terça-feira, 7 de agosto de 2018

Resenha || Um Vento à Porta, de Madeleine L'Engle | Uma Dobra no Tempo #2

HarperCollins Brasil, 2018 || 224 páginas || Skoob
Sinopse: Charles Wallace está em perigo. E o mundo todo também. Quando a família Murry pensava que os problemas haviam terminado, um novo desafio surge. Charles Wallace agora tem seis anos de idade e na escola o menino se tornou um problema. Sofrendo bullying constante, Meg acha que o novo diretor da escola deveria ser responsável pelo menino, mas Charles Wallace fica terrivelmente doente antes que ela possa ajudá-lo. Mas há algo estranho acontecendo. Charles Wallace diz a Meg que há dragões no quintal de casa e ela descobre que os dragões na verdade são Proginoskes, querubins feitos de asas, vento e chamas. E mais uma vez este é só o começo de uma nova aventura, onde Meg e seu amigo Calvin precisam correr contra o tempo para salvar seu irmãozinho. E, para fazer isso, eles devem partir em uma viagem para dentro do corpo do menino e lutar para restaurar a brilhante harmonia do universo. Junte-se a Meg, Calvin e Charles Wallace nesta nova aventura repleta de seres incomuns, mundos novos e muitos heróis que precisam ultrapassar seus medos para salvar o mundo!  

RESENHA ✍

Este é o segundo volume da série de ficção científica jovem adulta Uma Dobra no Tempo, publicado pela primeira vez na década de 1970, quando o gênero não era tão popular e os autores homens dominavam as publicações.

Depois de todas as emoções no primeiro volume, Um Vento à Porta apresenta mais uma aventura impossível protagonizada pela família Murry. Charles Wallace tem 6 anos e é um garoto pequeno e franzino para sua idade, e possui um QI altíssimo, mesmo que para os vizinhos e colegas de escola ele seja nada mais que um menino estranho e desajustado. Sofrendo um bullying constante e violento, Charles Wallace preocupa a irmã mais velha quando afirma ter visto dragões no quintal.

Meg Murry vai falar com o diretor do colégio (que a odeia) e tentar resolver as coisas para o irmão, que anda cada vez mais abatido, mas vai descobrir que a situação dele é mais difícil e perigosa do que parece. Os dragões estavam mesmo no quintal, e Charles Wallace está muito, muito doente. Ela terá que embarcar em uma nova missão, agora para salvar a vida da pessoa que ela mais ama e, de quebra, o mundo também.
“Não tente compreender com sua mente. Suas mentes são muito limitadas. Usem a intuição.”
Uma Dobra no Tempo foi um bom livro e introdução para essa série, e concluí a leitura bem interessada em sua sequência. Um Vento à Porta não me decepcionou, foi uma leitura tão envolvente e e positivamente estranha quanto o primeiro, e consegui sentir uma ligação mais forte com os personagens, mesmo que tenha me irritado em certos momentos com algumas atitudes dos mesmos.

Madeleine L'Engle tem uma escrita um pouco truncada, que exige um pouquinho mais de paciência para engrenar, mas assim que isso acontece fica difícil largar, e só conseguia pensar "o quão bizarra essa história pode ficar ainda?".

Uma coisa que me incomoda um pouco nos livros da série são os desfechos, muito corridos e simples demais depois de aventuras tão complexas científica e logicamente, tão mágicas! Mas esse ponto apenas não tira o brilho do livro e dos personagens, que estão cada vez mais interessantes. Recomendo muito a leitura!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!