sábado, 22 de outubro de 2016

A Garota Da Casa Grande, de Amanda Marchi

Resultado de imagem para a garota da casa grande
Autor: Amanda Marchi
Editora: Novo Século (Talentos da Literatura Brasileira)
Paginas: 112
Ano: 2013
Skoob
Sinopse: O livro “A Garota da Casa Grande” é narrado por sua personagem principal, Georgia, que, sarcástica e ironicamente, apresenta-nos seu mundo através de seus belos olhos azuis. Presa na casa de sua avó em uma cidade pequena, onde não há nem ao menos um shopping, ela se vê em uma rotina monótona até conhecer Alice, sua vizinha, não da frente, mas, da diagonal. Um romance, sobretudo, entre seres humanos, que lutam contra o preconceito da cidade pequena e de si mesmas.

Neste livro vamos conhecer Georgia, uma garota que vive em uma cidade metropolitana, mas que sempre passa suas férias na casa da vó no interior.

Para ela, a cada ano aquele lugar se torna menos interessante; até que, em um passeio com o cachorro da casa, conhece Alice, uma garota que ela já tinha visto de longe dias antes, que é sua vizinha na casa da diagonal.

A partir desse encontro essa amizade só cresce e Georgia já não vê motivos para ir embora do lugar tão cedo; principalmente depois que encontra Alice no banheiro de sua casa, onde aparentemente ela foi abusada numa noite de festa.

Aos poucos, apesar da atração imediata que Georgia sente por Alice, essa amizade se torna algo mais forte e as duas começam uma linda história de amor; mas tudo isso muda drasticamente com o fim das férias e a volta de Georgia para casa.
"Bom, não se podem escolher os parentes que se tem, infelizmente. Mas se pudesse, devo considerar que duvido um pouco que ela me escolhesse também, ainda mais se soubesse que eu era gay."

Em A Garota da Casa Grande, livro de estreia de Amanda Marchi, a autora consegue tratar assuntos muito sérios como preconceito, auto aceitação e até drogas, de uma forma simples e cativante.

Sobre minha experiência de leitura: Já faz muito tempo que eu era louca para fazer essa leitura, pois eu me interesso muito pela temática aqui retratada, mas nunca comprava o livro apesar de ele sempre estar muito barato nos sites por aí, infelizmente nunca dei a prioridade que ele merecia e me arrependo muito disso.
"É uma sensação de pena misturada à dor que os olhos podem tão bem expressar, ainda mais se você já a sentiu. A dúvida, a insegurança, e principalmente o medo. Se todos os seres humanos passassem por essa experiência não existiria nenhum tipo de preconceito no mundo, porque ela, de algum modo, consegue abrir seu coração para as coisas que antes não percebia. É tão libertador, ela é capaz de sensibilizar o diamante mais bruto diante dos fatos da vida. Quando esta sensação é como se um peso fosse tirado de seu peito e você respirasse pela primeira vez. Infelizmente muitas pessoas nos discriminam por fazer isso. Elas, quase literalmente, nos discriminam por respirar."
Sua narrativa é extremamente cativante, a escrita da Amanda é bastante fluida e o enredo é muito bem desenvolvido e descrito, em pouco tempo o leitor se sente preso a historia; e apesar de ela ser tão curta, não é corrida de forma alguma, tudo acontece exatamente quando e como tem que acontecer.

Enfim, me apaixonei por esse livro; espero que a autora publique mais obras como essa! Recomendo muito mais essa leitura nacional.

30 comentários :

  1. Oiee Maria ^^
    Já tinha lido algumas resenhas sobre este livro antes, e todas elas falaram muito bem dele também. Eu adoro livros que abordam a temática LGBT, principalmente quando possuem um "plano de fundo", outro tema forte no meio. Fico feliz em saber que a obra te agradou, imagino que seja uma história bem sensível, né? Quero para ontem!
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! Sim, essa história é muito sensível e maravilhosa; se já gosta do tema, aposto que vai adorar essa leitura. Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Adoro quando autores trazem temas tão discutíveis em suas obras. Acho que nunca li nenhum livro que trate a alto aceitação, até comecei um, mas nunca terminei. Enfim, eu já conhecia essa obra faz algum tempo, mas nunca tinha deparado para ler a sua sinopse, por isso só conhecia a sua capa rses. Adorei saber que a escrita da autora é cativante. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel! Espero que goste da leitura caso a realize algum dia. Beijos

      Excluir
  3. Oie!
    Nossa, fico feliz quando a leitura surpreende.
    eu ainda não conhecia essa obra, mas fiquei bem curiosa para conferir esse livro.
    Espero que ela publique mais livros, acredito que serão todos surpreendentes.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Fico feliz que tenha interesse nessa leitura e espero que goste quando realizá-la. Beijos

      Excluir
  4. Olá Maria,
    Gosto muito de livros com essa temática e me lembro de ter ouvido falar dessa história, mas não a conhecia. Fiquei muito contente em saber que a autora trabalha temas complexos de uma forma bem simples. Estou me perguntando o que acontece quando Georgia volta para casa, como lidam com isso.
    Fico contente que você tenha dado uma chance ao livro e gostado da leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Esse livro é muito bom espero que goste da leitura quando der uma chance para ela. Beijos

      Excluir
  5. Realmente a narrativa da Amanda é muito envolvente, e a história muito linda. Gostei bastante, só não curti ser tão curto o livro, queria muito mais! A temática é tratada de forma leve e delicada. Eu quero muito ler mais obras da autora!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa! Foram exatamente essas as minhas impressões sobre o livro, queria muito mais de Georgia e Alice na minha vida. Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Confesso que sua resenha me deixou com muita vontade de realizar essa leitura, realmente parece uma história de amor muito bonita. É um livro bem pequeno, né? Vou adicionar na minha lista de leituras, realmente adorei essa dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina! Sim, essa história é muito linda e emocionante em alguns pontos. Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura quando a realizar. Beijos

      Excluir
  7. Oi Maria Eduarda, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, a capa me chamou a atenção e pelo título imaginava alguma coisa totalmente diferente. Gostei muito da sua resenha e anotei aqui a sua dica, amo histórias de amor! <3

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara! Estou bem e você?
      Essa capa e o título enganam muito mesmo hahaha
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  8. Oi Maria, não conhecia o livro, e a primeira vista não imaginaria que o enredo teria assuntos sérios e importantes como os que você citou. Que bom que a autora soube dosar e não deixou o livro pesado.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Esse livro é pouco conhecido, o que é uma pena porque ele é maravilhoso. Quem olha essa capa e o título pensa que é um romance água com açúcar, mas não é nada disso. Beijos

      Excluir
  9. Não conhecia esse livro, mas adorei de cara. A capa é linda e bem chamativa. E o plot é muito bom. Um livro que consegue tratar de diversos temas polêmicos de maneira suave, só pode ser muito bom. E pensar que é apenar o primeira da autora. Nem li, mas já considero pacas (rs).

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que tenha gostado da dica é espero que goste da leitura caso a faça algum dia. Beijos

      Excluir
  10. Antes de qualquer coisa.... Para mim, não tem coisa mais nojenta do que marca de batom em uma xícara. Sou daquelas que até a minha eu limpo antes mesmo de terminar de tomar o café...rs MAS... eu achei a coisa mais fofa essa capa!!!! Muito mesmo! Estou me perguntando porque e talvez seja pelo fato de não ser uma imagem e mais um desenho, sei lá... Adorei!!!!
    Não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa. Mais ainda por você comentar que mesmo ele sendo curto os assuntos foram bem trabalhados e tudo acontece como tem que ser. Acho que não tem coisa mais triste do que a gente ler um livro e tudo parecer forçado demais ou corrido e rápido demais, então isso para mim é o maior ponto positivo. Juntando a linda capa com esse detalhe, não tem como deixar o livro de fora da lista de desejados!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica! Fico feliz que tenha gostado da dica é espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  11. Ainda não li nada assim, onde mulheres se apaixona por outra é o tema principal, na verdade é o primeiro livro que fico sabendo que tem isso, creio que ainda exista muito tabu em relação a isso, porém eu achei o livro com os personagens muito jovens e não sei se é algo que leria no momento.

    ResponderExcluir
  12. OI!!

    Maria Eduarda eu gosto de assuntos atuais e polêmicos que nos fazem ir contra essa falsa moralidade estipulada pela sociedade. Gostei da premissa do livro e consequentemente gostei da sua resenha. O fato de uma autora nacional saber descrever tão bem os problemas gerados pela adolescência, uma fase tão confusa e esclarecer certos preconceitos apenas acentua meu desejo de mergulhar na obra. Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que tenha gostado da resenha e anotado a dica, espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  13. Olá! Tudo bom? Que bacana cara, eu não conhecia o livro e nem a autora. Gostei bastante da premissa e da sua resenha, acho mesmo que deveriam ter mais obras como esta para que possamos cortar todo esse preconceito sem fundamento e covarde que vemos todos os dias pelas ruas. Quero muito ler a obra, e com certeza recomendá-la para diversas pessoas. Muito feliz de ter conhecido, então te agradeço por isso.
    Beijos.


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e que tenha interesse em fazer essa leitura, garanto que vai amar quando a fizer. Beijos

      Excluir
  14. Olá, tudo bem!

    Esse livro parece ser muito amorzinho! <3 Ao mesmo tempo em que retrata assuntos sérios.

    Esse título dele engana um pouco, quando vi o nome associei automaticamente a escravidão. De qualquer forma, fiquei com muita curiosidade de fazer essa leitura.

    Recentemente li Simon vs A Agenda Homo Sapiens que, se não me engano, você leu e resenhou, né? Outro livro que aborda esse tema é Próxima Parada, ele é o primeiro livro da Duplo Sentido Editorial e o e-book está disponibilizado gratuitamente pela editora. Tenho quase certeza que você vai curtir! <3

    Beijos e até a próxima!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, esse livro é maravilhoso!É, o título e a capa dele enganam muito mesmo hahaha
      Fico feliz que tenha interesse de fazer essa leitura e espero que goste. Sim eu resenhei o Simon vs a agenda homo sapiens a algum tempo (amo aquele livro também). Obrigada pela dica, vou atrás desse ebook. Beijos

      Excluir
  15. Olá, nossa, eu me lembro que assim que esse livro foi lançado eu fiquei com muita vontade de ler ele, até conversei com a autora e tudo mas assim como você não dei muita prioridade a ele e até tinha me esquecido dele KKK, mas agora que você me lembrou e falou coisas ótimas sobre ele, a vontade de lê-lo voltou e espero fazer a leitura em breve e gostar tanto quanto você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!