segunda-feira, 23 de maio de 2016

A Garota Sem Passado, de Michael Kardos.

Autor (a): Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano de lançamento: 2016

SinopseNum domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.


“Correndo os olhos pelas vinte pessoas à sua volta, ela pensou no bebê que trazia no ventre, na possibilidade de que ele, uma miniaturinha sua, viesse ao mundo para ter que se esconder também, camada sobre, camada sobre camada. Não. Ela não permitiria isso. “ pág. 25


Melanie Denison é uma jovem de 17 anos, que mora com os tios em um trailer na pacata cidade de Fredonia na Virgínia Ocidental. Quando descobre que está grávida de seu namorado Phillip Connor, Melanie resolve abrir o jogo com Phillip e lhe contar o que sabe sobre seu misterioso passado. Temendo pelo futuro da criança Melanie quer encontrar o pai antes que ele a encontre.

Filha de um casal aparentemente apaixonado Melanie (batizada como Meg Miller), é dada como morta após uma festa em que seu pai Ramsey Miller, supostamente estrangula sua mãe, Allison,  e a joga em uma fogueira. Ramsey nunca foi pego e o mistério nunca foi resolvido. Como medida de proteção Meg é mandada com o grande amigo de seu pai Wayne e sua namorada Kendra para uma cidadezinha na Virgínia Ocidental, onde mantém uma vida discreta longe de qualquer publicidade. Até que Melanie decide descobrir o paradeiro de seu pai.

Com a ajuda de Arthur Goodale, um jornalista aposentado que acompanhou o caso dos Miller durante o longo dos anos, Melanie parte em busca das respostas que a polícia não conseguiu. Com muita determinação e nenhum planejamento Melanie se vê numa cidade estranha, assombrada pelo misterioso paradeiro do pai assassino, ela está determinada a descobrir o que realmente aconteceu na noite da festa.

Em contrapartida temos a história de Ramsey Miller, um caminhoneiro de temperamento forte, com um passado turbulento, acompanhado de várias passagens pela polícia, e explosões de raiva. Após conhecer Allison, Ramsey muda totalmente de vida, arruma um emprego decente, se livra do álcool e das más companhias. Quando se casa com ela, Ramsey é um novo homem, totalmente apaixonado pela esposa e dedicado à família. Até que um dia conhece um livro chamado Eixo Orbital, que muda seu comportamento e sua visão de mundo.

“Sua história era uma história de amor, mas o amor viria apenas mais tarde. Antes ele ainda teria longos anos pela frente. “ pág. 125

Alternando os capítulos entre o presente de Melanie e o passado de Ramsey, Michael Kardos criou uma boa história, poderia ser melhor. A escrita do autor é bem fluida, rapidinho havia terminado de ler. De alguma forma o envolvimento que senti no início se perdeu. A expectativa de solucionar o mistério deixou de ser excitante, eu particularmente esperava mais do final, apesar de ter sido bem inesperado.  A premissa do livro é boa, mas como um mistério Kardos poderia ter caprichado um pouco mais.


Resenha escrita por Kamylla Cristina. 



48 comentários :

  1. Oi Kamy... já havia lido outras resenhas acerca do livro e a sua não me surpreendeu com o fato de o livro não ser tão profundo, apesar de ser fluida a escrita. É aquele típico caso de livro que tinha tudo pra ser bom mas acabou se perdendo pelo caminho. Confesso que fiquei tentada a ler quando houve o lançamento, mas perdi totalmente o interesse. De toda forma, a capa está muito bonita. Primeira vez que visito teu blog, é lindo, parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi,
      Seja bem-vinda ao blog e volte mais vezes!
      Tenho que concordar com você a capa é bem bonita.
      Bjs!

      Excluir
  2. O livro apresenta todos os elementos que podem até me conquistar, já que gostei dessa premissa de crime mal resolvido e por ser a filha do aparentemente assassino quem quer colocar os pingos nos is.
    Queria saber mais se o motivo de você não ter perdido a expectativa foi por que o final se tornou obvio ou a narrativa decaiu?
    Apesar disso ainda estou curiosa pela leitura e de saber mais sobre esse livro que deixou o Ramsey atormentando, que dizer eu espero que tenha alguma ligação rsrsrs, e também de saber esse final, apesar de não ter sido tudo aquilo que você esperava.
    Talvez esse seja um daquele livros que lemos e depois passamos a diante.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiana,
      A narrativa da história continuou a mesma desde o início, eu só achei que a forma de encerrar a trama não foi bem explorada. Você tem várias questões mal resolvidas que são explicadas sem deixar o leitor conectado com o enredo.
      Espero ter ajudado, bjs!

      Excluir
  3. Oi, Kamylla

    Que pena que o final não foi lá essas coisas. É tão chato quando isso acontece, principalmente em livros do genero, pois eles criam muita expectativa em relação ao desfecho.
    Essa é apenas a segunda resenha que eu leio do livro, mas, ao contrário de você, a outra blogueira curtiu tudo. Por isso acho bom a gente ler mais de uma resenha, é bom para diminuir as expectativas.
    Eu fico aqui imaginando ela grávida e envolvida nessa busca! Fiquei curiosa para saber mais sobre esse livro e sobre a sua influência no caso.
    Excelente resenha!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Kamylla, eu já li algumas resenhas desse livro, mas confesso que infelizmente essa premissa não me chamou a atenção. Claro que não vou dizer que nunca irei lê-lo caso tenha oportunidade, mas no momento não é uma leitura que seja colocada como minha prioridade. De qualquer maneira, sua resenha está muito bem escrita e gostei dos pontos que foram destacados. É uma pena o final não ter te animado, pelo menos não como deveria.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu já li várias resenhas sobre esse livro e confesso ter ficado bem curiosa com a premissa. Uma Garota sem passado, TIPO, todo o suspense que envolve isso. É uma pena que o livro não conseguiu corresponder, mas a leitura foi válida. Haha beijo!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esse gênero e estava super curiosa para ler o livro quando o vi nos lançamentos da editora. Eu li faz algum tempo e gostei muito da trama. Achei o final inesperado também mas mantive meu envolvimento até o final e no final fiquei com uma baita de uma raiva!!!! Choquei kk eu até tinha pensado no envolvimento da tal pessoa, mas não da maneira como tudo aconteceu.

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Achei interessante o livro e a sua resenha ficou ótima, muito embora eu não tenha ficado atraída com a leitura, mas quem sabe mais para frente, por enquanto eu vou apenas guardar o nome do livro e ver se mais pra frente eu fico com vontade de ler...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Desde o lançamento desse livro que tenho vontade de ler. Mas sabe quando esta todo mundo lendo e falando mil maravilhas? Então, não goste de ler quando está assim porque geralmente não curto a estória. Toda esse premissa me deixa muito curiosa pra saber o que realmente aconteceu. Mesmo você achando que poderia ter sido um pouco melhor quero muito ler, só me resta a oportunidade.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Kamylla,
    Tenho visto que muitos leitores tem perdido o interesse por essa leitura por perder o encanto.
    Sinceramente, acho que havia muita coisa legal para acontecer, mas que não aconteceu. Tenho curiosidade de ler o livro para formar uma opinião, mas não acho que será uma leitura arrebatadora.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Uma pena isso ter acontecido comigo, por que o livro tinha tudo para ser muito bom.
      Bjs

      Excluir
  10. Oie Kamilla!!!!
    Quando li a respeito desse livro me interessei na hora!
    Achei uma pena você ter achado que o autor errou na medida do mistério e que o mesmo não te prendeu tanto quanto você esperava. Continuo curiosa pela história, mas confesso que agora não tanto quanto antes. Agradeço a sinceridade na resenha,

    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine,
      Se puder leia, quem sabe você acaba gostando.
      Bjs!

      Excluir
  11. Oi Kamilla
    Adorei sua resenha. Concordo muito com você, pois achei que foi uma história incrível, mas com um ou outro detalhe seria ainda melhor.
    Com certeza vale a pena ler. A capa desse livro é incrível mesmo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Não é a primeira vez que eu vejo alguém dizendo que a história poderia ter sido melhor... Não sou fã do gênero, então o livro não é bem uma prioridade no momento, mas eu quero lê-lo. Achei a premissa interessante e um pouco nova, então estou querendo conhecê-la. Estou curiosa para ver esse final inesperado, mas vou manter as expectativas baixas.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Estou ansiosa para ler ele! Mutia gente gostou e comparou aos thrillers intensos estilo Garota Exemplar, e de repente, você não curtiu tanto assim! Fiquei mais intrigada ainda agora! rs Bom ver opiniões diferentes! as vezes instiga mais!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa!
      Eu não achei a leitura tão intensa quanto os de Gillian Flynn.
      Bjs!

      Excluir
  14. Oie! É a primeira vez que leio uma resenha de A Garota Sem Passado. Como já li alguns comentários positivos, estava bastante curiosa para conhecer a vida da protagonista, mas depois de ler sua opinião e de ver que você não é a única que acha que a história tinha grandes chances de ser melhor fiquei um pouco desanimada. A história parece incrível e com uma trama original, então realmente quero dar uma chance para ver se gosto. No entanto tenho receio de me decepcionar pelo fato de o enredo desandar depois do início. Adorei sua resenha. Vou pensar um pouco antes de realizar leitura. ><

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!
      Se você ler volta aqui e nos conta o que achou tá!
      Bjs

      Excluir
  15. Oi!
    Que pena que o autor se perdeu um pouco na história, é triste quando isso acontece.
    Eu imaginei que o livro seria bem em um clima de solucionar esse caso, de entender o porque que ele fez tudo isso e tals, deixando o leitor bem apreensivo com a histórias, mas pelo jeito é um pouco diferente.
    Não é uma leitura que eu descartaria depois da sua resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina!
      Se puder leia, quem sabe não lhe agrada!
      Bjs

      Excluir
  16. Oi!
    Que pena que o autor se perdeu um pouco na história, é triste quando isso acontece.
    Eu imaginei que o livro seria bem em um clima de solucionar esse caso, de entender o porque que ele fez tudo isso e tals, deixando o leitor bem apreensivo com a histórias, mas pelo jeito é um pouco diferente.
    Não é uma leitura que eu descartaria depois da sua resenha ;)

    ResponderExcluir
  17. Oi Kamy,
    A premissa do livro é realmente boa, e por mais que você tenha esperado mais da leitura, ainda sim gostaria de ler. Claro que quando vemos uma boa história, com bons argumentos, queremos que ela nos envolva mais em suas pontas soltas, mas é uma leitura que daria a chance, a chance de saber o que realmente aconteceu com o passado da Melanie. Talvez seja esse o ponto que acaba frustrando o leitor, não sei, mas fiquei curiosa. Adorei a dica. Bjim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O título e a sinopse do livro criaram uma expectativa que não foi superada, pra mim. De repente você lê e quem sabe gosta.
      Bjs!

      Excluir
  18. Oi Kamylla, que pena que o final não era o que você esperava, é muito chato quando isso acontece, né? eu já ouvi diversas opiniões desse livro e confesso que mesmo assim ainda sinto bastante vontade em ler ele. Eu gosto de um mistério, talvez funcione para mim.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kétrin,
      Pois é, não foi legal pra mim. Se você ler, volta aqui e nos conta como foi tá!
      Bjs.

      Excluir
  19. Achei a premissa muito UUAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUUUU e mesmo o final não sendo 100%, acho que seria uma leitura bem bacana para fazer. Mas já vou pro livro me preparando para uma possivel decepção.
    Curti a dica!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi,
      Que bom que você gostou da dica. Se ler, volta aqui e nos conta o que achou tá!
      Bjs!

      Excluir
  20. Olá Larissa,
    É uma boa dica sim.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Vi várias pessoas com essa opinião, de que é uma boa história mas poderia ser melhor. É uma pena que seu envolvimento com o livro tenha se perdido durante a leitura, mas que bom que mesmo assim achou a escrita do autor fluida e conseguiu ler rápido. Gosto de finais inesperados, mas é ruim quando ele não é tudo o que a gente esperava... não é bem meu tipo de livro, então não sei se vou ler.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju,
      realmente é chato quando isso acontece.
      Bjs!

      Excluir
  22. Oi Kamylla, tudo bem?
    Nossa, que premissa interessante. Além da protagonista ter que lidar com a gravidez inesperada, precisa buscar respostas que explicam o porquê de supostamente sua mãe ter sido assassinada pelo pai. Essa parece ser uma história bem envolvente, cheia de mistérios e adoro livros assim. É uma pena que não tenha sido uma leitura tão válida para você e que o final poderia ter sido bem mais trabalhado. Ainda assim, estou curiosa sobre o livro e pretendo lê-lo um dia. Gostei da sua resenha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      Que bom que você gostou da resenha. Quando ler volta aqui e nos conta como foi tá!
      Bjs!

      Excluir
  23. Ooi,
    Não sou a maior fã de mistérios, mas quando leio um tem que ser muito bom Kk não conhecia esse mas fiquei bem desanimada quando você falou que aa coisas foram ficando mais mornas.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      Comigo foi assim, mas talvez a leitura lhe agrade. Vale a pena conferir tá!
      Bjs!

      Excluir
  24. Olá, tudo bem? :)
    Primeiramente, adorei essa capa <3 achei linda de mais, muito misteriosa, e acho que combina com a premissa.
    A sinopse é bem diferente do que já li até agora, e achei a história muito original. Gosto bastante de livros que vão alternado a narrativa, e o facto de ser passado-presente ainda me deixa mais curiosa.
    Fiquei com vontade de ler!
    Beijos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Que pena que o livro não foi tudo que podia ser, pois mesmo eu não sendo uma leitora de muitos suspenses gostei da proposta desse livro, ao menos a escrita é fluída e o mistério te mantém prendida na história até finalizar a obra.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!