sexta-feira, 15 de julho de 2016

O Ano Em Que Disse Sim, de Shonda Rhimes

Autora: Shonda Rhimes
Subtítulo: Como Dançar, Ficar ao Sol e Ser a Sua Própria Pessoa
Título original: Year of Yes
Editora: Best Seller
*exemplar recebido em parceria com a editora
Ano: 2016
Páginas: 256

Sinopse: Um livro motivador da aclamada e premiada criadora e produtora executiva dos sucessos televisivos Grey’s Anatomy, Private Practice e Scandal, e produtora executiva de How to Get Away with Murder.

Você nunca diz sim para nada. Foram essas seis palavras, ditas pela irmã de Shonda durante uma ceia de Ação de Graças, que levaram a autora a repensar a maneira como estava levando sua vida. Apesar da timidez e introversão, Shonda decidiu encarar o desafio de passar um ano dizendo “sim” para as oportunidades que surgiam. Os “sins” iam desde cuidar melhor de sua saúde até aceitar convites para participar de talk shows e discursos em público. Além disso, Shonda deu um difícil passo: dizer sim ao amor próprio e ao seu empoderamento. Em O Ano em que disse sim, Shonda Rhimes relata, com muito bom humor, os detalhes sobre sua vida pessoal, profissional e como mergulhar de cabeça no “Ano do Sim” transformou ambas e oferece ao leitor a motivação necessária para fazer o mesmo em sua vida. 

-------------------------------------------

Você já deixou de comparecer a um evento por temer cometer uma gafe, ter uma crise ou pagar o maior mico? Já temeu vomitar ou desmaiar bem no meio de um discurso? Ficar com o vestido preso na calcinha, cair e morrer, ter catarro de medo...? Shonda Rhimes também. A talentosa criadora das séries Grey's Anatomy, Scandal e How to Get Away With Murder tem suas crises de ansiedade, e já deixou muitas oportunidades de lado por medo. O NÃO era a palavra que usava quando convidada... até aparecer o Ano do Sim e mudar completamente sua vida.



Shonda Rhimes é uma escritora de televisão de muito sucesso. Suas séries são campeãs de audiência e a quinta-feira é toda dela! É difícil imaginar que uma mulher tão bem sucedida pode ser tão tímida e retraída. Festas e eventos luxuosos? Nem pensar! Ir a talk shows ao vivo? NÃO! E ela nem parece perceber as oportunidades e momentos legais que perde...
Até que Delorse, sua irmã mais velha, diz seis palavras chocantes que mudariam tudo: Você nunca diz "sim" para nada. Seis palavras que tornariam Shonda Rhimes uma pessoa diferente. 


O ano do sim consistia basicamente em dizer um belo SIM para as oportunidades legais que ela normalmente negaria. Discursos em eventos, almoços e jantares, festas, premiações... talk shows e sessões de foto. Mas, e isso é o melhor de tudo, ela diria sim para si mesma. Sim para uma vida mais saudável; sim para brincar com suas 3 filhas sempre que pedissem, e mesmo que estivesse atrasada para algum lugar; sim para sua beleza; sim para o "não" em situações desagradáveis; sim para ser seu próprio sol... sim para viver a vida da melhor - e mais divertida - forma possível.


"A promessa do Ano do Sim era um compromisso. Um contrato entre mim e minha maior adversária e juíza - eu mesma."


O começo do ano do sim não foi fácil para Shonda. Ter que, de uma hora para outra, começar a fazer coisas que sempre recusou por medo... era assustador e maravilhoso ao mesmo tempo. Conforme o tempo foi passando ela começou a descobrir uma nova Shonda Rhimes; uma mulher mais forte e mais bonita do que nunca.

Além de nos contar em detalhes como foi esse ano, ela também separou três discursos que fez nesse período. E, posso dizer, foram o ponto alto do livro. O primeiro discurso foi intitulado Sonhos São Para Perdedores, que ela deu na universidade onde se formou; o segundo se chama Sobre Tetos Invisíveis, e foi em uma premiação onde recebeu o Sherry Lansing Award; e o terceiro e último Você Não Está Sozinho, onde fala sobre sua infância, sua educação e sua mente hiper criativa.

No livro a autora também discute sobre maternidade, feminismo, suas séries de tv e, claro, sua profissão.


Essa foi uma leitura extremamente bem-vinda, pois assim como a Shonda dizia não a várias coisas, inconscientemente - ou não - eu faço o mesmo.
"Nada de contos de fadas.
Seja seu narrador.
E siga para um final feliz.
Um passo depois do outro.
Você vai conseguir."
Esse é um livro que indico para todos! Independente se você é ou não fã dela e de suas séries. Leia! Você não vai se arrepender. Tenho certeza que esse livro irá tocar cada um de uma maneira diferente.

A edição está muito bonita; adoro essa capa e as cores utilizadas, ficou ainda mais bonita que a capa americana. Não encontrei muitos erros de revisão, e nada que atrapalhasse a leitura.

Se você não se sentiu atraído pelo livro mas quer ler os discursos, eles estão na internet esperando por vocês. ;)

18 comentários :

  1. Gabi, depois dessa sua resenha, eu só penso uma coisa: EU PRECISO LER ESSE LIVRO!
    Que primeiro parágrafo é esse???? (Na foto do livro)
    A escrita dessa mulher deve ser inspiradora.
    Enquanto não consigo ler o seu livro, vou conferir suas séries.
    Obrigada por me fazer saber da existência de Shonda.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa siimmm!
      E esse primeiro parágrafo é só um aperitivo viu! Tem muita coisa maravilhosa entre essas páginas!
      Espero que goste do livro e das séries <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá,
    Eu já tinha visto esse livro e fiquei bastante curiosa por ser um livro da MA-RA-VI-LHO-SA Shonda Rhimes. Essa é a primeira resenha que eu vi sobre o livro dela e fiquei bastante curiosa. Eu também digo não a diversas coisas e queria aprender com a Shonda a dizer sim e, quem sabe, me tornar essa mulher maravilhosa que ela é.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste dessa leitura, Carolina! É um livro ótimo!
      Beijos

      Excluir
  3. Oiii Gabrielly, como vai?
    Realmente esse livro me lembrou aquele filme de comédia Sim senhor ahuahauahuaauahuaahu referente a obra, eu me apaixonei completamente é um incentivo para tantos coisas que podem mudar a vida de cada um. Parabéns pela resenha e a edição está fabulosa, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente lembra um pouquinho a ideia do filme, hehe.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, gabi, eu não conhecia a shonda mas nossa, fiquei muito interessada por esse livro. Assim como ela eu sempre fui bem medrosa e depois de um tempo vi que precisava arriscar em algumas coisas. Ainda não estou cem porcento mas conheço a sensação de que as vezes a gente se surpreende quando diz sim. Fiqquei também super intrigada com os discursos e vou procurar todos para conhecer imediatamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou pela leitura, Tamara! Espero que leia o livro e goste bastante.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá,

    Fiquei muito interessada sobre a vida de Shonda e tudo que passou e sua experiências. Adorei a dica e além de uma bela resenha. Parabéns!


    Muitos Livros e Sucesso!
    Bjs!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    Fiquei mto curiosa com o livro O Ano Em Que Disse Sim, de Shonda Rhimes.
    Achei a capa fofa e a premissa me deixou bem interessada.
    Primeira resenha que leio e adorei tudo, fiquei extremamente curiosa com tudo e espero poder ler logo.
    Admiro mto o trabalho da Shonda e acho que vou adorar a leitura.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Essa mulher é destruidora!!!
    Adoro as séries dela, assisto Grey's Anatomy, Scandal e How to Get Away with Murder, acompanhando as três eu fico imaginando como é a mente dessa mulher. Quero muito ler esse livro
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Poxa, jamais imaginei isso. A gente tende a pensar que essas pessoas são tão bem resolvidas em tudo na vida que nunca para pra imaginar que são seres humanos, com medos e reservas. ...
    Amei a resenha é apaixonei pelo livro. ObrigadA pela dica, eu não o conhecia e certamente vai pra lista.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Poxa, jamais imaginei isso. A gente tende a pensar que essas pessoas são tão bem resolvidas em tudo na vida que nunca para pra imaginar que são seres humanos, com medos e reservas. ...
    Amei a resenha é apaixonei pelo livro. ObrigadA pela dica, eu não o conhecia e certamente vai pra lista.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabi!!!
    Ás vezes acontece realmente de dizemos "NÃO" para coisas que podem mesmo ser boas para nossa vida e não pensamos nisso. O livro parece uma graça, admito que não assisti nenhuma das séries da autora mas mesmo assim a diagramação dele está linda :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Não tinha conhecimento do livro, mas gostei bastante da sua resenha
    A capa é perfeita e o gênero me agrada muito.
    Muito bom a autora expressar em seu livro temas curiosos para os seus fãs, como a maternidade, feminismo e a sua vida profissional.
    Beijos e obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  12. Minha nossa senhora como eu não sabia desse livro???
    Sou super fã da Shonda!!!! Completamente apaixonada por suas séries, principalmente Greys e cara... não sou uma pessoa que gosta de ler biografias e tal, mas eu PRECISO DESSE LIVRO!!!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!