domingo, 6 de setembro de 2015

Para Continuar - Felipe Colbert


Autor(a): Felipe Colbert
Gênero:  Romance/Fantasia
Nro Páginas: 224

ISBN: 9788581637952


Sinopse: Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso.
Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade.
A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento.
O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.



"(...) desde que conheceu o significado das lanternas, era como se tivesse se formado em ago mais do que as simples objetividades da vida. Ela identificou novos símbolos, novas metáforas, que não aprendera na escola ou em qualquer outro lugar. E, desses, não se esqueceria enquanto vivesse."


Leonardo é um jovem de vinte anos aparentemente normal, mas carrega no peito uma bomba relógio. Seu coração pode parar a qualquer momento e ele vive, desde muito jovem, com essa verdade assustadora. 
Por conta de seu problema, seus pais sempre foram muito cuidadosos com ele; não pode dirigir, não pode correr, não pode levar sustos... Qualquer passo em falso e sua história acaba. 

Apesar desse infortúnio, Leonardo tenta levar a vida com toda a normalidade possível. Vai à faculdade, tem um melhor amigo e uma rotina... satisfatória; mas que é felizmente quebrada quando, no metrô, conhece a jovem de traços japoneses Ayako, por quem sente uma atração logo de cara. Não podia imaginar que aquele encontro mudaria sua vida limitada para sempre.


Ayako é uma jovem de traços leves; mais parece uma criança dada a sua estatura. Trabalha na loja de luminárias japonesas de seu avô, a quem chama de ojiisan, e mora com ele e Ho, seu primo de segundo grau, no primeiro andar. Ninguém poderia imaginar que aqueae pequena lojinha no bairro da Liberdade (SP) guarda em seu porão um espaço imenso repleto de lanternas orientais; são milhares de luzes, algumas fracas e outras muito fortes, enfileiradas no teto daquele lugar sem fim. E nem poderiam sonhar que a guardiã desse segredo é Ayako.

Quando conhece Leonardo ela logo sabe que sua vida mudará para sempre. Quando se beijam pela primeira vez, uma luz se acende. Dependerá deles mantê-la assim. 

Com todo o amor que sentem, seria fácil. Mas quando Ho, um jovem com problemas mentais que é apaixonado por Ayako se mete entre os dois, não só a lâmpada do casal, mas todas as lanternas do porão estarão correndo risco. Somando isso com o problema cardíaco de Leonardo, temos um suspense crescente que vai deixar o leitor agoniado para saber como essa estória termina. 


Narrado sob dois pontos de vista, o de Leonardo em primeira pessoa e com maior presença no enredo, e um ponto de vista dedicado ao que acontece na loja de luminárias; Para Continuar é tudo, menos monótono
Um enredo original e surpreendente com um casal fofo, diálogos convincentes, personagens bem construídos, um ritmo crescente, um final emocionante; tudo isso junto e misturado, além do toque de fantasia que deixou tudo ainda mais bonito.   

Para Continuar  foi um dos lançamentos desse segundo semestre que eu mais aguardei, e quando ele chegou aqui em casa eu o devorei! Depois, claro, de passar um tempo considerável namorando essa capa sensacional e babando no autógrafo do autor! 

Uma leitura de ritmo agradável e crescente, com descrições que me colocavam no ambiente do livro e momentos que me fizeram suspirar aos montes, esse livro me surpreendia a cada passar de capítulos e, no final, foi difícil me despedir dos personagens. 

A fantasia fica por parte das lanternas japonesas encantadoras que o autor escolheu para dar um ar de magia à sua narrativa. E elas fizeram bonito. O significado que essas luzes possuem é de uma beleza sem igual. Nada como um bom toque oriental para deixar o enredo ainda mais encantador... 

Em paralelo acompanhamos o relacionamento de Leonardo com sua família superprotetora e seu melhor amigo Penken. Além de sabermos mais sobre sua doença e o modo como ele aprendeu a lidar com ela. Nada muito chato, apesar de terem momentos um pouco repetitivos. Foi bem legal acompanhar tudo isso. 

Como eu disse um pouco antes, os personagens foram muito bem construídos. Leonardo amadurece bastante durante o livro, além de superar muitas limitações. 
Ayako não tem uma vida social badalada, e sim muitas responsabilidades, além de um passado cheio de perdas. Gostaria que ela tivesse tido um pouquinho mais de destaque, ainda assim não foi difícil imaginá-la. 


Já Ho, apesar de problemático, não entende muito bem o que se passa à sua volta. Entende apenas que precisa ficar com Ayako e que Leonardo não é bom para ela, o que o faz fazer coisas que não faria ou pensaria normalmente


O final foi muito bonito e satisfatório! Seria interessante uma continuação, mesmo que não precise diretamente de uma. 
Felipe Colbert  possui uma escrita fluida e muito boa, com certeza irei procurar mais livros dele. 

Sobre a edição: tudo maravilhoso! Como vocês podem ver nas imagens ficou tudo muito caprichado. E como também podem perceber pela quantidade de foto que estou postando no instagram, eu estou apaixonada por essa capa!! Não é pra menos que se tornou o queridinho da estante. 
Uma coisa importante: não encontrei nenhum erro de revisão!

Indico para todos os fãs de um bom romance com uma pitada de fantasia e mistério. Vocês correm grande risco de, assim como eu, se apaixonar por este livro. 

38 comentários :

  1. Para Continuar é um livro encantador, ganhei ele de presente e viajei na leitura, sua resenha fez um bom estudo do mesmo.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gabi, nunca tinha ouvido falar desse autor e de sua obra, mas a Novo Conceito está repleta de lançamentos incríveis. Adorei a premissa do livro e vou adicionar à minha lista de livros desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é tanta coisa incrível que não dá pra saber por qual começar :D
      Espero que leia e goste bastante, Thaísa :D
      Beijo

      Excluir
  3. Eu gosto bastante de fantasia! Mas não sinto muito que esse livro combine comigo... Se bem me lembro nunca tinha ouvido falar dele, ele é muito bonito e a premissa é bem chamativa. Ótima resenha, parabéns.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros

    ResponderExcluir
  4. é o tipo de liv5ro q n costumo ler, mas pelo que li acho que vou dar uma chance pra esse livro vamos ver se vou gostar !

    ResponderExcluir
  5. Caramba, sua resenha me deixou animada!
    Tenho visto o Felipe no estande da Bienal, vou tratar de comprar o livro e aproveitar para autografar.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Jess!!
      Faça isso mesmo, tenho certeza que não irá se arrepender :D
      Obrigada <3

      Excluir
  6. Olha, eu confesso que a premissa do livro me lembra os altos e baixos das novelas mexicanas, mas você destacou pontos tão interessantes e elogiou tanto a escrita do autor que eu fiquei curiosa pelo livro. Vou adicionar à minha wishlist, quem sabe eu não consigo lê-lo até o final do ano?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Rê, mas sem aquela choradeira toda, entende?
      Adicione sim, é muito bom! :D
      Beijos!!

      Excluir
  7. Eu já estava apaixonada pela capa desse livro, DE VERDADE! Agora com sua resenha, fiquei louca para ler. Parece excelente. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA CAPA É MUITO LINDAA! Ainda não superei! kkkk
      Que bom que minha resenha conseguiu te deixar interessada, Mariana!! Fico feliz.
      Beijos!

      Excluir
  8. Adorei essa obra, simplesmente por tratar de personagens diferentes, no caso orientais, são poucos os livros que citam essa cultura, e fiquei bem curiosa pra ler

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabi, estou com esse livro para ler aqui na minha estante mas não tive tempo de pegar ele ainda. Que bom saber que você gostou, parece uma história incrível mesmo, estou muito ansiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você vai gostar bastante, Kétrin! :D É muito bom!
      Beijos

      Excluir
  10. OI Gaby!
    Ainda bem que li sua resenha, to na metade do livro e não sei se ele terminaria como eu estou esperando. Bom saber que o final é satisfatório e que Leonardo vai amadurecendo com o livro, porque no começo ele é bem chatinho hahahaha Adorei a sua resenha e essa capa é linda!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo ele é meio mimizento mesmo, mas logo ele cresce e para de se lamuriar.
      Que bom que gostou, Lu <3 E essa capa é um arraso mesmo!!
      Beijo

      Excluir
  11. Gaby, eu nunca li nada do Felipe e tenho muita curiosidade.
    Pelo que você disse a história é muito linda.
    Já me encantei pelo Leonardo e pela Ayako.
    Espero ter a oportunidade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um livro muuuito amorzinho!
      Espero que leia e aproveite a leitura ;D

      Excluir
  12. Oi Gabrielly,
    Sou APAIXONADA pela cultura oriental (tenho até estudado chinês num curso há alguns anos), e o Japão está definitivamente entre um dos países que quero visitar, depois da China. Imagine então o quão fiquei animada com esse lançamento? É tão interessante ver como a cultura japonesa/chinesa/coreana se entrelaçou com a brasileira ao longo de anos e anos de imigração e diálogo entre os dois países. Quando fui para SP, a Liberdade foi um dos pontos que mais gostei. E ótima resenha, viu? Me deixou mais ansiosa ainda para lê-lo.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro e acho que deveriam explorar bem mais essa cultura na literatura, pois ainda são poucos os livros. Também adoraria visitar o Japão!! A China nem tanto, mas o Japão... <3
      Fico feliz que tenha gostado da resenha Manu, obrigada pelo carinho.
      Beijos!!

      Excluir
  13. Oiii flor, tenho muita vontade de ler algo do autor, queria ler Bellive(nem sei se é assim que escreve) e agora quero esse Para Continuar que tem essa capa maravilhosa. Espero ler e amar como você e achar o final lindo também.

    ótima resenha, bem construída e completa.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero muito ler Belleville, pois todos falam super bem do livro e acho que vou adorar.
      Ah, o final foi muito fofo!!
      Fico feliz que tenha gostado!!
      Beijos

      Excluir
  14. Gaby, vou te confessar que namoro essa capa desde que a vi. Porém nunca tinha parado pra ler a sinopse ou algo mais sobre o livro e agora me surpreendi. Gente, que trama... parece que tem de tudo um pouco ein? adoro histórias que tem toques de fantasias de forma que nem parecem fantasiosas, como se fossem verdadeiras. A NC está arrasando na diagramação né? amando isso. rs
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, é uma mistura muuuito legal! hehehe
      E vamos combinar que essa capa está linda demaaaais da conta! A NC recentemente está arrasando muito.
      Beijos!!

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor e como ele é bem comentado fiquei muito animada quando vi esse livro, sem contar que a capa me deixou apaixonada *-* Mas como eu sempre faço não fui atrás para saber mais nada sobre o livro, ou seja, eu não sabia qual era a história e agora lendo a sua resenha fiquei mais animada ainda, parece ser realmente uma história emocionante, do tipo que eu gosto.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei bem animada com esse lançamento!
      É muuuito legal esse livro, acho que irá adorar!
      Beijos!

      Excluir
  16. Oie como vai?
    eu não conhecia o autor mas fiquei curiosa com alguém que encantou tantos leitores, e realmente tem que namorar muito a capa antes de ler porque olha ela é incrivelmente linda, você realmente ficou encantada na história né? kkk infelizmente o livro não é muito o gênero que gosto =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei super encantada sim, Paac, principalmente por ter traços da cultura oriental e adoro isso. Quero muito ler outros livros do autor <3
      Entendo...
      Beijos

      Excluir
  17. Oi,
    Comecei a ler o livro hoje e estou gostando muito da leitura, provavelmente termine agora a noite a leitura, a história me conquistou, sem conta que pequenos detalhes do nosso protagonista me fez ter lembranças..
    O trabalho que a NC fez foi realmente impecável, ficou lindo demais, acho que todos para e ficam admirando a capa por um tempo hehe.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mari! Vou lá ver sua resenha.
      A NC simplesmente arrasou nesse livro, ficou todo caprichado :D
      Beijos

      Excluir
  18. Não lembro se já li resenha desse livro, mas acho que não, e não fazia ideia sobre o que era a história, porque a capa não me chamou nem um pouco a atenção para descobrir.
    Agora, depois de ler sua resenha, fiquei com grandes expectativas e com certeza lerei. E te entendo, sempre tem um livro que você quer continuação, mesmo não precisando. rs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabrielly, tudo bem?
    Eu me encantei com a capa desse livro, e como o Felip Colbert é um autor muito elogiado, eu não pensei duas vezes na hora de solicitar esse livro.
    Gostei de saber que as luzes das lanternas tem um significado, então essa capa é condizente com o enredo, um ponto a mais pro livro, já que o fato dele ser repetitivo baixou bem minhas expectativas.
    Livro na estante e leitura já programada.
    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  20. Oii, Tudo bem?

    Adorei a resenha tanto que vou adicionar na minha lista de leitura! As fotos estão lindas principalmente aquela com os bonequinhos chineses!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá. Tinha visto esse lançamento mais confesso que não sentia nenhuma motivação a ler. Mas depois de ler a sua resenha fiquei bem curiosa para ler. Acho essa capa muito linda e a premissa muito inspirador e fofo.
    Espero ler.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!