domingo, 7 de maio de 2017

A Inesperada Herança do Inspetor Chopra, de Vaseem Khan

Autor: Vaseem Khan
Título original: The Unexpected Inheritance of Inspector Chopra
Série: Agência de Detetives Baby Ganesh #1
Editora: Morro Branco
Ano: 2017
Páginas: 312
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: No dia de sua aposentadoria, o inspetor Chopra herda dois inesperados mistérios. O primeiro é o afogamento de um jovem pobre, cuja suspeita morte ninguém quer investigar. O segundo é um bebê elefante. Enquanto sua busca por pistas o leva através da movimentada cidade de Mumbai - das ricas mansões ao submundo sombrio das favelas - Chopra começa a suspeitar que há bem mai por trás dos dois mistérios do que ele pensava. E rapidamente descobre que um determinado elefante pode ser exatamente o que um homem honesto precisa...
A Morro Branco surpreende mais uma vez com mais um lançamento incrível, trazendo para o seu catálogo o primeiro livro de uma série de detetives inusitada e totalmente surpreendente: Agência de Detetives Baby Ganesh, do autor Vaseem Khan.

Neste livro conhecemos o Inspetor Chopra, que trabalha há muitos anos na polícia de Mumbai. Porém, naquele que seria seu último dia na corporação, duas coisas acabam por surpreendê-lo. Primeiro, ele herda de seu tio um bebê elefante; e segundo, quando chega ao trabalho naquele dia, ele se depara com uma comoção em frente a delegacia. Uma mãe chora e implora justiça pelo filho morto, caso pelo qual a polícia parece não dar a mínima importância.


Mas Chopra é um bom homem e um profissional respeitado, e não irá virar as costas para os problemas que se apresentam, Ele não queria mesmo se aposentar, e mesmo sendo obrigado a fazer isso, ele não ficará parado. Logo ele começa a ir atrás de ajuda para o bebê Ganesha, como começa a chamar o pequeno elefante, que não come e parece muito deprimido. Mas é a morte do jovem Santosh Achrekar, cuja mãe comoveu Chopra em sua dor, que desperta o detetive que há no nosso protagonista, e ele vai fazer de tudo para encontrar o culpado.

Mas as pistas que ele encontra o levam e situações muito mais perigosas do que imagina, e logo o que seria um caso simples se mostra um dos mais complicados de toda a carreira do inspetor aposentado.


Eu sou apaixonada por livros de investigação, então quando soube desse lançamento fiquei encantada e, mesmo não sabendo quase nada sobre a história, já quis ler. A Inesperada Herança do Inspetor Chopra foi um livro que me surpreendeu, e não só pelo caso em si, mas pela ambientação, a escrita do autor e os personagens presentes na obra. Sobre o caso principal, o assassinato que move a obra, eu não fui realmente fisgada para a investigação, mas as cenas de diálogo, de conflitos e, claro, as cenas com o fofo baby Ganesha foram de uma riqueza incrível e me transportaram para a Mumbai do século 21, tão pouco explorada na literatura contemporânea.
"Até mesmo o inspetor Chopra, que nunca permitia que suas emoções o dominassem, que era sempre racional e lúcido, podia ser tomado pelo sentimentalismo."
Os costumes, a língua, a cultura indiana; foi tudo muito bem detalhado e apresentado ao leitor ao longo das 312 páginas que compõem o livro. As questões políticas e se segurança/saúde do país são exploradas também, e posso dizer que a desorganização e o caos reinam em alguns setores.


Se vocês me perguntarem se vale a pena realizar a leitura, a resposta é sim, vale muito a pena conhecer esse romance que me encantou pela simplicidade, humor e escrita fluída e envolvente. Para quem gosta do gênero e quer tentar algo diferente, pode ir atrás dessa obra agora mesmo.

A editora Morro Branco fez um trabalho lindo de edição gráfica, e essa capa tem dois elementos que remetem a dois personagens: o elefante, bebê Ganesha, e o bigode do inspetor Chopra. Por dentro o livro também está todo lindo, com fonte e espaçamento de tamanho confortável a leitura. Encontrei apenas um erro de revisão, e nada que atrapalhasse a leitura. 

12 comentários :

  1. Que engraçado... No início, por tudo, pelo título, capa e pelo nome do inspetor "Chopra" achei que era um livro infantil, depois, pensei ser adulto e, por fim, percebi ser um romance para adolescentes. Achei interessante! Está em falta coisas assim no mercado literário. É bastante educativo a exploração de questões políticas e de segurança dos países.

    Ideia super bacana. Tomara que venda muito!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sinopse. Adoro mistérios :)

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Já havia visto esse livro nas redes sociais e fiquei encantada, a capa é convidativa e a sinopse também. ‘Eu sou apaixonada por livros de investigação’ eu também e lendo sua resenha, me surpreendi com o enredo, pois não esperava algo tão cheio de reviravoltas. Outra coisa que gostei, a cultura indiana, meu sonho ficar um mês na Índia.

    ResponderExcluir
  4. Oiê!
    Já ouvi falar desse livro, ou de outro desse mesmo autor, não me lembro bem, mas diferente de você não sou muito afeita a histórias de investigação, contudo, adorei o fato desse livro estar recheado com a cultura indiana e quando falam de outras culturas, eu já me interesso! Não sei se lerei toda a série, como você com certeza fará, mas vou tentar ler pelo menos esse livro. =)

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei sua resenha, pela capa pensei que fosse livro infantil e pra minha surpresa ele não é infantil e ainda tem suspense, e é uma série, ai já fiquei com uma enorme vontade de ler.
    Tô gostando de ver as editoras lançando obras de qualidade, com diferencial. Sua resenha me deixou com vontade de ler e já vou pegar a dica e colocar na minha lista de leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  6. A capa engana muito bem! Também sou apaixonada por leituras que envolvem investigações. Esse personagem, o inspetor Chopra me lembrou o inspetor Poirot dos livros da Ágatha Cristie que tem um bigode engraçado. Sua resenha me deixou interessada pela série!
    Beijos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei que era um livro infantil, por causa da capa... É uma capa linda, não me entenda mal. Amei o elefante, e saber que realmente há um elefante na história faz ficar ainda mais interessante.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu ainda não conhecia o livro mas já fiquei muito interessada em ler. eu gostei muito da trama e os seus comentários sobre ele me deixaram com uma enorme vontade de ler também. Achei a capa bem bonita e depois de ler a resenha eu acho que ela está tão perfeitinha para o livro <3

    ResponderExcluir
  9. Olá! Amo histórias de mistério. Agatha Christie e Sidney Sheldon não me deixariam mentir, rs. Achei interessante a mistura com o Oriente e seus deuses. Deve ter se tornado uma miscelânea interessante. A capa tá linda também <3.
    Bjsss
    Luana

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro e poucos são os que trazem como pano de fundo a cultura indicana, e isso me chamou atenção. Que herança hein... já pensou, receber um bebê elefante... Vou anotar a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Que história diferente, hein, Gaby! Eu por amar obras adaptadas na Índia, lógico que vou querer ler. Além disso, a capa é linda e o enredo promissor. Super gostei!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu estou super surpresa, positivamente, pelos lançamentos dessa editora! Achei super interessante a premissa, além de ser adaptada da Índia, e fiquei bem curiosa para poder ler em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!