sábado, 28 de julho de 2018

Resenha || A Sede, de Jo Nesbø | Harry Hole #11

Editora Record, 2018 || 531 páginas || Skoob
Sinopse: Um assassino está a solta. Ele está na sua casa. E tem sede de sangue. Harry Hole está de volta para enfrentar o único assassino que escapou de suas garras. Uma mulher é morta em seu apartamento depois de um encontro marcado pelo Tinder. As marcas no corpo mostram que a polícia está lidando com um assassino peculiar, quase sobrenatural. No pescoço, uma mordida brutal, com alguns fragmentos de tinta e ferro. Em toda a parte, indícios de que o criminoso bebeu o sangue de sua vítima. Logo em seguida outra mulher morre em condições semelhantes. A equipe de investigação, agora liderada por Katrine Bratt, se vê pressionada pela mídia a solucionar esses casos o quanto antes. A repercussão é tamanha que o chefe de polícia, Mikael Bellman, precisa resolver os crimes o mais rápido possível para que sua reputação permaneça inabalada. Sua única saída é chantagear Harry Hole para trazê-lo de volta à Divisão de Homicídios. Ele não parece disposto a ajudar, mas semelhanças com casos passados colocam Harry frente a frente com o único monstro que já escapou de suas caçadas.  

RESENHA ✍

Um assassinato brutal deixa a polícia de Oslo em alerta. Um corpo de uma jovem mulher foi encontrado com a garganta dilacerada por uma mordida fatal, e no ferimento é encontrado fragmentos que levam os peritos a acreditar que o instrumento utilizado foi uma dentadura de ferro. O assassino também bebeu o sangue da vítima, em um curioso caso de vampirismo que, com a descoberta de novos corpos, parece que não vai parar tão cedo.

Uma equipe de investigação liderada por Katrine Bratt toma a frente para desvendar o caso, enquanto a mídia está em sua cola por mais informações. O peculiar modus operandi do criminoso chama a atenção pela brutalidade, e quando mais mulheres são mortas o chefe de polícia Mikael Bellman sabe que precisam resolver aquilo o quanto antes. Para isso, ele precisa convencer uma certa pessoa a ajudá-lo...


Harry Hole, sóbrio e professor na Academia de Polícia, não faz mais parte da divisão de homicídios, e quer que as coisas permaneçam assim. Porém, quando seu antigo chefe resolve chantageá-lo ameaçando a reputação de uma das pessoas que mais ama, ele se rende ao novo caso e sai à caça do único monstro que, no passado, deixou escapar. Mas ele está de volta, e agora será a hora de Harry fazer jus, mais uma vez, à sua reputação como um dos melhores detetives da Noruega.

Mas Harry não é mais o mesmo. Agora, ele tem tudo a perder. Sua saúde mental, ainda abalada pelos seus casos anteriores; sua família, que tanto ama, e sua sobriedade, que custa tanto a manter. E essa vai se provar uma das caçadas mais brutais e difíceis de sua longa carreira. Será que ele está pronto?


A Sede é o décimo primeiro volume da série Harry Hole, publicada aqui no Brasil pela editora Record e com milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Jo Nesbø é um dos autores mais lidos do gênero na atualidade e faz valer sua fama com essa série incrível que só parece melhorar.

Apesar de ser uma série bem longa, o autor mostra ter controle sobre as ligações que cria e seu personagem principal, cada vez mais complexo. E sim, os livros podem ser lidos de forma independente, apesar de ter um ou outro spoiler de casos anteriores. O primeiro livro que li do autor foi Boneco de Neve, sétimo da série, partindo depois para O Morcego, primeiro livro protagonizado por Harry Hole; e foram ótimas experiências, não me deixando confusa em momento algum.

A Sede tem uma trama bem obscura, bem intensa e provocante, com um caso super complexo e desafiador para toda a Divisão de Homicídios e para os leitores que tentam desvendar o caso junto aos detetives. Foi uma leitura compulsiva, que não consegui largar até ter todas as respostas que buscava e saber para onde o autor estava levando tudo aquilo. Não me decepcionei! Como sempre, Jo Nesbø acaba deixando algumas pontas soltas, ganchos para o próximo volume, que espero não demorar muito a sair pois estou curiosíssima sobre os próximos passos do Hole e equipe.

Leitura super recomendada! :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!