domingo, 24 de julho de 2016

Barba Ensopada de Sangue, de Daniel Galera | #Euleionacional

Barba ensopada de sangue
Autor: Daniel Galera
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 424
Ano: 2012
Skoob

SinopseUm professor de educação física busca refúgio em Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista (cujo nome não se conhece) se afasta da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha em um isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, na época apenas uma vila de pescadores. Sempre acompanhado por Beta, cadela do falecido pai, o professor mergulha na investigação sobre o misterioso Gaudério, esquadrinhando as lacunas do pouco que lhe é revelado, a contragosto, pelos moradores mais antigos da cidade. Portador de uma condição neurológica congênita que o obriga a interagir com as outras pessoas de um modo peculiar, o professor estabelece relações com alguns moradores - uma garçonete e seu filho pequeno, os alunos da natação, um budista histriônico, a secretária de uma agência turística de passeios. Aos poucos, ele vai reunindo as peças que talvez lhe permitirão entender melhor a própria história. 


-------------------------

Este livro conta a história de um personagem sem nome, morador da cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, que sofre de uma doença neurológica rara que o impossibilita de lembrar da fisionomia das pessoas.


Essa narrativa começa quando ele esta tendo uma conversa com o seu pai e durante ela descobre que ele pretende se matar, pois já não está mais satisfeito com a vida que esta levando; enquanto ele tenta fazer com que o pai desista de cometer suicídio, descobre coisas sobre o passado de seu avô, um senhor chamado Gaudério que em certo momento da vida decidiu se mudar para a cidade litorânea de Garopaba, no estado de Santa Catarina; ele descobre também que seu avô foi supostamente assassinado durante um baile na cidade, mas que seu corpo nunca foi encontrado.

Um tempo depois da morte de seu pai, ele decide se mudar para essa cidade para tentar descobrir o que realmente aconteceu com seu avô; chegando lá ele se instala numa casa, arruma um emprego e tem alguns romances casuais, mais nunca se envolve muito com nada, pois está focado em descobrir o que está por trás do desaparecimento de seu avô e também está tentando fugir de seus problemas familiares; mas ele acaba por perceber que desenrolar esse mistério vai ser pior do que ele poderia imaginar, pois nenhum dos moradores mais antigos da cidade parece querer tocar nesse assunto.

Sobre minha experiencia de leitura: Tenho que confessar que só me interessei por esse livro por ele se passar na região Sul do Brasil (vocês já perceberam que sou a louca do Sul, não é mesmo? rsrs); mas quando comecei a leitura me vi totalmente imersa nessa história, seus personagens e diálogos são muito bem construídos e envolventes, o mistério que rodeia o livro é mantido até o final... e tenho que confessar que me surpreendeu bastante.

Pelo livro ser tão bem descrito, o autor Daniel Galera nos faz ter vontade de morar nesse lugar que parece ser tão bonito e bom para se viver.

Tenho muita vontade de ler mais coisas do Daniel. e vocês já leram ou pretendem ler algo do autor? Espero que gostem dessa dica.

Esse livro foi mais um dos que li para o Desafio Literário Premiado Observo Books.

26 comentários :

  1. Eu ainda tenho um pezinho atrás com o livro devido as resenhas que assisti, em sua maioria elas diziam que o livro é super bem escrito, com personagens mega desenvolvidos mas sem acontecimentos de fato. Isso me magoou bastante já que tinha uma grande expectativa sobre a história. Fora a capa do livro que é maravilhosa! Mas vou acabar lendo ele pra tirar minhas próprias conclusões, haha. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é isso mesmo Felipe, infelizmente; o livro nao tem acontecimento nenhum, é só a vida do personagem e sua busca pela verdade sobre o avô; mas dê sim uma chance a leitura, vai veler a pena. Abraço

      Excluir
  2. Também sou o "louco" pelo Sul, parece ser um lugar sempre bonito, quando retratado nas histórias de novelas, filmes ou em livros, e sempre me deixa com curiosidade para conhecer a região. E fico feliz que tenha gostado da história, ainda não tinha ouvido falar sobre o autor, mas gostei bastante do enredo da história. E já anotei o nome do autor, estou nessas de conhecer vários autores nacionais. E espero conseguir!
    Aaah, e fiquei bem curioso para saber que mistério é esse da família do personagem, e para saber o que aconteceu com esse avô dele. Mas enfim, sei que só vou conseguir as respostas quando eu ler a obra.
    Leitor Irônico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que se interessa por essa leitura; espero que consiga realiza-la em breve e que goste. Abraços

      Excluir
  3. Olá
    adorei saber que se passa na região sul, e acho ótimo esse detalhe. A premissa chamou muito a minha atenção, especialmente porque é uma ambientação que desperta o meu interesse. Espero poder ler em breve e já anotei a dica aqui ;)

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tem enteresse na leitura, Fer; leia-o sim, você vai gostar. Beijos

      Excluir
  4. Olá, eu não conhecia o livro e já pela capa ele não me atraiu muito. Ao ver o enredo eu também não fiquei muito interessada, mas a sua resenha me deixou com uma pontinha de curiosidade. Saber que você começou a ler e só passou a se envolver com ele depois me mostra que a história pode ser boa sim e basta eu dar uma chance para descobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pos é, esse livro é meio parado, mais a curiosidade pelo que aconteceu com o avô do personagem é o bastante para nos fazer persistir na leitura. Espero que leia-o, vale muito a pena. Beijos

      Excluir
  5. Olá Maria Eduarda,
    Ainda não conhecia esse livro e achei a premissa bem interessante. Confesso que, num certo momento, por ter lido que o personagem não tem nome, me senti um pouco perdida sobre querer - ou não - ler o livro, mas fui convencida quando soube que ele irá atrás do passado.
    Dica mais do que anotada.
    Parabéns pela resenha.
    Beijão,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Esse livro não tem muitos atrativos, a unica coisa que nos motiva a fazer a leitura é a curiosidade em saber o que realmente aconteceu com o avô do persongem. Espero que faça essa leitura e que goste. Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Eu não li nada do autor ainda, aliás, nem o conhecia. Mas confesso que pela capa e pelo nome do livro jamais compraria. A história também não me chamou muito a atenção, apenas achei interessante essa doença que o protagonista tem de não se lembrar da fisionomia das pessoas, deve ser bem difícil. Mas é muito bom quando o livro se passa em um lugar que a gente gosta e nos prende totalmente, né?
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro nunca tinha me chamado a atenção, o unico motivo pelo qual fiz a leitura foi por ele se passar na região Sul; mas acabei gostando muito de te-la feito, o livro é muito bom. Que pena que não tem interesse pela leitura. Beijos

      Excluir
  7. OLá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim muito do livro! :) ahah Eu nao conhecia mas gosto de ver assim resnhas de nacionais! :) Nao conheço o Brasil mas realmente ja ouvid falar muito do SUl!! :) ahah

    Bem, acho fantastico que tenhas gostado dos dialogos, da ação e do livro em si! :) Gostei da premissa e um livro envolvente e sempre bem vindo! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que loucura essa doença que não o deixa lembrar da fisionomia das pessoas! Nunca li nada do autor, mas tenho vontade de ler. Não tinha a menor ideia do que o livro tratava, e com certeza me interessei por ele. Também tenho certa atração pela região sul, até participei de um CTG - Centro de Tradições Gaúchas, em que era parte do grupo de dança e aprendi várias danças tradicionais, morro de saudades! Fiquei curiosa com esse mistério do avô assassinado em um baile e o corpo nunca ter sido encontrado... muito estranho... hehe...

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, essa doença dele é muito estranha rs
      Fico feliz que tenha interesse na leitura. Beijos

      Excluir
  9. Eu gosto muito do trabalho de escritor do Daniel Galera. No entanto, este livro eu ainda não li, embora já o tenha na minha estante, esperando para ser lido. Tenho muita curiosidade sobre o mistério que envolve a morte do avô do personagem. Galera tem uma escrita muito gostosa e, ao mesmo tempo, muito profunda. Eu gostei muito de ler Cordilheira, do autor, mas já me disseram que Barba ensopada de sangue é melhor.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a escrita dele é maravilhosa, estou louca para ler mais obras dele; espero que goste dessa leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Só pela capa e o título confesso que não leria o livro, mas achei super interessante o fato do personagem não ter nome e essa busca dele. Acho que daria uma chance para o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelica! Dê uma chance sim, o livro é muito bom. Beijos

      Excluir
  11. Olá Maria Eduarda!
    Não conhecia a obra e o autor, mas gostei bastante da premissa. Apesar de fazer parte de um gênero que não tenho lido com frequência, sua resenha me despertou muita curiosidade para a leitura e saber que o livro é surpreendente com um mistério que é mantido até o fim, só me deixa mais empolgada. Dica anotada!
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que quando fizer essa leitura, goste. Beijos

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, nem o Daniel, mas me interessei bastante pela obra. Isso de o nome do personagem não ser revelado me deixou bastante instigada, e adoro livros em que o personagem sai atras de respostas sobre algum acontecimento. Dica super anotada, quero muito ler.
    Beijos,

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana! Estou bem sim e você? Fico feliz que tenha gostado da dica e que tenha interesse nessa leitura. Beijos

      Excluir
  13. Eu achei a história bastante interessante, e claro que ser ambientada na mesma cidade que eu moro ajudou, rsrs. Achei curioso não sabermos o nome do personagem, e mais ainda por todo esse clima de mistério, confesso que adoro esse tipo de leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que se interesse por essa leitura, pois ela é muito boa. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!