quinta-feira, 26 de março de 2015

A Mais Pura Verdade [Dan Gemeinhart]



Editora: Novo Conceito             
Páginas: 224                               
Ano: 2015                                    
Tradutor: Leonardo Castilhone 
Skoob




Sinopse:

A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.

Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. 


*
Mark já planejou tudo, todas as coisas importantes já estão na mochila e Beau, seu cachorro, seguirá ao seu lado nessa aventura. 
Ele não quer ficar deitado em uma cama de hospital com todos aqueles aparelhos, remédios e tratamentos que não parecem ter fim. Ele quer sair em uma aventura, a maior de todas; quer  cumprir a promessa que fez ao seu avô: Mark irá escalar o monte Rainier, nem que seja a última coisa que faça. Ele prometeu isso antes de sua doença voltar, quando estava saudável, mas agora e ele se decidiu: Iria partir. Quem sabe seus pais parariam de chorar, quem sabe as pessoas parariam de sentir pena daquele garoto de 13 anos doente e careca. 
Ele não podia imaginar as surpresas que o aguardavam lá fora. Com um caderno cheio de haicais, uma câmera e passagens de trem; Mark usará de toda sua força de vontade e coragem, junto ao seu fiel cachorro, para conseguir atingir seu objetivo. Sua jornada está apenas começando. 

Jessica não pode acreditar que ele realmente foi embora, seu melhor amigo e confidente partiu, sozinho. Ela sabe onde ele está, mas prometeu que não diria a ninguém. A falta de notícias, o segredo e o medo estão pesando em seu coração. 
Os pais de Mark estão devastados e todo o estado se sensibiliza com o ocorrido. Alguns acharam sua fuga uma idiotice de menino mimado, outros o chamam de herói, mas uma coisa é certa: todos queriam ouvir sua história. 




















"Mas é o que ele tem. E os hospitais são um saco. E os tratamentos são um saco. Os amigos vendo tudo isso são um saco. Ver seus pais chorarem é um saco. Então, talvez ele só queira escalar uma montanha e desaparecer. (...) Talvez seja só isso que ele quer. Ou, pelo menos, seja tudo o que ele pode. E talvez eles devessem deixá-lo conseguir isso." Pág 146

Vocês viram o post com as minhas primeiras impressões sobre esse livro (aqui) e sabem o quanto eu estava ansiosa para concluir essa leitura. Assim que o livro chegou (hoje) eu larguei tudo e fui correndo ler e gente... Que livro maravilhoso!
A Mais Pura Verdade é um Sick-lit que veio para arrancar lágrimas e fazer nosso coração bater mais forte. É uma aventura contagiante e impossível de largar. 


O autor colocou bastante amor, amizade, gentileza e confiança entre os assuntos discutidos nesse livro. A amizade entre o protagonista e seu cachorro é emocionante; um cuida e protege o outro. Beau também é um herói. 
Além disso a ligação do Mark com a melhor amiga Jessie é muito forte, assim como com sua família;  tanto que em algumas passagens ele fala que está sozinho mas não está sozinho, pois toda a sua família e amigos continuam vivos em suas lembranças em seu coração. 

"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente."  Pág 204


A narrativa é rápida e dividida em pontos de vista e capítulos diferentes. Por exemplo: Mark narra o capítulo 1 e, no capítulo 1½ nós acompanhamos as buscas por ele. Como eu disse a narrativa é bem fluida e fácil, prende o leitor do começo ao fim. 
Os personagens foram bem construídos e o Mark é um protagonista incrível, inteligente e forte. 
Posso avisar que o autor não economizou em momentos de apertar o coração. O final é lindo, preparem os lencinhos. 

Sei que muitos de vocês não gostam muito de drama e alguns pensam que um livro de capa azul + personagem doente é igual a ACDE e acabam sem vontade de ler achando que será igual ou parecido, mas em A Mais Pura Verdade o autor toca o nosso coração de maneira única, isso eu posso afirmar. Então aqui temos: Menino doente foge + Cachorro extremamente dócil = emoção garantida.
Ah, esse é o primeiro livro do autor! Começou com tudo sim ou não?
Indico a leitura para todos! 



Agora, o que falar dessa edição? Simplesmente maravilhosa. Cheia de detalhes lindos e tudo a ver com a história. 
A capa nem se fala... 

19 comentários :

  1. O Mark é um amor, não é? Quis dar um abraço bem forte nele e no Beau <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabrielly!
    Pelo que tenho visto, todo mundo se encantou com esse livro. Eu simpatizei com a premissa, mas não fiquei morrendo de vontade de conferir, mesmo com tantos elogios. Será que fui só eu que não associei a ACEDE?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Esse livro é um encanto! Lindo e emocionante.
      Citei A Culpa é das Estrelas pois vi algumas pessoas (que não leram AMPV) dizendo que não leriam o livro por não terem gostado de ACDE.
      Também não achei nada parecido os dois.

      Beijos

      Excluir
  3. AIMEUDEUS Esse livro ♥

    A Novo Conceito me prometeu o exemplar completo se eu publicasse minhas primeiras impressões, mas, pelo que me pareceu, foi só papinho furado pra enrolar blogueiro que não tem parceria com a NC...

    Gostei dos primeiros capítulos, e fui correndo enviar as primeiras impressões, e, acredita que eles nem se deram o trabalho de mandar uma resposta? Fiquei decepcionado... ://

    Adorei a sua resenha, é exatamente o que eu achei dos primeiros capítulos! ^^

    www.malfeitofeito.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AIMEUDEUS Esse livro! Essa foi minha reação quando o livro chegou por aqui, rsrs.
      Os primeiros capítulos me deixaram encantada! Mal pude esperar para ter o livro em mãos, juro <3
      Manda um e-mail pra eles, Daniel! Muita gente está reclamando, acho que a demanda foi muito grande.
      Que bom que gostou!!!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Gaby,
    Quero muito ler esse livro *--* Parece ser super legal. Adorei a sua resenha.
    Seu blog e lindo. Parabens
    Livros Para o Chá das Cinco | Espero sua visita! :3

    ResponderExcluir
  5. Oláaa,
    tudo bom? As opiniões sobre esse livro são bem divididas, e apesar do que eu li na sua resenha, tenho a impressão de que ele seja apenas "mais do mesmo contado de uma maneira diferente". Gostei da tua resenha!
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa!
      Olha, até agora não vi nenhuma resenha negativa. Mas, claro, cada um tem sua opinião. Eu achei maravilhoso.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi! :)
    Eu estou com muita vontade de ler esse livro! Parece incrível! <3
    A-M-O sick-lits, A-M-O livros que tenham animais e A-M-O amizades fofas! Então, é muito provável que vou amar esse livro! Vai pra minha lista de desejados, com certeza.
    Achei a capa um amorzinho e o escritor já começou divando!

    Ótima resenha! :3

    Beijos! :*

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também AMO sick-lits e adoooooro um animalzinho fofo na história. Esse livro e lindo, tenho certeza que irá gostar. A capa é maravilhosa mesmo!
      Obrigada <3

      Excluir
  7. Olá!

    Eu também ganhei esse livro e será minha próxima leitura!! Se eu quase chorei lendo as primeiras impressões, imagina quando eu ler o livro todo??

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Que bom, Kamila! Depois me diz o que achou, preciso conversar sobre esse livro!
      Chorei no final </3
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá :) Todas as resenhas que li sobre esse livro foram positivas, portanto, deve ser uma história maravilhosa. *-* Sem dúvida, o drama do personagem é emocionante. :') Existe muitos livros/filmes sobre essa doença :(, mas nunca tinha visto esse assunto ser abordado da forma que é em "A Mais Pura Verdade", tornar-se única e diferente. :D Mark aparenta ser um garoto muito especial e sonhador. *-* Gostei muito da resenha! ;) Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá xará! :)
      Sim! Ainda não li uma resenha negativa sobre ele! Com certeza A Mais Pura Verdade conquistou o coração de muita gente!
      Beijos!

      Excluir
  9. Só li resenhas muito positivas deste livro, mas como minha fila de leitura estava grande, outra resenhista do blog vai resenha-lo, mas vou acabar comprando um para mim ler, preciso fugir um pouco dos romances históricos, fantasias e distopias, meus gêneros preferidos.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisela! Tudo bem?
      Realmente, até agora não li uma só resenha negativa! :D
      Não costumo ler romances históricos nem muitas distopias... Preciso diversificar mais nos gêneros!
      Beijos

      Excluir
  10. Ai meu Deus, a cada resenha que leio desse livro, mais amor sinto em meu peito KKKKKK <3 Estou louca para lê-lo e essa resenha esta perfeita *-* omg, continue assim! ♥

    Bjs, Beatrice.
    ahoradocafeliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, Beatrice! <3 <3

      Excluir

Obrigada por comentar!