sábado, 5 de agosto de 2017

O Lado Escuro da Madrugada, de Roberto Giacundino

Autor: Roberto Giacundino
Editora: Pandorga
Ano: 2017
Páginas: 272
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a Oasys Cultural.
Sinopse: Sandra Garcia é uma jornalista conhecida por seu ótimo faro investigativo. Agora ela se encontra diante da mais intrincada trama de sua carreira: um colega de emissora é assassinado logo após receber um prêmio por uma campanha contra todo tipo de preconceito. Uma abotoadura com uma suástica em relevo é encontrada perto do corpo. Esse é apenas o primeiro de uma série de assassinatos que desafia a polícia e a própria Sandra, que decide tomar o caso para si e passa a investigar por conta própria. Percorrendo diversos pontos da cidade de São Paulo, acompanhada de três aliados: o irmão da vítima, um suposto pretendente e um jovem hacker, Sandra vai destrinchando cada pista enquanto luta contra seu passado e recebe ameaças de morte. Com uma trama repleta de suspense, reviravoltas e um final de gelar o sangue, 'O lado escuro da madrugada', é um romance vigoroso que ficará na memória do leitor muito tempo após virar a última página.
Quem vê Sandra Garcia na televisão, uma jornalista investigativa reconhecida mundialmente por suas reportagens chocantes e coragem ao enfrentar o desconhecido em busca da verdade, não pode imaginar o segredo que ela guarda à sete chaves sobre seu passado, que sempre foi um mistério para todos. Sua ascensão na carreira se deve a muita luta, e sua infância pobre e a situação que enfrentava em casa tiveram grande impacto no que ela se tornou; uma mulher forte e batalhadora que vai sempre atrás do que quer.

É uma bela noite de premiação no Teatro Municipal de São Paulo, sendo ela indicada a receber um dos maiores, o de melhor repórter investigativa; Muitos convidados de destaque na mídia estão ali, inclusive uma grande parte de seus colegas mais próximos da emissora na qual trabalha, todos em festa. Impossível acreditar que, ao final naquela noite, um dos convidados acabaria morto.

Ao lado do corpo, Sandra encontra um abotoadura com o relevo de uma suástica, símbolo nazista. Uma coincidência? O fato é que Evandro, a vítima, é negro e tinha acabado de receber o prêmio por melhor peça publicitária onde denunciava o racismo e preconceito. Para Sandra, as possibilidades são muitas, mas há apenas uma verdade, e é atrás disso que ela irá correr.
"Todos tinham a atenção voltada para o ocorrido, mas parecia que ninguém estava percebendo o óbvio: o assassino, provavelmente, ainda estava ali, junto deles."
Não é mais segredo que eu sou totalmente viciada em romances policiais e livros de suspense; dito isso, vocês imaginam minha empolgação lendo uma premissa tão fantástica quanto essa, não é? Pois bem, quando apareceu a oportunidade de realizar essa leitura eu nem pensei duas vezes, e assim que o livro chegou em minhas mãos eu já abri e comecei a ler. Quem disse que eu parei mais? 

O livro já começa naquele momento decisivo, de onde a história vai se desenvolver e, no caso dos thrillers, esse é o primeiro contato do leitor com o crime, e é desse cenário que o mesmo poderá recolher e organizar as próprias pistas além de ter o contato inicial com os personagens mais importantes para a trama, como é o caso da jornalista Sandra, que no mesmo momento já começa a investigar.


O autor vai apresentando sua protagonista aos poucos, mas logo nos primeiros capítulos já temos um bom vislumbre de sua personalidade e sobre seu passado obscuro. É uma personagem corajosa, que sabe seu valor e deixa claro ao que veio. Os outros personagens aqui presentes são apresentados com menos descrição, como é de se esperar dado o tamanho do livro, mas o autor consegue construir e desenvolver cada um muito bem.
"_Morto?
Como Evandro Jordel estaria morto? Ela estava junto a eles já pouco menos de trinta minutos! Sandra sentiu um leve tremor, que se espalhou rapidamente por todo o seu corpo. Ela estava acostumada a ter acesso àquele tipo de notícia e já havia estado em muitas cenas de crime e assassinato, mas não esperava encontrar alguém tão próximo naquele estado."
Essa leitura é frenética! Não existiu um só momento no livro em que eu não estivesse atenta ao que estava lendo ou curiosa sobre os próximos movimentos dos personagens. O autor não poupa ninguém, mesmo!


O final conseguiu me deixar de boca aberta, realmente surpresa com a resolução do caso principal e a grande reviravolta que simplesmente tirou a trama dos eixos, sendo colocada em outra direção. Sobre a escrita do autor, é simples e dinâmica, com descrição suficiente para que o leitor consiga "pintar" os cenários em sua cabeça, mas não para tornar a leitura monótona, longe disso! Algo que me incomodou um pouco foi o uso excessivo do sinal de exclamação, especialmente na primeira metade do livro, e demorei um tantinho a me acostumar, mas no final deu tudo certo.

A edição, pela editora Pandorga, está super caprichada, com detalhes em cada capítulo e uma capa simplesmente incrível, que remete muito bem ao tom obscuro da trama, e também ilustra uma das cenas finais de maior tensão. Não encontrei erros de revisão.


Roberto Giacundino criou, neste que é seu primeiro romance publicado, um thriller que mantém o leitor imerso do começo ao fim. O livro superou minhas expectativas, e vou confessar que estou torcendo para que ele escreva uma sequência, e não porquê o final é aberto, pois não é, mas porque os personagens têm bastante potencial e muitos mistérios podem ser desenvolvidos ainda.

Leitura recomendada a todos os fãs de um bom suspense!

13 comentários :

  1. Oi Gaby! Não conhecia a obra, mas após a sua resenha já estou curiosa! Parece que a obra nos deixa sem ar, fisga mesmo o leitor ein?! Ao ponto de te querer sequência! hahaha Já quero. Pena que o autor pecou nas exclamações.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabrielly, fico feliz que tenha apreciado a obra O Lado Escuro da Madrugada!
    A todos, se possível curtam minha página oficial no face e fiquem por dentro das novidades.
    Grande abraço aos leitores do blog e não deixem de ler...
    Roberto Giacundino.

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina, gosto muito de livros com investigação e que nos deixam loucos para descobrir quem foi o culpado, a edição está encantadora e não pensaria duas vezes a não ser aceitar a ler, ótima resenha e quero comprar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Heiii, tudo bem?
    Uau, fiquei eufórica so de ler a resenha e queria mais saber dessa história.
    Adorei o suspense e tudo mais, gosto mto de narrativas assim que nao entregam tudo de uma vez e vai tecendo uma trama aos poucos.
    Adorei a capa tb como vc, achei sombria e combina com a história.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Fiquei super curiosa! Não sou tão fã de policiais, mas um bem escrito, como esse, pelo que vc relatou, me conquista sempre! Ainda mais sendo autor nacional! Dica super anotada!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Confesso que ainda não conhecia o livro, mas já me interessei por adorar o gênero.
    Se é eletrizante assim e ainda com muitas revelações, certamente eu também iria gostar. Dica super anotada, gostei muito de conhecer.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu particularmente nunca tinha visto falar desse livro, e olha que estou sempre atento aos livros dessa editora kkk. Achei a capa muito bela e pela sinopse vejo que a obra tem um grande chance de me conquistar. Ao término de sua resenha percebi que conseguiu kkk. Fico feliz que o desfecho tenha lhe surpreendido bastante. Irei adiciona-lá a minha lista de desejados e um sabe eu não 9cnsifa adquirir futuramente. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, que bom saber que você gostou de "O Lado escuro da madrugada", pois estou com o livro aqui para ler e já tinha achado a premissa super interessante. Pela sua resenha, parece um romance policial muito bom. Fiquei mais animada para ler.

    ResponderExcluir
  9. Que história incrível! Parece conter uma trama realmente viciante, gostei logo de cara da Sandra e já estou torcendo para que ela encontre o assassino. Sua resenha está ótima, eu não conhecia esse livro, mas quero conferir com certeza. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Quando li a sinopse já fiquei animada! Também gosto de romances policiais e quando comecei a ler sua resenha já fiquei animada aqui. DEu para perceber que aquele tipo de história que prende o leitor e o que suspense reina do início ao fim! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu recebi um exemplar desse livro através da Oasys Cultural, por isso só passei o olho na sua resenha (adorei as fotos). Amo policiais, então já sei que será uma leitura e tanto!

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Estou com esse livro aqui, mas não consegui ler ainda... Pretendo fazer em breve. Gosto desse estilo de leitura e fiquei deliz que apesar dos apesares, foi uma leitura muito bacana!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Ai socorro, que sinopse e que resenha é essa?! Quero ler esse final que deixa de boca aberta. Adorei as suas palavras e me vi aqui animada para ler um gênero que não curto muito HAHAHA mas darei uma chance <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!