sábado, 9 de setembro de 2017

Branco Como a Neve, de Salla Simukka | #2

Autor: Salla Simukka
Título original: As White as Snow
Série: Trilogia Branca de Neve #2
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Páginas: 208
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Recuperando-se do terror que vivenciou nas mãos da máfia, Lumikki tem a chance de deixar a Finlândia, se livrando das roupas pesadas, das lembranças sombrias... e do perigo. Ela só quer ser uma garota normal, misturar-se à multidão de turistas e aproveitar as férias. Quando Lumikki conhece Zelenka, uma jovem misteriosa que alega ter o mesmo sangue que ela, as coincidências são inquietantes. Rapidamente ela se vê envolvida no mundo triste daquela mulher, descobrindo peças de um mistério que irá conduzi-la a uma seita secreta e aos mais altos escalões do poder corporativo. Para escapar dessa trama asfixiante, Lumikki não poderá fazer tudo sozinha. Não desta vez.

Branco como a Neve é o segundo volume da trilogia da Branca de Neve, da autora finlandesa Salla Simukka. O primeiro livro, Vermelho como o Sangue já foi resenhado aqui no blog (link). Quem leu a resenha do primeiro sabe que eu me decepcionei com alguns pontos da trama, mas que foi uma leitura bem rápida e até envolvente. Acabei dando 3,5 estrelas ao livro. Minhas expectativas para esse segundo livro estavam bem baixas, mas no fundo esperei que a autora desenvolvesse melhor a trama e a personagem principal, a Lumikki.

Depois dos acontecimentos que a levaram a passar um tempo hospitalizada, tudo o que Lumikki quer é um pouco de paz e sol, por isso resolve passar suas férias no verão de Praga, deixando o frio claustrofóbico da Finlândia um pouco para trás. Em sua última semana ali ela é abordada na rua por uma mulher que afirma ser sua irmã. Mesmo achando aquela ideia um pouco maluca e tendo suas desconfianças, Lumikki resolve investigar aquela história a fundo. Assim, seus dias de descanso tem um fim abrupto, quando se vê envolvida em mais uma série de acontecimentos improváveis e sendo caçada. O jeito, mais uma vez, é correr.
"Havia algo suspeito e ansioso sobre Zelenka e sua história. As coincidências pareciam fortes demais para serem verdadeiras. E, por outro lado, os detalhes realmente pareciam estar certos... Os pensamentos de Lumikki estavam em turbilhão e ela não conseguia apaziguá-los."


Salla Simukka tem um estilo de escrita bem envolvente, com aqueles ganchos no final dos capítulos para incentivar o leitor a continuar a leitura. Bem, é mesmo uma leitura mega rápida, mas a história em si foi tão pouco explorada que o livro me pareceu bem vazio, tanto de enredo como de ação. O que no primeiro livro tinha sido exagerado aqui é quase inexistente.

Sabe a maldição do segundo livro? Quando a segunda obra de uma trilogia só serve como gancho para o terceiro? Bem, infelizmente foi isso o que aconteceu com Branco como a Neve. A protagonista mais uma vez relembra seu passado e a autora não aproveita isso para finalmente abordar os mistérios que rondam Lumikki.


Aqui a autora introduziu dois novos personagens, mas a trama não dá nenhum indicio de que os veremos novamente no terceiro. Na verdade, o terceiro livro não está gerando nenhuma curiosidade, mas ao mesmo tempo tem tanta coisa para ser explicada ainda que arrisco ter esperanças de que Salla irá se superar.

No mais, a leitura continua rápida e pegando o leitor pela curiosidade, mas decepciona no quesito mais importante: a história. Agora nos resta aguardar o terceiro e último volume para ver como tudo isso irá terminar :)

A capa segue o estilo do primeiro e, em minha opinião, é ainda mais bonita! A diagramação é simples e a fonte possui ótimo tamanho. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!