sábado, 7 de maio de 2016

Os Primeiros Contos de Truman Capote.

"Mais parecia dotada de uma inteligência natural, não formada por livros, e, sim, uma filha da terra com profunda compreensão e compaixão por todos os seres vivos. 

Skoob || 160 páginas || Editora José Olympio 
SinopseReunião de contos inéditos, descobertos em 2013, na Biblioteca Pública de Nova York. Textos curtos e fortes, que já demonstram o talento para narrar histórias e a capacidade de empatia do autor, que se tornaria um dos mais importantes escritores do século XX com os emblemáticos Bonequinha de luxo e A sangue frio. Se os contos encontrados neste livro pudessem ser lidos como cinema, nos remeteriam aos filmes de Lucrecia Martel: as cenas são cotidianas e quase banais, mas ao entrar nas histórias, a sensação é de uma constante tensão. A atenção ao detalhe pareceria sem importância se não fosse um dos motores para sentirmos uma catástrofe iminente, que pode ser desencadeada a qualquer momento ou até não acontecer. De todo modo, ficamos muito próximos dos personagens e nos identificamos com eles, como se o autor tocasse na vida sem tentar explicá-la.


Truman Capote é um escritor mundialmente conhecido, e até hoje suas obras repercutem e conquistam milhares de leitores. Porém, antes de se tornar um dos maiores escritores do século XX, o jovem Capote escrevia contos intensos e provocantes sobre diversos assuntos, além de narrar um dia "comum" como ninguém. 

Ao me deparar com esse livro na lista de lançamentos do catálogo da Record eu pensei comigo mesma: bem, eis aqui o livro que irá me introduzir nas obras do autor. E foi. Agora aqui estou para descrever essa experiência. 

Logo no prefácio, escrito por Hilton Als, entendemos um pouco sobre a vida de Capote, e também um pouco sobre seus romances e alguns dos contos aqui presentes. Uma frase desse pequeno texto de Als diz o seguinte: 
" ... mas creio que Capote sempre gostou da tensão inerente às trapaças com a verdade. Sempre quis elevar a realidade acima da banalidade dos fatos." 
E Capote consegue transformar o "comum", o "banal", em algo tenso, algo fantástico ou em alguma reflexão nova, apenas introduzindo um elemento ou outro no meio do dia a dia de seus personagens. Essa simplicidade foi algo marcante em todos os contos. Sinceramente esperava algo totalmente diferente; de certa forma encontrei.... 


O meu conto favorito do livro, intitulado "Isto é para Jamie" tem como protagonista um garoto chamado Teddy, de 7 anos, um rapazinho um tanto solitário. Todas as manhãs, exceto aos domingos, sua babá o leva para o parque, onde passa seu tempo brincando enquanto Julie conversa com as amigas e flerta com os oficiais. Um dia Teddy encontra uma mulher sentada junto a um cachorrinho, de quem ele se aproxima, encantado pelo animal. Agora o episódio fica gravado na mente do menino, e ele fica cada vez mais encantado com o cachorro, aquela mulher que o trata tão bem e intrigado com o filho dela, Jamie, que por estar muito doente não pode levar o próprio cachorro para passear, o que Teddy não consegue entender. 

Além desse conto, que mexeu profundamente comigo, outros se destacam, como Onde o Mundo Começa, cuja protagonista está no meio de uma tediosa aula de matemática com a mente em outro lugar, um lugar onde é famosa e aclamada por todos; Lucy, cujo narrador discorre sobre a chegada da nova cozinheira da mãe, Lucy, uma sulista negra e talentosa que vai para Nova York à procura de uma vida melhor, mas não demora muito até sentir saudades de casa; e também o conto Hilda, onde uma menina chamada Hilda Weber é chamada pelo diretor de sua escola até seu gabinete, onde é interrogada sobre os roubos que estão acontecendo nos armários das meninas. 

As primeiras ficções de Truman Capote foram, para mim, uma ótima porta de entrada às suas obras. Confesso que de alguns contos não gostei muito, pois ficaram algo como incompletos, porém, se me perguntam se vale a pena a aquisição, eu respondo com gosto: sim! 

Essa edição, um lançamento recente da José Olympio, está maravilhosa. Amei a capa e as cores usadas. Tradução ótima  e revisão também. Não encontrei erros. 


*Exemplar cedido em parceria com o Catálogo Literário do Grupo Editorial Record. 

44 comentários :

  1. Truman Capote é simplesmente maravilhoso. Eu adoro a sua escrita e tenho muita vontade de ler esse livro para conhecer esses contos. Me arrependi porque não solicitei esse também, mas espero adquirir em breve.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler outras obras do autor! Em especial A Sangue Frio ♥
      Beijos!

      Excluir
  2. Truman Capote é maravilhoso, ele e Caio Fernando Abreu são icones para mim.
    Fiquei fascinada com esse livro de contos dele.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Nunca li nada desse escritor. É coletâneas de contos só li até hoje (que por sinal só lembro de 1 conto de todo o livro), mas sua resenha me deixou curiosa, não pelos contos em si, mas pela capacidade do autor em tornar algo "simples" em outra coisa. Fiquei realmente curiosa, ele parece aquele livro que desperta emoções fortes ao leitor. Parabéns pela resenha.
    Beijos, Jaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado pela leitura, Jaque!
      Obrigada ♥
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Gabrielly, tudo bem?
    Confesso que nunca ouvi falar de Truman Capote, mas pela sua resenha acabei me interessando um pouco pelos seus contos, pois adoro essa ideia do autor pegar alguns fatos do cotidiano e transformá-lo em algo belo, digno de reflexão. Espero conhecer em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Nunca li nada do autor mas fiquei muito curiosa pelos contos que você acabou descrevendo, gosto muito de histórias que retratam o cotidiano e nos fazem refletir sobre o nosso dia a dia. Espero poder começar alguma leitura dele em breve e sua resenha está excelente, me esclareceu muitas coisas.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que resenha excelente! Amei a forma como você se expressou. Eu tenho muita curiosidade pelo Capote, e me arrisquei a ler Bonequinha de Luxo. Gostei, mas não era o que eu esperava. Fiquei com vontade mesmo foi de conhecer os contos dele. Existem alguns que são bem emocionantes! Gostei muito da sua dica.

    beijos!

    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada, Jéssica!! ♥
      Espero que goste da leitura!
      Beijos

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha! Normalmente, eu não leio esse tipo de livro, mas a sua resenha e a forma como o apresentou me encantaram, eu estou muito curiosa para poder conferir o conto de Onde o mundo começa. Espero poder adquirir o livro em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado ♥♥
      Espero que curta bastante a leitura!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi!!
    não conhecia o autor e já me apaixonei, pode isso?
    que graça! <3
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi,
    assim que comecei a ler a tua resenha, tava achando que o nome do autor não me era estranho e de acordo com o que fui me aprofundando na leitura vi que não era mesmo. Eu já puvi falar muito bem do capote e tenho muitas vontades de ler as suas obras e quando a gente lê resenhas maravilhosas sobre elas essa vontade se intensifica, gostei muito da didática da tua resenha.
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, muito obrigada ♥ Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oiiii! Esse livro já está aqui pra ser lido e com certeza vou ler no final de semana, sou fã do Truman, ele possui uma escrita bem eloquente e direta com o leitor. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu fiquei na maior dúvida se solicitava esse livro ou não. Ao mesmo tempo que tenho a maior curiosidade de ler, não sou muito fã de contos, então acabei deixando passar.
    Agora, ao ler sua resenha fico pensando que preciso deixar de lado essa minha implicancia com contos e conhecer essa obra. O catálogo da José Olympio está com tudo esse ano. Só coisa interessante!!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ando apaixonada pelo catálogo da editora! Só coisa boa *-*
      Beijos! ♥

      Excluir
  12. Trumam Capote é leitura obrigatória para os estudantes de jornalismo, mas eu ainda não li! Já encontrei o e-book de A Sangue Frio, porém não comecei a ler ainda e nem sei bem o porquê. Gostei da sua resenha e agora penso que talvez seja melhor ler esses contos primeiro antes de me aventurar nos livros dele.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sangue Frio está no topo da minha lista de desejados! Quero muito ler ♥
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  13. Confesso que não passei o olho duas vezes nesse livro quando abri as solicitações. Que bom que você trouxe a resenha para nós, me encantei em saber que é um livro de contos, e fiquei apaixonada por esse conto do Jamie, quero muito ler todo ele!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse conto do Jamie é um amor ♥ Espero que leia e goste bastante!
      Beijos

      Excluir
  14. Oie! Confesso que não conheço o autor, mas parece bem bacana os contos dele. Essa sutileza de pegar pequenas coisas do dia a dia, do cotidiano e ver a beleza e a pureza de cada detalhe, refletir sobre tudo isso, eu acho bem bacana e gosto dessas coisas. Acho que iria curtir os contos dele. ^^
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa característica do Capote... realmente me encantei com a sutileza e leveza dele, ao mesmo tempo que passa mensagens diretas ao leitor... ♥
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi!!

    Assim como você me interessei pela obra, também penso em ler as obras de Capote e creio que essa coleção de contos seria um caminho ideal. Aprendi uma coisa sobre conto, as vezes nos identificamos e outras não, faz parte! Parabéns pela resenha e irei procurar me informar sobre esse livro. Beijos.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Alguns contos podem não ter funcionado para mim, mas para outros leitores sim e vice versa.
      Obrigada ♥
      Beijos

      Excluir
  16. Mlr, eu tenho um livro dele aqui em casa e não tive chance de ler ainda kkkkkkkkkkkkk
    mas acho que pra dar inicio a sua obra, esse livro de contos é uma ótima pedida... já anotei aqui... pena que não vi no catálogo pra escolher... :(
    mas tentarei comprar... amo contos.. heheh
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena!! Mas espero que consiga lê-lo, pois acho que irá gostar ♥
      Beijos, val!!

      Excluir
  17. Ooi
    Que resenha ótima, hem! :)
    Acredita que não conhecia o autor?! Não sou muito fã de contos, apesar de nunca ter lido nenhum livro de contos, mas sua resenha me convenceu a dar uma chance a esse. Fiquei bastante curiosa, principalmente com esse Isto é para Jaime.
    Dica anotada, pretendo ler em breve!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Catrine! Fico feliz que tenha gostado. Dê uma chance sim, vale a pena :D
      Beijos!

      Excluir
  18. Oi,
    Como não leio conto, não conhecia o autor. Uma pena isso acontecer, porque fiquei encantada com o que vc escreveu e gosto bastante ter conhecimento que ele pega coisas do dia a dia e ver a beleza através disso tudo.
    Obrigada por trazer essa obra maravilhosa
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Acredita que eu não conhecia essa autor até hoje? O.o

    Eu amo contos e fiquei bem interessada nesse livro. Pela capa eu não leria, mas, a sinopse e a sua resenha me cativaram.

    O conto Isto é para Jamie me deixou curiosa. Fiquei querendo saber o que acontece.

    Com certeza irei procurar esse livro! <3

    Beijos e até mais!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  20. Acho que nunca li nada do Truman Capote mas tenho vontade de ler Bonequinha de Luxo. Perdi o costume de ler contos, mas gostei do que você mencionou de ele transformar o banal em algo extraordinário, pois isso era o que eu mais gostava de contos quando mais nova, como a compilação "Os cem melhores contos do século XX" que foi meu queridinho por tempos, com certeza ficarei de olho na obra!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii,

    Não conhecia o autor e o livro, mas fiquei bem curiosa para conhecer os contos que contêm nele e também conhecer mais sobre o autor. Fiquei bem interessa em ler os contos que você citou também.

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bom?
    Não conheço o autor nem nenhuma de suas obras, mas, procurei saber aqui e parece que foi o livro dele que inspirou um dos meus filmes favoritos, Bonequinha de Luxo, então fiquei muito curiosa para ler um pouco mais sobre ele. Fiquei bem curiosa com o conto Isto é para Jamie!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  23. Olá! Nunca li nada do autor sabia, mas minha mãe ama Capote como ninguém, diz e recomenda para todo mundo, acredito que depois dessa resenha eu deva acreditar nela e seguir seus conselhos pra ler, parabéns pelo post, não contou muito e deixou aquela curiosidade matar a gente pra ler.
    http://kammyriquelme.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nada do Capote, e apesar de já ter ouvido falar muito bem dele, não fiquei interessada em seus escritos. Mas adoro contos e gostei do que você falou aqui, então agora pretendo dar uma chance ao autor, e nada melhor do que começar com esse exemplar né.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  25. Oie Gabrielly!
    Acho que ainda não li nada do Capote e eu não era a rainha dos contos, mas de um tempo para cá tenho lido váá´rios contos maravilhosos, acho que eu iria gostar desse "Isto é para Jamie" que se tornou o seu favorito!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  26. Oie
    adorei a edição, está linda e fiquei curiosa apesar de não ser um gênero que aprecio muito por enquanto, mesmo assim, dica anotada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Ainda não li nada do Truman, mas sempre ouço elogios.
    Gostei muito da sua resenha e achei o livro interessante, mas não é uma leitura que faria nesse momento. Entretanto, vou anotar a dica e presentear uma amiga, sei que ela vai gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!