segunda-feira, 29 de maio de 2017

Anita, de Thales Guaracy

Autor: Thales Guaracy
Editora: Record
Ano: 2017
Páginas: 224
* Exemplar recebido em parceria com a editora
Sinopse: Um romance sobre coragem, um romance sobre Anita Garibaldi. Neste romance repleto de beleza literária e cores realistas, tão chocante quanto maravilhoso, tão particular quanto universal, Thales Guaracy olha Anita pelos olhos de Giuseppe Garibaldi, a única pessoa que testemunhou por completo a vida da revolucionária. E assim desvenda e nos apresenta, com estilo único, pessoal e emocionante, a mulher que se atira sozinha sobre o exército inimigo; que corta os cabelos do marido por ciúme e o ameaça com um par de pistolas; que abandona os próprios filhos entre desconhecidos para atravessar um país conflagrado, escondida sob as cartas de um carro de correio, até uma cidade sitiada. E que aprendeu que “as causas perdidas são as mais certas”, tornando-se uma das mais extraordinárias personagens da história, considerada a “heroína de dois mundos”, precursora e símbolo do feminismo, representação de mulher forte e independente.

Neste livro vamos acompanhar a vida de Anita Garibaldi através dos olhos de Giuseppe Garibaldi, seu grande amor e companheiro de lutas.

Desde sua mudança para Laguna com apenas 14 anos depois da morte de seu pai, seu casamento forçado, sua fuga de casa aos 17 anos, seu encontro com aquele que seria seu companheiro para o resto de sua vida; suas lutas ao lado do marido, seu lado mãe criando seus filhos por anos com todo o amor que tinha, mesmo sabendo que aquela não era sua verdadeira vocação e sua história de amor, até sua morte precoce na Itália no ano de 1849.

Mas se engana quem acha que esse livro se trata de uma simples biografia, o autor Thales Guaracy, nos narra a vida desses dois personagens tão importantes para a história do mundo no formato de um romance ficcional.


Sobre Minha Experiencia de Leitura: Quando surgiu a oportunidade de solicitar esse livro para a editora não pensei duas vezes, pois fiquei bastante curiosa para saber mais detalhes sobre a vida dessa mulher que foi tão importante para a historia não só do Brasil, mas do mundo todo, e precursora do movimento feminista, em uma época que não se falava disso.

Essa foi uma leitura muito rica e forte, nós estudamos sobre essas figuras no colégio, mas não chegamos a tomar conhecimento nem de um terço de tudo o que viveram e sofreram; a Anita não era só uma guerreira, era mãe, filha, e uma mulher extremamente apaixonada por seu marido, a ponto de arriscar a própria vida para estar a seu lado, e acima de tudo por sua própria liberdade.
"Não tenha medo de viver, de correr atrás dos sonhos. Tenha medo de ficar parado." (Anita Garibaldi)
Ver a Anita com os olhos do Giuseppe e acompanhar como ele se tornou um homem muito melhor ao conhecê-la e principalmente depois dos filhos, foi uma coisa muito interessante para mim, em um primeiro momento pode não parecer, mas ele sempre pensava nela e nos filhos em primeiro lugar, mesmo quando os deixava em casa e ia para a guerra, vemos que era por eles mais do que por qualquer outra razão que ele fazia tal coisa.


Como falei anteriormente, essa foi uma leitura muito rica e forte, e por isso, difícil, apesar de poucas paginas e de ter sido escrito em forma de romance, vamos encontrar varias informações verídicas, o que dificulta bastante a leitura, fazendo com que ela fique monótona em vários momentos; mas no fim vale totalmente a pena,

Demorei mais que o previsto para fazer essa leitura, mas não me arrependo em momento algum disso, fiquei muito impactada durante toda a leitura, e o desfecho que o autor deu para essa historia foi muito emocionante. Enfim, conhecer mais sobre a "heroína de dois mundos" foi incrível.

Essa é uma obra indispensável para os fãs de leituras com carga histórica forte, muitas cenas de guerra e uma historia de amor inspiradora.

26 comentários :

  1. Olá linda,

    Anita é um referencial para as mulheres contemporâneas, porque sempre esteve a frente do seu tempo e viveu do modo que achava correto e conseguiu viver com os contratempos que a vida lhe deu e assim foi extremamente importante para a História.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanice!

      Ela foi uma mulher extremamente forte e apaixonada, adorei conhecer mais sobre a vida dela! Beijos

      Excluir
  2. Oii! Nossa, estou louca para ler esse livro. Principalmente por conta da história de amor do casal e das guerras, parece conter um enredo incrível e muito envolvente. Sua resenha está ótima e espero ler esse livro um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer!

      Sim, apesar de a leitura não ser muito fácil, a maneira como a história foi contada deixou-a muito envolvente! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste também da leitura. Beijos

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não conheço nada da vida de Anita Garibaldi, mas esse livro chamou a minha atenção por contar a hist em forma de romance.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Íris!

      A história da Anita é maravilhosa, espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  4. Anita Garibaldi sempre me pareceu muito maior que o pouco e breve espaço dado a ela nas aulas de histórias. Uma mulher capaz de fazer o que fez em uma época onde o papel social era totalmente restrito. Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência com esta obra e me mostrar o quanto é uma leitura interessante. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta!

      Realmente, o que conhecemos sobre Anita Garibaldi através da escola não é nem um terço da grandiosidade da vida dessa mulher que foi tão forte e importante para a nossa história! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura caso tenha a oportunidade de fazê-la algum dia. Beijos

      Excluir
  5. Fiquei super curiosa. Anita é uma mulher forte e brava que é simbolo do feminismo desde os tempos da revolução farroupilha. O livro deve ser bem interessante!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa!

      O romance que foi criado a partir da vida da Anita aqui nesse livro é realmente muito forte e emocionante! Espero que goste da leitura caso a faça! Beijos

      Excluir
  6. Anita foi uma heroina. Não sabia do livro dela, ainda mais no ponto de vista do seu grande amor. Fiquei morrendo de vontade de ler agora. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da dica, Danusia! E espero que goste da leitura quando à fizer. Beijos

      Excluir
  7. Olá!

    Anita foi demais, esse livro não conhecia, mas já me interessei só pelo fato de ser um romance biográfico, gostei demais da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que também goste da leitura quando à fizer! Beijos

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, nem a história por trás, mas adorei a sinopse e sua resenha. Com certeza super dica anotada.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carool! Estou bem e você?

      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! Infelizmente essa obra ainda não é muito conhecida, mas espero que venha a ser, pois é uma ótima leitura. Beijos

      Excluir
  9. Heiii, tudo bem?
    Nossa, que livro mais interessante e historico.
    Com certeza um livro que me despertou a curiosidade logo de cara. A premissa realmente é mto boa e por ser uma leitura forte e com personagens reais, torna tudo muito mais bonito de conhecer.
    A capa ficou lindona, gostei demais da sugestao de leitura.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy!

      Sim, essa é uma história muito interessante e importante também até pra que nós possamos conhecer mais sobre fatos do nosso passado! A leitura é super forte e vale muito a pena, espero muito que goste. Beijos

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? Estou muito curiosa com a leitura desta obra, pois parece ser maravilhosa. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Parece de fato conter um enredo incrível. Espero poder estar conhecendo mais em breve e claro, amar as páginas. Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia! Estou bem e você?

      A leitura é mesmo maravilhosa, apesar de lenta; espero muito que goste! Beijos

      Excluir
  11. Menina, depois dessa sua resenha sabe que até bateu a curiosidade de ler esse livro e conhecer mais dessa personagem histórica tão incrível?!
    Muito bons seus comentários, Duda!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha Elton, obrigado! Se fizer a leitura me fala se gostou?! Abraços

      Excluir
  12. Olá Maria Eduarda, tem tempos que eu não leio um livro assim. Gosto muito quando escrevem sobre momentos da história do nosso país. Principalmente de revolucionaria como Anita Garibaldi. Sempre gostei desse momento da história. Acompanhei até aquela minissérie que teve na Globo, A casa das Setes Mulheres. Simplesmente maravilhosa.

    Adorei a sua resenha. Parabéns

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de ler obras que se baseiam em momentos reais da nossa história, acho que causa muito mais impacto na gente, né? Espero que goste dessa leitura quando à fizer, garanto que é muito boa! Beijos

      Excluir
  13. Taí, aprendi um tiquinho de nada sobre a vida de Anita quando teve aquele seriado A casa das sete mulheres. Acho que gostaria bastante de ler essa obra e conhecer um pouco mais da história dela, mesmo que através de um romance ficcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Não lembro de ter assistido a série e lembro muito pouco de ter estudado sobre a Anita na época do colégio, por isso foi muito importante é interessante ter feito essa leitura; vale muito a pena fazer essa leitura, espero que goste. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!