terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Amantes, de Elizabeth Abbott

Autora: Elizabeth Abbott
Título original: A History of Mistresses
Editora: Record
Ano: 2016
Páginas:
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Em uma picante mistura de história, biografia e panorama cultural, Amantes destrincha as motivações e virtudes das mulheres, fictícias ou reais, que foram dispostas à margem da sociedade ao se verem na posição de amantes. Com estilo vívido, a pesquisadora Elizabeth Abbott retrata a intimidade dessas mulheres através dos séculos: das concubinas chinesas às amantes reais europeias e consortes clandestinas de padres (nada) celibatários. Também desconstrói a figura de garotas de mafiosos, a ideia da amante como troféu e o poder das amantes modernas. 

Amantes é um livro de não-ficção escrito pela historiadora canadense Elizabeth Abbott. Neste livro ela fala um pouco sobre amantes que fizeram história; que estiveram presentes em momentos marcantes e também sobre as amantes da literatura. A obra é toda dividida em tópicos e ela faz também um apanhado geral sobre o momento histórico em que cada uma delas existiu, então além de saber mais sobre nomes muito interessantes nós temos uma verdadeira aula de história.

São muitas histórias interessantes aqui contadas sobre mulheres muitas vezes injustiçadas e violentadas, algumas também privadas de conviver com os próprios filhos. Mas também conhecemos personagens que estão por trás de guerras e traições, tentando subir ao poder através de mentiras e intrigas. Algumas realmente existiram, outras foram criadas por célebres escritores.

No capítulo 12, intitulado "Decaídas: As Amantes na Literatura", a autora fala sobre grandes personagens, como Jane Eyre, Emma Bovary e Anna Karenina. Apesar de não ter lido as obras protagonizadas pelas mesmas apreciei muito a leitura, e acredito que quem tem mais curiosidade sobre elas vai adorar saber mais.

"Depois de anos de pesquisas, o que me interessava eram a estrutura e os denominadores comuns das relações entre os homens e suas amantes, especialmente a maneira como a condição de amante reflete a natureza do casamento e das relações entre homens e mulheres em diferentes épocas e culturas."
Essa está sendo uma leitura extremamente interessante. Sim, ainda estou lendo o livro, e ele continuará como livro de cabeceira por um bom tempo. Pode sim ser lido de forma corrida, mas resolvi ler pausadamente, para aproveitar mais. A leitura é de fácil compreensão, então podem fazer sem medo! E, apesar de não ser uma obra de ficção, a leitura de alguns dos capítulos prendem e envolvem de igual maneira.


É muito difícil fazer resenha de um não-ficção, ainda mais de tratando de um livro de história, normalmente mais voltado para estudos e pesquisas. Mas se você ficou minimamente curioso pela leitura, indico que arrisque e leia sem medo, mesmo que aos poucos, como estou fazendo. Ainda tenho muitas outras histórias para conhecer e mal posso esperar!

Essa edição (adoro a capa) está muito bem trabalhada. Não encontrei erros de revisão, as páginas são amareladas e a fonte tem um bom tamanho. Não possui ilustrações (senti falta disso).

Conforme for avançando mais nos capítulos comentarei sobre a leitura lá no instagram do blog: @umaleitoravoraz.

7 comentários :

  1. Olá!
    Achei a dica muito interessante. Esse ano li um livro um pouco parecido com esse: ''Histórias Íntimas - Sexualidade''. Escrito por uma historiadora brasileira, fala sobre as histórias sobre a sexualidade brasileira, desde o Período Colonial até a atualidade, mostrando como o sexo era tratado no decorrer das sociedades em nosso país. Apesar de não ser o tipo de livro que estou acostumada a ler, gostei muito.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei muito interessante o livro, e o enredo sobre as mulheres, como eram tratadas, sobre a sexualidade naquela época, apesar de não ser o tipo de leitura que costumo fazer, me chamou a atenção. Vou anotar a dica e preciso dizer que a capa está bem linda! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Embora não faça bem o meu estilo, adorei sua resenha. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabrielly, tudo bem?

    Me lembro até hoje de quando esse livro foi lançado. Na época eu até cogitei a possibilidade de pedi-lo à editora, mas acabei deixando-o de lado. Estou com uma pontinha de arrependimento, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Não conhecia o livro ainda, mas achei a proposta bem interessante. Creio que o estilo da narrativa seja bastante envolvente. Pretendo ler, sua resenha me deixou muito curiosa.

    Beijos
    https://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Esse não é o tipo de livro que gosto de ler, mas esse em especial chamou bastante a minha atenção. Obrigada pela dica. Ela está anotadissima aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Gab,
    Eu preciso desse livro! Não acredito que deixei ele passar. Sou apaixonada por Jane Eyre, então é claro que fiquei feliz que ela é mencionada nesse livro. Espero conferir em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!