terça-feira, 17 de novembro de 2015

Se você gostou de... Poderá gostar de... #1 As Vantagens de Ser Invisível | Stephen Chbosky

Mais uma coluna aqui pro blog! Vi uma tag chamada "Se você gostou de... Vai gostar de..." circulando pelo youtube e como gostei muito da proposta (e já estava procurando algo assim pro blog) resolvi transformar em coluna fixa por aqui. Não vou especular um dia certo para postar, pois isso nunca dá certo, mas vou tentar postar todos os meses para trazer algumas indicações legais.

"Se você gostou de... Poderá gostar de..." será uma coluna onde irei dar 3 indicações de leituras que podem agradar os fãs de determinado(a) livro/serie de livros. Seja por ter uma premissa parecida ou possuir personagens que passam por situações semelhantes. Todas as indicações são de livros que já li e de cujas leituras eu gostei bastante. 

O livro de hoje é o maravilhoso As Vantagens de Ser Invisível, que possui adaptação para o cinema (MUITO boa, aliás) e tem uma legião de leitores. Um dos livros melhores e mais intensos que já li.

Algumas palavras e frases das sinopses eu coloquei em negrito para mais destaque, já que possuem grande semelhança com elementos encontrados no livro em questão.


Se você gostou de...

Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.


Poderá gostar de... 

      Garota, Interrompida Cartas de Amor aos Mortos  Confissões de Inverno


1º Garota, Interrompida.  SinopseQuando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.

 Cartas de Amor aos Mortos. SinopseTudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

 Confissões de Inverno. Sinopse: À medida que sua família se desintegra, Aidan Donovan, um adolescente de 16 anos, procura consolo em estimulantes químicos, no estoque de bebidas do pai e nas atenções do padre Greg, o único adulto que realmente o escuta. O Natal chega e seu mundo entra em colapso quando ele reconhece o lado obscuro do afeto que o padre Greg lhe dedica. Enquanto tenta dar sentido à própria vida, Aidan conta com o apoio de um grupo de amigos desajustados: Josie, a garota por quem se apaixona; a rebelde e espontânea Sophie; e Mark, o carismático capitão da equipe de natação.
Confissões de inverno mostra as formas pelas quais o amor pode ser usado como uma arma contra a inocência – mas também pode, nas mãos certas, restaurar a esperança e até a fé.
O corajoso romance de estreia de Brendan Kiely expõe o mal que os segredos mais profundos que guardamos podem causar e prova que a verdade liberta e abre caminho para o amor.

(Clicando nas imagens vocês serão redirecionados para a página no Skoob de cada livro)

Agora quero saber se gostaram da ideia e curtiram o post... Iai? Me conta aqui nos comentários se já leu algum desses livros ou se sentiu atração por eles. Já leu As Vantagens? Tem alguma indicação? Vamos dialogar :)
Beijos e até a próxima!!

17 comentários :

  1. Eu sou uma das pessoas que não curtiu muito As vantagens de ser invisível e como é a segunda vez que vejo Confissões de Inverno sendo comparado com ele (no mesmo sentido da sua coluna, se gostou de um vai gostar do outro) me deixa com um pouco de medo. Estava mais que empolgada para ler o livro de Brendan Kiely mas agora estou preocupada se vou gostar.
    Se bem que as vezes acontece de gostar de um livro e não do outro né? Acho que por um lado é bom, assim não vou com tantas expectativas.
    Os outros dois conheço só Garota Interrompida - por causa do filme pois ainda não li o livro.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu adorei a sua nova coluna, estou muito interessada nesse livro e pelas indicações que você deu eu já queria muito ler confissões de Inverno.

    ResponderExcluir
  3. Oii, como vai
    Eu ainda não li este livro As vantagens de ser invisível, mas quero muuuuito ler Cartas de amor aos mortos, tenho os Posters, mas não tenho o livro hahaha
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Amiga eu tenho esse livro até hoje e eu nunca li acredita?
    Eu não li após assistir o filme, porque eu achei tão sem sal que até me desanimou a fazer a leitura.
    Lógico que o livro tende a ser melhor, mas eu não entendi a mensagem do filme. Achei meio vazio.
    Mas mesmo assim pretendo ler o livro mais pra frente. Quem sabe eu goste né? Mas seilá

    1 - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-aprendiz-do-amor.html

    ResponderExcluir
  5. Que coluna interessante, Gaby. Olha, não li a primeira indicação, por isso não posso falar. Mas se tem a pegada de Garota interrompida, então creio que seja uma obra com boas discussões.
    Ah, e depois ler a sua resenha, que muito conferir "Confissões de Inverno". Eu fala em outro blog que precisamos discutir mais sobre o tema abordado no livro. E, principalmente, proteger os jovens e crianças, pois esses problemas estão sempre muito perto das famílias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Nossa, amei esse post haha muito legal sua ideia haha eu fiquei extremamente curiosa pelos três e estou louca para ler Garota Interrompida, já tenho Carta de amor aos mortos mas ainda não li

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gabrielly!
    Estou vindo comentar aqui com uma tremenda vergonha... Não li nenhum desses livros!
    Mas, olha, não é por falta de vontade. Já pensei várias vezes em adquirir "As vantagens de ser invisível" e também "Carta de amor aos mortos". Só que essas são leituras que sempre vou adiando e nunca acabo lendo. Sou daquelas que se empolga com lançamentos!
    Achei muito boa a proposta de fazer uma coluna assim. É bem interessante para indicar livros que talvez a pessoa possa gostar.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. olá...

    Eu nunca li As Vantagens de Ser Invisível e nem assisti ao filme acredita? É que não é o meu estilo...

    Mas menina, amei a ideia da coluna!!!! Adorei mesmo...é original, diferente, e vai trazer muita coisa legal pra quem acompanhar...e pode ter certeza que eu sempre acompanharei....

    Parabéns pela ideia!!!!!

    bjs,

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não li nenhum dos livros indicados, então não sei dizer qual é o melhor ou qual vou gostar. Mas gostei muito das indicações, assim quando eu ler algum, já sei outros títulos para começar. O seu post está ótimo!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabrielly, tudo bem?
    Curti muito a ideia do post, justamente por dar dicas de livros semelhantes aqueles que já gostamos. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros citados, mas já assisti a adaptação de As vantagens de ser invisível e gostei bastante. Espero poder ler em breve.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Olá... tudo bem Gaby??
    Bom eu adorei a coluna... é uma ótima forma de indicar livros que você curtiu e que possa ter coisas semelhantes e atrativos para outros livros... Eu não li As Vantagens de ser Invisível, mas assisti o filme e amei muito... nossa foi uma filme bem produzido e interpretado pelos atores escolhidos.... Dos livros indicados, e tenho vontade de ler Cartas de Amor aos mortos... li algumas resenhas e fiquei bem curiosa pela premissa... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá. Achei muito legal essa ideia de relacionar uma obra e recomendar outras três. Confesso que não tenho curiosidade de ler As vantagens de ser invisível. Já li cartas de amor para os mortos mas também eu não gostei. Acredito que as obras citadas não sejam do meu gosto. Mas mesmo assim, amei as dicas.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Ouço falar muito bem dos livros desse autor, mas não tive a oportunidade de ler nenhum, quero muito ler urgente. Amei as fotos deu para ter uma ideia de como será o livro.
    Amei o post, parabéns.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acredita que não li nenhum deles, bem eu vi o filme das Vantagens e gostei bastante, mas e a coragem pra ler o livro? Nem sabia que existia Garota Interrompida em filme também, ainda mais pela Angelina Jolie, confesso que só os dois eu leria, o Cartas de Amor aos Mortos só fuçaria para ver as músicas que tem nos capítulos.
    http://k-secretmagic.blogspot.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  15. Amei! Meu livro favorito da vida é as vantagens de ser invisível, agora estou procurando outros livros que me façam sentir o que eu senti lendo ele. Sério, leiam esse livro, é tão bem escrito, me sinto parte da história quando leio. O personagem principal é tão sincero enquanto escreve, é legal sentir que ele escreve as cartas para você. É bom sentir que você faz parte de alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto a mesma coisa que você hahaha. Acho ele tão sincero, leve e inocente enquanto escreve que podia me imaginar tanto recebendo as cartas quanto tendo todos aqueles pensamentos. Também é meu livro preferido.

      Excluir
    2. também é o meu, estou fazendo o mesmo!! KKKK

      Excluir

Obrigada por comentar!