quinta-feira, 7 de maio de 2015

Entrevistando a escritora: Carolina Matsuo






Olá leitores!
Fiz uma entrevista bem legal com a escritora Carolina Matsuo, autora de O Sumiço de Beatriz, que já tem resenha aqui no blog! Vocês sabem que adorei esse livro, então falarei dele até todos vocês terem lido <3

A Carolina foi super gente boa e dedicou um tempinho para me responder algumas perguntas, e ainda dá spoiler de que já tem um novo projeto em mente para esse ano! Bora conferir? :D



1- Quais são suas maiores influências literárias? Quais autores mais influenciam seu trabalho como escritora?

Eu gosto de obras de vários autores. Gosto bastante de histórias que envolve conspiração, investigação, trama político, mas também leio romance, biografias,etc. Contudo, quando escrevi O Sumiço de Beatriz não me inspirei em nenhum autor específico. Escrevi porque gosto e pela vontade, simplesmente escrevia e me sentia bem com isso.



2- Seus personagens foram inspirados em alguém? Ou são todos fictícios?


Todos os personagens são inspirados em pessoas do nosso cotidiano, a maneira como falam, como se comportam, se vestem, os definem. São parecidos conosco, não só fisicamente, mas também pelo interior. Por exemplo, um dos protagonistas, Tomaz, larga tudo para procurar Beatriz e saber o que realmente está acontecendo. Acredito que muitas pessoas tem medo/receio de fazer algo ou de dizer algo para alguém. Não sabem o que podem encontrar, desistem ou não fazem nada, mas aquelas que seguem em frente já são vitoriosas por conseguirem quebrar essa barreira.




3- Você sempre sonhou em escrever ou é algo mais recente?


Não digo que foi um sonho. Desde quando eu era criança, eu gostava de escrever. Quando tinha 11 anos escrevi O Sumiço de Beatriz, mas era uma história muito diferente do que se vê hoje, contudo, eu mantive as característica da personagem principal – Beatriz – e criei uma trama totalmente diferente do que era, agora para um público jovem adulto e adulto.



4- Você se apega aos seus personagens? Consegue imaginá-los em situações do dia a dia?

Sim, eles são personagens inspirados em pessoas do nosso cotidiano. Quando os leitores lerem a trama, para aqueles mais inteirados no que acontecem no Brasil e no mundo, irão perceber que as atitudes, a corrupção envolvida, dentre outros as situações são do dia a dia que algumas pessoas talvez já puderam presenciar.




5- li O Sumiço de Beatriz super rápido pois o ritmo é muito acelerado. Quanto tempo você levou para escrevê-lo?

Como parte do cenário eu uso acontecimentos factuais, então eu tive que fazer uma pesquisa sobre isso e sobre algumas armas, sobre religião, etc. Levei por volta de um ano e meio para por tudo no papel, e não tive pressa para escrever.



6- Imagine que seu livro será adaptado para o cinema e você tem carta branca para escolher o elenco principal. Quais artistas você escolheria para interpretar o Tomaz e a Beatriz? Já pensou nisso?

Fazer associação com pessoas conhecidas não é uma coisa que eu gosto muito de fazer, porque acho que isso limita a imaginação do leitor. Mas como sei que muitas pessoas
gostam de ter uma ideia de como seriam os personagens, direi apenas uma representação da relação personagem - ator somente de alguns personagens, ao meu ver, mas gostaria que as pessoas não se limitassem a isso.

 Christian - Colin Farrell
 André - Edward Norton 
 Tomaz - Paulo Rocha
 Luciana - Anna Faris



7- Tem algum outro projeto em mente? Haverá livro novo ainda esse ano? :D

Sim, tenho um projeto em mente, mas por enquanto me dedico na divulgação d’O Sumiço de Beatriz.



8) Como decidiu escrever a obra O Sumiço de Beatriz?

Durante o período da faculdade, mestrado, trabalho, conversei com muitos jovens adultos e adultos sobre a frequência em que liam livros de qualquer tipo. A maioria não tinha paciência e acabava desistindo da leitura em poucas páginas. Eu fiquei um tempo pensando sobre isso, pois a sensação de ler um livro é muito boa, abrir a sua mente, imaginar fisicamente os personagens e mergulhar na história, e aquelas pessoas não conseguiam sentir isso. Eu queria fazer alguma coisa a respeito.
Quando eu tinha 11 anos de idade, nasceu a personagem Beatriz, uma estilista e especialista em maquiagens e eu resolvi utilizá-la e reescrever a "estória" O sumiço de Beatriz. Mudei totalmente o cenário e a linguagem, mas mantive as características da personagem. Hoje, ao ler "O Sumiço de Beatriz" você encontrará uma trama que envolve conspiração política-militar, perseguição e investigação, com fatos da história como os acordos entre petrolíferas feitos em períodos diferentes do nosso governo e desvio de bilhões durante essas negociações, e tudo isso misturado com um toque de ficção científica, aventura, mistério e romance.
A trama foi escrita com o intuito de "prender" o leitor em cada capítulo, dessa forma, incentivasse ou resgatasse o hábito de ler daquelas pessoas e proporcionasse bons momentos.


8- Algum recadinho para os seus leitores?

Desejo que “O Sumiço de Beatriz” deixe os leitores incentivados a ler cada vez mais, e para aqueles que ainda não tem esse hábito, então que esse seja o começo!

---

Carolina, muito obrigada por dedicar um tempinho ao blog e ser sempre tão atenciosa <3

Espero de coração que tenham gostado da entrevista! Não deixem de dar uma espiada na resenha do livro, clicando na capa dele ali em cima, lá tem sinopse e como vocês podem adquirir a obra. :)

Beijos e até mais. 


22 comentários :

  1. Já li resenhas de O Sumiço de Beatriz, mas não conhecia a autora. Entrevistas são muito boas para nos aproximar de quem constrói essas histórias tão fascinantes. Muito interessante a trajetória da Carolina, que adaptou uma história que já tinha para os leitores adultos (com direito a conspiração? Adoro!).
    Bjs,

    http://diarioquaseescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá; gostei muito da entrevista e de conhecer um pouco mais sobre o livro e a autora. Ótimas perguntas.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, já havia lido uma resenha de "O Sumiço de Beatriz", e foi positiva. Achei as perguntas muito bem formuladas e as respostas melhores ainda, isso tudo me deixou mais curioso ainda para ler o livro! Parabéns, adorei!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que entrevista gostosa de ler. Bacana a autora se inspirar em pessoas reais para construção dos personagens, pois foge de normatizações que tem se tornado uma praga literária.

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer a Gaby por essa entrevista e oportunidade de expor um pouco mais sobre mim e sobre a obra.
    Aproveito para convidar todos a participarem da promoção, em que meu livro está com 30% de desconto.
    Acesse a fanpage do livro no facebook ou no site: carolinamatsuo.wix.com/autora

    Obrigada!
    Bjo,bjo!

    ResponderExcluir
  6. Olha primeiramente parabéns pela sua entrevista, até porque eh sempre bom conhecer novos autores nacionais, mas eu ainda não conhecia esse livro. Achei bastante interessante e vou procurar saber mais da obra para quem sabe futuramente ler. Se cuida linda e bom sabado pra vc

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-como-ser-popular.html

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li O sumiço de Beatriz. Porém simpatizo muito com a premissa do livro e acho a capa muito ficção científica. Conhecer um pouco mais da autora só me deixa com mais vontade de lê-lo. A Carolina Matsuo parece ser muito simpática. É bom ver que ela não fez o livro a toque de caixa. Acho que toda produção textual precisa de um tempo de amadurecimento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista, não conhecia a autora. :O
    E nossa, um ano e meio para escrever um livro? Acho que eu ia acabar esquecendo de algo nesse meio tempo da história. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tenho lido tanto sobre O Sumiço de Beatriz que fico cada vez com mais vontade de lê-lo.
    Achei bacana o fato de autora inspirar seus personagens em pessoas do cotidiano e seus comportamentos. Bem bacana isso.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Li algumas resenhas de O Sumiço de Beatriz, mas o livro acabou não me chamando atenção. Porém, eu gostei muito da entrevista com a autora, acho muito legal descobrir como um livro foi escrito, quais foram os primeiros passos.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro ler entrevistas com autores, saber como eles se sentem sobre a obra. Ainda não li O sumiço de Beatriz pois não me chamou a atenção, mas a autora parece ser bem simpática, gostei dela.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adorei conhecer mais sobre a autora Carolina e sobre sua obra O Sumiço de Beatriz.
    Eu já li algumas resenhas sobre esse livro em alguns blogs que frequento e o livro me chamou a atenção, por ter uma premissa interessante e por ser do tipo de histórias que gosto bastante de ler.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Oie! Tudo bem?

    Nossa, faz mto tempo que não leio entrevistas em blogs. Não conhecia a autora e nem o livro, mas consegui capturar um pouco da essência da escritora através da entrevista. Mto bacana!!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Não conhecia a escritora e nem sua obra, o bom de ler entrevistas é que descobrimos um pouco a linha de pensamentos dos escritores diante de suas histórias, como nessa aqui.
    Gostei bastante de saber que os personagens de certa forma são inspirados em pessoas reais, assim os leitores conseguem até se identificar.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Li O Sumiço de Beatriz e gostei bastante e a Carolina é uma pessoa incrível!
    Alguns detalhes como o tempo que o livro demorou para ser escrito eu não sabia.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Olá Gabrielly, tudo bem?

    Muito interessante este tipo de entrevistas, assim conhecemos mais sobre as origens do (a) autor (a), suas principais influências e em que se inspirou para criar os enredos de seus livros. Vou procurar mais sobre a Carolina.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Acho legal descobri de um onde vem a inspiração dos personagens assim como imagina-los no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  18. Oie!!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro mas, acho que vou gostar bastante pelo que a autora fala e também um pouco sobre as suas perguntas.
    Me fez lembrar de quando eu era criança e ficava escrevendo histórias e dizia que virariam livros.
    Adorei a entrevista, parabéns as duas.
    Estou seguindo seu blog!
    ;*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei de O Sumiço de Beatriz, mas não sabia que a personagem havia sido criada pela autora quando tinha 11 anos. :D Que informação incrível, porque Beatriz é genial. Eu achei muito interessante o enredo e estou ansiosa para conhecer outros trabalhos da autora.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá não conhecia a autora nem o livro.
    Adoro entrevistas com autoras assim fico conhecendo mais sobre elas e sobre as obras.
    Vou ler sua resenha e procurar mais sobre o livro
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adoro entrevista da para conhecer o autor saber um pouco mais sobre os gostos dela e qual as ideias que teve na hora de compor o livro.
    Não conhecia autora Carolina Matsuo, mas pela entrevista me identifiquei bastante com ela.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu não conhecia a autora, foi muito legal conhecer e ler as respostas dela!
    Adorei seu blog, já estou seguindo, ficarei feliz se puder retribuir.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!