quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Resenha || As Coisas, de Tobias Carvalho

Editora Record, 2018 || 144 páginas || Skoob
Sinopse: Sensível e implacável por trás de uma escrita limpa e simples, As Coisas traz uma costura de vivências humanas sob a ótica de um jovem homossexual. O personagem constante dessas histórias trabalha, viaja, estuda, cruza ruas de metrópoles agitadas, passa horas em aplicativos de encontros sexuais. Não há maquiagens para a solidão, nem disfarce para o sexo. Ele sente, ele quer, ele ganha e perde, transformando-se de história em história e construindo um arco narrativo que alicerça todo o livro. Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2018, As Coisas é um panorama de vazios. Com histórias que vão da fugacidade das relações gays às barreiras experimentadas pela sexualidade, o protagonista frequente destes contos vai em uma jornada em busca de coisas que ele mesmo não pode definir: é onde reside a força do promissor livro de estreia de Tobias Carvalho.  

RESENHA ✍

As Coisas, livro de estréia de Tobias Carvalho, foi vencedor do prêmio Sesc de Literatura 2018 na categoria contos. Não precisou muito além da informação sobre o conteúdo do livro (gay, atual e realista) para me interessar. Assim que bati o olho da sinopse, sabia que iria ler; e o Tobias me surpreendeu.
“O ruim e o bom do amor é que ele inunda. Foram meses de água caindo por todos os lados.”
São 23 contos curtos que nos apresenta um personagem em situações bem reais, explorando as possibilidades de um encontro marcado em aplicativo; relações baseadas em sexo, muito sexo, pouco diálogo, pouca emoção por trás de tudo, mas sempre intenso. Intensa também é a solidão do personagem, suas angústias, os fantasmas do passado que o perseguem, a confiança abalada, o vazio dos dias monocromáticos, das relações fugazes, do preconceito, da falta de confiança, do querer sair do próprio corpo.

As Coisas é um livro forte, que toca na ferida, deixa marcas, nos faz pensar, refletir, tentar entender, mergulhar a fundo no personagem, nas suas dúvidas, seus anseios e sua personalidade. E em suas aventuras sexuais, claro.

São contos intensos, a escrita crua. Livro acessível, bonito e necessário. Com certeza uma leitura para a qual voltarei mais vezes, e também um título que irei emprestar e incentivar a leitura.

Representatividade na literatura importa. Livros como As Coisas ganhando prêmios no nosso país é importante. Deveria importar mais. Tobias Carvalho estreou com uma obra impactante, e seu talento ficou claro. Já quero ler mais dele. Esse é um livro no qual muita gente vai se ver representado, não tão sozinho, e quem sabe inspira algumas pessoas a se libertar de preconceitos, da ignorância... Leiam! 🌈

14 comentários :

  1. Olá! É bom ler história mais próximo da realidade e da nossa época. Bom que os contos tragam tantas situações, sentimentos e de certa forma temas diferentes para serem refletidos ou discutidos. Apesar de ser um livro forte, intenso bom que ele tenha sua beleza e com uma escrita — como diz você — que crua. Que bom que você gostou tanto do livro! Beijos'

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto esse livro de contos em outro blog e sua temática parece ser delicada, mas forte ao mesmo tempo, nas narrativas. É um livro que deve nos fazer refletir.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    A capa não demostra ser um livro que aborda um tema tão real e forte na atualidade. Mas amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro mesmo que tenha sido lançado ano passado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nunca li um livro com um personagem homossexual, mas esse me chamou bastante a atenção, principalmente por abordar temas reais e fortes. Parece ser uma leitura bem reflexiva. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Gente, preciso desse livro pra ontem.. ano livros de conto, com temática que abordam o universo LGBT mais ainda. Eu não conhecia o trabalho do autor, achei interessante a premissa do livro e a capa é bem delicada. Adorei.

    www.fuxicoserabiscos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra, mas fiquei bem interessada. Preciso ter mais contato com obras assim, repletas de representatividade, e que mostram a realidade de forma nua e crua.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  7. Oi!



    A estória trás narrativas com temas surpreendentes e contemporâneo, mas o fato de serem contos me deixou um pouco receosa. Leio conto, mas não é meu estilo favorito, contudo, concordo com você: a sinopse cativa qualquer um!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Deve ser uma leitura bem intensa, impactante e cheia de histórias impressionantes, o que leva a reflexões.
    Não sei se leria no momento mas gostei de conhecer mais sobre a obra.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. É a primeira vez que ouço falar deste livro e já estou interessada. Eu acho que nunca li um livro que fosse ficção LGBT+, mas tenho na minha estante Me Chame pelo seu Nome, que estou louca para ler.

    Só não sei se o livro me faria bem no momento, por abordar questões como solidão, vazio, sofrimento. Estou vivendo minha própria fase ruim e tentando ler histórias mais felizes (ok, não deu muito certo pois li O Menino do Pijama Listrado que é uma história muito triste e me deixou mais na fossa). Mas futuramente com certeza lerei.

    Também espero que este livro sirva para diminuir o preconceito que parece reinar neste país, sobretudo agora que temos este atual presidente. Enfim... Me alegra muito que o livro tenha sido vencedor deste prêmio! Este país precisa aprender o que realmente significa inclusão e respeito pelas diferenças.

    Amei a resenha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi, também concordo que representatividade na literatura é algo muito importante, e me passou mesmo a impressão de ser um livro bem forte pela sua resenha, e ainda mais sendo de contos, com certeza vou ler quando surgir uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gabrielly, concordo com você. Representatividade importa e tem que ser lida, discutida, respeitada. Adorei a sua resenha, um conto assim tem que ser divulgado mil vezes.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    O livro apresenta um atematica bem realista e parece que os contos levantam questões do dia a dia e levam a reflexão sobre os assuntos tratados, acho que por mais q sejam contos curtos, parece ser uma leitura interessante
    bjo

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e já me interessei bastante por ele, obras que trazem essa representatividade são necessárias e é muito bom que tenhamos visto cada vez mais isso acontecer. Adorei a sua resenha e o fato de ter conhecido a obra, espero a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro nem o autor, no entanto, fiquei super curiosa para conferir a leitura! Gostei muito de saber sobre esse personagem que em meio a esses vinte e três contos vai viver situações tão intensas, que vão ajudar a quebrar paradigmas. Outro ponto que curti muito saber é essa questão da representatividade, que como você mesma ressaltou, importa e importa muito! Livros que ajudam a acabar com o preconceito e ignorância são mais que necessários!
    Dica anotada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!