terça-feira, 25 de abril de 2017

Caraval, de Stephanie Garber

Autora: Stephanie Garber
Título original: Caraval #1
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Páginas: 352
Skoob
*E-book recebido em parceria com a editora
Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-lo está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

Scarlett é uma garota fascinada pelo Mestre Lenda do Caraval, e passou todo o fim da sua infância enviando cartas ao mesmo esperando que seu desejo de poder assistir a um jogo fosse concedido, o que faria ela e sua irmã, Donatella, muito felizes. Seria uma quebra na rotina perversa que as meninas têm em Trisda, a ilha afastada onde moram com o pai, o cruel Governador Dragna.

O tempo passa sem respostas, e as coisas em casa ficam mais e mais difíceis. Qualquer passo que as meninas dão sem o consentimento do pai gera uma forte ira no mesmo, que não tem pena na hora de repreendê-las, e faz isso da pior maneira possível. Mas agora Scarlett está noiva, e mesmo que não conheça pessoalmente o futuro marido coloca nesse casamento toda a esperança que ousa sentir; assim poderá finalmente ir embora dali, e levar Tella com ela.



 Um belo dia chega uma carta endereçada a Scarlett, e assinada pelo próprio Lenda! E, como se não bastasse para fazê-la se sentir especial, ele enviou três convites para o jogo do Caraval daquele ano, que não será muito longe da ilha, mas, claro, longe o suficiente para despertar o que há de pior no pai delas. Ela não iria, jamais faria isso, não colocaria tudo em risco...

Mas Donatella, a mais impulsiva e aventureira das duas irmãs, tem outros planos e, junto a um marinheiro chamado Julian que está estranhamente disposto a ajudá-las, sequestra Scarlett. Elas enfim conhecerão o tão falado Caraval, mas quando o jogo começa é preciso ter sempre em mente que tudo não se passa de um jogo. É apenas um jogo, estranhamente real e incrivelmente perverso, mas apenas um jogo.
"Mas, antes que entrem no nosso mundo, devem recordar que tudo é um jogo. O que acontece atrás destes portões pode assustar ou encantar, mas não deixem que nada os engane. Tentaremos convencer vocês de que é real, porém tudo é teatro. Um mundo feito de faz de conta. Então, apesar de querermos vê-los arrebatados, cuidado; não se deixem levar longe demais. Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam."
Quando o Caraval tem início é preciso saber no que confiar e do que correr, lição que Scarlett demora a entender e colocar em prática. Naquele mundo mágico onde apenas alguns escolhidos tem a oportunidade de viver durante 5 dias, tudo pode acontecer. Existem os visitantes, os atores e os jogadores. Existe magia e existe loucura, e uma linha tênue entre uma e outra.

Assim que entram naquele lugar Donatella some, e é aí que a verdadeira saga começa. A saga para encontrar a irmã perdida, para cumprir todos os desafios do Lenda e para tentar se manter lúcida durante o show de horrores que tem início.
"- Se quiser vencer, terá que ser um pouco impiedosa. O Caraval não é uma lição sobre gentileza."
Caraval é o primeiro volume de uma duologia e está fazendo um verdadeiro sucesso lá fora entre os fãs de fantasia. Lançado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito, o livro já chegou causando burburinho, e não há dúvidas de que será um sucesso. Quando iniciei a leitura não sabia muito bem o que iria encontrar além de um YA do gênero fantástico, mas não demorou muito até me ver totalmente envolvida com a trama, devorando cada capítulo como se não houvesse amanhã.

A protagonista desse livro, Scarlett, não possui muito brilho na primeira metade do livro, e sua indecisão e ingenuidade em alguns pontos não ajudaram a dar a ela um papel de mais destaque, pois além de ser a irmã da garota perdida ela não tinha outras características muito marcantes nas quais o leitor podia se agarrar. De qualquer forma ela tem um parceiro que acaba salvando sua pele em diversos momentos, Julian, o marinheiro, e ela mesma começa a entender como funcionam as engrenagens daquele jogo absurdo conforme é obrigada a jogar. Ela tem apenas 5 dias para salvar a irmã e ir embora dali, mas não sabia que essa missão seria tão difícil.
"No entanto, mesmo as coisas que podem alterar nossa trajetória são vistas pelo futuro. Não é o destino, é simplesmente o futuro observando aquilo que mais desejamos. Cada pessoa tem o poder de alterar o destino se for corajosa o bastante para lutar pelo que deseja acima de tudo."
Narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista da protagonista, a trama é repleta de muita ação e revelações, o que deixa tudo ainda mais ágil e empolgante para quem está lendo. Os cenários são bem descritos e temos muitos personagens interessantes no decorrer da narrativa. A ideia da autora foi realmente fantástica e ela soube dosar bem todos os elementos que introduziu ali. Uma coisa ou outra acabaram ficando sem uma explicação mais elaborada, então espero que sejam melhor desenvolvidas no próximo volume. 

Como boa fã de mistério e fantasia que sou fiquei muito feliz com o que encontrei em Caraval e estou ansiosa para ler o segundo livro que, pelo que eu li por aí, será lançado lá fora ano que vem. Indico demais a todos que curtem fantasia, magia e mistério, sem falar naquele toque de romance que nós amamos. 
E lembrem-se: é apenas um jogo.

25 comentários :

  1. Oi, Gabrielly!
    Estou louca para ler esse livro!
    Estou com o e-book no celular, mas ainda não tive a chance de ler.
    Espero que eu possa gostar de Scarlett e Julian. Quero muito descobrir mais sobre esse jogo e saber como os dois vão salvar a irmã dela. Espero gostar desse livro!!! ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Crislante! O livro é muito bom, leia sim!! Espero que goste <3 Depois me conta!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Nossa, que mistério esse jogo! Kkk
    A premissa me lembrou um pouquinho só de O Lado Mais Sombrio, onde tudo o que se sabe está errado. Adorei a resenha e fiquei bem intrigada com o livro...
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super misterioso meeesmo! haha Realmente lembra um pouco O Lado Mais Sombrio, e todo aquele universo de Alice.
      Fico feliz que tenha gostado <3
      Super beijo!

      Excluir
  3. Olá
    Essa é a segunda resenha que leio só hoje e devo confessar que esse livro está me deixando bem instigada, sem contar que a Novo Conceito está fazendo um ótimo trabalho de divulgação. A obra, pelo que pude compreender, possui elementos bem marcantes, e eu não vejo a hora de poder conferir mais sobre o jogo em questão.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que se interessou pela obra, Fê! Espero que faça uma ótima leitura.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Gaby!
    Eu confio plenamente no seu gosto, sabes né? E lendo sua resenha fiquei fascinada pela história e super curiosa. Adoro tramas ágeis, ação e fantasia. Fiquei curiosa pelo jogo, como é isso, cara?! Quero muito ler. Pena que o segundo ainda vai ser publicado lá fora, sabe-se Deus quando chegará aqui. Acho que irei esperar, porque não aguento ficar esperando não. kkk
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  5. Tive a mesma sensação que você... Lendo a resenha, não entendi muito bem a história e imagino que por isso você não tenha sabido exatamente o que esperar do livro.
    Confesso que esse não é um gênero que me chama muito a atenção, portanto acho que não leria, mas preciso dizer que achei essa capa linda demais!! Dessa vez a Novo Conceito arrasou!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Oi. :)
    Ao tudo relacionado a fantasia, me encanta e me envolve de um jeito absurdo.
    Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, e cada resenha só aguça a minha curiosidade. A sua não foi diferente.
    A capa é linda e chama a atenção, fora a premissa que é intrigante.
    Parabéns pela resenha flor.
    Blog As Meninas Que Leem Livros
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Embora tenha visto este livro bombar nas redes sociais, confesso que não sabia muita coisa a seu respeito. Achei bem original, um jogo enigmático. Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, a cada resenha que vejo sobre esse livro fico com mais vontade de lê-lo, pois me parece uma história bem cativante. Que situação triste a das irmãs, com esse pai carrasco, torço para que a protagonista consiga encontrar sua irmã e ter um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Estou bem curiosa com esse livro, e nãovejo a hora de poder ler.
    A cada resenha que leio, fico mais empolgada para conferir, e o único problema é que a continuação ainda não foi publicada rsrs
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oie! :)

    Estou bem curiosa sobre esse livro, por conta de topa a hype lá fora e agora aqui no Brasil!

    Não vejo a hora de poder ler e ter as minhas impressões, cada resenha que eu leio aguça ainda mais a minha curiosidade para conhecer esse jogo e entrar no mundo de Caraval!

    Essa capa tá sensacional! ainda bem que a Novo Conceito manteve a original!

    Ótimas resenha!

    Beijos!
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom
    Acabei de ver uma resenha sobre esse mesmo livro, e cada vez que vejo opniões sobre ele, mais me dá vontade de ler! Amo fantasia e adoooro mistério, acho que é uma combinação perfeita! A capa é linda demais, mal posso esperar pra ter a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  12. Interessantíssimo!
    Já vi outras resenhas sobre esse livro, e todas foram positivas.Acho que a Novo Conceito acertou na escolha. Fiquei deveras curiosa, é uma espécie de distopia e fantasia? Me fez lembrar um pouco Jogos vorazes, acho que é pelo fato de tratar de jogos de sobrevivência, ou salvação. :)
    Adicionei na minha lista de desejados.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu li uma resenha deste livro ainda há pouco! :) E ela foi bem positiva também..! hehe Que bom que gostaste de fazer a leitura!!

    Que maravilha que a narração e feita pela protagonista... E que tem tanto mistério e fantasia assim!! :) hehe Adoro isso!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oi! A divulgação desse livro está excelente! Só vejo ótimos comentários a respeito.
    Como gosto bastante de mistérios e reviravoltas com certeza irei gostar da leitura.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tenho que confessar que não imaginava gostar tanto de Caraval quanto gostei ao ler. Eu fiquei encantada com o enredo que a autora criou e o desfecho também me surpreendeu muuuuito, eu realmente não esperava e fiquei encantada ao ver que fazia tanto sentido ao mesmo tempo que não era algo obvio! Mas realmente Scarlet não é uma personagem com muita presença ou estilo, mas mesmo assim ela conseguiu me cativar com seu estilo <3 Estou muito mais ansiosa pelo segundo e pelo que ele irá trazer. Espero que não demore muito a sair, realmente quero ver esse envolvimento que trata a história do segundo!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Ouvi falar muito pouco de Caraval, mas apenas elogios. O enredo parece ser incrível, estou louca pra ler. Gosto de livros com reviravoltas, imagino que esse tenha muito... espero poder ler em breve.
    Bjoos.

    ResponderExcluir
  17. mulher, ultimamente to vendo muita gente comentar desse primeiro livro, e pelo jeitos as opiniões positivas só confirmam que se trata de uma boa Fantasia, ne? ^^
    Que bacana que tu curtiu a história.
    espero ter a oportunidade de ler tb, e gostar...e tomara que logo o segundo seja lançado por aqui...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  18. Olá, Gabi

    Tenho lido bastantes resenhas a respeito deste livro. Acho que eu iria curti, pelo menos tenho curtido o que o pessoal está falando sobre ele. Que pena que Scarlet fica um pouco apagada no começo. Vou tentar comprar no lançamento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Sei lá porque, sempre que eu vejo a capa desse livro demoro uns segundos pra associar que não está escrito carnaval (rs). Mas é a primeira vez que paro pra saber do que se trata a obra. Mistério e fantasia são o gênero literário que mais gosto, e quando estão juntos aí eu amo. Só não curto ser uma série. Tenho evitado ao máximo ler séries. Primeiro porque não tenho mais espaço em casa pra nada, segundo porque tenho uma pilha enorme de leituras atrasadas, se acrescentar uma série nunca termino nada. Mas gostei bastante do plot e de suas impressões.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Oie! Tudo bem?

    É a segunda resenha que leio sobre esse livro hoje e novamente infelizmente ele não despertou meu interesse, parece ser sim uma leitura e história que eu amaria conhecer, mas faltou algo na proposta dele que me fizesse querer realizar a leitura dele! Mas fico feliz que tenha gostado!

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Oi Gaby, como está?
    AMO livros de fantasia, apesar da minha conta de leitura deles andar meio baixa nos últimos tempos, e esse com certeza eu quero, ainda mais com essa proposta maravilhosa! Onde nada é o que parece e mesmo o mais simples acontecimento pode mudar tudo como conhecemos. Só imaginando o que a protagonista vai passar em nome de resgatar a irmã desaparecida.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu acabei de ler uma resenha sobre esse livro e ele já tinha me chamado atenção, apesar de eu ter ficado um pouco confusa sobre o que se trata história, mas a sua resenha está muito mais clara pra mim e consegui entender mais algumas coisas sobre a trama, além de ter ficado ainda mais curiosa, né? hahaha. Eu quero saber mais sobre esse jogo e toda a questão "fantasia" do livro. Não é atoa que está fazendo esse sucesso que você disse, porque ele realmente chama muita atenção, fora essa capa que é maravilhosamente instigante.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!