segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Perto o Bastante para Tocar, de Colleen Oakley

Resultado de imagem
Autora: Colleen Oakley
Título original: Close Enough to Touch
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2017
Páginas: 350
Skoob | Goodreads
*exemplar recebido em parceria com a editora 
Sinopse: Jubilee Jenkins é uma jovem com uma condição médica rara: ela é alérgica ao toque de outros humanos. Depois de uma humilhante experiência de quase morte na escola, Jubilee tornou-se uma reclusa, vivendo os últimos nove anos nos confins da pequena Nova Jersey, na casa que sua mãe deixou quando fugiu com um empresário de Long Island. Mas agora, sua mãe está morta, e, sem seu apoio financeiro, Jubilee é forçada a sair de casa e encarar o mundo do qual tem se escondido - e as pessoas que o habitam.Uma dessas pessoa é Erik Keegan, um homem que acabou de se mudar para a cidade por causa de seu trabalho e que está lutando para descobrir como sua vida saiu dos livros. Até que um dia, ele conhece uma mulher misteriosa chamada Jubilee...
Neste livro vamos conhecer a história de Jubilee Jenkins, uma jovem que foi abandonada pelo pai e que perdeu a mãe recentemente; Jubilee é alérgica ao contato com outros seres humanos e, por esse motivo, desde que precisou deixar a escola aos dezesseis anos depois de quase ter morrido, ela vive reclusa em casa, não tem amigos e juga que nunca os terá. 

Ate que, com a morte de sua mãe, sua situação financeira acaba se complicando e ela tem que se virar para conseguir sobreviver. Nesse meio tempo ela conhece Eric Keegan, um homem divorciado, pai de uma adolescente que se recusa a ver ou falar com ele desde o divórcio, e pai adotivo de Aja, um garoto problemático que perdeu seus pais vítimas de um acidente aéreo; e a partir desse encontro a vida de Jubilee irá mudar de forma inimaginável.


Sobre minha experiência de leitura: Quando soube do lançamento desse livro e tive a oportunidade de solicita-lo para a editora, fiquei super animada pois sua sinopse me instigou bastante e também me fez lembrar de outros dois livros que eu amo: Tudo e Todas as Coisas da Nicola Yoon e Mentiras Como o Amor de Louisa Reid; quando ele finalmente chegou aqui e eu comecei a leitura, me surpreendi por ele ser narrado sob dois pontos de vista diferentes.

As cem páginas iniciais são um pouco descritivas demais, principalmente quando acompanhamos o ponto de vista do Eric, algumas coisas contadas foram desnecessárias ao meu ver. O ponto de vista da Jubilee também foi cansativo em alguns momentos, mas acompanhar sua rotina, e as histórias de seu passado foi bastante interessante e angustiante ao mesmo tempo, o que me deu gás para continuar a leitura.


Não fui verdadeiramente cativada por nenhum dos personagens, em particular, mas garanto que foram todos construídos de maneira extremamente verossímil; é muito fácil se identificar com suas histórias e dilemas. A escrita da autora Colleen Oakley é bastante fluida. 

Uma coisa que me incomodou bastante foi o romance, eu não senti em momento algum química entre a Jubilee e o Eric, mas acho que parte disso se deu por eu ter posto na cabeça que ela era uma adolescente, coisa que não é. Achei que o envolvimento entre eles tinha tudo para ir para o lado de pai e filha por conta de todo o histórico de vida dos dois, mas no decorrer da leitura quando percebi que ia virar romance, fiquei com os dois pés atrás, não curti nada; também achei o desfecho dessa "história de amor" meio nada a ver e com um final aberto.

Mas, apesar dos pontos negativos que apontei, eu gostei de fazer essa leitura e estou bastante ansiosa para ler outro livro da autora. Perto o Bastante para Tocar tem uma nota bem alta no goodreads e muita gente amou o livro, então definitivamente indico a leitura, especialmente para os fãs de dramas e romances contemporâneos.

21 comentários :

  1. Oi.

    Sempre confundo essa autora com uma outra que gosto muito. Ainda não tive o prazer de ler nada da Colleen Oakley, mas tenho muita vontade. Já tinha visto este livro antes, mas nunca procurei ler nenhuma resenha dele. Fiquei muito interessada no livro e este é mais um que entrou para a minha lista de futuras leituras.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A capa me lembrou os livros da Jojo, não curto muito descrições em excesso, isso faz com que a leitura fique enfadonha.
    Não foi um livro que me chamou atenção, mas tendo a oportunidade eu leio, para tirar minhas conclusões.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa capa é muito vibes Jojo mesmo!
      Pois é, esse lado descritivo da leitura me atrapalhou bastante durante o processo, mas vale a pena dar uma chance. Beijos

      Excluir
  3. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Desde que a editora lançou essa obra eu estou bastante ansiosa para realizar essa leitura. A premissa é muito interessante e é exatamente o tipo de leitura que curto. É uma pena você ter tido essas ressalvas, mas, ainda assim quero me jogar nessa leitura, pois, amei demais o lançamento anterior da autora <3
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane, fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Esse livro é sim muito bom, curti bastante a leitura, apesar das ressalvas; quero muito ler a obra anterior da autora. Beijos

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?
    Estava super animada para ler esse livro, mas sua resenha me desanimou um bocado. Não curti saber que é difícil criar empatia com os personagens, nem que o relacionamento é bem estranho e termina de maneira aberta. Outro ponto que me fez desistir da leitura, pelo menos por enquanto, foi essa questão das descrições em excesso nas cem primeiras páginas. Acho que não é a leitura que espero no momento.
    Adorei a resenha e a sinceridade.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyana! Estou bem e você? Vários aspectos da leitura, me fizeram nao curti-la tanto quanto eu achei que iria, mas ainda assim é uma leitura que vale a pena ser feita. Beijos

      Excluir
  5. Olá Maria Eduarda, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, mas a capa é muito lindo e o nome e a sinopse me deixaram interessada. Ao ler a sua resenha e a forma como fez as suas observações, confesso que eu perdi um pouco dessa vontade de ler, pois livros cansativos e muito descritivos não funcionam muito bem pra mim.

    No mais, a sua ressalva no final me fez pensar um pouco e acredito que o melhor será buscar mais informações sobre ele antes de decidir se devo ler ou não.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii

      Se não está na vibe desse tipo de leitura, recomendo deixar pra mais tarde. Beijos

      Excluir
  6. Oi, Maria Eduarda! Achei o título e a capa do livro um amorzinho! Apesar dos pontos que você aprontou, também fiquei interessada e curiosa com este e o outro livro da autora. Parabéns pela resenha, viu?

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu nunca li nada da autora e não tenho muito interesse. Chick lit não é o meu estilo de leitura. Acho que é péssimo quando não conseguimos nos conectar com as personagens e nem acreditamos no romance. Tbm não curto muita descrição em romance, pois acaba enfadando a leitura.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  8. Oi. Tudo bem?
    Nossa, achei bem interessante a premissa deste livro. Fiquei pensando nessa alergia da personagem, no isolamento e isso me deixou bem curioso para conhecer a história mais a fundo do. Você aponta alguns pontos negativos da história, mas isso não me desanimou na verdade fiquei com mais vontade de ler. Até para saber como seria o meu envolvimento com o livro. Adorei conhecer o livro e achei sua resenha muito boa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito deste livro e diferente de você, achei que o casal tinha muita química, apesar de não se tocarem. Acho que esta autora ainda se tornará um ícono do drama, porque ela escreve muito bem e com muito sentimento.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. A primeira coisa que pensei quando comecei a ler sua resenha foi em Tudo e todas as coisas também, a sinopse inicial lembra bastante, e isso já me fez ter uma simpatia gratuita pela obra. Mas você levantou alguns pontos importantes que talvez não fossem me agradar também, sua resenha foi bastante sincera.

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Eu curti a premissa, a capa é linda e a história parece ser emocionante, masss se tem final aberto, eu não dou chance não. Depois da minha leitura de Eleanor e Park, fiquei desesperada e nunca mais leio quando me falam que não existe um final concreto, rs.

    ResponderExcluir
  12. Oi, gostei muito da capa e premissa do livro,mas após sua resenha não sei se conseguiria engrenar a leitura. Muito legal vc ter sido sincera na sua opnião. Bjs, Tell me a Book

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Infelizmente esse não é o tipo de leitura que me atrai e como você disse que o começo do livro é descritivo de mais já sei que seria uma tortura passar por isso já que não é algo que eu realmente curto. No mais eu gostei bastante da sua resenha, achei bem verdadeira e isso passa credibilidade para o seu trabalho, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Quando você revelou que há um relacionamento entre os personagens, eu fiquei como assim? Não li o livro, porém, por conta da premissa achei que seria um relacionamento mais fraternal, e vi que estava totalmente enganada. Enfim, muitas pessoas falam super bem da escrita da Colleen e tenho muita curiosidade em conhecer, no entanto não me senti tentada por essa leitura, acho que irei começar pelo primeiro livro que foi lançado por aqui.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu amo a capa desse livro!
    Sobre a história, é realmente complicado desmistificar o que a nossa mente já criou durante a leitura, por isso acho que o romance não rolou para você, exclusivamente por isso. O que é uma pena. Fique curiosa em saber mais sobre a saída dela desse casulo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Estou bem curiosa para ler esse livro, mas as resenhas que tenho lido dele, tem diminuído minha vontade de ler por conta dese início descritivo. Acho que você não ter sido cativada pelos personagens também é um ponto muito negativo, não me imagino lendo nada assim por enquanto.
    Vou passar a dica, pelo menos, por enquanto.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!