terça-feira, 5 de julho de 2016

A Matéria dos Sonhos, de Valéria Martins | #Euleionacional

Autora: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Páginas: 290
Skoob
*Livro em formato digital cedido em parceria com a autora.

SinopseJovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.
"Nós somos a matéria dos sonhos. Nós lhe damos vida, corpo e alma."

Mariana é uma advogada bonita, rica e mimada que cresceu sobre as asas de seu pai, sempre muito protetor com a filha.
Quando ela começa a namorar Gustavo, milionário e herdeiro de Amândio Motta; sendo ele um mulherengo que está sempre saindo com os amigos para farrear.

Mariana fica nas nuvens quando é pedida em casamento, vivendo o conto de fadas que sempre sonhou... até que as coisas começam a dar errado. Mariana descobre ter sido traída por Gustavo às vésperas do casamento, caindo assim em uma melancolia profunda.

Desiludida da vida e de todos, ela resolve seguir os conselhos do irmão aventureiro e seguir para a Chapada Diamantina, na Bahia, onde poderia então ficar em paz e sair um pouco da nuvem de tristeza que a envolve.

Logo no primeiro dia no lugar Mariana reencontra Claudia, que tinha conhecido em uma festa antes de romper o noivado. Aventureira, falante e alegre, Claudia é tudo o que Mariana não é no momento, e assim vai ajudá-la a se divertir no lugar.

Lá ela conhece também o guia turístico Alex, um homem belo e prestativo, que vai lhe apresentar as belezas e encantos da Chapada, deixando-a extasiada com cenários tão extraordinários, que nem imaginava existir no Brasil. Mas aos poucos ela também se encanta pelo rapaz... Mas ela estaria preparada para viver uma paixão neste momento da vida, depois de tudo o que passou?


A Matéria dos Sonhos é um livro sobre recomeços; sobre sonhos  e também sobre amadurecimento, sobre a procura por si mesmo. A personagem Mariana nasceu em berço de ouro, é uma mulher mimada e acostumada a ter tudo do bom e melhor, mas isso é no começo. O tempo que a personagem passa na Chapada, saindo de sua zona de conforto e conhecendo pessoas diferentes, é quando ela finalmente amadurece, se torna mais responsável.

Valéria Martins tem uma escrita leve, atual, e a narrativa flui muito bem, prendendo o leitor do começo ao fim. Quando enfim paramos de ler é porque o livro terminou, e termina deixando um gostinho de quero mais. Com isso, caros leitores e querida Valéria, uma continuação faria essa leitora aqui muito feliz.

"Todo mundo tem um sonho? Ou será que alguns têm e outros não? De que são feitos esses sonhos? Qual é a origem deles?"

O romance que aqui se desenvolve não é de uma hora para outra, nem o foco do livro, e isso foi uma das coisas que mais gostei. Tem uma ou duas cenas mais quentes, porém muito bem escritas e pouco detalhadas, deixando a imaginação do leitor viajar.

Os personagens foram muito bem construídos, e além do drama principal temos também um pouco da vida da personagem Claudia, que perdeu o pai quando era pequena e foi abandonada pela mãe. Além disso Claudia mora na França, onde trabalha duro para realizar o sonho de trabalhar com cinema. A história de vida dela inspira muito Mariana, o que faz com que Claudia seja uma personagem indispensável na obra.

---------------------------------------------

Essa foi uma leitura rápida e gostosa, que conseguiu me envolver até o final. A ambientação é simplesmente incrível, e agora desejo conhecer também a Chapada Diamantina.

Fica aqui a indicação de um ótimo romance nacional.

20 comentários :

  1. Quando você começou a resenha eu pensei: "vixi, vai ser um livro mais do mesmo". Só que ao longo dela, eu notei que parece ser um livro muito gostoso de ser lido. Então, vou anotar sua dica! E essa capa tá linda!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! É realmente um livro muito bom e vale a pena a leitura.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    O livro me chamou atenção por ter dois elementos que eu gosto em uma história: recomeços e amadurecimento.
    Fiquei curiosa para ver como a autora desenvolveu a história de Mariana e como se deu o amadurecimento da personagem.
    Com certeza irei ler se tiver oportunidade.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de tramas que abordam esses elementos, Aline. Fiquei bem satisfeita com essa leitura.
      Espero que leia e goste bastante.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá,

    Gosto tanto de histórias que se passam no Brasil. E adorei a premissa do livro e as descobertas que a personagem parece fazer sobre si mesma. Mal li a resenha mas já torci por ela e fiquei curiosa para ver as descrições da Chapada Diamantina que parece ser maravilhosa.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler e se encantar com a maravilhosa ambientação do livro! :D
      Beijos

      Excluir
  4. Sei bem porque ela melhorou tanto, a Bahia muda as pessoas para melhor.
    O livro não me chamou tanta atenção, mas só por se passar aqui onde eu moro acho que vou dar uma lida.
    bejos

    ResponderExcluir
  5. Oiii Gabrielly, como vai?
    Que livro mais lindo menina, fiquei aqui viajando na sua resenha resenha e imaginando como deve ter sido gratificante pela personagem visitar a Bahia, um dos lugares realmente lindo, imagino eu. Parabéns pela resenha e dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Morgana. É realmente um livro lindo. Espero que leia!
      Beijos

      Excluir
  6. Gosto muito de livros que falam sobre esses temas, sonhos, recomeço, a procura por si mesmo... deve ser uma história encantadora e eu realmente gostaria de ler! Que bom que a leitura foi rápida e gostosa, adoro livros em que podemos ver bem o amadurecimento de uma personagem.

    beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro, Ju! Espero que você leia esse e goste bastante também!
      Beijos!!

      Excluir
  7. Olá,
    Gosto de romances, ainda mais este parecendo algo tão leve.
    O livro parece ser bem agradável, mesmo que contenham alguns elementos que sempre tem em romance não creio que isso diminua o livro.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro romances, Debyh! Mas as vezes é bom dar uma variada, não é? ;) E aqui a autora dosa muito bem esse elemento.
      Beijos

      Excluir
  8. Oie
    parece ser uma boa leitura, eu achei uma graça essa capa e o enredo está legal, quem sabe uma hora eu leia mas não por enquanto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabrielly, tudo bem?

    Achei a capa do livro muito legal, a sua resenha está boa e objetiva. Me chamou atenção que o livro aborda dois fatos importante na vida de todos, o amadurecimento e o recomeço, porém no momento não pretendo ler. Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A capa é realmente muito bonita, e o livro é ótimo!
      Bjs

      Excluir
  10. Sua resenha me surpreendeu, pela sinopse eu não imaginava que o livro fosse tão bom quanto ele parece ser afinal. Fiquei mais curiosa agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Espero que leia o livro ;)
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    eu morro de vontade de conhecer a Chapada Diamantina, e adorei o livro ter este lugar lindo como cenário!
    Só pela capa eu não o leria, mas gostei da premissa!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!