segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Resenha || Filho das Sombras - Juliet Marillier

Filho das Sombras
Autora: Juliet Marillier
Nº páginas: 615
Ano: 2013
Gênero: Fantasia
Editora: Butterfly 
Resenha do primeiro volume 
Skoob
Sinopse: Filho das Sombras narra a história da jovem Liadan, que, tal como a sua mãe, Sorcha, herdou a habilidade de falar com os espíritos da floresta, os quais lhe segredam que ela deve permanecer, para sempre, em Sevenwaters, se quiser que as ilhas Sagradas sejam retomadas dos bretões. 
A Irlanda está numa avassaladora guerra, onde um misterioso homem é temido e reconhecido como um mercenário feroz. E, assim como sua mãe no passado, ela acaba por ser capturada e sente-se cada vez mais atraída pelo ser das sombras, apesar de saber da maldição da profecia que Seres da Floresta lhe preveniram...





"Algumas coisas são terríveis demais para serem ditas em voz alta."






Liadan, assim como sua mãe, Sorcha, tem grandes habilidades como curandeira. E é por possuir essas habilidades que é sequestrada pelos Homens Pintados; um grupo de mercenários que não têm pena de ninguém e mata por dinheiro, ou assim são conhecidos. Um dos homens do grupo está gravemente ferido, e eles precisam de ajuda para salvá-lo, ou diminuir sua dor. 

No acampamento dos Homens Pintados ela conhece um outro lado para as histórias macabras contadas sobre eles. E conhece também o líder do grupo, a quem chama de Bran, pois ele diz não possuir um nome. 
Um jovem misterioso e fechado em si mesmo, com o corpo tatuado, carrega em um lado da cabeça o desenho de um corvo. 
Não está nada feliz em ter uma mulher por perto, e deixa isso bem claro. Ali, ele é quem manda. Mas será que, enfim, irá dar o braço a torcer e admitirá estar encantado com a coragem e esforços da jovem para salvar um dos seus? 

Com 16 anos e já na idade de se casar, Liadan não pensa em outra coisa além de sua mãe, que está morrendo. Consumida por uma doença silenciosa que, aos poucos, vai tirando suas forças. A família está devastada e as alianças de Sevenwaters, enfraquecidas. Tudo acontecendo rápido demais, para o espanto e sofrimento de todos. E como se não bastasse, uma profecia perigosa e destrutiva está a ponto de se concretizar naquele que possui a marca do corvo. E ainda a possível ameaça de uma feiticeira que, algum tempo atrás, quase destruiu a vida de sua mãe e seus tios. Deixando-os para sempre com sequelas irreversíveis.

Os Seres da Floresta, que deveriam ajudá-la, confundem ainda mais seus sentimentos. Ela se apaixona perdidamente pelo Homem Pintado, mas não pode ficar com ele. Aos poucos, sua vida antes monótona e feliz, se transforma em um perigosa aventura marcada por lendas, contos, profecias e estranhos acontecimentos.

O futuro de Sevenwaters está em suas mãos. 


Juliet Marillier continua, neste segundo volume da coleção, a explorar o fantástico domínio de Sevenwaters. Um lugar pacífico e guardado e protegido pelos Seres da Floresta. Um belo lugar, agora enfraquecido pelo mundo das sombras e pela promessa de um guerra eminente. 

Narrado em primeira pessoa, conhecemos a corajosa e poderosa Liadan, que, aos poucos, vai tomando consciência de suas habilidades, não só com a cura, mas também o poder da Visão; que pode ajudar ou vir a ser um grande fardo para ela. Ela teme mais pela vida de seus irmãos que a própria vida. Seu destino é proteger àqueles que ama. Mas quem irá protegê-la? 

Bran é um assassino de aluguel. Contratado por líderes para matar outros. Sua vida é uma fuga constante, e suas noites insones marcadas por pesadelos, escuridão e fantasmas de seu passado. Não existe lugar para uma mulher em sua vida; não até conhecer Liadan. Apesar de constantemente erguer barreiras para deter o que sente, não conseguirá resistir por muito tempo.


Sua mãe, Sorcha, foi a protagonista do primeiro volume, Filha da Floresta. Personagem a qual me apeguei bastante. Foi estranho vê-la tão enfraquecida e com tão pouco destaque. 


"Talvez você esteja enganado. Talvez tudo isso faça parte de um grande plano, que não entendemos e do qual somos pequenas peças. Foi isso que os Seres da Floresta me disseram. Que não conseguimos entender as coisas e por isso acabamos fazendo escolhas erradas."

A profecia está ligada às raízes da família de Liadan, é tudo o que ela sabe. Algo grandioso e perverso está à espreita. 
Esperando, cativando e formulando. A poderosa e temida Lady Oonagh irá atacar, mais uma vez. 


Neste livro temos mais romance e mistério que no anterior, mas alguns pontos me incomodaram durante a leitura. A personagem principal, Liadan, faz algumas escolhas muito difíceis de engolir e promessas que até ela duvida conseguir cumprir. Sua personalidade não me convenceu logo de cara, então tive o ritmo de leitura diminuído por esse motivo. Ao longo da trama ela tem uma notável mudança. Amadurece aos pouquinhos, conforme vai conhecendo o mundo e as pessoas. 

O romance, como já é característica da autora, foi desenvolvido de forma a deixar o leitor empolgado, mas não com tanto destaque a ponto de ser o centro da estória. Assim como a personalidade da personagem, o romance vai sendo construído aos poucos. 

O final foi bem elaborado, deixando uma grande quantidade de perguntas que aguçam a curiosidade do leitor para o terceiro volume. A história de Liadan termina nesse, mas outros personagens surgem e serão eles quem conheceremos em Filha da Profecia. 
Uma leitura rápida, mas não tão cativante como o primeiro volume. Foi uma grande alegria voltar a Sevenwaters e passar um tempinho em suas propriedades. 
Quem leu e gostou do primeiro não pode, de maneira alguma, deixar esse livro de lado. Leiam! :D

A edição está padrão Butterfly. Capa maravilhosa e ótima diagramação.
Infelizmente encontrei alguns erros de revisão. Mas nada que atrapalhasse a leitura.

19 comentários :

  1. Oiiii, eu conhecia o primeiro livro não sabia que tinham lançado já, o primeiro não me agradou muito, então acho que não lerei o segundo. Mas, adorei a sua resenha.
    Beijos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu tenho apenas o primeiro livro aqui e ainda não li. Mas, estou bem ansiosa, pois esses livros parecem ser incríveis.
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  3. A história me agradou, bem diferente do que ando lendo ultimamente.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  4. Gabrielly,

    Acompanhei Filha da Floresta e estou super ansiosa para ser a continuação. Pena que Sorcha fica tão apagada e debilitada nesse volume. Espero poder curtir a leitura tanto quanto curti a primeira. Parabéns pela resenha.

    Abraço,
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa é um trilogia que gostaria de ler, pois li tantas resenhas elogiosas do primeiro livro. Por ter toda essa questão da família ser liga à floresta isso me cativo muito.
    Mesmo com os pontos fracos pontuados na resenha, ainda tenho interesse em ler. Bom, mas acredito que seja difícil manter o ritmo em todos os livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, também fiquei extremamente incomodada com o estado da Sorcha nesse livro, eu não conseguia aceitar. Resenhei esse livro hoje e até que temos opiniões bem parecidas.

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem?
    Não conheço a série, mas estou receosa a respeito, por conta da personagem. Já bati minha cota de personagens com decisões chatas, haha.

    ResponderExcluir
  8. Não gosto do gênero, então não leria. Não consigo gostar de livro assim, gosto de obras mais próximas da realidade, sabe?
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Está na minha lista de leitura desde o lançamento, mas eu ainda não consegui me organizar pra ler. Eu simplesmente amei a sinopse!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu conhecia o primeiro livro, cuja premissa me chamou muito atenção. Esse segundo também me deixou muito curiosa e essa capa é simplesmente lindíssima. Adorei o enredo e espero conseguir fazer a leitura em um futuro não tão distante. rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu estou um pouco enfada de séries e ainda mais juvenis, mas essa quebra tudo isso, pois acho o enredo fantástico e traz alguns elementos que por vezes, não vejo em livros, enfim, posso estar enganada. mas sou bem encantada com o enredo.

    ResponderExcluir
  12. Estou com preguiça de series! Não sei porque, mas cansei um pouco. Acho que hoje em dia tudo virou serie, inclusive livros que nem deveriam ser series. Tomei preguiça, então estou evitando um pouco...

    xx
    Mari
    www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir
  13. oi ^^
    pow eu gosto de finais que deixam a gente curioso para o próximo volume, mas no momento to acompanhando tanta coisa que não sei se leria esse. pelo menos não por enquanto.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Primeiramente gostaria de dizer que as capas dessa série são lindas, quero todas na estante.
    Segundo: amei a resenha. Sempre tive vontade de ler os livros mas nunca tinha lido uma resenha, e mesmo que essa seja de uma sequência, fiquei bastante empolgado.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Tenho que dizer que não li sua resenha, rsrs, eu estou lendo o livro no momento e quero ter todas as surpresas sabe? srsr, mas fico feliz que você gostou, apesar de não ser tãão bom quanto o primeiro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    O livro já ganha muitos pontos comigo por ser de fantasia. Não sou muito fã de livros que não possuem um final certinho, mas como tem outro creio que vale a pena.

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    Amei essa capa ^^
    Amo fantasia e já quero esse livro! Amei o enredo e adorei a sua resenha :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  18. Achei muito interessante, gosto de fantasia e essa premissa me agrada. Confesso que li sua resenha um pouco por alto, com medo de pegar algum spoiler do volume 1 que ainda não li. Mas assim que terminar de ler volto pra ler a resenha direitinho.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    A capa e a diagramação desse livro é linda, mas eu não tenho interesse nessa série. Não consigo me atrair por ela e vou sempre deixando de lado, mesmo com muita gente elogiando. Vou passar a dica :)

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!