segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Resenha || Bom Dia, Sr. Mandela - Zelda la Grange

Bom dia, Sr. MandelaAutor(a): Zelda la Grange
Gênero: Biografia
Nro Páginas: 432
ISBN: 9788581636184
Nota: ★ (4/5)
Sinopse:
Bom Dia, Sr. Mandela conta a extraordinária história de uma jovem que teve suas crenças, preconceitos e tudo em que sempre acreditou transformados pelo maior homem de seu tempo. A incrível trajetória de uma datilógrafa que, escolhida para se tornar a mais leal e devotada assessora de Nelson Mandela, passou a maior parte de sua vida trabalhando ao lado do homem que ela passaria a chamar de Khulu , ou avô.



"Sou uma bilionária emocional, e se mais nada extraordinário acontecer no resto da minha vida. ainda estarei contente com essas lembranças até o dia da minha morte. (...) minha história é de transformações." 


É sempre muito difícil, para mim, resenhar biografias ou livros de memórias. O que falar sobre a vida de outra pessoa? Como desenvolver uma resenha sobre a inspiradora história de Zelda la Grange? Uma mulher que cresceu rodeada de idéias preconceituosas sobre um homem negro que lutou pelo seu povo; Nelson Mandela.

Zelda la Grange foi escolhida para ser assessora pessoal de Mandela, a quem começa a chamar de Khulu, que significa avô. Mas, antes de conhecê-lo e ocupar esse cargo, nem passava por sua cabeça trabalhar para um homem como ele. Negro e que lutava contra o apartheid. Para ela, ele era apenas um homem fora da lei, que estava desafiando a maioria branca. Ela o temia.
E o temeu por muito tempo. Até o conhecer.

Zelda nasceu em um dos momentos mais difíceis da história. O governo do apartheid, que separava os brancos dos negros, mantendo esses afastados. Era proibido ter qualquer tipo de relação física, casar ou até viver nas mesmas cidades. Era contra isso que Mandela lutava quando foi preso.

É sobre essa época e sobre sua relação profissional e afetiva com seu Khulu que Zelda escreve essa biografia. É um livro, como ela mesma diz, sobre transformação. Seus antigos valores, erradamente construídos e incentivados pelo governo e pela igreja, sendo gentilmente transformados em uma nova visão de mundo. Um mundo de igualdade.

"Nada havia que indicasse que logo os próprios fundamentos de minha vida, minha ignorância, minhas crenças, meus valores estavam prestes a ser sacudidos e testados. Mal sabia que emergiria do paranoico casulo branco de medo e de negação e que o homem que me conduziria para fora daquilo - gentilmente segurando minha mão - seria Nelson Mandela."
Zelda trabalhou com Mandela durante muitos anos e continuou fiel a ele até o fim.
Essa é uma biografia não apenas sobre o líder humanitário, mas sobre a pessoa de Zelda, toda sua história narrada aqui. E por ter passado boa parte de sua vida na companhia dele, quase não temos nada sobre sua vida pessoal. Podemos ver toda a dedicação dessa mulher para com um homem que teve que temer, para aprender a amar. 

São muitos os detalhes do dia a dia de trabalho dela. As reuniões com líderes mundiais, com rainhas e outros presidentes, religiosos e etc. As viagens, a agenda sempre cheia, os momentos de tensão, a saúde de Mandela. Mas, acima de tudo, acompanhamos o amadurecimento dessa mulher; como todos os momentos ao lado dele a ajudaram a ver o mundo com outros olhos, a ser alguém melhor e esperar o melhor de outras pessoas. A acreditar, lutar e vencer. 


Essa foi uma leitura lindamente informativa, transformadora e inspiradora. O único ponto negativo, para mim, foram as repetições. Talvez tenha sido para dar ênfase, claro, mas ainda assim tornou a leitura um pouco cansativa. 

Não foi, definitivamente, uma leitura rápida. Levei meses até concluí-la e enfim trazer esse post. Não me arrependo da leitura, de modo algum, e sou muito grata à editora Novo Conceito por ter publicado esta biografia. Acredito que quem gosta do gênero, assim como eu, irá adorar ficar por dentro dessa emocionante história. 


A edição está lindíssima! No final encontramos várias imagens que a Zelda selecionou de momentos importantes em sua vida e carreira. Todas elas em papel revista de ótima qualidade. A capa é maravilhosa e na contracapa encontramos informações bem relevantes. Como esses comentários do Arcebispo Desmond Tutu e do ex-precidente Bill Clinton sobre a leitura. 

"Eu o servi por quase vinte anos e fui sua secretária particular até ele nos deixar, no dia  5 de dezembro de 2013. Em 2009, decidi começar a escrever este livro como um tributo a ele. Queria principalmente registrar minhas experiências na esperança de que outros fossem mudados e influenciados por minha história. Portanto, meu livro é um tributo a Khulu, como eu o chamava. Esta não é a sua história. É a minha história, e estou feliz com ela."

19 comentários :

  1. Acredito que esse livro é uma lição para qualquer ser humano, conviver com Mandela, certamente deve ser sido uma benção ♥
    Mesmo tu demorando para concluir a leitura, é um livro maravilhoso.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã de biografias, mas essa deve ser muito especial. Gostei da citação de início.

    ResponderExcluir
  3. eu li e achei um livro extremamente bonito, por toda a mensagem que Mandela passou ao mundo, e Zelda foi realmente uma verdadeira 'anjo da guarda' pra ele...

    ResponderExcluir
  4. Não tive vontade de ler o livro, mas sua resenha me deu uma inspirada muito bacana <3 Gostei da sua resenha, estou um pouco mais disposta a lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabrielly.

    Apesar de não ser o gênero que curto, irei ler em breve esse livro. Pois, ele nos trás lições valiosas e que tanto falta na sociedade hoje. Espero que muitas outras pessoas possam ler essa obra e que possam começar a pensar por si mesmas para poder assim, transformá-las e transformar o mundo.

    Parabéns pelo post!

    Abraço

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu achei esse livro sensacional, acredito que um dos poucos bons lançados pela editora, que já tem o perfil de lançar livros que para mim são bem chatos...

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não sou muito fã de biografias, mas uma que fala sobre o Mandela com certeza eu leria!
    Acho que deve ser uma leitura interessante para quem admira o grande ser humano que ele foi.
    O fato de você ter passado meses lendo me desanima um pouco, mas espero que comigo a leitura flua bem.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Desde o lançamento eu quero comprar esse livro. Ele parece ser incrível e um livro que vou adorar. Não que eu adorei biografias, mas só de falar no Mandela <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu li este livro e confesso que você conseguiu se expressar muito melhor do que eu, principalmente do que se trata a obra, deixo meus parabéns para você!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já vi várias resenhas maravilhosas sobre esse livro e estou louca para ler! Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    esse livro me parece algo que eu leria demais. Haha. Achei a capa forte e a premissa muito instigante. Está na minha listinha de livros para 2016 <3

    ResponderExcluir
  12. Acho que esse livro deve ser muito interessante, mas confesso que não é bem o meu tipo de leitura. Ainda assim, Mandela tem uma história de vida que precisa muito ser contada.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Adorei sua resenha, mas confesso que esse tipo de livro não faz meu perfil. Costumo fugir de biografias, livros de memórias e afins. Entretanto, esse parece bem interessante!

    Beijos,
    Leo
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, esse é um livro que tenho curiosidade de ler. A história de Mandela e da África do Sul despertam meu interesse, se contada por alguém que esteve tão próxima de tudo, creio que fica ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
  15. Eu li muitas resenhas positivas sobre esse livro. Não faz meu estilo, mas eu leria pela curiosidade e pelos elogios.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  16. Oláá
    Não tenho muita curiosidade no livro apesar de ver elogios e tudo mais, parece trazer uma história bem legal mas que eu leria bem mais para frente, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu to louca pra ler esse livro, eu adoro a história de vida desse homem e ler algo sobre ele me encantaria.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não sei muito sobre a história desse homem, mas ele é uma figura que eu admiro e por isso tenho curiosidade em saber mais sobre ele, então fiquei bem animada quando soube desse livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Quero muito conhecer mais da história de Nelson Mandela.
    Fiquei bem curiosa me ler esse livro ^^
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!