domingo, 6 de agosto de 2017

A Ilusão do Tempo, de Andri Snaer Magnason

Autor: Andri Snaer Magnason
Título original: Tímakistan
Editora: Morro Branco
Ano: 2017
Páginas: 320
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Quando as coisas não vão nada bem e os economistas preveem uma enorme crise financeira, a família de Vitória – assim como o resto do mundo – decide se esconder em suas misteriosas caixas pretas à espera de tempos melhores. No entanto, após vários anos, a caixa de Vitória se abre e a menina se vê em uma cidade em ruínas. Sem rumo, ela caminha por prédios e ruas tomadas por florestas e animais selvagens, até chegar à uma casa onde crianças se reúnem em torno de uma senhora para ouvir a história de um rei ganancioso que conquistou o mundo, mas desejava conquistar o tempo. Para poupar sua bela princesa dos dias escuros e sombrios, normais ou sem valor, ele a coloca em uma caixa mágica transparente como cristal, mas feita de uma seda de teia de aranha tão densa que o próprio tempo não consegue penetrar. Vitória aos poucos percebe uma conexão entre sua própria história e a do reino mágico. Junto com seus novos amigos, ela precisa encontrar uma forma de consertar o mundo antes que seja tarde demais.

As coisas começaram a dar errado na humanidade há milhares de anos, quando os humanos começaram a usar os animais como armas de guerra para conquistar fortunas e muita riqueza. Mas essa é outra história, e para conhecê-la temos que primeiro visualizar o mundo de Vitória.

Vitória já não aguenta mais as notícias sobre economia, que preenchem sua televisão o tempo todo, prendendo a atenção de toda sua família a esse assunto chato quando eles poderiam aproveitar e se divertir juntos. Mas os economistas não preveem diversão, e sim uma enorme crise financeira em todo o mundo.

Mas existe uma empresa que parece ter a saída perfeita para esses dias de crise, a Caixa do Tempo TIMAX, capaz de conservar seus usuários por anos, ou mesmo décadas, e trazê-los de volta intactos quando a crise acabar. Logo essas caixas viram uma febre, e todos correm para comprar as suas. Para seu pesadelo, a família de Vitória não faz diferente, e, quando sua caixa se abre, aparentemente alguns segundos depois, a menina observa a sua volta as plantas tomando conta de todo lugar, e também os animais.
"Em toda parte, era a mesma história: casas-fantasma, ruas-fantasma e cidades-fantasma. Tudo abandonado e vazio, mas o mundo em si estava longe de estar morto, estava verde e exuberante, com seus asfaltos e concreto encobertos por florestas. O mundo com certeza tinha sido enfeitiçado." 
Resgatada por uma outra criança, ela chega em uma casa e conhece Rosa, uma mulher que cuida de tudo por ali, e que também conhece a história de Obsidiana, a princesa de Pangeia, que há milhares de anos atrás foi trancada pelo pai, o rei de Pangeia, a uma caixa do tempo, de onde saia apenas quando as coisas iam bem, quando fazia sol e quando era dia de festa. Os dias de chuva, de guerra e o tédio foram cortados totalmente de sua vida, e assim ela poderia viver por muitos e muitos anos.

São essas as duas histórias presentes no livro. Acompanhamos Vitória, que ouve atentamente a história da princesa Obsidiana pela misteriosa mulher que abriga todas aquelas crianças. E nós acompanhamos essa mesma história em todos os seus detalhes, sempre em terceira pessoa.


Andri Snaer Magnason é um premiado autor Islandês e figura de destaque em seu pais, tendo concorrido à presidência da Islândia em 2016. Além de escritor, Magnason também atua na música, e veio de uma família de médicos e enfermeiras. A Ilusão do Tempo (Tímakistan, no original), tem uma narrativa inspirada em velhos contos de fadas, como A Branca de Neve. O livro é um sucesso e recebeu prêmios bem importantes na categoria livro infantil, como o Icelandic Literary Prize, em 2013. Tendo suas obras publicadas em mais de 30 países, o autor  recebeu também o prêmio Grand Prix de L'Imaginaire na categoria romance estrangeiro. Esses são apenas alguns dos feitos de Andri Snaer Magnason. Alguma dúvida de que ainda iremos ouvir muito sobre ele?
"_ O problema é que as caixas facilitaram a procrastinação - disse Rosa - Tornou-se muito fácil adiar a solução dos problemas. É como se deixar beliscar de leve, gentilmente."
Esse foi um lançamento muito aguardado por mim, que tinha ficado curiosa com a premissa quando li a sinopse e fiz uma pequena pesquisa sobre o autor. Minhas expectativas estavam altíssimas, o que é sempre arriscado, e assim que ele chegou por aqui eu já comecei a ler. Felizmente, não me decepcionei em nada.


Esse é um livro que tem como alvo o público infantil, mas além da escrita ágil e referências a conhecidos contos de fadas, o livro apresenta algumas críticas bem bacanas, e a principal vem através da mensagem sobre como nós somos passíveis de manipulação de opinião em massa, quando temos nossa atenção desviada do que realmente importa para aquilo que querem que a gente veja, através de doutrinas, do marketing e de propagandas. E também, claro, temos uma mensagem sobre o tempo, um tema que hoje é um dos meus favoritos na literatura.
"Ela entendeu que não queria ser eterna, queria ser a princesa na chuva, na neve, no vento, na primavera, no inverno e no outono. Ela queria ver os dias cinzentos para compreender os dias ensolarados."
O livro é formado por 320 páginas, em uma belíssima edição pela editora Morro Branco. Uma leitura viciante, que fiz em menos de 6 horas, as quais passei totalmente ligada na narrativa e encantada com tudo o que estava lendo.


Ainda há dúvidas de que indico esse livro? E não só para o público infantil ou adolescente, não, é um livro que indico para todas as idades, sem restrições! Se joguem nessa leitura incrível e depois volta aqui pra gente conversar! Vou adorar trocar uma ideia sobre ele com vocês :D

33 comentários :

  1. Olá amiga, como sempre, mais uma postagem interessante,uma super indicação para uma boa leitura e uma sinopse perfeita.A Ilusão do tempo.

    Abraços, tenha uma noite abençoada e que seu amanhecer seja com muitas energias boas para que reinicie uma semana com saúde e força para seguir sua caminhada feliz. Abraços, fica na paz de Deus.
    Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Não conhecia essa obra, mas adorei poder conferir as suas impressões a respeito. Fiquei muito curiosa quanto a esta premissa e não sei como ainda não tinha lido nada a respeito. Sua indicação me deixou muito motivada, ainda mais porque não tenho dúvidas de que é uma obra que pode ser lida por todas as idades, apesar de ter o infantil como publico alvo.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro,mas depois de ler a sua resenha é certamente um que irá para a minha lista de leituras. Tem uns livros que mesmo destinados ao publico infantil são tao lindos e bem escritos que encantam leitores de qualquer idade, o que me pareceu ser o caso desse.
    Amei a dica e a resenha e quero dar um destaque especial a sua primeira foto: MARAVILHOSA
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Gaby!
    Esse autor é cheio de feitos, ein?! Fico feliz com toda a expectativa não te decepcionou! Adorei o fato do livro trazer várias críticas bem válidas. O encantamento já começa com a capa, pq né?! Estou bem curiosa pela obra, já quero!
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Gostei muito do enredo. É o tipo de leitura leve e fantasiosa que estou precisando p curar essa ressaca. Obrigada pela resenha e indicação. Com certeza entrou para minha lista!
    www.praxeliteraria.com.br beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Ainda não conhecia esse livro, mas, gostei tanto da premissa que fiquei bastante ansiosa para ler! Adoro livros leves assim e mesmo sendo voltado para o público infantil, vou anotar nos desejados, pois, parece ser uma ótima opção para quando estiver passando por uma ressaca literária.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu ainda não conhecia o livro, e gosto quando a história surpreende, e ainda atinge todas as expectativas.
    Mais um detalhe que apontou é sobre trazer alguns momentos de reflexão, pois é algo que sempre busco nas histórias, onde eu posso refletir sobre o que acontece aos personagens.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu também recebi esse livro pela editora Morro Branco, super linda a edição, bem como as suas fotos. Fico feliz que o livro tenha atendido e atingido suas expectativas. Adorei a sua resenha, ficou muito boa. A Ilusão do Tempo é de fato um grande livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia esse livro e ainda não li nada da editora, mas fiquei com vontade de conhecer essa obra.
    Mesmo sendo um livro para o público mais jovem através da sua resenha me parece ter pontos bem interessantes para reflexão.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Dúvida nenhum que você indicaria. Melhor ainda, pois eu não conhecia o livro e acredito mesmo que não precisa ser apenas para os mais novos. Anotando o nome.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  11. Oie, não conhecia o livro, gostei bastante do contexto dele, irei colocar-lo na minha lista.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. oiee
    não conhecia o trabalho da editora e nem conhecia a obra, achei bem legal da premissa
    colocarei na minha listinha
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha, já quero ler ele. A história parece ser fantástica, com esse toque de conto de fadas, além das mensagens interessantes que a obra passa.

    ResponderExcluir
  14. Amei seu post e sinceramente achei a história sensacional, com certeza vou atrás para ler esse livro.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gabrielly :)
    Desconhecia essa obra até o prezado momento.
    Lendo a sua resenha e finalmente tendo uma noção do enredo só posso dizer que desejo ter essa leitura!!!
    Tenho muito interesse em histórias de tempo onde a pessoa acorda antes da hora e se depara com um cenário que não era pra ver. Não é a toa que Passageiros é um dos meus livros favoritos!!!! <3
    Fico feliz em ver um enredo com temática tempo voltado para o público infatojuvenil.
    Tenho que confessar que não curti muito a capa mas só lendo pra saber se faz jus ao tema.
    A editora Morro Branco está arrasando demais e olha que ela chegou recentemente, hein.
    Obrigado pela resenha. :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu ainda não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa com a leitura dele. Parece ser um livro que passa mensagens muito bonitas e que nos traz reflexões também. Gostei de ver a sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Gostei de saber sobre as referências aos contos de fadas, já que amo a maioria deles, e achei uma graça, embora eu acredite que não o leria tão cedo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oiee Gabi ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e confesso que no início não estava muito animada para conhecer, mas ao longo da sua resenha, senti aquela fisgadinha e a vontade de ler...haha' já quero. Nunca li nada de nenhum escritor islandês *-* quero desesperadamente conhecer a literatura de outros países que não Brasil, Estados Unidos e Inglaterra...haha' mesmo sabendo que é um livro voltado pro público infantil, quero ler. Espero gostar.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi. :)
    Não conhecia esse livro, mas a premissa me pareceu muito boa.
    O tempo entrelaçado nos contos é sensacional, fiquei curiosa.
    Se um dia tiver o prazer de lê-lo, sei que vou adorar.
    Parabéns pela resenha flor.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Islândia <3 Não conhecia o autor, (aliás, da Islândia só conheço o Arnaldur Indridason), mas amei a premissa, às vezes precisamos de livros assim para nos tirar da zona de conforto. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Gabrielly!
    Não conhecia o autor e o livro, mas pela sua resenha me pareceu uma história muito interessante! Fazer referência a contos de fada me parece uma boa forma de se aproximar do público infantil de forma certeira. Coloquei na minha lista de próximas leituras, me pareceu uma daquelas leituras instigantes!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e me encantei assim que vi a capa, mas quando confesso que achei a sinopse bastante confusa. Se fosse me basear só por ela, provavelmente, não leria.
    Mas sua resenha foi tão positiva que acabou me contagiando. É sempre bom quando temos altas expectativas para um livro e não dos decepcionamos com a leitura. Fico feliz que você tenha gostado do livro e que, além de uma história legal, ele traga crítica interessantes.
    Adorei a resenha e vou deixar a dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Eu não tenho certeza de quantas resenhas desse livro eu já li, mas essa certamente não é a primeira. Eu só posso dizer que, assim como das outras vezes, eu fiquei impressionada ao me deparar novamente com esse enredo. Imagina que loucura seu país enfrentar uma terrível crise financeira e todo mundo resolve se enfiar em caixas e esperar o problema passar.... Tenho muita curiosidade para descobrir como o autor trabalhou essa trama e os seus personagens, além de toda a ambientação. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia essa obra ainda, mas de cara fiquei animada por ser meio que um conto de fadas e achei interessante haver duas histórias dentro do livro. Além disso, parece ser uma obra que apresente muitas críticas bacanas mesmo, por isso fiquei ainda mais animada. Enfim, gostei bastante da resenha e espero ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem?
    Eu li a resenha e já gostei do livro antes mesmo de lê-la, essa capa e esse título já me chamaram muito a atenção.
    Com certeza é um livro que eu adoraria ler e está definitivamente na minha wishlist, assim como os outros váaaaaaaaaarios pq a lista nunca acaba né? hahaha
    Beijocas <3

    ResponderExcluir
  26. Amooo livros em que a história se relaciona com os contos de fada clássicos!!
    Não conhecia ainda este, e fiquei encantada com a sinopse e com a capa!
    A ideia me pareceu bastante criativa, e mesmo tendo sido escrito para um público infanto-juvenil, eu super me interessei!! Vou procurá-lo hehehe
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?

    Puxa, fiquei com muita vontade de ler! *-*
    Adoro livros mais leves, dedicados ao público infanto-juvenil, acho que eles resgatam muito da infância, da facilidade de se amar a vida (e tenho sinto falta disso, atualmente). Apesar de eu não ser fã de contos de fada (nunca gostei deles, nem na infância, aliás), essa magia infantil me chamou atenção e me cativou! <3 Adorei muito sua resenha e a indicação, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?
    Como estudo jornalismo, eu AMEI essa coisa de como podemos ser manipulados por marketing e afins, acho super importante para o meu curso. Já foi pra lista, amei a edição e o fato de vocÊ ter amado a leitura! Espero poder ler logo, pois quero saber o desfecho dessa história!

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem? De fato a sinopse chama MUITA atenção. Não conhecia o livro, mas adorei saber sua opinião. Gostei e com certeza dica anotada. Parece também meio que um mundo distópico né? Também acho que não é só para o público infantil já que classificar um livro é meio injusto. Gostei mesmo!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oii!

    Eu não conhecia o livro e fiquei bem animada para ler a obra!
    Mesmo com essa classificação para infantil eu leria com prazer, afinal, gosto muito!
    Gostei de conhecer sua opinião sobre a obra!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  31. Oi Gabrielly,
    Estou louca para ler esse livro, que está em casa me esperando.
    A premissa dele chama muito minha atenção e o autor parece ter escrito a história de uma forma mágica. Quero saber como tudo vai se desenvolver e como essas duas histórias se desenrolarão. A Vitória parece ser uma personagem encantadora.
    Adorei sua resenha e as fotos, incríveis de verdade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá, Gabrielly

    Nunca ouvi falar nesse livro, acredita. Eu não leio livros do gênero, é bem raro, por isso dessa vez eu passo a dica. Mas achei interessante o fato de haver mensagens relevantes no livro, isso é muito bom, principalmente por se tratar de um livro cujo público-alvo ainda está em.formação de caráter.
    Achei a capa bem legal!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Gaby!

    Esse livro parece ser tão bom e as críticas sociais encontradas nele, tão importantes; não vejo a hora de ler essa obra!

    Como sempre, a resenha tá maravilhosa, parabéns! Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!