domingo, 11 de janeiro de 2015

Uma Lição Inesquecível - Laura Schroff e Alex Tresniowski #EuTôdeFérias

Uma Lição Inesquecível

– Com licença, senhora. Tem uma moeda? Tô com fome. Manhattan, Nova York, 1986. Foi assim que começou essa história no mínimo improvável. Ela, uma diretora comercial bem-sucedida de 35 anos no auge da carreira. Ele, um garotinho negro de onze anos que sobrevivia pedindo esmolas na rua. Cada um seguia sua vida em mundos geograficamente próximos, mas completamente distantes um do outro. Até que algo inexplicável, uma espécie de fio invisível, os une de maneira permanente. E a vida deles – essa vida que, de formas distintas, já parecia tão consolidada e firme tanto para ela quanto para ele – mudará para sempre. Como eles nunca poderiam imaginar.




Sempre que posso leio um livro baseado em uma história real, então fiquei muito feliz ao encontrar Uma Lição Inesquecível e, ao iniciar  a leitura despretensiosamente, me ver fisgada por esse relato emocionante.
O livro conta a história de Laura, uma executiva de sucesso que trabalha muito e não tem tempo para quase nada, além dos jantares de negócio. Com um cancelamento de um compromisso ela decide ir caminhar um pouco e é nessa caminhada que ela conhece Maurice, um garoto de rua de 11 anos que pede esmolas para comprar comida e tem uma família totalmente desestruturada. Tudo começa com um pedido: Com licença, senhora. Tem uma moeda? Tô com fome. E a partir disso os dois têm suas vidas mudadas para sempre. 

Ela: uma mulher de 38 anos bem sucedida, mas que teve uma vida difícil e cheia de provações para alcançar o sucesso. Depois de um divórcio difícil com um homem que parecia  amá-la ela ainda tem esperança de fazer uma família, pois esse sempre foi seu sonho. 

Ele: Negro, 11 anos, filho de pais viciados, mora em um abrigo perigoso com a família, já passou por maus bocados nas ruas e não consegue enxergar um futuro, saber se terá o que comer no dia seguinte, para ele, está de bom tamanho. 

Ambos já conheceram o lado ruim do mundo. Juntos, conheceram o lado bom das coisas. 

"(...) eu acreditava e ainda acredito que há uma força no universo que une pessoas que precisam uma da outra. Há algo que ajuda duas pessoas completamente diferentes e criam um vínculo. Talvez as coisas que mais tememos acabem nos levando a procurar alguém que possa nos consolar."

"Às vezes não somos atraídos por aquilo que é diferente dos nossos medos: somos atraídos exatamente por aquilo que tememos." 

"Todas as histórias, sejam sobre o que forem, são sobre perda. E talvez sejam histórias sobre o que deveria ter acontecido. Eu queria pais felizes e amorosos dançando valsas na sala de estar. Queria desesperadamente ter meus próprios filhos. Todos queremos relacionamentos saudáveis e bem resolvidos, e às vezes isso simplesmente não acontece. Mas a beleza da vida é que, nessas decepções, estão escondidas as maiores bençãos. Tudo o que perdemos e tudo aquilo que deveria ter acontecido enaltece o que temos de verdade."

Uma Lição Inesquecível é um livro leve, mas emocionante. A história da Laura é real, então, tudo aquilo que lemos realmente aconteceu, isso faz com que a história seja ainda mais incrível. Ela mudou a vida de uma criança de rua, de verdade. Ela nos ensina que um gesto de carinho e atenção pode mudar uma vida, então por que não nos doamos, pelo menos um pouco, para alguém? 

A autora contou com a ajuda de um escritor para colocar sua história em um livro. A parceria foi muito bem sucedida, pois o livro foi escrito de forma leve, rápida e cativante. O final é de chorar litros, mesmo! Me fez refletir muito. Adoro quando um livro abre minha mente, pelo menos um pouco. São histórias como essa que me fazem melhor, como leitora e como pessoa. 
Indico!




6 comentários :

  1. To com esse livro aqui e não li ainda, sua resenha é a primeira que vejo e me deixou curiosa, vou ler em breve espero gostar
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha te deixado curiosa Brubs! É um livro muito bom, espero que goste.
      Beijo

      Excluir
  2. Oi Gaby. Não gosto muito de histórias reais. Geralmente elas me fazem derramar muitas lágrimas e eu não gosto nem um pouquinho de chorar, ainda mais se for em público. Quem sabe um dia eu dê uma chance a esse livro.
    Já estou seguindo aqui e no facebook. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? :o Adoro chorar com livros, exceto em público... rsrs.
      Muito obrigada, Giane <3

      Excluir
  3. Oi Gabi, tudo bom?

    Diferente de você, não gosto muito de livros assim. Prefiro filmes com essa temática. O autor precisa escrever muito bem e me prender na história, ou não me empolgo. Choro horrores em filmes assim, mas livros baseados em fatos reais já não me bastou "Marley e eu". Gostei muito da resenha, parabéns!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Apenas posso dizer que sua resenha me comoveu e estou louca para poder ler essa obra. Gosto bastante de historias baseadas em fatos reais e esse parece ser um daqueles relatos que ficaram na mente por muito, muito tempo.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!