sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Resenha || Um de Nós Está Mentindo, de Karen M. McManus

Galera Record, 2018 || 384 páginas || Skoob
Sinopse: Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.  

RESENHA ✍

Um de Nós Está Mentindo é o livro de estréia da autora americana Karen M. Mcmanus, publicado  pela primeira vez em 2017 e se tornando em pouco tempo um sucesso de vendas e críticas entre o público jovem adulto. Agora a Galera Record está trazendo o livro para os leitores brasileiros; para nossa alegria!

Cinco adolescentes no último ano do ensino médio são mandados para a detenção da escola por uma  suspeita infração em comum: todos portavam celulares na sala da aula. Bronwyn é uma aluna exemplar que sempre tira as melhores notas e participa de várias atividades na escola; Addy é uma bonita garota que parece estar no relacionamento perfeito, mas esse não é bem o caso; Nate está em liberdade condicional por tráfico de drogas; e Cooper é o atleta do grupo, e tem um futuro promissor no beisebol. O quinto adolescente é Simon, o criador e administrador de um cruel aplicativo de fofocas, onde escreve sobre todos do colégio Bayview sem reservas, expondo os maiores podres e os segredos mais bem guardados.

Quando Simon morre de forma súbita dentro daquela sala, os outros rapidamente se tornam suspeitos, e de uma hora para outra se veem no meio de uma investigação criminal e protagonistas de um caso que pode transformá-los para sempre e expor os segredos que tanto tentavam esconder.
“Agora eis o dever de casa: liguem os pontos. Será que está todo mundo mancomunado ou alguém está no controle? Quem é o manipulador e quem são as marionetes? Vou dar uma pista para vocês começarem: todo mundo está mentindo. Valendo!”



Esse é um livro jovem adulto com um pé no mistério e uma pitada de suspense que só deixou tudo mais envolvente, e o resultado foi uma leitura repleta de tensão e reviravoltas impossível de largar. Karen M. McManus tem uma escrita jovial e fala de forma clara e com bastante propriedade sobre as confusões da adolescência, as intrigas e os "grupos" que todo colégio parece ter; aborda de forma consciente o bullying, a violência e relacionamentos abusivos.

Um de Nós Está Mentindo tem vários personagens e conhecemos o ponto de vista de cada um deles. Gostei muito da forma como a autora dosou os dramas na história de cada um e mostrou todos os lados de cada personagem; o que motivou suas ações, o que cada um pensa do outro... E as relações que ela costura entre esse grupo e alguns personagens secundários é feroz, muito bem montado.


Essa trama é mais mais que um simples "quem matou e porquê", é um livro de sutilezas, de construção e desconstrução de personagens; são segredos pesados sendo revelados e adolescentes comuns precisando lidar com um monte de coisas.

Mas um deles está mentindo. Todos tinham algo contra Simon, ou algo que queriam manter oculto de seu terrível aplicativo. Mas quem fez isso?


Essa leitura literalmente me tirou o fôlego! Era um dos lançamentos mais aguardados por mim esse ano e não podia estar mais feliz com o que encontrei aqui. É forte, envolvente, corajoso... Um dos melhores do gênero Jovem Adulto que leio em vários meses. E já quero reler! Um de Nós Está Mentindo me ganhou completamente e é uma leitura que recomendo a todos que curtem tramas ágeis e com vários pontos de vista, mistério e segredos.

Ah, de você gosta do filme O Clube dos Cinco (The Breakfast Club) pode ler sem medo! Essa foi a inspiração original da autora para escrever seu romance. Além disso, quem curte séries como Pretty Little Lies e Gossip Girl também tem grandes chances de amar essa história!

Leiam! :)

20 comentários :

  1. Ahhh, eu já quero esse livro!
    Desde que vi ele rodando pelo mundo literário, já me interessei muito, meio PLL, meio misterioso!
    Adoro livros assim, que você fica imaginando o que aconteceu e ele vem e te desmente! Haha
    Quero muito conferir!!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida para ler esse livro e só estou vendo resenhas maravilhosas sobre ele , o que me faz ficar mais ansiosa ainda, adorei as referências que você comparou com ele, pois amo clube dos cinco e sou fã de PLL, gossip girl eu nunca assisti mas tenho vontade, então sinto que esse livro vai ser tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Já algumas resenhas deste livro e confesso que até agora não consegui confiar na vitíma. Esse Simon não me passa confiança e olha que nem li o livro.
    Gosto de enredos bem montados, de tirar o fôlego, então espero em breve fazer essa leitura e descobrir por fim quem matou Simon.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro e amei demais! Concordo contigo, foi uma das melhores leituras do ano! Eu me senti muito otária quando terminei haha nenhuma das minhas teoricas era a correta, sério aahahah. Lindas fotos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica! Li sobre esse livro hoje e ele tá bem alto na escala de leituras desejadas! Amo thrillers e suspenses como esse, e agora ainda mais, tenho certeza que vou amar essa leitura! Quem está por trás dessa morte, e como isso foi acontecer! E só de você ter comentado sobre O Clube dos Cinco, acabou de me ganhar!
    Quero ler já!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?

    Estou ansiosa para o lançamento desse livro? Estou. Está demorando muito para a data de lançamento chegar? Está. Será que você tem uma máquina do tempo para me emprestar?
    Brincadeiras a parte, eu estou muito ansiosa para ler o livro, mas a data para lançar nunca chega! Por ter inspirações como O Clube dos Cinco e Gossip Girl, parece ser algo muito bom, ainda mais com a quantidade de elogios que eu estou lendo pela internet. Além disso, eu amo livros com mistério e é ótimo ver que a autora optou por desenvolver os personagens (construindo e descontruindo), com sutilezas, e criar a história sob o ponto de vista de cada um deles. Estou bem curiosa para saber os segredos e a verdade ser revelada. Mal posso esperar!

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    É a segunda resenha que leio desse livro e a indicação que mais vejo é: leiam sem medo. Não sou fã de ler suspense, mas esse tá me deixando na maior vontade de ler. Não assisti o filme O Clube dos cinco e nem as séries que citou. Mas pelo visto vou dar uma chance a esses, assim que ler o livro. Vi que a capa e a sinopse e fiquei na dúvida, agora tenho certeza, dica mais do que anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sou muito fã do suspense e essa não é a primeira resenha a falar tão bem do livro. Além dos comentários positivos na internet, muitos amigos meus também me recomendaram afirmando que vou amar essa obra. Ultimamente não tenho muito tempo, mas essa dica está anotada e no topo da lista.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gaby!
    Eu li em algum lugar que quem gostou de PLL ia gostar dessa obra, mas não dei muita bola. Mas após ler sua resenha realmente tem algumas características da série e até acho que vou gostar de todo esse suspense. E bom que a autora apresentou bem os personagens! Já estou curiosa aqui.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gaby!
    Esse é o livro da vez, não é? rsrs Estou lendo boas recomendações sobre ele, parece ser bem misterioso mesmo e acho legal que tenha sido inspirado em O clube dos cinco (embora de uma forma mais macabra rs). Vou aguardar um pouco, mas pretendo ler futuramente.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu já estava curiosa para ler esse livro e sua resenha conseguiu aguçar ainda mais essa curiosidade. Interessante a autora ter conseguido trabalhar tantos personagens e dramas diferentes sem tornar a leitura confusa, só isso já doz que é um livro que vale a pena ser lido.
    Esrou curiosa para saber o que aconteceu e já comecei a criar teorias só com a dua resenha.
    Pretendo ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e amei a leitura. Vi algumas pessoas falando que era previsível e mais do mesmo, mas discordo totalmente. Como você disse, é um Young Adult corajoso e original, que vai muito além de descobrir quem matou e o motivo. Adorei a construção dos personagens e o fato de que a autora se inspirou em O clube dos cinco, filme que eu amo.
    Adorei sua resenha e fico feliz que você também tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ouvi bastante sobre esse livro em outras resenha e parece ser bem legal mesmo. O estilo de trama me faz lembrar muito dos 13 porquês pela questão de todos terem um segredo, mas na prática não sei se realmente lembra hahaha. Adorei a resenha e certeza que lerei essa obra!

    /Juliane
    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  14. A editora fez um intenso trabalho de divulgação com este livro, mas nem todo mundo gostou,. não é? Vi criticas bem negativas, diferentes de sua resenha. Isso na verdade me deixa curiosa porque quero ler e saber se ficarei do lado dos que amaram ou do lado dos que odiaram.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Confesso que eu não estava sabendo do lançamento desse livro e estou muito surpreso com o enredo dele, vou fazer a leitura com toda a certeza, mas assim que me surgir uma oportunidade. A sua resenha está muito boa, as fotos estão lindas (inclusive meu sonho saber tirar fotos clean dessa forma), amei tudo! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!
    Tenho visto muito sobre esse livro e o nome já tinha chamado muito a minha atenção.
    Só espero não criar muitas expectativas com esse livro e me decepcionar depois.
    Achei a capa bem intrigante e quero muito saber afinal quem está mentindo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!!!
    O livro já está na minha lista de livros que quero ler, pois desde de que vi sobre o lançamento e a sinopse me vi intrigada querendo descobrir o que realmente acontece em volta dessa história.
    Espero logo poder está vendo o que o livro traz para a gente ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Menina, deixa eu te falar, quando eu vi a divulgação desse livro nas paginas da Galera, ele me chamou a atenção de tal modo que eu fiquei doida para ler o livro porque eu amo YA e com uma pegada de misterio entao... mais ainda!
    A sua resenha é a primeira que eu leio sobre o livro e tenho que dizer que ela me conquistou totalmente, pois a premissa do livro pega qualquer amante do gênero e as séries na qual citou eu amo... entãoooooooo
    Já quero!

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente a blogosfera não fala em outra coisa que não seja este livro! Estive em uma livraria no último final de semana e quase realizei a compra, mas acabei optando por "Me Chame Pelo Seu Nome", que também estou muito ansiosa para ler. Espero muito poder ler este livro ainda este ano.

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu li por sua ~culpa! Gostei bastante, mesmo achando um híbrido entre Agatha Christie e Gossip girl. Achei que a história foi bem desenrolada e os personagens mais densos do que supus no começo. Só não suportei o Simon desde a primeira página (não que justifique sua morte, claro). Valeu pela indicação!!! Beijão :*

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!