segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Batom no Dente, de Maria Helena Mossé

Batom no denteAutora: Maria Helena Mossé
Editora: 7Letras
Ano: 2016
Páginas: 108
Skoob
Sinopse: A mulher e suas dúvidas, amores e dissabores. Batom no dente, livro de estreia da escritora e psicanalista Maria Helena Mossé, como o título sugere, traz uma galeria de personagens femininos em situações de insatisfação, inadequação ou expectativa. Afinal, o que querem as mulheres?, indagaria o fundador da psicanálise Sigmund Freud. A autora não tenta responder, mas apresenta, através de sua prosa madura e elegante, rica em recursos narrativos, protagonistas de variadas idades e classes sociais – inclusive dois homens preocupados com o que as mulheres e os amigos pensam deles – que se inquietam, questionam e se movem em busca de realizar seus desejos. Como a moça do interior que ascende a dondoca na Barra da Tijuca e vai procurar a amiga que a desafia, a ex-esposa que finalmente se livra do jugo subliminar do ex-marido, a mulher casada e entediada que sai para passear com o cachorro numa noite chuvosa e vislumbra um grande amor.

"Repara bem, o dia se foi, não há mais luz, só a dos lampiões, a noite era da nossa juventude
e agora não nos pertence mais porque somos velhos. É preciso dizer adeus."

Batom no Dente é um livro que reúne 21 contos escritos por Maria Helena Mossé. Os contos abordam em sua maioria temas que envolvem o universo feminino. Temos diversos personagens passando por difíceis dilemas em suas vidas. Casamentos fracassados, escolhas erradas, a velhice, os amores do passado...

Alguns desses contos conversam com outros, são interligados pela autora, que possui uma escrita muito boa, que prende o leitor e ao mesmo tempo exige que o mesmo pare para pensar, para refletir. Os personagens são tão reais que podiam ser você, seu vizinho, seu melhor amigo... Suas narrativas tão convincentes que por um momento acreditei estar lendo crônicas do dia a dia.

Alguns contos em especial mexeram comigo. Em Dulcinéa vemos o desespero de uma menina que perde seu animal de estimação; a galinha escapa de suas mãos, dentro de um carro em movimento, e se perde em meio ao trânsito. A garotinha fica inconsolável, comovendo seus pais. No conto Bobó de Camarão conhecemos Cláudia, que reencontra um amor do passado e resolve preparar um almoço para ele, um bobó de camarão. Mas será que vai aparecer? Depois de tanto tempo, será que as coisas poderiam voltar a ser como eram antes? No comovente A Senhora de Preto a personagem, agora com vinte anos, relembra dos tempos de criança, quando uma senhora vestida de preto (que descobriu ser uma viúva) ia visitar sua casa e lhe contava histórias. Em As Meninas conhecemos Elsa e Ilka, duas mulheres idosas que vivem juntas. Irmãs, elas sempre foram unidas, e será sempre assim. Ou não?
"As vozes não se modificam com o tempo. Eu seria capaz de identificar cada um, estivéssemos nós num ambiente fechado e escuro. As risadas também são as mesmas. Somos todos novamente jovens falando alto e, rememorando os dias felizes, acreditamos que daremos uma rasteira na morte."
Esses e diversos outros contos estão presentes neste livro. São histórias bonitas, com personagens interessantes e realistas. Foi uma leitura prazerosa, que me prendeu do início ao fim. Não ouso escolher um conto favorito, pois muitos foram os que gostei.

A escrita da Maria Helena é descritiva na medida certa e muito cativante. Temos contos de narrativa em primeira e terceira pessoa, feita por personagens masculinos e femininos. E todos são tão diferentes!! Este é seu livro de estreia, mas já quero muito que publique outras obras. Quem sabe um romance! Talento ela tem, isso é certo.

34 comentários :

  1. é uma sensação muito boa ler os comentários de vocês, cuidadosos e pertinentes. Isso faz com que eu perceba bem o alcance do meu livro. Porisso fico muito feliz! Vou colocar o link de vocês na minha página do Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Parece ser interessante, por mais que nao seja um genero que eu leia com frequencia. Na verdade, o que mais me chamou a atenção foi o fato de os contos serem voltados ao universo feminino, mesmo porque tem muito a ser explorado. Imagino mesmo que seja uma leitura bonita, ainda mais por ser realista. Espero poder ler tambem.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou leitora voraz de contos, mas adorei a experiência com esse livro. Espero que tenha a oportunidade de ler, Fer!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá
    Eu não conhecia esse a coletânea de contos, mas fiquei bem interessado pois trás cosias do cotidiano das mulheres e isso me aguça muito a minha curiosidade. Fico feliz em saber que a escrita da autora conseguiu se descritiva na medida certa, pois descrições de mais as vezes enjoa. Adorei a capa, até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse título é bem curioso e bem pouco usual, isso me chamou atenção, mas eu não gosto muito de contos e o pouco que você nos conta sobre uma menina que perde animais de estimação, etc, não me chamou muito atenção. Amei a capa, mas acho que vou deixar a dica passar. beijos

    ResponderExcluir
  5. O nome do livro chama a atenção e a capa, aumenta a curiosidade. Amo contas e acho que essa coletânea me agradaria muitíssimo. Já vou procurar agora mesmo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de contos, mas sua resenha com certeza me deixou curiosa pra ler, fora a capa que chamou minha atenção!
    Adorei saber que a escrita da autora é detalhada, mas na medida certa.
    Assim que der vou procurar pra ler, muito obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado pela leitura, Carol! Espero que goste do livro <3
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Gabrielly, tudo bem?
    O livro já me chamou a atenção pelo título e lendo a sinopse já me interessei por ler e por fim sabendo que são contos ( adoro contos de qualquer gênero) rs E escrito por uma psicanalista o que com certeza o leitor terá um bom proveito em alguma situação descritos pelos contos. Então, com certeza quero ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Marcia! Leia sim, acho que irá adorar!!
      beijos!

      Excluir
  8. Olá!
    Sou apaixonada por contos e me encantei com esse livro, principalmente porque em cada história parece ser visível cada fase da mulher, além de ser escrito por uma psicanalista o que torna uma leitura proveitosa, fiquei muito animada para ler esse livro. Amei a indicação.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muuito feliz que tenha gostado, Larissa! Espero que faça uma ótima leitura <3
      Beijoos

      Excluir
  9. Oiee Gabi ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e não sou muito fã de livros de contos, mas fiquei um pouco curiosa para conhecer alguns dos contos que você mencionou. E fico feliz em saber que gostou da obra em si e da escrita da autora, ainda não a conhecia. Gostei.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro e pelo que vi, os contos abrangem bem o nosso universo tão complexo :)
    A capa eu não gostei muito não, mas como o conteúdo me interessou, vou anotar com certeza.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conheica o livro! Vi que tinha apenas 108 paginas e pareceu-me estranho... mas logo percebi que era de contos!! :) ahah

    Não lerei porque não gosto do tipo de livro mas fico contente que tenhas gostado e que a escrita seja cativante e que os contos sejam envolventes!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Gosto de contos para me tirar de alguma ressaca literária.Achei bacana a premissa.Amo quando os personagens se parecem com os de nosso dia a dia, torna as coisas mais reais.Gosto também de livros q nos fazem refletir.

    ResponderExcluir
  13. Um livro de contos que interligam, gostei de ver como a autora conseguiu fazer isso, que é algo extremamente dificil em meu ver. E a narração em terceira e primeira pessoa, atraiu qualquer tipo de leitor, a autora foi bastante sagaz nessa sua obra de lançamento no mundo literário. Vou buscar ler.

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Alguns temas são até que bem interessantes, porém a obra em si não conseguiu despertar minha curiosidade.
    Sem contar que a capa também não chamou muito minha atenção, portanto passo a dica.
    Mas adorei saber suas impressões e achei bem intrigante os contos se interligarem de alguma forma.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei muito interessante ele ser feito de contos que mostram o dia a dia. Dulcinéia parece ser um conto bem interessante, pois não me imagino perdendo meu animalzinho.
    Vou anotar essa dica e espero gostar.
    Também vou torcer para que a autora escreva outros livros.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Eu não conhecia o livro e nem mesmo a autora e confesso que achei esse título muito criativo. Eu amo ler contos e só por isso já leria esse livro, mas por sorte seus comentários foram super favoráveis e me deixaram com muito vontade de realizar essa leitura, que parece ser realmente muito interessante. Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia este livro e fiquei muito interessada nos contos. Parece algo leve, intrigante e gosto de ler. Achei interessante o fato de algumas das histórias terem uma ligação, despertou meu interesse esse fato também.
    Ótima resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Ooi,
    Dificilmente pego um livro de contos para ler e por isso não conhecia esse, mas gostei da temática! Parece um livro super bem escrito e interessante, vou anotar aqui para compras futuras. Parabéns pela resenha!
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  19. Oi, Gabi, tudo bem? Ainda não conhecia, mas gostei de conhecer. Não sou muito ligada em livros de contos, apesar de amar contos. Será que dá pra entender? Acho que não né? Mas quem entende um leitor? hahah
    Mas ainda assim, acho que eu gostaria desse livro =D Adoro ler contos, histórias e crônicas sobre o universo masculino. É maravilhoso poder ver nós, mulheres, como protagonistas na literatura.
    Só a capa que não curti muito, porque ela mexe com minha miopia hahah
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Amei esse livro. Não sou tão chegada a contos, mas gostei tanto da sua resenha que tenho vontade de me arriscar nessa.
    Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Gabrielly!
    Eu não leio contos por não gostar de narrativas curtas, mas quero mudar isso e começar a me aventurar no gênero. Não conhecia o livro e achei uma boa dica para começar a ler o gênero. Adorei sua resenha!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? Embora eu goste de livros de contos para intercalar com leituras mais extensas confesso que a premissa desse não chamou minha atenção pelos temas abordados.
    Um abraço
    Camila

    ResponderExcluir
  23. Ual,realmente fiquei curiosa pelo livro, só o titulo já me chamou atenção e os exemplos dos contos que você citou também
    parece ser contos que ao mesmo passos que são simples, nos levam a pensar e isso é uma coisa que eu realmente gosto

    ResponderExcluir
  24. Oie, gabi, que bom ver que você gostou tanto desse livro. pelos quots, pude perceber que é uma escrita um tanto poética, e gosto disso. também adorei saber que ele traz esses temas que nos levam a refletir sobre as questões femininas e que temos contos até pelo ponto de vista masculino, abordando as mulheres. Fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, Mas gostei bastante da forma que você expôs o conteúdo do livro e da premissa dele. Quanto a capa me deu um pouco de agonia por ser uma imagem desfocada kkkk. Quem sabe um dia eu acabe lendo.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!