quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O Maravilhoso Bistrô Francês, de Nina George

Autora: Nina George
Título original: The Little French Bistro
Editora: Record
Ano: 2017
Páginas: 280
*Prova exclusiva para leitura antecipada (não revisada).
Sinopse: Mais uma obra-prima da autora de A livraria mágica de Paris Marianne Messmann está presa num casamento sem amor e não vê a hora de pôr um fim em tudo. Durante uma viagem a Paris, ela sobe na Pont Neuf e se joga no Sena, mas é salva do afogamento por um passante. Em seguida, é levada para o hospital e lá vê um azulejo pintado com a linda paisagem de uma cidade portuária da Bretanha. Inspirada pela pintura, ela decide embarcar em sua derradeira aventura. Ao chegar à Bretanha, Marianne entra num restaurante chamado Ar Mor (o mar) e é arrebatada por um novo e encantador modo de viver. Lá ela conhece Yann, o belo pintor, Geneviève, a enérgica dona do restaurante, Jean-Rémy, o chef perdido de amor, e várias outras pessoas que abrem os olhos dela para novas possibilidades. Entre refeições, músicas e risos, Marianne descobre uma nova versão de si mesma — apaixonada, despreocupada e forte. Porém, de repente, seu passado chega para confrontá-la. E, quando isso acontece, ela precisa decidir entre voltar para sua vida antiga ou abandoná-la de vez em nome de um futuro promissor e empolgante. O maravilhoso bistrô francês é uma jornada dos sentidos, com refeições suculentas e paisagens estonteantes. Uma história recheada de poesia, beleza, sensibilidade, romance, erotismo e segundas chances, que nos mostra que não existe idade para recomeçar e ser feliz. 
O Maravilhoso Bistrô Francês é o segundo livro da escritora alemã Nina George publicado no Brasil pela editora Record. Sua publicação anterior, A Livraria Mágica de Paris, conquistou milhares de leitores e foi best-seller na Alemanha e em vários outros países. Apesar de não ter lido a obra de maior fama da autora, não resisti a leitura desse lançamento quando recebi sua cópia não finalizada; no mesmo dia eu já comecei a ler, e não parei até chegar ao fim. O livro chegará às livrarias em Novembro!

Este livro já começa com nossa protagonista, Marianne, tomando uma difícil decisão, uma das poucas que tomou sozinha na vida: ela decidiu morrer, se jogando nas águas do rio Sena. Presa em um casamento abusivo, com um marido infiel e controlador, que nunca demonstrou sentir amor por ela e que jamais a incentivou a buscar seus sonhos, nem mesmo trabalhar e ter seu próprio dinheiro, Marianne, aos 60 anos de idade, já não tem mais perspectiva para o futuro e, em uma viagem à França, resolve por um fim em tudo.

Sua tentativa de suicídio é frustrada quando é salva por alguns nativos e mandada a um hospital. Lá ela recebe a temida visita do marido, que não parece preocupado com ela de fato, mas com sua própria reputação e os gastos que teria com ela. Mas Marianne não passa muito tempo ali e, antes da consulta com um psicólogo, ela foge, levando consigo nada mais que uma bolsa e um pequeno objeto que roubou da enfermaria: um lindo azulejo pintado à mão ilustrando um lindo porto, o Porto de Kerdruc. Encantada com aquela imagem, ela vai embora decidida a encontrar aquele lugar; ali, naquela paisagem paradisíaca, ela finalmente partiria em paz.
"Eu queria ter afundado nele - disse Marianne, baixinho. - Teria enterrado tudo. Primeiro, teria me arrastado para longe, e depois me esqueceria. Assim deveria ter sido. Eu buscava a morte.
_ Mas então? - Perguntou  Pascale, temerosa.
_ Então a vida se intrometeu."
Sua viagem é cheia de pequenas coincidências, alguns mal-entendidos e muitas surpresas. Mas as surpresas mais agradáveis, com o poder de mudar sua vida, ela encontraria em seu destino final, o porto. Ao chegar naquele lugar agradável e conhecer os moradores dali, tão receptivos e calorosos mesmo com uma estranha que não sabia mais que duas palavras em francês, Marianne percebe o quanto esteve perdida, o quão pouco viveu de verdade e tudo o que estava perdendo do mundo; ali, ela reencontra a vida, e está decidida a vivê-la.

O Maravilhoso Bistrô Francês é um livro para ser devorado; sua narrativa em terceira pessoa é envolvente e instiga o leitor a continuar. Os capítulos, bem curtos, também contribuem para uma leitura rápida. E, realmente, quando comecei o livro não via o tempo passar: estava totalmente imersa nessa história.

Acompanhar a trajetória de Marianne para reencontrar a si mesma, seus sonhos, desejos e sua própria voz, foi inspirador. Uma senhora de 60 anos, que já não vê mais sentido na própria vida, decide acabar com tudo, mas essa decisão desencadeia uma série de episódios que a levam para mais perto felicidade e a independência tão desejada.
"Quantos desvios, atalhos e mudanças definitivas de rota uma mulher pode tomar até encontrar seu caminho - e só porque ela se adapta cedo demais, cai cedo demais na corda bamba do código moral, defende-se dos velhotes tarados e de suas carrascas, as mães que queriam para as filhas apenas os mais valorosos. E perde um tempo imenso se refreando para se ajustar às convenções! E quanto tempo ainda sobre para corrigir o destino. (...) E ainda assim. A vida da mulher determinada não é um mar de rosas. É um grito, uma batalha, é uma preparação diária contra a acomodação. "
Não vi, de fato, a necessidade de um envolvimento amoroso, mas ele existe sim e, apesar de a trama não girar em torno deste fato, eu apreciei muito as escolhas da autora, inclusive sobre o interesse amoroso da protagonista, outro personagem muito bem construído.

Este é um livro muito poético, carregado de dramas, conflitos, e muita emoção. Um verdadeiro drama francês, com uma ambientação incrível e personagens secundários que fazem toda a diferença e, acrescentando ainda mais no drama, todos são bem trabalhados.


Eu estranhei um pouco, no começo, o estilo narrativo do livro. Em terceira pessoa, acompanhamos os vários personagens que compõe a obra sem um ponto de vista principal, que neste caso eu esperava que fosse o da protagonista. Fiquei bem surpresa, mas acostumei depressa e, como disse ali no começo, devorei o livro; não existe outra forma de realizar a leitura. Quando você vê, já acabou.
"As pessoas não mudam nunca! Nós nos esquecemos de nós mesmas. E, quando nos redescobrimos, pensamos que mudamos. Mas isso não é verdade. Não se podem mudar os sonhos, apenas matá-los. E alguns de nós somos assassinos muito bem-sucedidos."
Não é um livro perfeito, e alguns pontos ficaram, em minha opinião, perdidos na trama, como a inserção de algumas características do realismo mágico. Por exemplo, existe aqui uma cena onde a personagem principal consegue afirmar, ao tocar a barriga grávida de uma outra personagem, que o bebê é uma menina. Em outra cena, ela, com suas mãos, consegue trazer calma e uma sensação de bem estar a outro personagem. A autora também introduz na história um pouco de lendas celtas, o que no final acaba tendo uma ligação com a própria protagonista, mas não é explicado.

O livro cumpre o que promete, trás assuntos interessantíssimos para reflexão. O Maravilhoso Bistrô Francês é sobre amizade, tempo; sobre nunca deixar de sonhar, muito menos de correr atrás do que se realmente quer. Nunca é tarde para amar e para recomeços. Vemos tudo isso na dinâmica entre os personagens do livro, a maioria na casa dos 60, nos diálogos calorosos, nos romances e nos afetos. Um livro que aquece o coração.

Não posso escrever nada sobre a edição, pois recebi a cópia não revisada, mas logo logo o livro estará nas livrarias e vocês poderão conferir a obra por si mesmos :)

8 comentários :

  1. Oi,
    estou lendo esse livro e amando, provavelmente devo terminá-lo hoje. A história de Marianne é realmente inspiradora, me sinto comovida com a trajetória sem cor que sua vida teve durante tantos anos, entendo o desânimo da personagem pois é evidente que sua existência foi oprimida por quase todos ao seu redor, estou super ansiosa para conferir o que está por vir, e quanto ao romance eu já imaginava que teria algo do tipo já que ela relata nunca ter sido amada de verdade e demonstra querer sentir isso pelo menos uma vez na vida, por isso eu estava torcendo por algo do tipo mesmo que de forma singela.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  2. Nossa,que história linda, a capa não me chamaria a atenção mas o restante da sua resenha foi bem completa. Acho lindo quando há estes cenários e descrições e depois de um drama que a pessoa se vê tendo a liberdade maior. Mas quero ler o primeiro livro dela também.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a autora, mas fico satisfeita em saber que a leitura te preendeu até o fim. Eu já fiquei presa com a resenha. Uma senhora mostrando que nunca é tarde para mudar a vida.
    Concordo em relação a capítulos curtos, isso facilita muito a leitura. Como o livro vai ser lançado no mês de black friday é uma boa oportunidade de promoção rsrs
    Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá. como vai? Uau, fiquei completamente enfeitiçada pela premissa do livro. A obra me parece ser bastante tocante e reflexiva. Olhando somente a capa, eu não daria muitas chances a leitura, mas lendo sua resenha, vejo a riqueza que é essa livro. Fiquei bastante curiosa para conhecer melhor o mundo de Marianne.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oi!

    Acho que para eu ler esse livro, preciso estar com o meu emocional em dia. Adorei a sua resenha, muito completa. Fico feliz que a autora sobre trabalhar os pontos que colocou na trama, principalmente e inclusive o romance. Parabéns pela resenha. ):

    bjs ♥

    ResponderExcluir
  6. Não tinha me interessado muito pelo outro livro da autora... Mas essa obra, pela sua resenha me pareceu muito interessante - ver uma personagem desistir da vida e com essa decisão encontrar algo que nem esperava deve ser incrível... ainda mais com a idade que está (costumo ler livros com personagens mais novos e esse diferencial deve ser muito interessante).
    Como disse, esse me chamou bem mais a atenção e é bem provavel que dê uma chance à leitura. Que bom que a Black Friday está chegando...rs
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas, mesmo com os pontos em aberto na narrativa, fiquei bem curiosa para conferir a obra e acompanhar essa senhora de 60 anos se reconhecendo a aprendendo a viver, ainda que de forma inesperada. Só fiquei com uma dúvida, quanto ao relacionamento abusivo, ele é bem trabalhado no livro. Curto muito livros que envolvam essa premissa, mas, não gosto quando apenas jogam o assunto.
    Fiquei bem curiosa para conferir essa narrativa em terceira pessoa (imaginei em primeira também rs).
    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conhecia esse livro, é continuação do outro?
    Achei incrível por ter uma protagonista idosa, coisa rara! E parece ser daquelas leituras emocionante,
    s, que te fazem refletir bastante. Amei! ❤

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!