sexta-feira, 15 de julho de 2016

Os Dois Mundos de Astrid Jones, de A.S. King

Os Dois Mundos de Astrid JonesAutora: A. S. King
Título original: Ask the Passengers
Gênero: Jovem Adulto
Editora: Gutenberg 
Páginas: 288

Sinopse:“O movimento é impossível.” É o que Astrid Jones, 17 anos, aprendeu na sua aula de filosofia. E, vivendo na pequena cidade em que mora, ela começa a acreditar que isso é mesmo verdade. São sempre as mesmas pessoas, as mesmas fofocas, a mesma visão de mundo limitada, como se estivessem todos presos em uma caverna, nunca enxergando nada além.
Nesse ambiente, ela não tem com quem desabafar suas angústias, e por isso deita-se em seu jardim, olha os aviões no céu, e expõe suas dúvidas mais secretas aos passageiros, já que eles nunca irão julgá-la. Em seu conflito solitário, ela se vê dividida entre dois mundos: um em que é livre para ser quem é de verdade e dar vazão ao que vai em seu íntimo, e outro em que precisa se enquadrar desconfortavelmente em convenções sociais.
Em um retrato original de uma garota que luta para se libertar de definições ultrapassadas, este livro leva os leitores a questionarem tudo e oferece esperança para aqueles que nunca deixarão de buscar o significado do amor verdadeiro.

-------------------------------

 "Eu pergunto a elas: tudo bem mentir para poder ser feliz?"


Astrid Jones é uma jovem de 17 anos como outra qualquer, trabalha, estuda, sai com os amigos... Mas ela também guarda um segredo que não se sente confortável para falar para ninguém, mesmo que queira desesperadamente fazê-lo: Astrid é lésbica.

Seu pai não se interessa nem um pouco por sua vida; Sua mãe é muito agressiva. Ela se sente solitária; as únicas pessoas com quem ela consegue desabafar são passageiros de aviões que ela passa horas e horas em seu jardim observando passar.

Astrid tem uma namorada: Dee, uma menina que é considerada uma incrível estrela do hóquei em seu colégio, e tem uma risada larga e confiante; ela é a pessoa mais engraçada que Astrid já conheceu.

"O que importa é sairmos daqui inteiros. O que importa é encontrar a verdade sobre nossas próprias vidas, não se importar sobre o que as pessoas pensam que é a verdade sobre nós!" 

Astrid leva a vida da melhor maneira possível; até que vai a um bar gay com seus melhores amigos: Kristina e Justin; e é ai que sua vida começa a virar de cabeça para baixo, principalmente em sua escola; ela passa a ser xingada e a escutar piadas e fofocas sobre a sua vida nos quatro cantos por onde passa; Até seu namoro com Dee parece estar ameaçado.

Narrado em primeira pessoa, este livro nos transporta para uma realidade que é vivida não só por ela, mas por milhões de outras meninas pelo mundo; afinal, qual jovem que esteja se descobrindo, não tem medo de se mostrar realmente em nossa sociedade ainda tão preconceituosa em pleno seculo XXI? Qual a filha que não tem medo de se abrir com os pais já que não estão livres da recriminação nem mesmo dentro da própria casa?

"Eu sou igual a um piloto de avião e um mecânico de carro. Eu sou igual a você. Você é igual a mim. Isso é universal. Exceto que não é."

A.S King escreveu uma historia brilhante sobre como é difícil sermos nós mesmos frente a tanto preconceito, violência, desrespeito e desamor cada vez mais evidentes em nossa sociedade.

Sobre minha experiencia de leitura: Me apaixonei completamente pelos personagens desse livro, pelo romance “no armário” de Astrid e Dee... E Também pelas historias dos passageiros dos aviões que a personagem observa; sim, em paralelo a vida de Astrid, conhecemos um pouco das historias desses personagens secundários, o que torna a narrativa de King muito mais dinâmica. A escrita é maravilhosa, já quero ler mais coisas dessa mulher.

Acabo aqui essa resenha com dois pedidos: Leiam esse livro e espalhem mais amor e respeito, por que o mundo ta precisando muito disso!!!

----------------------------

Resenha escrita por Maria Eduarda. 



42 comentários :

  1. Olá
    Eu nunca tinha parado para ler uma resenha desse livro, apesar de já ter conhecimento da capa e a achar muito linda. A premissa é muito interessante, especialmente por revelar uma realidade vivenciada por muitas meninas e realmente deve ser complicado passar por esses dramas. O mundo está precisando mesmo de mais amor, muito amor... Já quero ler esse livro logo <3

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu já vi a capa desse livro e achei linda, mas nunca tinha lido nada a respeito dele. Pela sua resenha eu pude perceber que ela trata um tema muito divergente do que pensei. Gostei muito de saber um pouco mais da obra, o enrendo para ser muito bom!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor, estou bem sim e você? Essa capa é realmente muito linda. Fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  3. Hey! Meu primeiro comentário por aqui e já estou seguindo o blog!
    É a primeira vez que me deparo com esse livro, e ele já me chamou a atenção logo pela sinopse. Eu sou simplesmente apaixonada por filosofia e a minha professora do primeiro período teve grande influência nisso. Achei o tema da história super interessante e imagino que nos faz refletir muuuuito, e é exatamente o que eu gosto em um livro. Seus dois pedidos foram totalmente recebidos e aceitos, não vejo a hora de ter uma oportunidade de devorar esse livro também.

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha interesse por essa leitura e espero que goste quando a fizer. Obrigada por seguir o blog, espero que acompanhe as proximas postagens! Beijos

      Excluir
  4. Achei a capa linda, o titulo combina certinho com a historia, apesar de nunca ter lido um livro de personagem lésbico, me deixou com vontade de ler para saber o que aconteceria com ela e que dois mundos era esse o livro nos transporta para uma realidade que é vivida não só por ela, mas por milhões de outras meninas pelo mundo, segredos de muitas jovens que hoje tem medo de se abrir por causa do preconceito de muitas pessoas, Essa resenha ela me deixa a par do que esta acontecendo no livro, do que posso esperar e do que provavelmente não acontecerá. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado pela leitura e que tenha gostado da resenha. Obrigada Lorena!

      Excluir
  5. Hey!
    Nunca tinha lido sobre esse livro e me interessei... Gostei muito do fato do fato de ser bem atual, tanto em relação ao preconceito quanto pelo fato de termos que nos encaixar em padrões que não nos sentimos confortáveis. Está na minha lista de leituras, beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado pela leitura e espero que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir
  6. Olá!! :)

    Nao conhecia o livro mas fiquei bem interessado, especialmente pela premissa! :) Quero ler agora! :) ahah

    Bem, eu gostei do genero e acho muito bom que tenhas gostado do livro! :) Os temas sao realmente interessantes, que vem da nossa sociedade preconceituosa... :) E e sempre bom quando gostamos das personagens! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?! Acho muito triste que en pleno século 21 ainda existam pessoas tão preconceituosas com a sexualidade uma das outras e acho bacana esse livro aborda esse tema.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, estou bem sim e você? Pois é, nossa sociedade ta precisando muito ter mais amor e respeito pelo proximo. Beijos

      Excluir
  8. Olá Maria Eduarda,
    Não sabia que a Astrid era lésbica e fiquei bem surpresa com isso, achei isso bem legal.
    Fico muito contente que você tenha se apaixonado completamente com os personagens, isso só atesta o quão interessante é o livro. Quero saber o que acontece após essa ida ao bar e como a vida dela muda.
    Adorei sua resenha e estou mais do que convencida a ler o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é realmente muito bom, espero que também se apaixone pela historia quanto tiver a oportunidade de realiza-la. Fico feliz que tenha gostado da dica. Obrigada! Beijos

      Excluir
  9. Que o mundo está precisando de mais amor e respeito, super concordo. Mas o livro não me interessou, não é bem o tipo de leitura que procuro no momento, apesar de ter achado o máximo essa parte dela "conversar" com os passageiros dos aviões, mesmo que isso mostre o quanto ela se sente insegura e a falta de alguém para se abrir. E achei interessante alguns passageiros também terem suas histórias retratadas, deve ser interessante ver como isso foi trabalhado.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não tem interesse por essa leitura, Ju; mas espero que mude de ideia e a faça algum dia. Beijos

      Excluir
  10. Oi!
    Esse livro está entre meus desejados deste ano. Eu vi tanta gente falando bem dele, que é impossível não ficar interessada. Acho a proposta bem diferente, para falar sobre um tema bem pertinente. E você falando que é brilhante, só consigo ficar mais ansiosa ainda para ler. Falam suuuuuuper bem da autora também. Ps.: Essa capa é puro amor.

    Adorei a resenha

    bjs =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise! A Historia desse livro é muito linda (faz jus a capa maravilhora). Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pela leitura; espero que também goste quando ler. Beijos

      Excluir
  11. Oie
    Jesus do céu, o que fazer depois de ler mais uma resenha desse livro, e não ter dinheiro pra comrpa-lo? Kkk, eu sou louco pra ler a obra, por vários motivos, já li várias resenhas que dizem que o livro e super amor. Sem falar nessa capa que é muito linda! Adorei a sua resenha e principalmente a sua deixa final. Oindo precisa muito desse mesmo. Até mais vê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa fazer essa leitura o mais rapido possivel, e que, assim como eu, também possa vir a se apaixonar por essa historia. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Abraço!

      Excluir
  12. Olá eu já havia visto a capa desse livro mas eu ainda não fazia ideia sobre o que ele falava. Eu gostei de ver sua opinião sobre a obra e de poder conhecer um pouco do enredo. Não é um livro que eu compraria mas se o ganhasse eu o leria com certeza. A trama me parece ser envolvente e fico feliz de saber que você gostou tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que dê uma chance a essa leitura algum dia. Beijos

      Excluir
  13. Menina, o quote já da um impacto logo no começo. Muito boa a sua escolha. Esse livro me pareceu ótimo. Imagino quantas pessoas não se escondem por medo do preconceito e o quão difícil isso pode ser e acho que para essa menina era pior ainda por ter que esconder seu namoro e ficar ouvindo as fofocas na escola. Acredito também que não ter a atenção dos pais torna tudo pior.
    Nunca li um livro com esse assunto, mas acho que seria interessante.
    Uma coisa bacana foi você ter dito que a leitura é dinamica, adoro livros assim.
    Abraços!

    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que goste a leitura caso a faça algum dia. Abraços!

      Excluir
  14. Acho a capa deste livro uma graça e só pela capa, leria sem medo!!! Adorei a sua conclusão sobre a forma como o livro fala sobre ser mos nós mesmos, quando tudo nos empurra para ser o contrario. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi, fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura caso a faça algum dia. Beijos

      Excluir
  15. Olá, Maria Eduarda!
    Eu só conhecia a capa desse livro, nunca soube a temática tratada e posso dizer que gostei bastante.
    Achei a premissa interessante e aborda uma realidade que muitas meninas vivem hoje em dia. A personagem principal parece cativante e adorei saber que o livro também mostra um pouco a história dos passageiros.
    Dica anotada!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha interesse nessa leitura e espero que goste quando o ler. Beijos

      Excluir
  16. OI,

    Eu li este livro e confesso que no começo eu me surpreendi e fiquei até entusiasmada porque era o primeiro livro que eu lia em que duas meninas eram apaixonadas. Imagino que não seja fácil enfrentar esta situação e acho que todas as meninas que tem outra orientação sexual deveriam ler esta obra maravilhosa. Uma história apaixonante e que distribui amor. Sua resenha ficou linda. Adorei.

    Beijos

    Jucimara Pauda

    http://blogs.acidadeon.com/blogs/livrosemfrescura/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou da leitura... sim, todos devem ler esse livro; ele é maravilhoso mesmo. Obrigada! Beijos Jucimara

      Excluir
  17. Oi
    Bom ler sua resenhas, pois tive outro olhar.
    A maioria das resenhas que li, vi muitas críticas e disseram que faltou algo mais sabe? Mas foi legal ver que a história cativa e transmite uma mensagem tão bacana.
    Adorei e vou dar uma oportunidade sim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rizia!
      Bom, pra mim não faltou nada, sabe? E em todas as outras resenhas que vi tiveram a mesma opiniao que eu. Esse livro é maravilhoso, dê sim uma chance.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  18. Oie...
    Adorei ler sua resenha!
    Esse livro está na minha meta de leitura desse ano, mas, sinceramnete pelo andar da carruagem não conseguirei lê-lo.
    A premissa é muito interessante e creio que será uma boa leitura.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane! Espero que você consiga fazer essa leitura ainda esse ano, pois ela é rapida e maravilhosa. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  19. Oi!!

    eu ainda não li esse livro mas eu lembro do lançamento e eu fiquei bem animada. acho legal quando tem temas que são tão pesados e tão bem trabalhados como bullying e outros assuntos que precisam mesmo ser debatidos. autora teve se deve ter feito um trabalho maravilhoso e a sua resenha ficou bem atrativa. gostei bastante espero ler o livro em breve e ter essa mesma experiência


    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a autora fez um trabalho maravilhoso nesse livro; mesmo com um tema complicado ela conseguiu passar tudo ao leitor de maneira muito leve. Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  20. Olá, Maria! Tudo bem?

    Nossa, eu já tinha visto esse livro por aí, mas, nunca tinha parado pra saber mais sobre ele. (Nossa, eu como faço isso! Um hábito que preciso mudar).

    Ele parece incrível! Lendo sua resenha fiquei com uma sensação tão boa! E acredito, que ele me trará o mesmo calorzinho no coração e aquela sensaçãozinha gostosa que me trouxe o Simon Vs A Agenda Homo Sapiens.

    Vivemos num mundo em que ser diferente é tratado como crime. E quando um autor tem a coragem e iniciativa linda de criar um personagem fora dos padrões "normais" é tão incrível! Isso, além de trazer uma paz para os visto como diferentes, ainda educa os preconceituosos. Os faz repensar, nem que seja por um segundo.

    Obrigada por essa ótima indicação de leitura! <3

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorrane, estou bem sim e você?
      Esse livro é mesmo maravilhoso; pode apostar que te trará tudo o que o Simon vs a agenda homo sapiens te trouxe e ainda mais. Fico feliz que tenha gostado da resenha e da dica. Beijos

      Excluir
  21. Hey...
    Eu ja sofri muito com preconceito ainda mais na escola, ja entrei em depressão severa e tudo mais, porem uma coisa eu aprendi com tudo isso, primeiro sempre devemos ser honestas com nos mesmo e segundo, o mundo que se dane, se eles não gostam do nosso verdadeiro eu então eles não devem ser contabilizados na nossa vida, pela sua resenha eu ja me identifiquei bastante com a personagem e acho que vou amar ler o livro kk
    Beijocas...
    westfalllivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha interesse na leitura e espero que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!