segunda-feira, 27 de junho de 2016

Azeitona, de Bruno Miranda | #Euleionacional


Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta
Páginas: 352
Skoob

Sinopse: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.

Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.

Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.

O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.

"Se nem a morte põe fim a tudo o que você deixa na terra, por que a esperança não pode se manter intensa como a certeza de que, a cada três segundos, vamos respirar novamente?"

Este livro conta a historia de Ian, um garoto de 16 anos que mora sozinho com sua irmã, depois que seu pai abandona a família e sua mãe morre de AVC. Sua irmã, Iris, está grávida; e, numa das consultas com o obstetra, Ian vai acompanhá-la; lá ele conhece uma produtora de TV que acha que o garoto está lá acompanhando a namorada grávida e o convida para participar de um Reality Show para jovens pais; ele até tenta desmentir a história, mas depois que a mulher fala sobre o cachê super alto do programa, ele, sem graça, acaba aceitando participar, pois precisa muito do dinheiro para ajudar a irmã.

E é ai que a confusão começa; Ian fica desesperado para encontrar “uma mãe para o seu filho”, e depois de um tempo ele acaba pensando em Emília, uma colega de escola com quem ele nunca havia trocado mais de duas palavras desde que eles começaram a estudar juntos no começo do ano.

Ian não sabe como falar com a colega sobre tudo em que eles os meteu, e quando ele decide abrir o jogo, a convidando para sua casa, tendo como desculpa um trabalho escolar, aparece a produtora do programa dizendo que vai fazer a primeira gravação naquele mesmo dia. 

Quando Ian esta prestes a contar tudo para a garota chega a equipe do programa; Emília, claro, fica perdida, e, sem saber quem são todas aquelas pessoas ela tenta ir embora, mas Ian vai atrás da colega e finalmente conta tudo. No começo ela fica assustada, mas logo que ele fala do cachê, ela acaba aceitando fazer parte do programa, afinal ela também precisa muito do dinheiro.

"Assim como a gente não tem como prever as coisas boas, a gente não tem como desfazer as ruins. Eu fiquei com medo também, mas agora tudo está se encaminhando, vai ficar tudo bem."

Bom, quem acompanha o autor, Bruno Miranda, no youtube, sabe que ele tem uma veia cômica muito forte, mas por incrível que pareça, são os momentos dramáticos que fazem a diferença nesse livro; o histórico familiar da Emília, por exemplo são uma das partes mas interessantes do livro; ela tem pais que não dão a mínima pra ela e um namorado... que é um babaca.
A vida do personagem principal também não é nada fácil, ele além de estudar, também ajuda a irmã que trabalha como organizadora de festas e trabalha como instrutor de tênis para um menino rico.

No meio disso tudo, o Reality é só um detalhe!

Sobre minha experiencia de leitura: Tenho que admitir que quando fui procurar esse livro pra fazer a leitura, minha única curiosidade foi por ele ser o livro de estreia do Bruno, pois gosto muito dos seus vídeos no Bubarim (que eu nem acompanho mais, confesso), e no extinto Minha Estante que era seu canal literário; eu nem sabia direito do que o livro ia tratar, no começo achei que seria uma comedia romântica, mas ele me surpreendeu muito. Nunca pensei que ele fosse por dramas tão reais nesse livro. Os personagens secundários aqui não são nada secundários na verdade, seus dramas tem um destaque tão grande quanto aos de Ian e Emília. A escrita do Bruno é tão fluida e envolvente que quase não consigo largar o livro; tudo nele é muito bem pensado e construído. O romance... quase não existe na verdade, e esse foi mais um ponto que me surpreendeu.

É isso, termino aqui mais essa resenha de um livro incrível!

Resenha escrita por Maria Eduarda.

24 comentários :

  1. Olá Gabi,
    Confesso que o livro não chama a minha atenção, mas particularmente, é porque não curti muito a premissa. Mas achei interessante o fato de não ser mais um livro sobre a vida do youtuber... e é legal ter uma história com alguns dramas no percurso.
    De qualquer maneira, desejo sucesso para o Bruno ;)

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente é bem diferente de todos os outros de youtubers por ai, é muito bom! Beijos

      Excluir
  2. Olá, eu já conhecia o livro através de divulgações da editora mas nunca o li e nem tenho vontade. Eu não conhecia o Bruno e só fiquei sabendo de seu canal quando tive conhecimento do livro. A história não me atraiu para uma leitura mas acredito que eu não faça parte do público alvo do livro, mas acho que uma galerinha por aí deve gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou longe de ser o publico alvo desse livro, mas adorei a leitura. Que pena que nao se interessa. Beijos

      Excluir
  3. Oiee

    A primeira vista o livro não chamou minha atenção. Mas isso de ser diferente e também por ter ficado curiosa quanto a escrita do Bruno, acho que daria uma chance a essa leitura. Valeu a dica!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii, ainda não li nada desse livro, na verdade essa e a primeira resenha, confesso que gostei bastante da premissa e irei colocar na minha listinha básica, que de básica não tem nada. rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs listinha basica de 20 livros no minimo, né? Rsrs
      Que bom que se interessou pela leitura, vale muito a pena faze-la. Beijos

      Excluir
  5. Oiii Maria, como vai?
    Eu confesso que não fiquei muita animada para realizar a leitura dessa obra, eu sou completamente apaixonada pelo canal do Bruno, mas o livro não sei ahauhauahau acho que tu me entende, então eu pularei a dica. Parabéns pela resenha <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu é apaixonada pelo Bubarim, é quase um pecado nao ler esse livro rsrs
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada! Beijos

      Excluir
  6. Olá! Achei legal sua resenha, muito bem explicada e dinâmica, porém eu pulo esse livro. Fica para próxima.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia da sua premissa, e confesso que achei diferente e inusitada. Fiquei curiosa para acompanhar a mentirinha que Ian inventa e leva Emilia junto nessa. Fiquei com muitas questões na cabeça e agora que sei do que se trata, vou correndo atras desse livro. Dica mais que anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Espero que goste da leitura quando realiza-la. Beijos

      Excluir
  8. Olá Mª Eduarda!
    Eu fiquei bem curiosa pelo livro por causa do Bruno, mas não tinha lido nem a sinopse. haha Aí li a sua resenha e me surpreendi. Esperava, assim como você, uma comédia romântica. Mas parece que o Bruno foi além disso, com personagens reais e uma narrativa ótima. Fiquei bem curiosa, corri lá no skoob pra colocar como desejado. Agora me diz, o título tem a ver com a história? rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem conheci o Bubarim so espera uma coisa engraçada vindo dele, né? Mas apesar de bem humorado, o livro tem bem mais drama, e foi isso que fez com que eu me apaixonasse. Sobre o titulo... ele só é mencionado uma vez no decorrer da leitura, cuidado pra nao passar batido quando for ler rsrs
      Beijos

      Excluir
  9. Achei a história totalmente louca, surreal, divertida e criativa, nunca pensaria nisso haha , já estou louca de vontade de ler, já que estou com um projeto de dar mais créditos ao nossos autores nacionais.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa história é tudo isso e mais um pouco rsrs
      Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  10. Ooi! Que interessante, o título e a capa não tem muito a ver com o enredo em si, pelo menos não para mim, que nunca li. Não esperava esse drama ou mesmo essa pegada jovem. Não é o que procuro no momento, mas parabéns pela resenha. Fico feliz que tenha apreciado a leitura e que tenha te surpreendido :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o titulo e a capa não tem muita relevancia para a historia do livro. Fico feliz que tenha gostado da resenha, obrigada. Beijos

      Excluir
  11. Oi
    Tudo bom?
    Já tinha visto algumas pessoas falando desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Também acompanhava os videos do Minha estante, mas assim como vc, faz tempo que não vejo!
    Gostei da sua resenha, parece ser um livro bem interessante.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é muito bom. Fico feliz que tenha gostado da resenha, beijos

      Excluir
  12. Eu leria esse livro só pela curiosidade que o título me despertou... rsrs
    Pela sua resenha, me parece que darei boas risadas nessa confusão de reality show!
    Não conhecia o autor, irei pesquisar mais sobre ele! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O titulo so é mencionado uma vez durante o livro e nao tem muita relevancia para a historia, tem que prestar muita atenção rsrs
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!