quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Então eu li... O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Olá gente!
Enfim, depois de 2 tentativas sem sucesso, consegui realizar a leitura de O Hobbit <3 





























Sinopse: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado
 recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e
das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem
guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria
não só sua vida como de toda Terra-Média.


A leitura de O Hobbit foi uma das coisas que mais me cativaram esse ano. 
Depois de 2 tentativas frustradas consegui realizar a leitura, e posso dizer: viciei. 
Acredito que o segredo para aqueles que não conseguem ler algo do Tolkien é o seguinte: não pára! Separa um tempo no seu dia e leia, faça isso todos os dias até terminar. Nas 2 primeiras vezes eu estava lendo aos poucos e acredito que foi isso o que me fez abandonar. A leitura, se com muitas pausas, se torna cansativa, poise, super estranho, mas foi isso que observei. 

O Hobbit, apesar de ser um livro curtinho NÃO é uma leitura rápida, e, mesmo repleto de aventuras incríveis, pode cansar o leitor. 
A escrita do Tolkien não é difícil como eu imaginava, é diferente sim mas nada difícil. O livro originalmente foi escrito para crianças, mas acredito que se eu ler uma página para meu primo de 5 anos ele irá dormir. Isso se deve ás descrições, que são muitas. O Tolkien pode passar 2 páginas descrevendo uma simples coisa (com "simples" imagine algo maravilhoso, pois esse livro não tem nada de "simples) que não faça tanta diferença ao decorrer da narrativa. 
Os ganchos ao final de cada capítulo mantém nossa curiosidade, isso foi o que mais me animou pois eu não conseguia pausar a leitura no meio dos capítulos e só sossegava quando lia um inteiro. Isso tornou a coisa toda mais rápida e instigante, mas vou avisando que eles são bem grandinhos!

O que falar sobre os personagens? Todos os anões, o Gandalf, o Bilbo Bolseiro <3 
Todos muito bem construídos e bem diferentes um dos outros. 
Bilbo é um Hobbit que passa seu tempo comendo, fazendo anéis de fumaça ou descansando, Aventuras para ele é algo distante e apenas para os outros. Nunca se imaginou saindo em uma expedição em busca de um tesouro a muito tempo tomado pelo grande e aterrorizante Smaug, o dragão. Mas é isso que acontece e ele se vê testando suas habilidades como ladrão. 

"Eu escolhi o Sr. Bolseiro e isto deve ser o suficiente para todos vocês. Se eu digo que ele é um ladrão, isso é o que ele é, ou será quando chegar a hora. Existe muito mais nele do que vocês podem imaginar, e muito mais do que ele mesmo possa ter ideia. Vocês vão (possivelmente) viver para me agradecer um dia." Pg 18

Os anões, apesar de muito trabalhadores, podem ser muito carrancudos e medrosos. Por muitas vezes deixaram o pobre Hobbit na frente de perigos inimagináveis. Mas são ótimos amigos, e apesar de tudo, nunca o deixaram completamente na mão. 




Toda a criação, que eu já estava por dentro graças a biografia do Tolkien que li mês passado, me deixou embasbacada, de queixo caído mesmo. Nesse livro Tolkien criou, além de seres incríveis como os Hobbits  e a criatura negra e gosmenta mas amável do mundo (Gollum) ele criou todo um cenário, a maravilhosa Terra-Média! E também tem o Anel! Objeto que ganha mais destaque em O Senhor dos Anéis mas que foi de grande ajuda para o Bilbo durante a aventura (com grande ajuda quero dizer: indispensável)

"(...) por estes lados os heróis são raros, ou simplesmente impossíveis de encontrar. As espadas nestas partes estão em sua maioria cegas, os machados são usados para árvores, e os escudos como berços ou tampas de pratos; e os dragões estão confortavelmente distantes (e por isso são lendários). É por isso que optei pelo roubo, especialmente quando lembrei da existência de uma porta lateral. E aqui está nosso pequeno Bilbo Bolseiro, o ladrão, o escolhido e eleito ladrão. Então vamos continuar a fazer alguns planos." Pg 21

A Terra-Média é um lugar tão incrível e belo (apesar de todos os perigos haha) que eu gostaria muito de ser sugada para dentro do livro e viver livre e feliz como um Hobbit! Mas como isso não acontece (infelizmente), vou matar minha saudade desse lugar inigualável lendo as outras obras do autor, que não são poucas <3

Agora entendo o amor da minha irmã pelo Tolkien! 
Sério, toda vez que ela comprava algo dele eu perguntava "Tu vai ler isso mesmo?" daí ela falava "Bi, isso é maravilhoso". Okay, é maravilhoso mesmo.

"É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito o que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar." Pg 50

A interação do autor com o leitor é muito interessante. Durante a narrativa nos deparamos com frases que nos aproximam: "como vocês podem ver..." ou "como vocês devem lembrar" ou ainda "como vocês bem sabem...". 

Enfim, 5 estrelas!
Leiam. 

11 comentários :

  1. Eu achei Hobbit um livro bem tranquilo de ler. Acho que é porque eu tentei ler Silmarillion antes (ô livro chato, até larguei hahaha) e li o começo de A Sociedade do Anel (ainda quero ler a trilogia toda), que é bem mais complexo, a meu ver.
    Hobbit é incrível! Pena que eu peguei emprestado, agora eu vivo atrás de uma edição bonitinha e com preço ok pra comprar, mas está sempre caro! =/
    Filme 3 em Dezembro! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vou ler O Silmarillion quando terminar todos os três volumes de O Senhor dos Anéis <3 Dizem que é bem complexo mesmo.
      Eu acho todas as capas de O Hobbit lançadas até agora legais! Quero um pra mim também já que esse peguei emprestado da minha irmã.
      Ainda nem assisti o primeiro haha <3

      Excluir
  2. Só porque acabei de reclamar aqui achei a edição capa dura por um preço bom. Já comprei! hahahahahah

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Já assisti o filme de O Hobbit, não tenho paciência em ler kkkk, gostei de sua resenha *-*
    Fique com Deus! - Doce Literário
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Gaby que sucesso... é inexplicável conseguir ler alguma coisa q vc vinha tentando sem sucesso há um tempão! Meuuu valeu a pena ler a biografia dele então, pq parece q fez toda a diferença pra vc não desistir \o/
    Vc sabe que não é meu gênero favorito, mas ele não deixa de ser um gênio! rs
    Adoreiii e parabééns!

    Beijão!!! Nossa entrei aqui e lembrei que preciso atualizar o blog hauhauahau!

    Livrofagia || Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ká, foi bem satisfatório conseguir ler O Hobbit depois de tantas tentativas! Agora fiquei empolgada pra ler todos os outros que acabei abandonando um dia!
      Beiijooos <3

      Excluir
  5. Olha eu comprei essa edição especial do HOOBIT, mas não com a capa do filme. É uma ilustrada pelo proprio autor. O livro é todo ilustrado. Eu simplesmente adorei. Mas ainda não o li. Queria ler por conta da continuação dos filmes, mas ainda não li nada. Ainda mais com a quantidade que tenho na meta de leitura fica complicado. Mas quero muito ler, porque também sua resenha me chamou bastante atenção. Espero que a leitura seja muito bem fluida e que eu goste bastante da história =]

    Enfim...

    Parabéns pela resenha linda. Se cuida


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que sempre quis ser O Hobbit. Ganhei de aniversário de um amigo a versão em inglês, mas simplesmente não consigo gostar ou ter animo pra terminar a leitura. Larguei nas primeiras páginas.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,adorei os filmes e quero ler O hobbit,além de ter uma capa maravilhosa,é o único livro do Tolkien que quero ler.

    Beijo.
    Ps: Já estou seguindo.
    http://comolivroe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!