sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Harry Hole #1 | O Morcego, de Jo Nesbø

Autor: Jo Nesbø
Título Original: The Bat
Série: Inspetor Harry Hole #1
Editora: Record
Ano: 2016
Páginas: 350
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Do submundo de Sydney às lendas aborígines, Jo Nesbø conduz o leitor por uma trama violenta e eletrizante, no primeiro grande caso de Harry Hole. O corpo de uma jovem norueguesa é encontrado em um rochedo no fundo de um penhasco. O caso intriga a polícia: a vítima apresenta sinais de estrangulamento e suspeita-se de violência sexual, mas não há qualquer vestígio de DNA ou impressão digital do criminoso. Para colaborar com as investigações, a Divisão de Homicídios da Noruega envia o inspetor Harry Hole à cidade. Junto com o policial Andrew Kensington, Harry se depara com um caso mais complexo do que imagina: o que inicialmente parecia ser um crime isolado é apenas mais um em uma série de assassinatos cometidos por todo o país, sem qualquer relação aparente entre si. Um serial killer está à solta na cidade e, para Harry, a caçada começou.

Este é o primeiro livro da série do inspetor Harry Hole, escrita pelo autor norueguês Jo Nesbø e um verdadeiro sucesso mundial no gênero policial. Em O Morcego nós acompanhamos o primeiro caso do Hole longe da sua cidade natal. Depois de um episódio marcante em sua vida que o deixou emocionalmente abalado, ele foi enviado para ajudar a polícia da cidade de Sydney a desvendar um mistério envolvendo a morte de uma norueguesa cujo assassino não deixou o menor vestígio.

O seu parceiro neste caso é o policial Andrew Kensington, com quem Harry faz logo amizade. Os dois procuram por pistas, qualquer sinal que os possa levar até o assassino, que parece ter simplesmente evaporado. Mas outros crimes contra mulheres são registrados, e eles temem lidar com um serial killer.

Agora o tempo está sendo cronometrado. Quanto tempo irá demorar até outra mulher ser brutalmente morta? Mas o nosso inspetor sente que o culpado está por perto. Mas perto do que ele pode imaginar...

Este volume, apesar de ser o primeiro da serie, possui um mistério realmente intrigante, bem elaborado e com uma resolução que conseguiu me impressionar. Geralmente os primeiros volumes de séries focam mais na parte introdutória, na vida do personagem etc. Mas neste aqui o autor conseguiu ser muito fiel ao seu protagonista, nos revelando aos poucos detalhes sobre o seu passado que são importantíssimos para a compreensão de algumas de suas ações durante o enredo. 

Leitura rápida e divertida que conseguiu me manter presa do início ao fim, mal fazendo pausas para respirar fundo. O inspetor Harry Hole está bem frágil neste livro, ainda se recuperando de um grande trauma e se mantendo limpo de um vício. Não é do tipo durão, que está sempre pronto pra tudo e parece não possuir sentimentos. Nada disso. Aqui o protagonista comete muitos erros, principalmente de julgamento, e cai em pequenas tentações. Não foi um personagem que me inspirou muita confiança no começo, mas logo me envolvi também com sua história.


A série Harry Hole começa muito bem, e mal posso esperar para ler o próximo volume, Baratas, que já está sendo lançado também pela editora Record. Eu adorei as novas capas escolhidas para a série! Encontrei pouquíssimos erros de revisão no livro.

Para quem gosta de livros de mistério e investigação criminal, O Morcego é uma ótima pedida!

27 comentários :

  1. Olá
    Nossa e eu achando aqui que essa série já era antigo kkj, sou muito retardado? Talvez kk. Enfim, sou muito fã de livros desse gênero e esse ano ou li muitos. Fico feliz que você tenha achado que essa série começouuito boa e está já empolgada para ose próximos. Irei anotar esse livro nos meus desejados. Até mais ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade alguns livros da série já foram lançados sim, há algum tempo atrás, com outras capas e totalmente fora da ordem. Agora a editora está lançando todos com capas mais bonitas e que combinam entre si, além de todos estarem na ordem. São 5 livros do Inspetor Harry Hole :D
      Espero que goste da leitura!
      Beijo

      Excluir
  2. Eu li somente um livro do Nesbo e achei super bacana. Logo, é claro que esse livro entrou na lista de desejados.
    Ler a sua resenha só me deixou mais curiosa e empolgada para ler o livro. Se bem que o segundo já me deixa incomodada com o título hahahaha
    Acho que o que mais me chama a atenção é essa coisa do cara não ser perfeito, ter defeitos e cair em tentação. Isso deixa o personagem mais real :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem mais real, Lica! Fora que neste livro ele ainda está aprendendo as manhas da profissão. Eu quero muito continuar lendo essa série, pois vi muito potencial neste primeiro volume.
      Qual você leu?

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Li só um livro do Nesbo até agora, e foi uma leitura diferente, fiquei curiosa para ler outras obras.
    Eu tenho O leopardo na estante, mas depois que descobri que é uma série, resolvi esperar para ler o primeiro livro antes. Nem sabia qual era a ordem ainda. Adorei saber que para o primeiro livro da série a história é boa e bem conduzida.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey! Eu quero muito ler o próximo volume e continuar acompanhando o personagem em suas investigações. Leia sim na ordem correta!! :D
      Beijos

      Excluir
  4. Olá,

    Ainda não li nenhum livro desse autor, mas leio muitos comentários positivos em relação a suas obras. Fiquei bem interessada nesse livro, pois adoro um livro policial, e se tem aqueles mistérios de dar nó na cabeça melhor ainda. Achei suas fotos muito bonitas *----*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Thayenne! É muito bom :D Também adoro romances policiais e esse não decepciona.
      Muito obrigada!!!
      Beijos

      Excluir
  5. Oiii lindinha tudo bem?
    Menina eu fiquei bastante interessada mesmo em realizar a leitura desse livro, é um gênero que sempre me agrada e se torna um dos meus favoritos, sua resenha ficou demais!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie, tudo bom? Que bom que se interessou, Morgs!! É um livro muito bom! Espero que aprecie bastante a leitura :D
      Beijoos

      Excluir
  6. Oi, Gabrielly! Também podia jurar que esta série já era antiga. E estava na dúvida se lia ou não, porque tive poucas experiências com o romance policial. Os meus favoritos são os da Agatha Christie. Pelo seu texto, não irei me arrepender se arriscar com o autor. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito da Agatha Christie, Beta! Mas dê sim uma chance a esse autor! Os crimes são bem arquitetados e o protagonista super interessante.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olha só, não conhecia a série, mas como adoro um bom enredo policial, já estou anotando sua dica. Legal que apesar de ser o primeiro livro de uma série, não houve apenas questões introdutórias, dando a chance do leitor já entrar no clima do detetive. Mais um enredo para que eu quebre a cabeça tentando descobrir sua solução.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quebra a cabeça mesmo, viu? Só fui descobrir o assassino junto ao Harry! hahahha Espero que aprecie bastante a leitura, Rose!
      beijos

      Excluir
  8. oie
    ja ouvi falar muito sobre o autor e acho as capas muito legais, tenho bastante curiosidade pois gosto do genero apesar de ler pouco, muito legal a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabrielly,
    Quando vi o lançamento do primeiro livro desse autor, pensei que se tratava de uma história de terror. Foi uma bela surpresa ser uma história de suspense que parece ser tão bem arquitetada.
    Gostei muito de saber que a trama possui um mistério instigante com uma resolução impressionante.
    Também gostei de saber que o autor vai mostrando aos poucos o passado do personagem.
    Fiquei bem intrigada para ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou pela leitura, Bruna!! Espero que goste bastante também <3
      Beijoos

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Essa foi uma dica que eu estava esperando. Estou decidida a ler mais livros com investigações criminais e tudo quando é resenha positivas que encontro me faz feliz. A premissa desse livro é bem interessante e intrigante, todo o mistério que rodeia esse gênero me dá água na boca. Além do mais, essa capa tá linda. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Amei essa capaaaaaa, que linda.
    Adoro o gênero assim de investigações, não consigo parar de ler, amei tua dica e teu jeito de escrita sobre o livro. DICA MAIS QUE ANOTADA

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho visto tantas resenhas positivas deste livro, e não só do livro como desse novo Inspeto Harry Hole. Gosto destes enredos de mistério, investigação e claro cheio de momentos de surpresas.
    Acredito que o inspetor irá se tornar mais forte a medida que a série desenrole, já que neste ele está fraco e cheio de traumas, e cometendo erros. Vou ler este livro e vou ler o resto da série, quero acompanhar de perto esse desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  13. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu nunca vi esse livro ever e nem sabia que era famoso ahaha. Tô numa vibe de high fantasy e nem percebi todas as outras obras que lançam. Enfim, eu gostei de saber que o personagem principal não é durão e que comete erros sim, gosto quando os personagens são assim, pois soam mais críveis e me faz sentir mais empatia por eles. Fiquei curiosa para ler apesar de não ser super fã de policiais pelo motivo de que fico meio que nervosa ahaha
    Beijin...

    ResponderExcluir
  14. Vou te confessar que não conhecia esse livro. Mas já me sinto conquistada apenas pela sua resenha.
    A sinopse me chamou a atenção e a capa é bem chamativa, de modo que se eu estivesse numa livraria e a visse, iria querer pelo menos saber mais sobre o livro.
    Li poucos livros de suspense, mas sempre gostei bastante desse gênero. O fato do personagem ser bem trabalhado e de seu passado ser revelado aos poucos, me conquistou. Isso aliado ao fato dele cometer erros. Afinal, se não somos perfeitos, por que os personagens deveriam ser?
    Já anotei a dica.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nada do Jo Nesbo. Sempre vejo elogios, tanto que não vejo a hora de eu mesmo ler para elogia-lo, rsrsrs. Harry parece ser o tipo de personagem no qual eu adoraria acompanhar em uma leitura.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conferi nada do autor, mas já escutei falar dos livros dele, um em especial quero faz tempo: Boneco de Neve. Não sei se ele faz parte da série e suponho que seja apenas mais um caso, pelo o que vejo da para ler a série fora de ordem... Espero conferir logo os livros do Jo e gostar bastante! \o/
    Adorei a capa desse. hahaha

    ResponderExcluir
  17. Quando vi o lançamento desse livro, fiquei bem curiosa pela história, mas aguardei ver algumas impressões para saber se a história me agradaria de fato. Gostei muito da sua opinião, ter um personagem mais humano que erra e cai em tentações me chamam a atenção. Pretendo ler em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gabrielly!
    Eu adoro livros policiais e já fiquei curiosa para ler este também! Não conhecia o livro, mas a premissa me deixou mais do que curiosa. Já anotei a dica e com certeza será uma das leituras de 2017.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!