domingo, 13 de novembro de 2016

A Nona Vida de Louis Drax, de Liz Jensen

A Nona Vida de Louis DraxAutora: Liz Jensen
Título original: The Ninth Life of Louis Drax
Editora: Record
Ano: 2016
Páginas: 238
Skoob
*Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Livro que inspirou o filme estrelado por Jamie Dornan e Aaron Paul. Louis Drax não é um menino comum. Prestes a completar 9 anos, dotado de uma imaginação mórbida, Louis todo ano sofre algo terrível e misterioso que ameaça tirar sua vida. Sua mãe vive em pânico constante. Seu psicólogo se vê perplexo diante desse fenômeno. O garoto está sempre entre a vida e a morte. Em um piquenique com a família, Louis acaba caindo de um penhasco. Dado como morto, volta milagrosamente à vida, mas entra em coma profundo. Sua única chance de recuperação é o Dr. Pascal Dannachet. O caso do menino se torna um desafio para o médico, e ele logo se vê envolvido pelas intrigantes circunstâncias de seu acidente. Será que a queda foi mesmo acidental? Apenas Louis detém a resposta, mas ele não pode se comunicar. Ou pode?

Louis Drax é um estranho garoto de 9 anos que, desde bebê, sofre incontáveis acidentes e pega doenças perigosas. Na escola ele é chamado de Menino Maluco, por não se encaixar e ter uma personalidade diferente da maioria. Louis é, no mínimo, um menino difícil. 

Quando em seu aniversário a família faz um piquenique no alto de um penhasco, algo terrível acontece; Louis cai daquela altura terrível - ou melhor, foi empurrado. O fato é que agora o menino está em coma, sua mãe parece estar enlouquecendo e seu pai, principal suspeito, está foragido.

Louis é transferido para uma clínica onde cuidam de pessoas em coma, e seu médico, Dr. Pascal Dannachet, fica intrigado com história do novo paciente, e também com sua mãe, Natalie Drax, que está sempre grudada ao filho e por quem logo se sente atraído.


Pascal se envolve com aquela família mais do que seria permitido em sua situação. Seu casamento está indo de mal a pior e seus pacientes já não apresentam progressos muito emocionantes. Quando Natalie entra em sua vida, as coisas começam a mudar; desejos vem a tona, segredos são descobertos e máscaras ameaçam cair. De uma hora para a outra, Louis parece querer se comunicar, e caberá a Pascal manter esse contato, nem que precise colocar seu casamento, sua carreira e sanidade em risco.

A Nona Vida de Louis Drax é um livro de ficção que ganhou esse ano uma adaptação cinematográfica estrelada por Jamie Dornan. O livro é narrado em primeira pessoa sob dois pontos de vista, o de Louis e o do Dr. Pascal. Os capítulos não são numerados e não há um indicativo de quem será o narrador, e senti falta disso.

Nessa narrativa entramos na mente de dois personagens intrigantes. Enquanto Louis é um personagem excêntrico e cheio de traumas, Pascal é um homem inconstante e emocional. Ambos não me remeteram empatia. E quando não gosto dos protagonistas, fica difícil gostar do livro também.



Apesar da premissa super intrigante, não me senti cativada pela história de Louis. Enquanto a primeira metade do livro foi devagar e até um pouco monótona, em certo momento as coisas aconteceram com muita rapidez. Além disso, alguns pontos não foram tão aprofundados como deveriam, e no final senti falta de mais explicações.

Mas não, o livro não é de todo ruim. Eu gostei do suspense sobre o estado de Louis e as cenas que se passam eu seu subconsciente foram muito interessantes. Gostei também das reviravoltas que o livro possui, apesar de poucas.
"Estou habituado a estudar rostos. Há sempre um potencial tanto de beleza quanto de feiura, dependendo das emoções que se escondem por baico da superfície. Sob a máscara que a Sra. Drax apresentava ao mundo, imaginei solidão de um luto não resolvido e infindável."
Não foi um livro que me conquistou como achei que faria, mas valeu a leitura e é uma obra que indico para quem se interessou pela premissa. Pode não ter funcionado muito para mim, mas pode sim cativar outros leitores.

Nesta nova edição, publicada esse ano pela editora Record, não encontrei erros de revisão. A capa ilustra o poster do filme. 

8 comentários :

  1. A história parece incrível! Estou triste por ele não ter te conquistado, porque aí se eu for ler, já vou com preconceito hahahaha
    Juro que imaginei o o filme, com o Jamie Dornan então.. Sou super fã! A atuação dele em The Fall é incrível. Já quero assistir!
    Excelente resenha!
    Beijos beijos
    www.livroseafetos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Neste momento, não é o tipo de livro que estou procurando. Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oie

    Uma pena que não agradou. Eu achei a sinopse bem chamativa, mas confesso que não sei se teria paciência, eu fujo de narrativas muito lentas e ainda quando ficam coisas sem explicações me desanima de vez. Mas vou tentar assistir ao filme pelo menos.
    Ótima resenha!

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não conhecia o livro e nem sabia que o mesmo possui uma adaptação para o cinema, achei a premissa bastante peculiar a confesso que não me senti atraída por ela apesar de gostar de livros que possuem um bom mistério. Não gosto de narrativas lentas pois isso torna a minha leitura arrastada e desagradável, por isso também deixaria passar a dica. Ainda assim acho uma pena que o livro não tenha te agradado.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Tudo bem?
    Então eu não sabia que esse livro teria um adaptação eu já o conhecia e sempre que alguém me fala sobre ele tem a mesma impressão começa lento demais e depois sai atropelando tudo. Enfim eu gosto da premissa e pretendo fazer leitura em algum momento.
    Obg pela dica.
    BJU
    mARY rEIS

    ResponderExcluir
  6. Confesso que estava mais do que empolgada em conhecer a história do livro. solicitei ele para a editora mas o meu exemplar ainda não chegou...
    Só que ler sua resenha me fez diminuir um pouco as expectativas e me desanimar um pouco. De alguma forma tinha a ideia de que o livro seria mais empolgante ou um pouco mais apaixonante do que pareceu ser pela sua resenha...
    Mesmo assim, só lendo para saber se vou concordar ou não com você, né? Só espero gostar dos personagens, pelo menos um pouco pois senão já vi que não vai rolar chegar ao final...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Que pena que você não gostou, o livro me parece tãaao bom, a sinopse é, com certeza, chamativa. Tinha ficado até com vontade de ler rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Que capa maravilhosa! Eu não conhecia o livro, mas já fiquei encantada pela premissa. Lamento muito que você não tenha gostado, mas eu vou arriscar a leitura, ainda assim, pois o livro me interessou demais. Ainda não vi o filme, que sabe me empolgo e o assisto também. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!