terça-feira, 15 de novembro de 2016

Surpreendente!, de Maurício Gomyde

Surpreendente!Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 272
Skoob
Sinopse: Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Neste livro vamos conhecer Pedro, um rapaz de 25 anos, que mora com os pais no interior de São Paulo, trabalha em uma locadora de filmes na periferia da cidade e tem o sonho de ser um cineasta famoso. Pedro nasceu com uma doença degenerativa que afeta sua visão de maneira gradativa, mas por algum milagre, sua doença estacionou quando ele tinha 13 anos, o deixando com 70% da visão frontal. 

No inicio da obra vamos acompanhar Pedro em um momento difícil da sua vida: a separação de seus pais após muitos anos de casamento; mais apesar de estar sofrendo com isso, ele leva a sua vida da melhor maneira possível  ele está na incansável busca por um roteiro arrebatador para que possa montar seu novo filme e assim ganhar o tão sonhado Cacau de Ouro, um importante premio do cinema, e para isso, ele sempre contou com a ajuda de seu melhor amigo Fit, que é tão doido por cinema quanto ele. 

Ele também sempre contou com a ajuda de Mayla, sua amiga que trabalha no café onde ele organiza um projeto de cinema e debate em seu subsolo, o qual vive as moscas e esta prestes a fechar. e em certa noite ele conhece uma ruiva misteriosa, estudante de física nuclear, chamada Cristal, e Pedro logo fica encantado por ela e os dois se aproximam cada vez mais.

Mas a vida do rapaz sai completamente dos eixos quando, em uma noite trabalhando na locadora, aparece um garoto ao qual ele tinha emprestado um filme clássico; Pedro julga que ele esteja ali para conversar sobre o filme, mas assim que chega perto do rapaz, ele percebe que ele está completamente desnorteado e tenta ajuda-lo, mas o rapaz, assustado, bate em Pedro, e depois acaba se matando.
"Acho que todo mundo na vida deve ter uma segunda chance. De amar, de perdoar, de crescer, de aprender."
Depois desse incidente Pedro acaba indo parar no hospital, é operado, e depois de algum tempo recebe uma noticia que o deixa revoltado; ele então decide ir para a casa da avô na cidade de Pirenopoles a procura de respostas para a sua vida, mas ele não vai sozinho, Fit, Mayla e Cristal o acompanham nessa aventura, e depois dessa viajem suas vidas nunca mais serão as mesmas.


Sobre minha experiencia de leitura: Surpreendente é um livro que faz jus ao seu titulo; no inicio da leitura achei que acabaria me decepcionando com a estória, mas mesmo assim persisti, e a partir da pagina 100 fui pega completamente de surpresa pelas reviravoltas que o autor nos apresentou aqui; sou muito dura para chorar nas leituras que faço, mas essa quase me arrancou mutas lagrimas, essa é uma obra totalmente Surpreendente.
“Acho que o cinema, a música boa e a literatura, são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.”
A escrita do Mauricio Gomyde é muito fluida e seus personagens e e ambientações totalmente bem construídos e verdadeiros. E em vários momentos da leitura somos levados a fazer reflexões sobre as coisas realmente importantes da vida. 


Outro ponto bastante positivo do livro são as referencias a filmes bastante famosos ao redor do mundo, como por exemplo: “Sociedade dos Poetas Mortos”, “O Grande Gatsby” e “A vida é bela”; e também à musicas incríveis.
"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis  entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível " 
Enfim, Surpreendente é um livro extremamente tocante sobre superação, amor, e principalmente sobre amizades fortes e verdadeiras.

26 comentários :

  1. Ai que coincidência linda! Nossos últimos posto são a resenha deste livro rs

    Eu amei Surpreendente! Como amei os outros livros do Maurício, que é meu ídolo nacional supremo! ❤ rs

    Já leu os outros livros dele?
    Ainda Não Te Disse Nada é o meu favorito! ❤
    Beijos beijos 😘
    Www.livroseafetos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly! É Muita coincidência mesmo rs
      Ainda não li mais nada dele, mas vou atrás com certeza; e espero amar a leitura dos outros como amei essa. Beijos

      Excluir
  2. Olá, já tinha ouvido falar do autor, mas ainda não tive chance de ler nada dele. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta! Fico feliz que tenha gostado da dica e que tenha interesse em realizar a leitura, espero que goste. Beijos

      Excluir
  3. Conheço o autor e até fui no evento de lançamento do livro para dar apoio mas confesso que os livros do Maurício não me enchem os olhos. Apesar de sempre ouvir elogios não só sobre esse livro mas sobre os outros dele. Parabéns pela resenha está ótima.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    No começo desse ano consegui parceria com o autor, e tenho que dizer essa obra é surpreeendente mesmo! Fiquei chocada e maravilhada pelo modo como o Maurício conduziu a história, principalmente o final, que na minha opinião foi maravilhoso e muito condizente com a história. Isso sem falar nessa edição mega caprichada da Intrínseca né *----*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne! Fico feliz em saber que também amou fazer essa leitura; a edição do livro está linda mesmo. Beijos

      Excluir
  5. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas a trama tem jeito de ser bem interessante.
    Não é a primeira resenha que leio dzendo que esse livro traz uma história bem envolvente. Gostei dessa dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla! Fico feliz que tenha gostado da dica e que tenha interesse em fazer essa leitura, espero que se apaixone por essa história tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  6. Olá!

    Eu to com ele aqui e autografado! Do Mauricio eu li A Máquina de Contar Histórias e amei a forma como ele escreve! Essa capa é tão linda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila! Espero que goste de mais essa obra do autor; essa capa é realmente muito bonita. Beijos

      Excluir
  7. Oiii!!

    Nunca li uma crítica negativa para essa obra! O autor aceitou em cheio! Tô com o livro aqui que comprei na Bienal mas não li ainda.
    Pretendo mudar isso em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Um livro tocante, com uma narrativa gostosa e com referencias de filmes????
    Como é que eu ainda não tenho esse livro na lista de lidos???
    Quando ele foi lançando, não sabia que poderia ser assim e deixei ele super de lado, nem dando bola direito.
    Mas agora, ao ler sua resenha comecei a pensar no livro com outros olhos. espero que logo consiga ler... Já ouvi falar bem do autor por outras obras e agora com seus comentários... quero muito conhecer o trabalho do autor.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica! Fico feliz em saber que tem interesse na leitura; espero que leia-o o mais breve possível e que, assim como eu, você também se apaixone por essa obra. Beijos

      Excluir
  9. Gostei de como você desenhou a escrita do autor, e de como ele nos traz um universo diferente neste livro, digo universo de reflexão e de personagens bem caracterizados. As citações dos filmes, já nos deixa com noção de como o enredo foi bem criado, vemos como o autor tem um cuidado todo especial.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Confesso que pela sinopse achei que o livro me decepcionaria e fiquei com o pé atrás para realizar a leitura, mas lendo a sua resenha fiquei muito curiosa sobre essas reviravoltas e me arrependo de não ter comprado quando estava tão barato na saraiva, uma pena!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que possa realizar essa leitura muito em breve e que goste tanto dela quanto eu. Beijos

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    As pessoas falam muito bem desse livro e tenho curiosidade em ler. Gostei de saber que acabou valendo a pena a leitura, apesar de parecer que no começo não valeria. Adoro reviravoltas claro rs Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Estou bem e você?
      Fico feliz que tenha gostado da dica e que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  12. Olá! Eu amei esse livro! Maurício Gomyde é muito gente fina, encontrei com ele na bienal em sampa, super gente fina e atencioso com os fãs. Esse livro está na minha lista de top 10 de livros nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael! Fico feliz que tenha gostado tanto do livro, eu também amei fazer essa leitura. Beijos

      Excluir
  13. Olá! Sabe que apesar de não gostar muito da capa do livro, pelo que você apresentou da resenha, esse livro, me parece daqueles que nos remete a algo, surpreendente, clichê, mas foi com a impressão que eu fiquei. espero conseguir ler o quanto antes, ah e com certeza, ele entra pra lista do ano que vem.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aricia! A capa realmente não chama muita atenção, mas a história é muito bonita e surpreendente, espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!