sábado, 9 de janeiro de 2016

Top 5 Autores que conheci em 2015 / Os melhores

Olá! 
Aqui estou para mais uma retrospectiva do ano passado, dessa vez para comentar um pouco sobre os autores que conheci em 2015 e que viraram queridinhos! 

Ah, os autores não foram mencionados conforme uma ordem de preferência, ok? :)

Todos eles foram lidos por mim pela primeira vez em 2015, não necessariamente publicados esse ano. 

1  Jane Austen, com Lady Susan 

"Uma pessoa que pode escrever uma longa carta facilmente, não pode escrever mal." (tradução literal)

Provavelmente todos vocês já conhecem a autora. Se não leu, já ouviu falar dela. 
Demorei até enfim me render à alguma de suas obras, mas não me arrependi nada da escolha. Resolvi começar pelo menor, uma novela de título Lady Susan, que possui narrativa epistolar e caramba, é incrível! A autora foca principalmente em um drama familiar, mas também temos algumas reflexões sobre amizade, amor romântico e fraternal. É um livro bem curtinho que pode ser lido em uma tarde.
Uma de minhas metas para 2016 é ler, pelo menos, outros 3 livros dela. 



2  John Boyne, com Tormento e O Menino de Pijama Listrado.


Li dois livros do autor durante o ano. O primeiro, Tormento, possui pouquíssimas páginas, mas é uma narrativa grandiosa, que por muito tempo gruda em nossa memória e tem bastante assunto para discussão. 
O segundo foi O Menino do Pijama Listrado, que acho que todo mundo aqui já ouviu falar. Um livro curto, gostoso, inteligente, arrebatador, inocente e bem escrito. Se passa na Segunda Guerra Mundial.  O final é sim muito, muito triste, e quase me fez chorar. Indico à todos! 

John Boyne aborda principalmente a amizade e o companheirismo em seus livros. Relação familiar também, mas a amizade sempre tem um foco maior. 
Em 2016 quero ler seus outros livros que já foram lançados por aqui :)


3 Harlan Coben, com Confie em Mim e Seis Anos Depois. 


Apesar de amar livros de suspense, não tinha lido nada do autor até ano passado, quando enfim convenci a dar uma chance aos seus livros. Não me arrependi. 
O primeiro livro que li, Confie em Mim, não foi tudo isso, mas realmente apreciei o suspense que o autor criou e todos os outros assuntos que ele abordou no decorrer da obra, inclusive sobre a superproteção de pais e até onde eles podem/devem se intrometer na vida dos filhos. Até onde a liberdade pode ser dada ou tirada. 4 estrelas. 
Já o segundo, Seis Anos Depois, me prendeu mais. Simplesmente não consegui largar o livro até o final e gostei bastante do rumo que a estória levou, apesar de ter achado as últimas páginas um pouco confusas e desnecessárias. O autor introduz um romance meio às avessas com personagens muito bem construídos. Esse ganhou nota máxima, mas não entrou para os favoritos. 
Em 2016 quero ler outras obras dele e espero continuar me surpreendendo. 



4  Mia Sheridan, com A Voz do Arqueiro e O Coração do Leão. 

   

Mia Sheridan foi uma das melhores no quesito romance que conheci ano passado. A Voz do Arqueiro é simplesmente incrível e me fez devorá-lo em poucas horas. Depois fui ler o O Coração do Leão, também uma leitura rápida e instigante, mas não tão boa quanto a primeira. Mal posso esperar para ler o restante de seus livros, que estão sendo publicados aqui no Brasil pela editora Arqueiro. 

Algo que me agrada muito na escrita dela é o senso de humor sempre presente! Apesar de alguns momentos tensos, a autora sempre prepara algo realmente engraçado para quebrar o clima pesado. Dei muitas gargalhadas lendo seus livros e isso é algo muito, muito bom. Outra coisa são os finais! Não sou grande fã de finais perfeitos, mas os dela são tão lindos e com cara de conto de fadas! Impossível não gostar e suspirar com eles. 



5   Gillian Flynn, com Objetos Cortantes e Garota Exemplar 

     

O primeiro livro que li da autora foi o Objetos Cortantes, que gostei muito mas, por descobrir o final antes da chegada do mesmo, acabei não ficando tão empolgada. Ainda assim eu pude reconhecer o talento da autora e fiquei intrigada com seu estilo único. 

O segundo livro que li, Garota Exemplar, foi mais perturbador que o primeiro. Esse livro é genial. Chega a ser doentio. Gillian constrói personagens de forma única, como se eles realmente existissem para ela e estivessem cara a cara enquanto ela escrevia. Ela é intima deles. É incrível! Ela sabe expor o lado mais podre do ser humano em seus livros e tem os melhores plot twists! 


E aí, já conhece algum desses? Leu suas obras? O que achou?

P.s: Conheci vários outros autores incríveis, mas como só pude escolher 5... 

17 comentários :

  1. Jane Austen, Harlan Coben <3

    Mia Sheridan está na minha lista de desejados para 2016!

    Amei seu cantinho...beijo

    bl0gliteratua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jane Austen já conhecia faz um tempo, mas John Boyne não recordo se foi 2014 ou 2015. Sei que li o livro dele e apreciei.

    ResponderExcluir
  3. John Boyne eu já conhecia faz tempo e confesso que amo esse autor! <3 Gostei da sua postagem e Gillian Flynn tbm é ótima! <3

    ResponderExcluir
  4. Oie tudo bem? De todos que você citou conheço apenas a Gillian, que é uma autora espetacular. Quero muito conhecer John Boyne e Jane Austen ainda este ano.

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler Objetos Cortantes! Gostei bastante de Garota Exemplar também. Jane Austen é minha queridinha, mesmo que eu não tenha lido muitos livros dela ainda. Adoro Harlan Coben, apesar do autor usar a mesma fórmula em vários livros! Achei super legal sua postagem! Vou pensar aqui quais foram os meus top5 que conheci em 2015! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  6. Austen é brilhante, tbm curti Coben, mas nao lembro quando o li a primeira vez...
    Boyne eu li tem uns anos tbm, mas nem lembro quando... xD

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Também fiz uma lista dessas no final de 2015 e também coloquei a Mia Sheridan na lista, pois foi sem dúvidas uma das minhas melhores descobertas nesse ano. Acho a narrativa dela incrível.
    Jane Austin pretendo ler este ano, assim como John Boyne.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não acredito que você conheceu a MIA? Sou apaixonada por esse livro. Já li ele completo uns 500 vezes haahhahaah.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. eu ficaria dividida pra escolher ^^ adorei suas escolhas.

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Conheço todos mas não li nenhum livro deles. Pretendo ler algo da Jane Austen logo logo!
    ótimo post!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Desses eu só NÃO conheço a Mia, o resto são todos maravilhosos e já li a maioria dos livros citados. Meu preferido é o Harlan, mas O Menino do Pijama Listrado é um livro que guardo com carinho na mente <3
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Austen pra mim é uma leitura fundamental para qualquer leitor. Fico feliz que você tenha explorado a leitura este ano.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii,

    Estou muito interessada em conhecer a escrita da Jane Austen, por ser um clássico e também por ser a queridinha de todos (inclusive da minha irmã...hahaha). Quero muito ler o livro da Mia Sheridan e o da Gillian Flynn. Garota Exemplar virou meu filme favorito mesmo sem ler o livro e agora que tenho o livro, vou lê-lo com certeza.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Cara, o único livro que li, foi o Pijama Listrado, e a escrita do autor é boa, mas não fiquei fã dele não... Mas os cincos autores que me marcaram com suas obras foram Jandy Nelson, Kristin Hannah, Lawrence Hill, Brendan Kiely, Cecelian Ahern e Gayle Forman(com Eu estive aqui)!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já tentei a leitura de dois livros da Jane Austen, que são dois clássicos: Orgulho e preconceio e Emma, mas achei tão absurdamente arrastado que não achei que valeria a pena terminar nem um nem outro. Já me disseram que talvez eu li na época errada, então quem sabe no futuro eu não dê outra chance.
    Sobre John Boyne, eu admito que nunca nem havia ido atrá de outros livros dele, tendo em vista que li O menino do pijama listrado há muuuuito tempo atrás, rs. Mas legal saber que ele tem otros livros que também são bons, vou colocar na lista.
    No momento estou querendo ler todos os livros do Stephen King (ou ao menos os que eu conseguir por hora hahahaha), então nem tá sobrando muito espaço pra conhecer novos autores de suspense.
    Enfim, eu gostei daqui! :)
    Provável que de vez em quando eu venha dar uma olhada.

    Abraços,
    http://controleliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. De todos esses eu só li um livro da Jane Austen que foi Orgulho e Preconceito! *o* Ai ai ai tenho que conferir o filme, meu namorado olhou ele e ficou dias com as falas dos personagens na cabeça, ele falava e eu completava! kkkkkkkkk Foi engraçado! ^^
    O restante estão todos na minhas lista de livros que desejo ler, que quero comprar! hahaha :D

    Beijocas Gabrielly e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Gaby, Jane Austen é maravilhosa! A número 1 pra mim, sempre!
    Harlan Coben também é outro... amo os livros dele! Recomendo especialmente a série Myron Bolitar. É ÓTIMAAAAAA!

    Já minha experiência com Gillian Flynn não foi das melhores... eu ODIIIIEEEEEIIIIII Garota Exemplar.... ahahahaha.
    Sempre sou do contra mesmo... rsrs.

    Desejo lindas leituras pra vc!

    Beijo!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!