segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Felizmente, O Leite, de Neil Gaiman

Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Skottie Young
Título original: Fortunately, the Milk
Editora: Rocco
Ano: 2016
Páginas: 128
Skoob
Sinopse: Uma prosaica ida até o mercado se transforma numa incrível aventura no mais recente livro infantil do celebrado escritor britânico Neil Gaiman, que coloca um estranho objeto prateado no caminho de um pai que só queria comprar um pouco de leite para o café da manhã. Aliás, aquele disco prateado gigantesco estacionado em plena rua Marshall, com seres verdes um tanto gosmentos e bastante ranzinzas querendo reformar o (nosso) mundo, é só a primeira de muitas surpresas que esperam pelo zeloso pai de família na história, que inclui ainda viagens no tempo e no espaço num balão, um dinossauro inventor, navios piratas, vulcões e outras maluquices. Será que o café da manhã das crianças está a salvo? Com ilustrações incríveis de Skottie Young, Felizmente, o leite é uma história de fantasia com uma boa dose de nonsense e o senso de humor peculiar de Neil Gaiman.

A narrativa começa quando um garoto acorda pela manhã e descobre que não tem leite na geladeira, pois seu pai não foi ao mercado comprar, como pediu sua mãe antes de viajar à trabalho. Agora ele e sua irmã estão sem leite, e, sem leite: sem café da manhã com cereal.
Agora o pai precisa ir à venda comprar o bendito leite... mas a volta para casa não será nada, nada fácil.

No meio do caminho ele encontra seres extraterrestres que querem dominar o mundo... e redecorá-lo (e eles não têm um gosto muito bom para decoração); sem querer viaja no tempo e é capturado por piratas totalmente pirados...


Então, ele é salvo por um estegossauro cientista chamado Esteg que viaja no tempo e espaço com seu Transportador-Pessoal-Redondo-Flutuante (ou um balão), e juntos eles embarcam em mais uma série de desventuras totalmente inesperadas e definitivamente sem sentido, e isso inclui uma profecia, um deus vulcão, pôneis fofos e inteligentes e wampiros malvados. 
"Observei meu pai enquanto ele pensava no assunto. Estava quase sugerindo que a gente comesse algo que não precisasse de leite, tipo salsichas. Mas depois pareceu se lembrar de que, sem leite, ele não poderia tomar chá. E fez a cara de sem chá dele. Coitadinhos, disse ele. Vou dar um pulo no mercado da esquina. Vou comprar leite."
Em se tratando de Neil Gaiman, o fato é que sempre esperamos algo totalmente maluco e divertido, e que às vezes pode não fazer o menor sentido. Gaiman é mestre na arte de inventar situações inverossímeis que cativam o leitor e fazem com que embarquemos sem pestanejar em suas loucuras, parando de questionar a sanidade do autor e apenas apreciando a viagem.

Felizmente, o Leite, é um livro infanto-juvenil com muitas ilustrações lindíssimas que faz com que o leitor, independente da idade, se divirta do começo ao fim. É minha segunda experiência com o Neil Gaiman e estou muito satisfeita. Só achei que o final poderia ter sido melhor trabalhado, mas isso não me incomodou muito.
"(...) de acordo com meus cálculos, se o mesmo objeto de dois tempos diferente se tocar, uma de duas coisas acontecerá. O universo vai cessar de existir. Ou três anões espantosos dançarão pelas ruas com casos de plantas na cabeça."
Fica aqui uma indicação de leitura rápida e irreverente, tanto para os fãs do autor como para quem quer começar a ler seus livros! Ah, quem gosta do estilo de Douglas Adams com certeza vai adorar isso aqui ;)

25 comentários :

  1. Que capa mais fofa! Gaiman tem o dom de criar histórias a partir do nada e acho isso tão incrivel. Ele e King são os melhores nesse quesito, de verdade. Folheei esse livro dia desses na livraria e fiquei apaixonada pelas ilustrações, são maravilhosas e dão um toque unico para a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa linda, né? Realmente as ilustrações são lindíssimas e tornam a experiência de leitura ainda mais rica :)
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Ah que legal. Conhecendo o autor, imagino mesmo que deve ser uma leitura irreverente e rápida. Eu nao conhecia o título, mas adorei conferir seus comentários. Acho sua narrativa incrível e gosto desse lado juvenil.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem rápida sim, Fer, leitura de poucos minutos. Adoro a escrita do Neil.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Quando comecei a ler sua resenha pensei exatamente que história maluca e psicodélica é essa? Rsrs. Mas achei o enredo bem curioso é me parece uma leitura bem divertida e que posso fazer com meu filho. Dica anotada.
    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo com seu filho, Camila! Acho que ambos irão gostar.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e acho que com essas loucuras que o autor nos apresenta eu daria várias risadas. Ainda não li nenhuma obra do autor, mas essa parece ser bem agradável e leve.
    Sempre ouço vários elogios sobre suas obras e a cada vez que me deparo com uma resenha que o indica fico ainda com mais vontade de me aventurar.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem agradável, sim. Espero que goste :D
      Beijos

      Excluir
  5. Olá
    Nossa que história peculiar,não é mesmo? Não conhecia essa obra do Neil,mas já fiquei super curioso no que dá n o final dessa história mirabolantemente maluca! Será que eles conseguiram o tal do leite kkkk. Adoro livros que contém imagem e livros infantos Juvenis é suprima área d e conforto, leio muitos livros nesse gênero. Por isso zless a dica já está mais do que anota por aqui,vlw e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu a dica, Manoel. Espero que goste da leitura :)
      Beijos

      Excluir
  6. Oie
    Então eu toda vez que vejo esse titulo eu lembro de uma historia de família eu vou te poupar dos detalhes.
    Adorei sua resenha parece ser um livro bem bacana meu filho com certeza vai adorar.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Amo obras malucas assim que aparentemente não fazem nenhum sentido! hahaha Ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor mas conheço seu trabalho por Doctor Who e sei que é simplesmente maravilhoso! Sem falar que livro infanto-juvenil é tudo de bom né?
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Gaby,
    Nunca consigo associar um livro do Gaiman a uma leitura rápida, acredita? Até hoje li um livro dele e a leitura foi tão maluca e densa que demorei muito tempo para ler. Entretanto, achei a premissa desse livro bem interessante para se ler com uma criança. Achei engraçado os extra-terrestres quererem redecorar o mundo e vou anotar a dica, pois acho que vou curtir mais do que o primeiro livro que li dele.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro mas achei a capa super fofa, parece ser uma boa leitura e as ilustrações devem ser lindas e deixar quem estiver lendo bem satisfeito. Não sei se é algo que eu compraria mas certamente se eu o lesse me agradaria com a leitura. Gostei de ver a sua resenha e de saber seus comentários sobre a obra.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas adorei a capa!
    Estou bastante curiosa pra ler e saber que coisas loucas são essas que o autor criou!
    Tô bem curiosa pra ver essas ilustrações.
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Cê acredita que nunca li nada do Gailman, mesmo que eu sempre goste das sinopses?
    Não sei qual o problema comigo haha

    Essa ilustração da capa é um tirinho de amor no coração. Sempre que vejo desenhos nesse estilo eu queria saber desenhar assim Paraíso Literário

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ainda não li nada do Gailman, e após ler sua resenha (muito boa, por sinal), vou ver se encontro esse livro para meu filho. Eu gosto de leituras mais profundas, mas sempre é bom ter um livro mais leve, e tal como você descreveu, essa leitura infanto-juvenil parece ser ideal para uma hora entre livros.
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  13. Leia sim algo do Neil, Ivi! Eu recomendo começar por O Oceano no Fim do Caminho, que é um dos meus livros favoritos da vida <3 Muito bom!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu adoro os livros do autor e esse é um dos quais eu preciso adquirir. Ao ler sua resenha fiquei mais surpreso ainda! Mesmo não fazendo mais parte do público alvo, gosto de livros infanto-juvenis com fantasia e aventura num pretexto extremamente comum, como a ida ao supermercado comprar o leite.
    A dica está anotada, essa semana mesmo irei adquirir o exemplar.
    Obrigado por compartilhar sua experiência conosco!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Ainnn que lindeza de capa gente (sim, leio livros pela capa)!E que história mais maluca, que viagem! kkkk Bom, eu adoro literatura infanto juvenil e ilustrações também. Esse livro é a soma do que eu gosto então, é CLARO que vou querer conferir. Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do autor e até agora não conhecia essa obra, mas de cara fiquei curiosa e animada. Quando nao tem leite aqui em casa é triste, entao imagino as crianças ai como ficaram kkkkk Mas o que chamou a minha atenção mesmo foi essa história bem maluca cheia de seres que parece ser muiyo bacana de acomoanhar. Enfim, vou marcar a dica é tentar ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Ah, meu Deus! Eu amo o Gaiman e há tempos parei de questionar sua sanidade, pois acho que as loucuras deles se encaixam bem na minha.
    Eu ainda não li esse livro e lendo sua resenha ri dessas coisas imaginadas pelo Gaiman, ele sempre me surpreende. hahaha Olha quanto elemento fantástico ele colocou em uma única história. Ele é mesmo um louco adorável.

    Obrigada pela resenha.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  18. Oi Gaby, eu li um livro do autor e confesso detestei, foi duro terminá-lo, por isso estou dando um tempo em arriscar algo dele. Sei que ele tem milhares de fãs, por isso pretendo ler algo dele, desta forma, vou anotar esta dica, quem sabe será este livro que tirará esta má impressão que fiquei.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Percebo mesmo que esse autor, Neil Gaiman, sempre coloca algo incomum em seus livros, como fazer com que uma compra de leite se torna em uma grande aventura com personagens diferentes, percebo que é um daqueles livros simples e leves, não muito complexos nem tão trabalhados

    ResponderExcluir
  20. Que incrível encontrar essa resenha por aqui... É que eu comecei a ler o livro antes de uma consulta, em ebook e rapidinho cheguei na metade, mas acontece que depois deixei o livro de lado e me esqueci...rs
    Esse é o meu problema com os ebooks, pq eu fecho o aplicativo e quando o pego novamente sempre acabo inciando outro livro - nele não tenho o mesmo cuidado em terminar as histórias como com os livros físicos...rs
    Achei o livro super insano e ao mesmo tempo, incrível e envolvente. A ideia é esquecer o que pode ser verdade ou não e embarcar na história, né?
    Vou reler ele todo ainda hoje!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!