sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Resenha Dupla | A Guardiã de Histórias, de Victoria Schwab

Resultado de imagem para livro a guardiã de histórias
Autora: Victoria Schwab
Título original: The Archived #1
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2016
Páginas: 322
Skoob
Sinopse: Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias geralmente violentas de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.

Neste livro somos apresentados a um mundo onde os mortos, como os livros, são guardados em bibliotecas. Não seus corpos verdadeiros, mas uma versão deles que comporta suas Histórias, suas vidas inteiras. Algumas Histórias acordam e ficam nos Estreitos, corredores cheios de portas que apenas um Guardião pode abrir e despachar os desgarrados antes que se tornem fortes o suficiente para escapar para o exterior, o mundo "real".

Mackenzie Bishop é uma guardiã. Seu trabalho começou quando ela tinha apenas 12 anos, incansavelmente treinada por seu avô, que a indicou para o cargo quando sua saúde começou a se deteriorar. Uma menina de 12 anos como Guardiã é um fato inédito, mas Mac pode contar com a ajuda do Bibliotecário Roland.

Os Bibliotecários cuidam do Arquivo, onde essas Histórias repousam. Eles são os únicos que podem lê-las, e também alterá-las. 


A família Bishop está tentando um recomeço, ou é isso o que a mãe de Mac tenta acreditar. Depois de perder seu irmão mais novo há apenas um ano, ela tenta seguir os passos apressados da mãe atrás de novas aventuras, mesmo que agora ela tenha que se mudar para O Coronado, um hotel que foi transformado em um prédio de apartamentos, e que está caindo aos pedaços. A sorte dela é que logo encontra várias portas para  o Estreito, e poderá trabalhar sem chamar a atenção dos pais, que não podem saber o que ela é.

Mas essa mudança se prova mesmo uma aventura, e depois que ela descobre uma verdade aterrorizante, as coisas começam a dar errado, e muito rápido. Agora além de manter as Histórias seguras ela terá que proteger a si mesma e todos que ama.

Nesta resenha vocês vão encontrar duas opiniões sobre o mesmo livro. A minha (Gaby) e a da Kamylla. É a primeira vez que fazemos isso e esperamos que gostem! :)


|| Resenha Dupla | Gaby ||

A Guardiã de Histórias é um livro de leitura rápida, fácil e muito agradável. Li em poucas horas e fiquei querendo mais, muito mais. Aqui somos apresentados a uma protagonista inteligente e impulsiva, mas muitas vezes  infantil em suas ações. Ela nos faz uma descrição um pouco pobre da organização de Guardiões e Bibliotecários, mas isso se deve a falta que ela mesma sente de informações. O livro também conta com bons personagens secundários, em especial o Bibliotecário Roland e Wesley, que se torna um amigo para Mac.

E sim, temos um vilão! Vilão esse que me surpreendeu bastante, e tem uma relação importantíssima com o rumo que a história toma na segunda metade do livro. Não vou nomeá-lo, mas lembre-se: não confie em estranhos.
“Era o que me deixava triste por causa da morte, mais até do que a gente não poder viver mais, o fato de perdermos todas as coisas que a gente passou a vida coletando, todas as lembranças e o conhecimento.”
O final foi muito bem bolado, mas deixa um bom gancho para o segundo volume, que já foi lançado lá fora. Se o livro fosse um pouco maior talvez não precisasse de uma sequência, mas algumas coisas precisam de mais desenvolvimento (e a protagonista está entre elas), então estou curiosa e muito empolgada para dar continuidade a essa leitura.

Recomendo principalmente para os fãs de literatura jovem adulto e sobrenatural.

Não irei entrar em alguns detalhes pois a Kamylla fala sobre eles, e não queremos que nada fique muito repetitivo.

|| Resenha Dupla | Kamylla  ||

A leitura desse livro foi como estar em uma montanha russa. Comecei a ler com as expectativas lá em cima, ainda no início elas caíram um pouco, para logo depois subirem novamente. O cenário é totalmente diferente do que já li, e o mistério chega de uma forma suave e rapidamente estamos envolvidos nas tramas que se passam nesse estranho lugar. Não sei ao certo o que esperava do livro no início da leitura, mas em alguma parte fiquei bastante presa a trama e fiquei com um ótimo sentimento de conclusão quando a Mac descobre a verdade. 

Em relação aos personagens eu achei eles bem interessantes. Como a Mac consegue ler as pessoas com o toque, dá para ter uma noção diferente de cada um, do que teríamos sem esses sutis detalhes. Um personagem que me conquistou foi o Sr. Nix, apesar de sua breve aparição na história. Já o Wesley não caiu nas minhas graças, o achei um personagem muito carregado e controverso. Um adolescente que se veste todo de preto, usa o cabelo meticulosamente espetado e um delineador, não corresponde a personalidade otimista e carismática que ele demonstra. 
"Histórias são registros (...) Imagine um arquivo da sua vida inteira, de cada momento, cada experiência. Tudo. Agora, em vez de uma pasta ou livro, imagine que esses dados são guardados num corpo."
A narrativa, em primeira pessoa e sobre o ponto de vista de Mac, deixou tudo muito pessoal. Em alguns trechos identificamos que são os pensamentos dela a respeito de algo e não apenas a narrativa do que vê. Esse tipo de escrito nos aproximas mais da personagem e em alguns momentos parece que estamos dentro da cabeça dela, o que foi bem legal.

Uma coisa muito legal e que me chamou bastante atenção na história foi o arquivo/biblioteca. Um lugar onde o passado é preservado, não em livros, mas em corpos foi uma visão muito diferente e interessante. Quem não gostaria de registrar suas lembranças para jamais serem esquecidas, e poder revivê-las sempre que quisesse com apenas um toque das mãos? Eu gostaria.

---------------

E essa foi nossa resenha sobre A Guardiã de Histórias. Ambas demos 4 estrelas no skoob. A edição apresenta alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura; as páginas são amareladas. A capa é muito bonita.

Se já leu, nos conte o que achou :)

20 comentários :

  1. Oi meninas! Adorei a ideia de resenha dupla, duas visões sobre o mesmo livro é ótimo... fica mais neutro pro leitor. In love com a ideia.
    Sobre o livro, ganhei ele no mochilão e ainda nem li. haha Fiquei curiosa pra conhecer o vilão, e dica anotada Gaby! haha A ideia da biblioteca de fato é super interessante, Kamylla.
    Meninas, só fiquei receosa por ter continuação, é inclusive por isso que não li até hoje. Mas darei uma chance, gostei da resenha de vocês.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamilla!!! Bom te ver por aqui :D
      Que bom que gostou da ideia! <3 Também ganhamos no mochilão e só agora fizemos a leitura!!! HAHAHHA Vale a pena, viu? Também fico meio assim com sequências... mas esse primeiro livro é bem fechadinho!
      Beijoooos <3

      Excluir
  2. Acho interessante quando vejo resenhas duplas assim, é bem legal ver duas opiniões diferentes sobre o mesmo livro. Já tinha visto esse título por aí, mas não fazia ideia do que se tratava direito, mas confesso que adorei. Um livro que fala sobre histórias, melhor coisa. Quero muito conhecer.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu e minha filha as vezes fazemos isso ( resenha dupla) principalmente quando há uma discordância em relação o enredo ou a um personagem.
    Eu gostei das opiniões de vcs, embora ambas positivas , cada uma expôs fatos diferentes.
    Fiquei curiosa de como seria esse vilão e que verdade ela descobriu a ponto de correr perigo. O chato é esperar o segundo volume né? Espero que a personagem cresça mais para que não fiquem em uma montanha russa. Rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Marcia!
      Realmente é bem chatinho ter que aguardar a sequência :| Espero gostar do segundo livro.

      Beijos!!!

      Excluir
  4. Adoro ler resenhas duplas! Parabéns por partilharem suas opiniões sobre esse livro. Sempre me empolgo quando um mesmo livro encanta vocês duas (rs). Não conhecia o enredo, sabe? Mas fiquei mega curiosa... Não sabia que era de gênero sobrenatural, algo que adoro.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro, Fran! Que bom que gostou da nossa <3 É um livro muito bom, principalmente para quem curte o gênero! Leia sim!
      Beijosss

      Excluir
  5. Olá!
    Adorei a resenha dupla, aliás, gosto muito de resenhas nesse estilo e a de vocês foi muito bem escrita. Morro de curiosidade de ler esse livro, mas tenho um pouco o pé atrás, principalmente, porque acho provável que a leitura seja uma montanha-russa pra mim, como foi para a Kamylla.
    Achei muito legal a narrativa ter ficado bem pessoal e vou tentar arriscar, já que vocês gostaram.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que tenha gostado, Bruna!!! Eu adorei a experiência de resenhar com a Kamylla! Faremos isso mais vezes. Espero que você goste da leitura! *--*
      Beijoos

      Excluir
  6. Olá!
    Gostei da capa do livro, achei simples, mas atrativa.
    Quanto a resenha gostei muito do seu texto e avaliações, bem com a história me instigou a procura-la!
    Parabéns, pelo blog!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei essa resenha dupla de vocês duas! Muito legal ver duas opiniões diferente sobre a mesma obra no mesmo lugar. Eu tenho esse livro aqui mas ainda não tinha me animado para fazer a leitura, se bem que agora conferindo a opinião de vocês, parece ser um ótimo livro, bem do estilo que gosto! Acho que vou acabar passando ele na frente das outras leituras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Caroline!!! Faremos mais vezes. Leia sim, é ótimo! :D Depois volta aqui pra nos contar o que achou!
      Beijoos

      Excluir
  8. Oie!
    Achei muito legal a resenha dupla e gostei da opinião de vocês duas. Bom saber que ambas deram a nota quatro para a obra! Infelizmente, não é o tipo de leitura que aprecio, mas desejo sucesso à autora!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Acho a ideia de resenha dupla muito legal, pois dá para o leitor do blog ter duas opiniões ao mesmo tempo sobre o mesmo livro. E eu gostei de ler a opinião de vocês... Deu até vontade de ler novamente o livro para ver se eu tinha uma visão um pouco diferente.
    Eu acho que o meu problema com a história foram as grandes expectativas que tive antes de começar a ler. eu gostei do livro, mas achei a ideia tão diferente, tão interessante que acabei esperando um pouquinho mais do que me foi entregue durante a leitura. Como eu disse, talvez uma nova leitura com um foco um pouco diferente e sem tantas expectativas me fizesse dar mais estrelinhas para o livro :)
    Parabéns pela resenha :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, achei bem interessante a ideia de trazerem duas resenhas do mesmo livro nesta postagem, mostrando as visões diferentes do enredo. Gostei do livro, não gosto de livro com o tema Jovem Adulto, mas o tema sobrenatural me faria ler o livro. Esse pequeno espaço onde muitos segredos do passado estão guardados, bem que podia existir na vida real. Gostaria de conferir e prestar minha própria opinião.

    ResponderExcluir
  11. Uau! Ainda não conhecia o livro, mas achei a história bastante interessante. E a resenha está igualmente interessante. O fato das duas terem lidos e ainda fazerem uma resenha em conjunto foi bem legal. Gostei de saber a visão de cada uma, e me alegra saber que ambas gostaram da história.
    Adorei a premissa e já estou querendo um exemplar para mim.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu li o livro recentemente e gostei muito dele, achei que a Mac é uma personagem forte e decidaide e adorei as reviravoltas propostas no livro. Fiquei muito feliz em ver que você gostou do livro, ele é realmente muito gostoso de ler e achei a leitura muito fluida ! Meus parabéns pela resenha dupla!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!