terça-feira, 2 de junho de 2015

A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Autor(a): Michelle Falkoff
Gênero: Drama
Nro Páginas: 288
ISBN: 9788581637044
Sinopse:
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente

Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.

Quem nos narra essa linda e dolorosa história é Sam, um garoto comum e meio geek que acabou de perder o melhor amigo, Hayden, que se suicidou deixando para Sam uma playlist com várias músicas que, de algum jeito, marcaram e fizeram parte da amizade dos dois.

"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê."

Sem saber direito como lidar com a falta que sente de Hayden, Sam fica em um estado de negação, sem dormir e apenas pensando nos motivos que levaram seu melhor amigo a fazer o que fez. De alguma forma ele se sente culpado por aquilo, afinal ele estava sempre lá quando o irmão de Hayden e seus amigos praticavam Bullying com ele e não fazia nada para impedi-los, apesar de odiá-los tanto quanto seu melhor amigo. Mas o que ele podia fazer? Era apenas um garoto muito alto e magricela, não teria a menor chance contra aqueles caras super malhados e cheios de asteroides.

Entre as músicas da playlist e noites mal dormidas Sam começa a questionar se conhecia assim tão bem o amigo, afinal existem segredos que não podem ser revelados nem àquelas pessoas nas quais mais confiamos e, aos poucos, Sam irá descobrindo o que aconteceu naquela festa, a festa que antecedeu a morte de Hayden.

Sam irá dispor da ajuda de pessoas que ele nunca imaginaria, como a enigmática Astrid, que parece conhecer bem demais Hayden. Mas espera aí: Sam não era seu único amigo?

"Coloquei o outro fone, apertei o botão e ouvi a música com ela. Era uma das canções da playlist, sombria e bonita. Ouvir aquilo com Astrid me causava uma sensação etérea, como se de alguma forma tivéssemos deixado a loja e vagássemos sozinhos por uma floresta escura e sinistra. Mesmo assim estávamos juntos. Fechei os olhos e continuei a ouvir." 



Essa foi uma leitura rápida, gostosa e especial. A escrita da autora é muito boa e, apesar de ser seu primeiro livro, ela foi muito bem sucedida em suas escolhas para o desenrolar da trama.

A Playlist de Hayden é mais que um simples jovem adulto, ele é carregado de emoção, dor e segredos, escrito de forma universal, assim a mensagem principal pode ser pega por  todos: precisamos estar sempre dispostos a defender e proteger e parar de julgar as pessoas com base no que vemos, afinal ninguém sabe o que o outro passa ou sente de verdade.

Sam é um personagem que passa por muitas transformações durante a narrativa mas que nunca se deixa levar pelo o que as pessoas esperam dele, simplesmente age e fala o que lhe dar na telha e continua com seu jeitinho atrapalhado, como sempre foi junto ao amigo. Apesar do luto ele consegue arrancar sorrisos do leitor, afinal seu jeito de ver as coisas pode ser meio cômico as vezes.

Bullying, primeiro amor e segredos são assuntos muito citados e tratados em A Playlist, a autora consegue, em poucas páginas, prender o leitor e fazê-lo recordar de sua adolescencia e época escolar, ou dar mais valor a ela.

No fim a Playlist em si não teve um destaque tão grande, mas ainda assim é algo importante na história, presente em todas as páginas. Indico que leia ouvindo as músicas, dá uma sensação bem especial de estar participando de tudo aquilo. Ouça AQUI, você vai entender.
Livro 5 estrelas que estrou para os favoritos.

22 comentários :

  1. Como essa é a minha próxima leitura e já li algumas resenhas, acho melhor não ler mais até o final, pois na hora de resenhar fico sempre confusa com tudo o que li.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu só li os primeiros capítulos do livro, mas me apaixonei pela história.
    Ela é triste, mas bela e as músicas fazem total sentido com os capítulos.
    Fiquei mega curiosa para saber o final e espero ter a oportunidade de terminar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade continue mesmo lendo, Déborah, é muito bom! Depois me conta o que achou :D

      Excluir
  3. Olha amiga eu sinceramente tenho que confessar que fiquei encantada com sua resenha, porque até hoje eu não me senti nem um pouco interessada em ler esse livro, não sei porque, mas não tinha me chamado atenção ainda sabe? Mas depois de ler algumas resenhas e agora a sua eu fiquei bastante curiosa para saber sobre esse menino e as dificuldades que ele passa. Sem contar que deve nos passar também muitas mensagens lindas, pois eu achei legal quando citou que fala sobre julgar as pessoas, bullying etc...acho isso muito importante pra sociedade e pode ter certeza, me convenceu!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-neve-na-primavera_3.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Sil! Fico feliz. Olha, leia sim, vale a pena! :D Passa mensagens lindas sobre amor, perda, luto, aceitar e respeitar o outro... Sinceramente foi uma leitura bem construtiva que irei lembrar muito.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Gabrielly,
    diferente de você eu achei sim que a playlist teve um grande peso na história,
    não na solução do mistério e tal, mas no esclarecimento em relação ao que Hayden sentia.
    Eu simplesmente amei o livro muito intenso e a autora abordou uma temática muito importante de uma maneira toda especial.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  5. Oi Lindona!
    Linda resenha, conseguiu expor todo que eu queria dizer sobre ele, eu resenhei e achei uma resenha bem complicada de fazer, fiquei horas ali em cima, o que falar dessa obra né? Um tremendo livro, li e ouvi junto com a leituras todas as músicas, gostei da escrita, me emocionei, teve momentos de muito aperto no coração, uma história bem humana! Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Paula Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-neve-na-primavera-sarah-jio.html

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler o livro, só vejo resenhas positivas, assim fica difícil resistir. rsrs
    Parece ter uma história linda, recebi a amostra e li algumas páginas e me encantei <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem com você?
    Admito que não li a sua resenha, haha, mas por um boa razão, estou lendo o livro agora e quero ter todas as surpresas entende? Sem ter lido nenhuma resenha dele. Mas vi que você deu nota 5, fico feliz que tenha gostado tanto dele, eu também estou gostando muito.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu li os primeiros capítulos do livro e simplesmente adorei, mas agora que tenho o exemplar completo acredita que não estou tão animada assim? :/ Eu imagino que "A Playlist de Hayden" vá me agradar, mas eu não sei quando o lerei ainda. Enfim, adorei a sua resenha e fico feliz em ver que o livro te conquistou.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A minha única decepção com esse livro é que a Playlist não serviu para ajudar ao Sam. Acho que ela deveria ter um significado maior n luto.
    Todo os outros aspectos livro eu gostei bastante, principalmente a parte em que é narrado como era a relação do Hayden. Os alunos que praticavam Bullying todos tenham problemas. Isso é muito triste.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu quero muito ler esse livro desde que a NC anunciou que ia traduzir. Já comprei e está entre minhas próximas leituras. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu quero ler esse livro pelo simples motivo: A CAPA! Mas, não entendo como um livro que o título é "A playlist de hayden", não ajuda o Sam. Tipo, qual a lógica então da playlist estar lá? Bem, sua resenha está ótima e provavelmente irei me arriscar ler ele.

    Beijos, Ahri.
    cadeatoalha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Gaby!!
    Ainda tô muito chateada com a NC por eles não terem me mandado esse livro, estava louca pra ler ele e pela sua resenha, o livro parece ainda mais perfeito aos meus olhos, apesar de triste, claro. Perder uma amigo deve ser muito triste, já é ruim quando a gente briga, imagina quando o amigo morre!!
    Adorei a sua resenha!
    BEijos

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
  13. Esse livro deve ser lindo
    Adoro livros com músia e esse dúvida deve ter muitas
    Ele me parece ser triste, imagine perder um amigo e ele deixar algumas músicas
    Vou me preparar pra ler ele rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Foi tão difícil fazer a resenha desse livro, ainda sinto que não está a altura da história. Acredito que para quem não tenha visto uma situação parecida quase ocorrer (note o quase O.O) a leitura não seja tão pesada quanto foi para mim, mas com certeza é um livro que todos deveriam ler, me fez refletir muito sobre a vida!

    Beijos e até logo! Entrou para os meus queridinhos também! <3
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gabrielly!
    Estou lendo o livro e até agora estou gostando bastante. É uma leitura bem realista e trata de um tema muito importante, espero me apaixonar pela história.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Eu li o livro e tive um pouco de decepção. Claro que acho a discussão do bullying válida e importante, mas esperava que a história me cativasse mais. Realmente a playlist ficou meio perdida na história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi oi!
    Eu adorei o livro, mesmo também achando a playlist meio perdida na história (ainda assim, só tem música boa).
    Não se tornou meu livro favorito, mas me deu ótimos momentos de leitura e me fez pensar um pouco na vida e tudo o mais.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem?
    eu li o livro e gostei da leitura, não foi uma das melhores que fiz, mas a leitura foi tocante a a autora soube diferenciar um pouco o final do livro dos demais, mesmo nao tendo nada de muito novo
    bjo
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  19. Oi, Gabi!
    Estou ansiosa e receosa quanto a leitura desse livro, porque vejo muitas resenhas contraditórias e me deixa nervosa.
    Mas de qualquer forma irei lê-lo.

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!