie é um menino incrível, e achei muito interessante como ele lida com o dia a dia na escola, principalmente por causa do preconceito que sofre. Todos deveriam ler esse livro, pois cada página trás uma lição incrível. Beijos
    Gabi, www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Auggie é um dos protagonistas mais verdadeiros e bem construídos que já "conheci". Gostaria muito que a autora lançasse outro, agora com o August adolescente... imagina só que incrível?

      Beijos!

      Excluir
  6. oOOI,

    Eu tive uma experiencia linda ao ler o livro, meus irmãos tem problemas cronicos que não são visiveis mas acabam atrapalhando o desenvolvimento tecnicamente, logo quando li, me senti na vida da Via, entendi tudo o que ela passava e sentia, então é muito pessoal o que sinto pelo livro. Sempre que posso aconselho a todos <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!
      Também me identifiquei com a Via e consegui entende-la pois minha irmã mais velha é deficiente física então já passei por tudo o que a Via passou várias vezes. O livro abriu meus olhos de diversas maneiras.

      Beijos!!

      Excluir
  7. Oi oi!!
    Extraordinário foi minha melhor leitura de 2014 e com certeza está entre os melhores da minha vida!
    R J Palacio conseguiu fazer uma história incrível, de nos ensina, nos diverte, nos emociona, nos envolve, é simplesmente incrível.
    Não existe quem leia e não goste: é o tipo de livro maravilhoso que agrada a todos de todas as idades e sexos!
    Beijossss,

    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não sei se Extraordinário será uma de minhas melhores leituras do ano, mas que ele me marcou ele marcou, e muito. A história é muito linda e como você disse: para todo mundo.

      Beijos!

      Excluir
  8. Oie
    Já li muitas resenhas sobre esse livro, criticas positivas e poucas negativas.
    Mas ainda não criei coragem pra ler... Sei la
    To esperando a vontade aparecer rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você eu também estava esperando a vontade aparecer, mas quando apareceu eu não podia ter feito uma escolha melhor, é um livro lindo.
      Beijo

      Excluir
  9. Oiie, tudo bom?
    Eu fui ler este livro com altas expectativas e não me decepcionei tambem =) Me surpreendi com a simplicidade da narrativa e ao mesmo tempo repleta de emoção. Me apeguei ao Auggie desde o primeiro momento. Este é um livro que todos deveriam ler, traz mensagens muito bacanas ^^
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A simplicidade da narrativa também me encantou. Auggie é um personagem tão incrível <3

      Beijos!

      Excluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu amo esse livro e sempre que posso recomendo aos meus amigos. É um dos livros que levo para a vida porque possui muitos ensinamentos e o Auggie é extremamente cativante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline! Está tudo bem por aqui.
      Esse é um livro que todos deveriam ler, sem dúvidas.
      Beijos!

      Excluir
  11. Todo mundo diz que esse livro é lindo e eu acredito que seja mesmo, mas não é um livro pra mim.
    Essa tipo de história nunca me faz bem, então prefiro não ler.

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra!!!
      Alguns livros, com uma temática parecida, também não me fazem muito bem, acabo ficando deprimida. Mas com esse foi diferente, eu realmente amei a história do Auggie (com pequenas ressalvas).

      Beijos!!

      Excluir

Obrigada por comentar!