domingo, 10 de abril de 2016

Pelos Caminhos da Vida, de Cristina Censon - pelo espírito Daniel

"Boas sementes, bons frutos serão colhidos! Más sementes, frutos impróprios ao consumo! Ninguém colhe o que não plantou, essa é a grande verdade..." 
| Skoob || 383 páginas || Editora Petit |

Sinopse: Na França, em pleno século XIV, vive Adele, uma jovem de apenas 13 anos. Apesar de tão pouca idade, ela se vê obrigada a enfrentar uma intensa jornada pessoal quando seu pai descobre que é sensitiva, capaz de ver e conversar com espíritos. Ao lado de sua aia Justine, Adele foge da ira paterna e vai ao encontro de Elise, única pessoa que poderia ajudá-la a lidar com seus dons. E é a figura emblemática de Elise que unirá Adele a Aimée, jovem de igual sensibilidade e dons. O pai de Adele, no entanto, não desiste da perseguição à filha, e sua vingança acaba resultando numa tragédia de grandes proporções. 

****

Adele tem apenas 13 anos quando foge de casa, para longe do pai intolerante e inflexível que a mandaria para o convento, onde poderiam dar "um jeito" nela. Sabendo o que fazem com pessoas como ela; que possuem poderes sobrenaturais e grande sensibilidade, ela foge junto à sua protetora, Justine, em quem sua mãe depositava grande confiança. Mas sua mãe não está mais no mundo dos vivos, o que deixou seu pai, Auguste, ainda mais amargo e infeliz. 

Em sua jornada em busca de Elise, mulher que, segundo sua mãe, poderia protegê-la das crués ações de alguns, Adele conhece pelo caminho o jovem Adrien, que perdeu toda sua família em decorrência de uma peste e se vê sem esperança, sem rumo... 

Porém  Adele o ajuda a enxergar os eventos recentes sob outra perspectiva, o que o deixa mais leve e conformado com as ações da vida e do tempo. Decide então ajudar aquela estranha menina, que mesmo tão jovem já tem grande maturidade e sabedoria. 

Os três então continuam a busca por Elise de Bousquet, mas o caminho é longo e tortuoso. Muitas provações o esperam, mas também lindas amizades, como a que cultivam com Rene, que os levam para as terras de Jules, um homem bom e justo que os recebe com grande alegria e cuja filha, Aimée, também é sensitiva. 
Jules tenta dissuadir Adele de tentar encontrar Elise, mulher que ele já encontrou uma vez, e foi desiludido pela ganância e interesse dela, que se recusou a ajudar sua filha quando mais precisava. 

No entanto, Adele sabe o que tem que fazer, e fará com ou sem ajuda. Ela seguirá seu caminho e irá selar seu destino...

O melhor a fazer em qualquer situação é continuar a caminhar, jamais interromper os passos. Se pararmos, se permitirmos que o medo nos acompanhe, fatalmente estaremos fadados ao fracasso.”

Esta foi minha primeira experiência de leitura de um livro espírita, e devo confessar que estava receosa, com medo de não gostar... Porém, logo nas primeiras páginas, percebi que não tinha motivos para tanto receio, pois foi uma leitura bem agradável e com muitos pontos altos. 

Esse é um livro sobre os vários caminhos da vida; sobre destino e sobre coragem. Sobre como as vezes é difícil perdoar a si mesmo, mas como isso é necessário para alcançar a paz interior e seguir nosso rumo. 
Também é sobre amizade. Sobre o amor, e como só ele pode unir almas... 

Enquanto as mentes permanecerem fechadas às novas ideias e conceitos, o ser humano permanecerá estacionado no campo do intelecto e da moral. Mas a evolução é uma lei a que todos estão submetidos. É um caminho que todos nós percorreremos: uns mais rapidamente, outros a passos mais lentos, mas todos se direcionam a ela."

Acompanhar a trajetória de Adele, Aimée, Elise e demais personagens foi, para mim, algo belíssimo e engrandecedor. Todos os personagens passam por dificuldades na vida que, por um momento, os paralisam  e dificultam o caminhar; e para continuarem firmes contam com a ajuda dos seres de luz, espíritos bons que mandam vibrações e mensagens de apoio, além de ajudarem de outras indescritíveis formas. 

Uma leitura rápida e envolvente; possui personagens muito bem construídos e ótima ambientação. Não é um livro muito descritivo, o que tornou a leitura ainda mais rápida. A cada capítulo temos uma nova revelação ou novos personagens, nos deixando impossibilitados de largar o livro :D

Depois da leitura pesquisei um pouco sobre psicografia, e pude entender melhor o processo de escrita de livros espíritas. Recomendo que façam o mesmo, caso se interessem. 

A edição, lançamento recente da Petit Editora, está impecável. Adorei a capa, que tem muito a ver com a estória! As páginas são brancas, mas isso em nada atrapalhou minha leitura.

Recomendo o livro a todos!! Tem romance, tensão e muitos ensinamentos. Independente da religião, não custa nada dar uma chance a um livro tão bonito e bem escrito! Você irá ganhar mais do que perder, tenho certeza :)


29 comentários :

  1. Oi Gabi, já li alguns livros do gênero, porém não é o meu estilo favorito, e na verdade é porque talvez não esteja muito habituada. Inclusive estou lendo um atualmente que parece ser bem interessante, assim como esse que você apresentou. E pelo visto deve ser uma leitura bem marcante.
    Beijos, Fer ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Fer! Essa foi uma leitura bem especial, sim. Espero ter a oportunidade de ler outros nesse mesmo estilo :D
      Beijos! ♡

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?

    Pela capa eu imaginei que fosse um daqueles romances melosos, mas depois da sua resenha percebi que não se trata disso. Também nunca li um livro espírita, talvez eu deva dar uma chance ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não gosto de livros espíritas mas nem por isso eu vou criticar uma obra que parece ser muito boa para quem gosta do gênero. Achei a história interessante, eu li dois livros (parte de uma trilogia) que tinham como plano de fundo o espiritismo, gostei da trama e do enredo mas esse lado espírita das histórias eu não gostei e não fiquei à vontade na leitura com essa parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Beatriz! Se não se sente a vontade com esse tipo de tema, é normal.
      Beijos

      Excluir
  4. Oiee,
    Eu estou super ansiosa pra fazer essa leitura, mas meu livro ainda não chegou. Adoro livros espiritualistas e os da Petit tem um lugar reservado no meu coração. Sempre tenho muito a absorver desse tipo de leitura, sua resenha despertou mais ainda o meu interesse, vou perseguir o carteiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que curta bastante a leitura do livro, Kris! Consegui absorver bastante dessa estória... são muitas mensagens lindas que ele traz.
      Beijos ♡

      Excluir
  5. Oi, eu não curto livros com esse fio condutor de reencarnação e doutrina espírita. No geral, não leio nada com abordagem religiosa, então, este aqui, não funcionaria para mim. Mas vou indicar para as amigas que apreciam o tema e tenho quase certeza que elas irão curtir.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tô doida para ler esse livro. Gosto de histórias medievais e parece ser uma história linda.
    Por ser um livro espirita, ahco que não tem problema.
    Espero cosnegui solicita-lo na editora logo.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que se encante tanto quanto eu por essa narrativa linda, Helana! ♡
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu estava mesmo curiosa sobre esse livro, porque aborda como eram entendidas as pessoas com dons mediúnicos naquela época. Eu nunca li um romance espírita, mas tenho um aqui da Zibia Gasparetto que pretendo ler em breve. Acho que vou gostar, não temo o contrário. Ler sua resenha sobre esse livro, e sabendo que aborda a coragem e a importância da paz interior, sinto enorme vontade de lê-lo também.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!
      Espero realmente que tenha a oportunidade de ler e apreciar essa obra, Francine! Acho que irá gostar ♡
      Beijos!!

      Excluir
  8. Olá Gabrielly,
    Estou lendo esse livro e, infelizmente, não estou curtindo muito a leitura nem achando fluída. A leitura está sendo arrastada, apesar de estar achando a trama legal.
    Gostei muito da sua opinião e farei o possível para levá-la em conta e concluir a leitura. Assim como, torcerei para curtir.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena Bruna! :/
      Vou ficar torcendo para que curta daqui para o final.
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi *--*

    Tenho uma amiga que leu esse livro e adorou cada página. Eu por outro lado não curto livros com essa pegada espírita ou crenças religiosas em geral por questões de princípios mesmo. Creio que para aqueles que curtem a temática deve ser um prato cheio mas pra mim definitivamente não funcionaria.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gaby
    Esse livro tem sido mesmo muito elogiado. É muito bom quando uma obra é bem desenvolvida, sem ser cansativa com detalhes.
    Confesso que livros espíritas não é meu forte, mesmo você recomendando tanto. Acho que não vou ler, mas é uma ótima dica para quem curte livros nesse estilo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    A história parece ser bem intensa não é?? Mas estou curiosa para saber se eles vão encontrar Elise, e como tudo vai acontecer. E essa capa combina bem com a história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Não costumo ler livros espiritas, mas adoro romances de época. Na resenha você comenta que também teve receio, porém acabou curtindo e isso me deixou mega curiosa! Curto livros que passam uma mensagem e pelo o que li da resenha esse livro é assim, vou add na lista de desejados! :D
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Primeira resenha que vejo desse livro, eu adorei pq está na minha lista de próximas leituras.
    Parece ser uma história bem intensa mesmo. E a capa é linda demais!!
    Adorei sua resenha!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de ler o Pelos Caminhos da Vida, e posso afirmar que é um livro maravilhoso. Eu aprendi muitas coisas maravilhosas com essa leitura, e passei a gostar muito desse gênero de livro. É um livro mais que recomendado.

    ResponderExcluir
  15. Olá!!

    Confesso que não sou muito fã dessas histórias, nem mesmo a capa me chamou a atenção! Uma pena =(

    Mas acho válido, porque através do seu blog e sua resenha, pude conhecer "pelos caminhos da vida".!!


    Bjs
    Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://www.blogleituraterapia.com.br/)

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem??

    Admito que tenho o mesmo receio que você tinha... Fico meio assim, mas quero dar uma chance pra algum deles quando tiver a oportunidade. Gostei bastante do enredo e do desenvolver da história, talvez eu comece por esse hehe

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. A premissa desse livro me deixa bem curiosa, mesmo eu tendo uma grande estranheza com esse lado mais espírita, porém a ambientação do livro deve ser um show a parte por ser uma época mais remota e o tema do livro bater muito de frente com as crenças! E que bom que os personagens são bem construídos.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!! :)

    Confesso que nao gosto muito deste tipo de livros... Contudo ate me interessei por este.. Graças a tua resenha!! ahah :)

    Bem, ainda bem que achaste uma boa leitura e que aconselhas!! Que otimo que a edicao esta impecavel.. De resto, as paginas brancas ainda me fizeram "torcer o nariz"... ahah Nao gosto nada disso!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu não curto muito esse tipo de livro. :/
    Mas, achei a capa bem bonita!
    Fico feliz que tenha apreciado a leitura! :)

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  20. Olá... tudo bem??
    Eu acho a capa desse livro linda... aliás as capas da editora são maravilhosas... porém a leitura de livros espíritas não me cativam para ler... é mais uma questão pessoal minha, não tenho nada contra... as histórias por mais inspiradoras que pareçam, não me prendem e eu não consigo dar sequência. Mas foi super legal ler a sua resenha... saber o quanto você gostou... xero!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!