domingo, 26 de janeiro de 2014

[Resenha #33] Fogo Cruzado - James Patterson

O maior inimigo de Cross está de volta e quer vingança



 Editora: Arqueiro - Sextante
Título Original: Cross Fire
Ano: 2010 by James Patterson
Numero de páginas: 208
Gênero: Thriller Policial
Tradução por: Alves Calado
Nota:  11 2/5 






Em meio aos preparativos para seu casamento com a detetive Bree Stone, Alex Cross é chamado pelo Departamento de Homicídios de Washington para resolver o assassinato de dois dos homens mais poderosos – e corruptos – da cidade. Quando o ardiloso homicida, um atirador de elite, age novamente, exterminando outros integrantes da alta-roda, as opiniões ficam divididas: será que ele é um herói ou apenas um justiceiro? 

A onda de mortes continua e o FBI designa o agente Max Siegel para o caso. Enquanto ele e Cross disputam quem será o responsável pela investigação, fica claro que o autor dos disparos sabe de detalhes da rotina das vítimas que só alguém que conhece o círculo íntimo delas poderia descobrir. 

Enquanto se divide entre o franco-atirador, a rivalidade com Siegel e os planos para o casamento, o detetive recebe um telefonema de seu maior inimigo, Kyle Craig. Ele escapou da penitenciária de segurança máxima, para onde foi mandado por Cross, e não vai descansar até conseguir se vingar.

-

Quando comecei esse livro pensei: este vai ser o pior que já li do autor. Dito e feito, comecei não esperando nada e ainda bem que fiz isso pois a decepção foi mais leve. 
Neste livro, Cross está no auge de sua carreira e também de sua vida pessoal. 
Quando pensa que está numa maré de sossego uma série de crimes é cometida em um intervalo assustadoramente curto. Uma dupla que se denomina Os Patriotas aterrorizam Washington exterminando os homens mais poderosos - e corruptos - da cidade. 
No meio desse rebuliço o maior e mais perigoso inimigo de Cross está de volta, Kyle Craig consegue fugir da prisão e só quer uma coisa, vingança. Por onde passa ele faz vitimas apenas para se divertir, e tirar Cross do sério.
-

Esse é o terceiro livro do James Patterson que leio, o primeiro foi 4 de Julho (que entrou pra minhs lista de  melhores de 2013) e Eu, Alex Cross que foi o primeiro da série do detetive que li. 
Até agora, esse foi o pior. Não foi de todo ruim mas comparado a 4 de Julho, não chegou nem aos pés.
Além de não gostar do protagonista Cross, tiveram vários outros fatores que não me agradaram e deixaram o livro com cara de "mais do mesmo".  
Achei toda a investigação muito rasa assim como os personagens. 
A narrativa é intercalada em capítulos em primeira e terceira pessoa, em primeira temos a visão do detetive Cross e em terceira temos a visão da dupla de assassinos e do Kyle Craig.

O que me deixou irritada foi a falta de bons e inteligentes personagens, quando eu leio um suspense policial o que procuro são detetives perspicazes e focados na investigação. Aqui as coisas aconteceram sem nenhuma ajuda do personagem principal, era como se ele fosse apenas um espectador assistindo os crimes serem solucionadas. Muita gente pode discordar, mas esse não é (sem sombras de dúvidas) o melhor livro do autor. 
O final foi corrido e sem as explicações necessárias, muita lenga lenga pra nada.
A escrita do autor é rápida e ágil, você não fica entediada e quer saber logo o final, isso torna a leitura um pouco melhor. 
Como temos a visão do assassino na história, acaba sendo uma leitura boa para alguns e ruins para outros pois o barato de se ler Thriller é que ficamos o tempo todo tentando achar um culpado. Aqui a gente já sabe quem são eles, só não sabemos como os detetives vão descobrir. 

É por esses e outros motivos que Fogo Cruzado vai levar 2 estrelas.
Não recomendo. 

É isso gente, espero que vocês tenham gostado da resenha.
Se já leu esse livro ou qualquer outro do autor comente aqui em baixo.
Beijos e até a próxima!

5 comentários :

  1. Que legal a resenha! Nunca li nada deste autor, mas achei o enredo deste livro bem interessante! Que pena que você se decepcionou com a estória, acho que se eu for ler, levarei a sua dica de ler com baixas expectativas rs
    Obrigada por visitar meu blog, já estou te seguindo também :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada!!! *--*
      Realmente... esse livro me decepcionou muito.
      Começa lendo 4 de Julho, é o melhor livro dele na minha opinião.
      Obg pelo carinho. Beijos ♥ !

      Excluir
  2. Eu sou fã desse gênero e sempre tive curiosidade de ler algo do autor, ainda que não me chamasse tanta atenção. Mas chego aqui e tenho essa surpresa! É muito ruim quando o autor não aprofunda os personagens, e quando se trata de um livro policial, acho mais do que obrigatório ter as explicações para o mistério. Uma pena que vc tenha se decepcionado.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mariana. Também sou fã do gênero, é meu favorito.
      Ah, mas os outros livros dele são ótimos, só esse que me decepcionou. Leia 4 de Julho, é do James também e esse sim é fantástico.
      Obg por comentar.
      Beijos!!

      Excluir
  3. Eu tenho apenas um livro dele, PRIVATE. Eu li Private e amei, não vou ler 4 de julho mas amei a resenha dele.

    Eu já vi esse livro dele, mas nunca fui atrás da resenha, me surpreende com a história. Beijos, Alice

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!