sábado, 30 de janeiro de 2016

Alice, de Lewis Carroll || Lendo Clássicos 2.0 #2

"Comece pelo começo," disse o Rei gravemente, "e prossiga até chegar ao fim; então pare."


Aventuras de Alice no no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá. 


Demorei anos até ter meu primeiro contato com esse livro, e digamos que não foi uma leitura agradável como um todo. Meu problema, inicialmente, foi a linguagem do livro, muito fantil e ao mesmo tempo enigmática. Confesso, me deu sono. E sim, pesquei bastante enquanto lia. Sem mais demora, vamos à minha opinião sobre essa leitura:


O primeiro livro começa  a história de Alice, uma menina de 7 anos (e meio) extremamente curiosa e com uma criatividade sem limites. Um dia, quando tira um cochilo no jardim, acaba sonhando com o Coelho Branco, que a leva, todo apressado, para o País das Maravilhas. Lá ela conhece outros personagens incrivelmente peculiares, como o Chapeleiro Maluco e a Rainha de Copas. Além do icônico Gato de Cheshire, claro; além de viver aventuras mágicas e improváveis; repleta de poemas e velhas canções muito simbólicas. 

No segundo livro, Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá, ela vive outra aventura quando, brincando com seus gatinhos, tem a ideia de ver sua casa por outro ângulo, no espelho, e então sua imaginação, em sonho, à leva através do espelho, onde encontra novas e ainda mais estranhas figuras; animais que falam e amigos improváveis que irão ajudá-la - ou não - à chegar na ultima casa (como em um jogo de xadrez) e ser uma rainha. Porém, no mundo do espelho, não existe um ângulo certo e todos os caminhos, se seguidos à risca, levam a caminhos errados. 


""Eu sou real!" Disse Alice e começou a chorar."Não vai ficar nem um pingo mais real chorando", observou Tweedledee. "Não há motivo para choro"."


O segundo livro é ainda mais pirado que o primeiro, se isso for possível, porém foi o que mais gostei. 
A criação desse livro e o estado psicológico do autor enquanto escrevia ainda gera bastante polêmica. Mas, vamos deixar as polêmicas para depois e focar na obra em si. 

A narrativa, em terceira pessoa, tem um bom ritmo, depois que conseguimos nos situar melhor e nos acostumarmos com a escrita do autor. Possui bastante diálogo, todos enigmáticos, o que não deixa de ser interessante, apesar de cansar um pouco. Fora todas as canções, poemas e etc. Juro que minha vontade era passar direto por elas! 

Agora, se preparem: eu prefiro a adaptação de Tim Burton para o cinema. Amo a caracterização do país das maravilhas, mas em especial dos personagens. Amor eterno pelo querido Chapeleiro.

A edição está muito bonita. Capa dura, ótima revisão e espaçamento; além de repleto de ilustrações, feitas pelo renomado John Tenniel. Algumas bem creepy, outras muito bonitas, como essa:


Um bom livro, mas que não funcionou muito bem comigo. Não ter gostado não faz a obra ruim, e tenho certeza que nesse caso o culpado não foi o livro. Entendo muito bem quem o tem como favorito, então espero que me entendam também :D


*Este livro cumpre o terceiro desafio do Desafio Literário Premiado Observo Books (Lista de livros para ler antes de morrer). E é o segundo clássico que leio esse ano, para o projeto Lendo Clássicos 2.0. 

30 comentários :

  1. Acho Alice uma leitura muito boa, apesar de realmente não ser o livro infantil com a linguagem mais fácil que já li hahaha Algo que ajuda é que ambos os livros são curtinhos, pois quando o li eu era bastange novinha e ainda não tinha muita experiência com livros. Acho que se fossem mais longos eu teria me cansado e desistido no meio, rs

    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca consegui ler Alice, não é uma historia que chama muito a minha atenção, mas andei folheando esse livro e tem umas ilustrações incríveis que aguçaram meu olhar. Quem sabe dessa vez não sai uma leitura né?
    Um xêro.
    Lydi - http://vinteeumaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li o livro ano passado e assim como você, tive a sensação de que não funcionou bem comigo. Preferi ainda acreditar que eu li o livro no momento errado ou, ainda, que eu não estou preparada para as entrelinhas da história. Pretendo refazer a leitura no futuro e, quem sabe, aproveitar toda a grandiosidade do clássico.

    ResponderExcluir
  4. Gabyzinha!

    Eu li esse livro quando tinha uns 6 ou 7 anos de idade, ele vinha numa coleção de vários clássicos infantis que minha mãe me deu (e que há muito tempo eu já não sei que fim levaram).

    De lá pra cá eu só assisti aos filmes, nunca mais eu li. E confesso que nem tenho vontade.
    Eu tenho aquela edição linda e rosa da Barnes & Noble, mas só comprei porque o livro em si é realmente muito lindo! No entanto, não tenho pretensão nenhuma de lê-lo... rsrs.

    Mas tenho certeza de que, se eu o lesse novamente hoje em dia, teria o mesmo sentimento que você e acharia o livro "bleh".


    Beijos e ótimo Fevereiro!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sou doida por esse livro, eu nunca li Alice, mas sou apaixonada pelo desenho e adorei o filme também. Adoro essas maluquices ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A primeira é uma das histórias mais encantadoras que eu já li. Sabe todos os comentários que fazem à respeito do Pequeno Príncipe? é exatamente o que a Alice é pra mim. E esta edição, então... que coisa maravilhosa! É uma pena que você não tenha sentido o mesmo que eu :/

    ResponderExcluir
  7. Eu li logo depois que vi a adaptação pro cinema, mas nao rolou, para mim esse é um exenplo do filme que superou o livro.

    ResponderExcluir
  8. Eu li logo depois que vi a adaptação pro cinema, mas nao rolou, para mim esse é um exenplo do filme que superou o livro.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro com historia de Alice, mas me pareceu um ótimo livro pois gosto desta história! Creio que esta leitura me prenderia bastante pois como você disse, o livro é "enigma tico" e este tipo de historia me prende bastante!

    ResponderExcluir
  10. Oiiii, eu sou completamente louca para ler este livro, eu acho magnífica a edição e quero muito comprá-lo. Adorei o que escreveu e a foto <3
    Beijoos

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho essa versão aqui em casa, nunca a li, na verdade é de minha filha. De todos os personagens animados que menos gosto é Alice. Peguei essa antipatia por causa da Disney, não admitia exatamente isso, coisas anormais acontecerem e ela ficar de boa! Desde então odiei a ideia de perder tempo lendo algo que não apreciei. Mas, concordo novamente com você. A adaptação para o cinema foi Fantástica.
    Ótima resenha!
    Bjão
    Ni
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu quero muito ler, algum dia, Alice no no País das Maravilhas. Também acho a adaptação do Tim maravilhosa e ele fez um ótimo trabalho.
    Espero gostar, mas te entendo. Vou procurar ler sem muitas espectativas.
    Ótima resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  13. Olá.

    Confesso que nunca li, já tentei mas não fluiu, gosto mais e dos filmes mesmo, mas sei que tem, muita polemica mesmo referente a essa obra.
    Adorei sua resenha, bem sincera e isso e otimo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Bom, eu nunca li Alice, então não posso dar muitos palpites, mas adoro a adaptação para o cinema. Espero poder ler as duas obras logo para poder comparar também.

    ResponderExcluir
  15. Eu já li Alice no país das maravilhas, e para ser sincera tive a mesma impressão que você, foi bom, mas foi meio cansativo com tantos enigmas. Uma vez conversei com meu professor de história/sociologia/filosofia e ele disse que tudo tinha um sentido, que era alguma coisa referente aos governos e etc. Continuei sem entender muita coisa hahah Flores no Outono

    ResponderExcluir
  16. Que pena que a leitura não foi agradável para você. eu sou apaixonada por esse livro, eu estou louca por essa adaptação, a minha, li tanto que rasgou.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro de Alice #mejulgue e a única versão de filme que assisti foi a do Tim e assim como você ADORO. Acho tudo tão maravilhoso que tenho medo de ler e quebrar a magia que ele criou. #confissoes
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho os livros da Alice e já li várias vezes, agora estou relendo poiseu filhote pediu para eu ler para ele. Acho tão gostoso isso! ( devaneios de mãe).
    Os livros da Alice são clássicos que todos de vem ter na estante.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  19. Eu li Alice no Pais das Maravilhas e gostei bastante, o outro não tive a oportunidade, mas quero ler em breve, bom, quero essa edição linda que você tem! Haha! Adorei a resenha!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Eu não gostei do livro da Alice, sei lá, eu achei muito lento e demorado. No entanto eu adoro os filmes, são meus favoritos, acho que é por conta da escrita do Lewis, porque se for ler qualquer livro na época são todos com muitos detalhes e lentos (minha opinião).
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  21. Preciso ler esse livro, estou enrolando muito pra começar. Gosto de aprofundar nos contos infantis, por isso sei que vou gostar. Adorei sua resenha, muito sincera.

    ResponderExcluir
  22. Essa é uma edição que eu preciso ter! A história é linda, a narrativa, o enredo, tudo encanta. Realmente gosto da Alice e acho que tenho muito dela, também. Belo post! Aliás, gostei do blog. Sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  23. Essa edição de Alice é maravilhosa! Amo essa história, mas confesso que nunca li o livro, tenho muita curiosidade, desde que era criança e assisti o filme a primeira vez =)
    Adorei sua resenha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi, flor!
    Que pena que, embora sejam boas histórias, você não se sentiu completamente envolvida. Eu gostei muito da sua resenha sobre Alice Através do Espelho! Suas impressões me deixaram com uma louca vontade de adquirir logo meu exemplar. Quero comprar da Zahar, mas não a versão de bolso, sabe? A edição comentada.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, como vai?
    Eu já li o Alice no País das Maravilhas (mas em outra edição) e gostei, apesar de também achar bem pirado. Gostei do Chapeleiro tanto no livro quanto no filme e gostei mais da Alice do livro do que do filme.
    Achei essa ilustração que você selecionou para a foto lindíssima!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Essa edição é simplesmente maravilhosa e eu fiquei curiosa com o livro, achei bacana a premissa da história e como sou bem leiga em relação a essa história, eu não sabia que a original era com ela garotinha, já que vi o filme, imaginava que ela entrava lá no buraco já adolescente e tals kkkk Enfim, mesmo o livro tendo alguns pontos que acredito que me cansariam, eu pretendo ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Oi! Sou suspeita para falar, pois amo Alice! Estou doida para ler essa edição, lerei esse ano para um desafio também! Espero que a leitura funcione para mim. Beijos.

    www.eicarolleia.com.br

    ResponderExcluir
  28. acho essa edição da zahar maravilhosa, eu nunca li Alice tu acredita? kkkkkkkk maaas em minha defesa eu vi a animação milhões de vezes kkk.

    ResponderExcluir
  29. oie
    essa edição é linda demais e quero muito tê-la, pois preciso reler a história por me recordar de pouco

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Essas edições de luxo da Zahar são maravilhosas não é mesmo?
    Se eu pudesse teria todas!
    Tenho até vergonha de assumir, mas nunca li Alice (não que eu me lembre
    pelo menos), mas foi por falta de oportunidade. Ainda lerei, com certeza!

    Um beijo!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!