terça-feira, 12 de maio de 2015

Queria Ver Você Feliz - Adriana Falcão



Rio de Janeiro. 
Caio e Maria Augusta se conheceram ainda crianças e logo se apaixonaram perdidamente um pelo outro.
 Se comunicavam por cartas e pequenos bilhetes, enviados sempre as escondidas; combinavam um cineminha aqui e outro ali e o amor só aumentava.
Desde o começo era evidente a personalidade forte de ambo: ele ciumento e melancólico; ela dramática e de pavio curto, mas nada podia separar os dois, nem a distância nem dona Tatina, mãe de Maria Augusta, que no começo desaprovou a relação, mas as proibições só serviam pra aumentar a vontade dos dois de ficarem juntos.
Ela tentou separá-los mandando Maria Augusta para Porto Alegre nas férias, mas os dois se comunicavam através de cartas, sempre destacando a saudade que sentiam um do outro e o amor que só aumentava... Foi amor demais... Não existia nada de pouco no relacionamento dos dois, e nada de calmo também.

Com o passar do tempo o dois começam então a namorar sério. Nem Tatina nem ninguém conseguiu afastar os dois, o amor ganhou outra vez. Com a idade avançando o ciúme e as preocupações aumentaram também. Caio precisou arranjar um emprego logo e por conta disso a distância veio de novo se meter na história. Ele lá estudando, ela aqui com saudade. Nas cartas, o ciúme de tudo e todos, na vida, a melancolia chegava com o passar dos dias.


"O fato é que eu poderia contar qualquer história de amor, mas se hoje minha memória anda às voltas com esta, de Caio e Maria Augusta, culpo quem abriu um certo baú florido onde estavam guardados cartões, bilhetes, retratos e cartas." 






Queria Ver Você Feliz é uma história real, colocada no papel por Adriana Falcão, filha caçula de Caio e Maria Augusta.

Quem nos narra essa história é o Amor. De um jeito poética, inteligente, melancólica e até um pouco engraçada ele nos conta a história de Caio e Maria Augusta, da década de 40 até os anos 70, ele sempre esteve lá e agora despeja em nós esse relato dramático e emocionante.
Um relacionamento não é feito apenas de momentos bons, felizes, é feito também de muitas lágrimas e sofrimento. Caio e Maria Augusta foram muito felizes juntos, nos momentos que não estavam destruindo a si mesmos.

"Desde o início desse romance, me empenhei em ser intenso. Acredito que um trabalho só fica bem-feito quando a gente se joga nele com tudo. Aí, sim, o resultado, seja ele qual for, será perfeito. Eu já disse que sou perfeccionista?"   






















Li o livro por indicação do meu melhor amigo (obrigada, John!!) e posso dizer que adorei ter lido. Como boa leitora de romances dramáticos não pude deixar de fazê-lo.
Quando começar a ler, cancele seus compromissos, é praticamente impossível parar.

A história é quase toda contada através das correspondências do casal. Algumas cartas bem grandes, outras bem pequenas (essas escritas pelo Caio, que não sabia muio bem colocar seus sentimentos em palavras, diferente da mulher). Cartas bem apaixonadas, sempre, mas algumas repletas de melancolia e loucura. Maria Augusta chegou a ser internada em um sanatório por um mês, para tratar de seus vícios em soníferos e bebidas.

Apesar de ambos terem tido um final trágico, a vida que tiveram e o amor dos dois no começo do relacionamento é inspirador.
Tiveram três filhas: Rosina, Patrícia e Adriana.



Tenho que parabenizar o trabalho da editora com o livro. Ficou tudo muito lindo e organizado, a revisão está ótima.

Indico o livro para todos que, como eu, adoram um bom romance, mas que não se incomodam com um dedinho de loucura.
(Link do livro no Skoob)

20 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei a premissa dele muito fofa! Achei bem interessante o fato de o livro ser narrado pelo amor, deve dar uma dinâmica toda especial a essa leitura.


    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiiêê!!
    achei bem incrivel o livro, mas com certeza eu não compraria rsrsrs,
    ainda não tinha visto por dentro, obrigado pelas fotos, kkk, achei muito
    lindo o trabalho da diagramação dele
    Bjks

    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que título lindo, adoro histórias reais e essa me cativou. a capa também é muito convidativa. ?Creio que a melhor indicação delivro que vi hoje. Tem correspondências? Que fofo. Como não conhecia esse livro, gente? amei a indicação, obrigada!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa, não conhecia esse livro e pelo fato de ser uma história verídica me atraiu muito. Pelas imagens, a edição está linda e fiquei pensando nos romances de antigamente que sempre eram tão intensos, cheios de sentimentalismo e loucura. Espero ter a oportunidade de ler. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  5. Oie!!!
    Achei o livro bem interessante.
    Amo romances que tem drama, principalmente baseados em fatos reais.
    Amei a resenha.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, o livro parece ter um romance bem dramático mesmo e esse são sempre os que conseguem nos prender na leitura da primeira a ultima pagina, vou anotar a dica e se tiver chance vou lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, e confesso que a prícinipio não leria ele. Mas depois da sua resenha a curiosidade foi maior e já coloquei nos desejados. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabrielly..
    Nossa, que livro maravilhoso!! Nunca tinha ouvido falar, mas já amei! É bem minha cara esses livros com histórias verídicas, ainda mais de amor. E essa narrativa melancólica que voce citou...acredito que o livro tem tudo para me agradar.
    Super curiosa mesmoo parq ler este livro!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olha eu gostei bastante da sua resenha, porque a história me chamou bastante atenção
    E também fiquei curiosa para saber mais sobre a personagem da história.
    Sinceramente adorei. Eu acho que você desenvolveu tão bem a resenha que deu para saber o que sentiu.
    Espero ter a oportunidade de fazer a leitura quando eu puder =] Parabéns. Tu escreve muito bem viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-toda-luz-que-nao-podemos-ver.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vim aqui te convidar para ver minha nova resenha no blog.

      Quando tiver atualização pode me chamar que passarei aqui tá?

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-temporada-de-segredos.html

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Que historia mais linda e mais linda ainda por ser real e ver um amor tão forte é lindo, pena que o final foi trágico para eles :(
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Eu também gosto de romances dramáticos rs, acredito que vou gostar bastante desse livro por sinal.
    É tão bom quando o livro no prende dessa forma, uma história assim mais realista faz tão bem, percebemos que a vida é assim repleta de altos e baixos e que conseguimos superar de alguma forma.
    Dica anotada.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. O livro é lindo! Achei essa capa e essas fotos lindas, só de olhar-las me deu uma curiosidade em ler este livro! Gostaria de saber como o Amor narra essa história, deve ser muito boa sua narração, além de emocionante! Adorei a sua resenha, muito bem feita, parabéns!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Hoje estou com sorte! só tenho lido resenhas com boas indicações. Esse livro deve ser um daqueles passionais, como o amor do casal. Mesmo eu sendo uma racionalista e pragmática por natureza, não deixo de gostar de ler histórias que trazem amores passionais.

    Não conhecia o livro, mas gostei de tudo. O título é muito poético.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia o livro... Mas adoro histórias reais colocadas no papel! Muito interessante o fato da narrativa ser feita pelo Amor. Muito bacana mesmo! O título é liiiiiiindo, apaixonei! :) Fiquei curiosa em saber qual final trágico é esse e como ele se desenvolve.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  15. Adorei a diagramação do livro, as fotos... Eu ia dizer que não leria por conta do gênero, mas então vi que se baseou em história real e fiquei bem tentada. Além disso, tenho lido tantos livros cheios de morte quem um narrado pelo Amor seria mais do que bem-vindo. <3
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  16. Olá! Que interessante este livro. Gosto de livros com histórias reais. Levam a gente para um horizonte diferente. Sua resenha ficou linda e as fotos também! (=

    Um abraço pra ti!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Esse livro parece tão triste. Claro, parece romântico e tal, e eu até gosto de um romance dramático, mas acho que no momento ficaria meio depressiva o lendo.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Gente foi só eu que fiquei desesperada para ler esse livro? hahaha
    Nossa que premissa maravilhosa, adoro romance, todo tipo de romance e esse por ser real me deixa super ansiosa para ler.

    Ai ai e minha lista cresce mais um pouco kkkk
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, fiquei bem interessada. Gosto de narrativas diferentes.
    O livro é lindo, amei a diagramação!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!