domingo, 4 de junho de 2017

A Pequena Livraria dos Corações Solitários, de Annie Darling

Autoria: Annie Darling
Título original: The Little Bookshop of Lonely Hearts
Editora: Verus
Ano: 2017
Páginas: 300
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Era uma vez uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos. Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres. Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos — isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar. Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes. Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu “felizes para sempre”. O primeiro livro da série A Livraria dos Corações Solitários!
Posy Morland ama os livros, especialmente os do gênero romance. Passa horas e horas perdida em doces histórias de amor com finais felizes. Sua vida está longe de ser tão emocionante quanto os livros que lê, mas ela está feliz e satisfeita com o que possui.

Com 28 anos, Posy trabalha na Bookends, uma livraria em uma pequena vila em Londres cuja dona, Lavinia, permitiu que ela e seu irmão mais novo de 15 anos ficassem morando no apartamento em cima da loja depois da trágica morte dos pais, muitos anos antes. Posy sempre esteve grudada nos livros e sabe muito bem como vendê-los, mas não sabe absolutamente nada sobre administrar uma loja, finanças e fluxo de caixa. Mas agora ela precisa aprender. Acontece que Lavinia faleceu e deixou a Bookends para Posy, surpreendendo não só a ela mas a todos os funcionários na livraria.


Emocionalmente abalada pela dor da perda de mais uma pessoa tão próxima e querida em sua vida, nossa protagonista não tem muito tempo para viver o luto antes de colocar a mão na massa. A loja já não tem lucro há muito tempo e ela tem exatamente um ano para colocar as coisas em ordem e dar uma nova cara ao local com a ajuda de seus melhores amigos, dos quais agora é chefe.
"Eu posso me dar bem, não é? Afinal, vender livros está no meu sangue, Tipo, se você me cortar, vou sangrar palavras, então quem melhor para assumir a Bookends do que eu?  Os ombros de Posy se curvaram – Embora eu imagine que isso signifique ser muito adulto e responsável."

As coisas já estavam complicadas o suficiente em sua vida, mas Sebastian, neto de Lavinia, tinha que aparecer para confundir e importunar Posy. Os dois vivem em pé de guerra, trocando farpas e se ofendendo sempre que têm chance. Mas ela esconde o que realmente sente por ele, e desconta suas frustrações em um romance de época que começa a escrever, e que nunca irá publicar.


A Pequena Livraria dos Corações Solitários é um chick lit com uma trama divertida e envolvente e personagens encantadores. Acompanhar a saga da Posy para reformar a loja e transformá-la na Felizes Para Sempre, uma livraria especializada em livros de romance, foi inspirador e hilário ao mesmo tempo. A personagem teve que tirar forças de onde não tinha para conseguir lidar com toda a pressão, e essa força foi muito bem-vinda para não levá-la a atacar o insensível e petulante Sebastian, por quem secretamente tem uma queda.
"Não adiantava querer explicar para Sebastian como era bom abrir um livro novo e inspirar aquele aroma maravilhoso. Ou o cheiro poeirento, quase terroso, dos livros velhos. Sentir o peso reconfortante de um romance no colo, ou deixar as páginas umedecerem ou ondulares enquanto se lê na banheira. Ele não entenderia."
Os personagens secundários (que terão seus próprios livros dentro dessa série) merecem todo o destaque. Todos eles têm uma personalidade única e marcante, e juntos foram responsáveis por mais de 80% das cenas cômicas e espirituosas do livro. Temos a Verity, a introvertida gerente;  Nina, com seu visual todo único e sem papas na língua, o total oposto de Verity; e Tom, misterioso e solícito. Temos também Sophie, que trabalha aos sábados e por quem Sam, irmão de Posy, é apaixonado. Todos eles são funcionários da Bookends e uma verdadeira família.

Sobre o Sebastian, é dificílimo simpatizar mesmo que minimamente com esse personagem ao longo do livro, pois sua arrogância está em um nível tão alto quanto a sua vaidade. Uma vez ou outra temos um vislumbre de uma parte dele que ele teima em esconder, e só a Posy para conseguir lidar!


Esse é um daqueles tipos de livro que aquecem o coração do leitor e, por ter sido escrito por uma amante de livros para outros apaixonados, os leitores se sentem realmente abraçados e representados por essa protagonista que possui pilhas e mais pilhas de livros que tomam todo o espaço de sua casa, e dos quais ela nunca irá se livrar. Seu amor pela leitura e por seus romances (foram feitas muitas referências a autoras famosas do gênero como Julia Quinn e Sophie Kinsella) é de encher os olhos. Quem aqui se identifica?

Essa foi uma leitura maravilhosa, que fiz em uma sentada só durante uma madrugada. Me emocionei, dei risada, ri mais um pouco e me emocionei mais. E, leitores, o final é feliz. Agora só me resta esperar pela continuação, que já foi lançada lá fora e conta a história da Verity!

Leitura recomendada! :D 

11 comentários :

  1. Olá, Gabi

    Ai que lindo que tem referência à diva Quinn! <3
    Eu recebi o livro e lerei assim que me multiplicar em 10, pois tenho tanto livro atrasado que só sendo múltipla para dar conta! hahahaha
    Eu já sei que vou detestar esse Sebastian...tenha paciência!

    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Oiii Gaby tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pelo livro que tu trouxestes hoje, com toda certeza adoraria ter a oportunidade ler, parece ser cheio de mistério e amor, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Estou louca para realizar a leitura desse livro, parece ser muito fofinho! E só vejo as pessoas falando muito bem da história, com certeza entrou na minha lista de desejados e espero em breve conseguir realizar a leitura dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Tudo neste livro me interessa, a começar da capa, que acho de uma fofura sem fim. Acredita que já estou interessada nos outros livros da serie, com os personagens secundários, sem nem ter lido esse???? hahaha
    Adorei a resenha e as fotos que você postou me deixaram com mais vontade ainda de ter o meu exemplar nas mãos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro, a capa é linda, a história também parece ser maravilhosa.
    Adorei sua resenha e confesso que fiquei com um gostinho a mais para lê-lo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie, gabi, falando em encher os olhos, essa sua resenha me encheu de vontade de ler o livro para ontem! Amo histórias que trazem referências a outros autores e livros e amo quando conseguimos nos identificar com algum personagem e certamente isso acontece. Também sou fascinada por essas histórias que trazem personagens que se tratam como família. Em fim, é um livro que tem todos os elementos para me atrair, e só espero que a verus traga logo o segundo volume.

    ResponderExcluir
  7. Heiii, tudo bem?
    Ahhhh, quero demais esse livro!!!
    Desde o Mochilão da Record que eu quero "
    A Pequena Livraria dos Corações Solitários”, achei tao fofinha a história e essa capa me chamou logo que vi.

    Não saia que tinha continuação e agora fiquei mais doida pra ler logo o primeiro.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. O livro me ganhou no título e agora estou mais interessada ainda, pela leveza da trama e por ser uma série. Em alguns casos, como este - cada livro de um personagem ligado ao local - eu gosto de séries. Quero muito ler! Amei a sua resenha porque reforçou o que eu já intuía sobre o livro. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Que capa maravilhosa! Também adorei o título, mas pelo que você contou, o ponto alto é mesmo o enredo! Adoro romances que envolvem drama, como a parte do luto da personagem principal em perder mais uma pessoa próxima. Os desafios da administração do negócio que "caiu em seu colo" também devem ser interessantes para leitura. Sem contar na personalidade difícil de Sebastian que, pelo que vi, dá um toque de exagero e humor ao livro. Quero ler com certeza.
    Beijos!
    Karla Samira
    https://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já conhecia o enredo do pois eu fui no Mochilão, essa história tinha me cativado e com sua resenha fiquei mais apaixonada pela história!
    Ótima resenha amei!

    ResponderExcluir
  11. Ola lindona eu me apaixonei por essa capa e comprei o livro, linda demais, amei a premissa do livro principalmente pelo cenário de toda história ser uma livraria já nos encanta. Vou ler em breve e acompanhar essa transformação da livraria. Amei a resenha . beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!