quarta-feira, 20 de julho de 2016

O Pintor de Memórias, de Gwendolyn Womack

O Pintor de Memórias
Autora: Gwendolyn Womack
Título Original: The Memory Painter
Editora: Record 
*Exemplar recebido em parceria com a editora
Ano: 2016
Páginas: 378
Sinopse: Bryan Pierce é um renomado pintor cujos trabalhos deslumbram o mundo. Mas há um segredo para seu sucesso: cada tela é inspirada em um sonho excepcionalmente vívido. Sempre que acorda, ele adquire novas e extraordinárias habilidades, como a capacidade de falar línguas obscuras ou um gênio inexplicável para o xadrez. A vida inteira Bryan se perguntou se seus sonhos eram apenas isso ou se seriam memórias, se ele estaria experimentando a vida de outras pessoas. Linz Jacobs é uma neurogeneticista brilhante, dedicada a decifrar os genes que ajudam o cérebro a criar memórias. Ao visitar uma exposição na galeria de uns amigos, ela se depara com a imagem de um pesadelo recorrente de sua infância e adolescência... em um dos quadros de Bryan. Linz localiza o artista, e o encontro dos dois desencadeia o sonho mais intenso do pintor: a visão de uma equipe de cientistas que, na iminência de descobrir uma cura para o Alzheimer, morre em uma explosão no laboratório. Bryan fica obcecado pelas circunstâncias estranhas que cercam a morte dos cientistas, e seus sonhos aos poucos revelam o que aconteceu no laboratório, assim como um mistério mais profundo que o leva ao Egito antigo. Juntos, Bryan e Linz começam a perceber um padrão em seus sonhos. E que há um inimigo mortal observando cada movimento deles que não vai parar enquanto não atingir seu objetivo. "

----------------------------


"Se uma tragédia está destinada a se repetir, precisamos descobrir uma forma de quebrar o ciclo. Até lá, tenho de confiar nos meus instintos. A malevolência que toldou tantas das minhas vidas está prestes a me atacar novamente."

Desde muito jovem Bryan tem sonhos terríveis; sonhos vívidos sempre em outra época e lugar. Ele pode ser um samurai em uma noite, e um talentoso pintor em outra... e esses sonhos sempre terminam com ele sendo morto, ou antes vendo sua família ser liquidada. O mais estranho é que, assim que acorda, ele apreendeu mais um idioma. Agora são mais de 30 línguas herdadas desses sonhos, dessas vidas passadas. 

E a cada dia que passa fica mais claro para Bryan que os seus sonhos na verdade são memórias de vidas passadas; os sentimentos, a dor... ele lembra de tudo. Tendo sido internado em inúmeros hospitais psiquiátricos quando criança, ele aprendeu a ser discreto e esconder aquele "dom" que ele tanto detesta, colocando os sonhos nas telas que pinta, e que fazem um enorme sucesso.

Uma dessas pinturas retrata exatamente um pesadelo recorrente durante toda a infância de Linz Jacobs: uma mulher amarrada a um poste enquanto uma multidão de prisioneiros e guardas romanos a via queimar. Como aquilo seria possível? Ao ver a obra em uma galeria, ela vai atrás do artista que colocou o pesadelo tão fielmente na tela. E ela se surpreende quando descobre que Bryan tem muito mais para contar... 

Juntos eles partem em busca de respostas para as visões que têm, contando apenas com as memórias da última vida deles: nos anos 80. 
"Agora percebo que nossas mentes nos protegem de memórias que deveriam permanecer enterradas." 
1982 - Michael Backer é um cientista que, junto à sua equipe, está desenvolvendo uma medicação que pode curar o Alzheimer; e os primeiros testes já mostraram surpreendentes resultados. Agora Michael quer saber que efeito o medicamento teria sobre um cérebro totalmente saudável, e resolve testar em si mesmo. Logo ele compreende os incríveis e perigosos efeitos, assim como sua equipe. O Renovo pode ser a cura para uma doença terrível, salvando assim milhões de pessoas; e pode ser também a chance de descobrir quem foram em suas vidas passadas: e o que eles veem pode não ser nada bom.
"O uso do Renovo acabaria com nossa sensação de tempo, com a nossa identidade e com o mundo linear em que vivemos."

Em O Pintor de Memórias o leitor embarca em diversas histórias ao mesmo tempo. Temos tanto a visão de Bryan e Linz no presente como também a visão dos cientistas em 1982, e ainda as várias vidas passadas dos personagens principais em diversos períodos e localidades: no Japão, em 1701; Na Russia, em 1837; no Oceano Atlântico Norte, em 986...

Imagina poder lembrar de todas as suas vidas passadas? E com isso lembrar também de todos os idiomas falados, todas as artes, a cultura, a sabedoria, a memória corporal... Poderia facilmente enlouquecer uma pessoa. Imaginem a mente de nossos personagens. 
E o que dizer sobre um amor que verdadeiro conduzido por todas essas vidas até o momento presente. Términos trágicos e reencontros improváveis... 
"Existe uma razão para termos nos encontrado de novo. Existe uma razão para termos nos lembrado de outras vidas. A jornada não começou com a gente, nem com Michael e Diana. Estamos presos em um ciclo e precisamos enxergar além dele."
Essa foi uma leitura que me surpreendeu desde a primeira página, pois a sinopse não prepara o leitor para o que Gwendolyn nos reserva. Uma leitura rápida, envolvente e misteriosa; com muitos segredos revelados e reviravoltas surpreendentes.

Apesar do bom desenvolvimento, da ideia fascinante e dos bons personagens, algo me incomodou: o desfecho. Como vocês puderam perceber esse é um livro com várias "linhas", e algumas delas não  foram devidamente ligadas e finalizadas. A autora deixa algumas entradas na trama, o que sugere um segundo volume, e ao pesquisar sobre isso vi que a autora está escrevendo uma continuação. Só me resta aguardar que seja publicado por aqui também.

Considerações finais: esse é um livro de mistério com pitadas de romance e ficção científica de arrancar o fôlego. Foi muito bem escrito e consegue manter o leitor envolvido do começo ao  fim. A única coisa que incomoda são as pontas soltas, mas teremos um segundo volume, o que nesse caso é ótimo. Leitura super indicada para os fãs dos gêneros citados.

Sobre a edição foram poucos os erros de revisão que encontrei, um ou dois e nada que atrapalhasse a leitura. As páginas são amareladas e a fonte é de ótimo tamanho. A capa é muito bonita, e gostei da simplicidade na escolha de cores e título.

29 comentários :

  1. Fiquei curiosa pra ler agora, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu gosto bastante de conferir livros com essa temática, especialmente porque o leitor compreende que os sonhos possuem significados bem maiores. Por isso gostaria muito de conferir mais a respeito dos personagens e da própria ambientação. Os elementos citados em seus comentários chamaram muito a minha atenção e é claro que pretendo ler em breve
    Beijos, Fe
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Achei a premissa bem maluca e original. Mesmo sendo uma ficção, tem muita gente que acredita em vidas passadas e ao ler, deve imaginar como seria poder lembrar disso. Que pena que o final não é todo amarradinho, mas fiquei curiosa para ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo bem original, Ivi :) Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, nossa eu achei o enredo desse livro bem diferente e interessante. Mas deve ser de enlouquecer mesmo ter tantas memórias e se lembrar até mesmo das formas que morreu em outras vidas. Acho que não gostaria de conviver com isso. Quanto ao livro fiquei bem intrigada e com toda a certeza vou incluir esse livro nas minhas próximas leituras.
    Também adorei a capa.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem interessante mesmo, não é? Inclua sim, é uma leitura super envolvente.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá,

    Desde que vi esse livro na pré-venda me interessei muito pela obra, que parece carregar um certo mistério. Gosto muito de ficções científicas e por isso fiquei super curiosa para saber o que acontece com o Bryan e o porque dele viver sonhos tão realísticos. Você mencionou também um romance na obra e isso é muito legal, pois gosto de ver casais também em livros de ficção. As pontas soltas realmente devem incomodar, mas como haverá um segundo volume, talvez tudo fique mais esclarecido.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o segundo livro saia logo, pois estou morrendo de curiosidade sobre como a autora vai desenvolvê-lo. Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei sua resenha, a editora nunca deixa a desejar em seus livros e eu estou apaixonada por ele porque é um romance e que se envolve no meio de uma ficcão que eu amo! Ele é muito lindo e a sua resenha me fez ter vontade de ir lá agora para comprar e devorar ele haha. O volume parece ser muito interessante e espero ler um dia, que seja muito em breve!!
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou interessada na leitura, Karoline! Espero que goste bastante.
      Beijo!

      Excluir
  7. Estou querendo muito ler este livro. Ainda não havia lido uma resenha sobre ele.
    Lendo o que achou da leitura me instigou ainda mais a curiosidade.
    Adorei seu comentário: "esse é um livro de mistério com pitadas de romance e ficção científica de arrancar o fôlego." Tudo o que me agrada em um livro. Quero ler logo.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Achei bem interessante a premissa e a quantidade de histórias, mas confesso que teria receio em embarcar nesse livro, pois como você falou o desfecho deixou a desejar. Sem falar que não é um dos meus gêneros favoritos. Mesmo assim, fiquei bastante curiosa com a proposta e anotei a dica para ler sim.
    Ótima resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Essa foi uma das resenhas que mais me fez me interessar pelo livro, mas não só pela resenha, mas pelo enredo do livro. Eu sei, é meio confuso. Eu simplesmente adorei a ideia e estou louca para adquirir esse livro a partir de agora. Eu adoro ficção científica e "viagens no tempo", seria uma leitura que eu com certeza aproveitaria. Adorei a fora que você apresentou o livro e espero que você goste tanto da segunda leitura quanto da primeira. Dica anotada.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Realmente a sinopse não prepara o autor para o que vai acontecer nesse livro, pela sua resenha fiquei bem interessada, principalmente pelo fato de ter elementos de vidas passadas, e uma pitada de romance.
    Adorei a sua resenha, e espero que saia um segundo livro logo, para eu poder ler todos de uma vez

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Amei sua resenha! Acho que você conseguiu falar sobre a história de uma maneira que deixou todos curiosos! Eu nunca li um livro com essa premissa, mas achei super interessante e vou adicionar já na minha lista de leituras. Só achei chato sobre essas pontas soltas, mas como a autora está preparando um segundo volume, acredito que ela vai resolver essas questões. Mal posso esperar para começar a leitura.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro mas fiquei mesmo com muita vontade de o ler!! :) Ainda bem que gostaste do livro! Eu quero ler porque adoro: misterio, romance e ficção cientifica!! :) A combinaçao perfeita!! :) ahah

    Que bom que este tirou te deixou sem folego! :) E que estas contente pela publicação do proximo volume!! :) ahah Nem sempre acontece! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabrielly,
    Fazia tempo que não via um livro com uma sinopse diferente assim. Fiquei realmente interessada em ler esse livro e tomara que a continuação traga todas as respostas, né. Eu sempre fico agoniada até saber tudo o que aconteceu hehehe
    beijoss

    ResponderExcluir
  14. Oi, primeiramente: Nossa! Eu confesso que mal consigo acompanhar a minha vida no presente, imagina ficar relembrando de todas as vidas já vividas? Deve ser algo surreal e ao mesmo tempo enlouquecedor! Eu realmente achei a ideia muito original e quando vi o livro jamais imaginaria que teria algo tão intenso, confuso, surpreende e surreal. Deve ser uma experiência única de ler e realmente algo muito bom, tão bom que mesmo não sendo meu tipo típico de leitura eu definitivamente irei querer ler essa obra! Dica anotada.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Achei a história bem instigante, nunca li nada igual e fico admirada com a complexidade da obra, mostrando alguém duvidoso quando a suas vidas passadas que lhe atormentam.Pretendo ler, porque realmente me interessei, mas é uma pena que tenha deixado o final aberto, espero que lancem logo a continuação e que continue com a mesma qualidade, amo ficção científica e já começo a imaginar uma obra inteligente e de tirar o folego

    ResponderExcluir
  16. OI,

    Acho a capa deste livro linda. A história eu acho fantástica e quero muito ler. Imagine acordar depois de um sonho e conseguir pintar com as mesmas nuances maravilhosas. Uma bela história. Adorei a resenha.

    Beijos,

    Jucimara Pauda
    Livro sem frescura

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Ainda não conhecia esse livro, mas já me interessei bastante em realizar a leitura dele. Gostei deste enredo eletrizante com sonhos sobre vidas passadas, memórias que retornam e o aprendizado relembrado dessas outras vidas. Fiquei curiosa oara saber como este livro se conclui e até mesmo para saber como será o segundo livro.
    Livro super anotado aqui em minha listinha.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e confesso que de início não estava muito animada, mas fui ficando cada vez mais curiosa. Muito interessante e diferente essa coisa do personagem pintar seus sonhos e esses sonhos serem sobre sua vida passada, e mais ainda, ele aprender línguas, imagine se conseguimos aprender um idioma só sonhando? Mas tirando as partes ruins dos sonhos do personagem, claro kkkkkk Enfim, parece uma história o bem construída mesmo e muito curiosa tambem, por isso marquei a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oiii!

    Carambaaaaa, eu fiquei foi curiosa demais com para ler esse livro. Meu Deus, que trama envolvente e original. Tudo que envolve sonho me atrai bastante, já que sou uma pessoa que sonha todas as vezes que dormi, seja dia ou noite, na cama ou no sofá. Não importa. hahahah
    Achei genial essa coisa dele desenhar os sonhos que tem, muito legal. E mesmo com suas ressalvas, eu quero muito ler esse livro, de verdade.

    Obrigada pela indicação.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  20. Oi Gaby, tudo bem?
    Fiquei bem curiosa com esse livro, ainda mais dele trazer um assunto mais forte e imagino o que se passa na cabeça dos personagens. Com toda certeza pretendo ler bem em breve, já que eu adoro esse tipo de livro que mexe com o leitor. Sua resenha está ótima e muito instigante. Meus parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Achei a história meio confusa e não entendi muito bem. Mas deu para perceber que a história é bem intensa e mostra como o livro é envolvente e cheio de mistério. Será que Bryan vai descobrir por que tem essas visões. Fiquei curiosa.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Oie...
    Tenho visto grandes elogios a respeito dessa obra ultimamente e isso está me fazendo desejar MUITO esse livro! Apesar de ter achado a história um tanto quanto confusa, quero ler, pois, acredito que todas essas memórias de vidas passadas devem tornar o enredo bastante interessante.
    Dica anotada!
    Beeijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!