terça-feira, 16 de setembro de 2014

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Numero de páginas: 224

Sinopse:

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.


Eu adiei MUITO a resenha desse livro... li mês passado e só vim aqui falar sobre ele agora! Confesso que pensei em não resenhar, costumo não saber resenhar livros como esse, livros pelos quais me apaixono com personagens os quais eu amo. Então se preparem para uma resenha nada crítica de As Vantagens de Ser Invisível!


Charlie é um adolescente um pouco diferente dos outros da sua escola. É tímido, dotado de uma inteligência invejável e seu melhor e único amigo se suicidou (logo no comecinho do livro ficamos sabendo disso). Sem ninguém com quem almoçar e conversar ele começa a prestar atenção na vida dos outros adolescentes; o modo como falam, se comportam e agem uns com os outros. 
Começa então a admirar Patrick um garoto, gay assumido, que adora teatro, musica boa e o melhor de tudo: é irmão da Sam, que também estuda alí e por quem Charlie se apaixona. Os três então se tornam amigos e com eles Charlie, antes invisível, descobre a felicidade que não sentia desde antes de sua tia morrer e deixar o garoto desolado. 

"Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece."

Em casa ele encontra o apoio da mãe e do pai, vive brigando com a irmã e sente falta do irmão, que está na faculdade. Antes vivia trancado no seu quarto lendo ou assistindo TV mas depois que conhece seus amigos ele mal para em casa. 

A adolescência é a fase de descoberta. Nela descobrimos coisas boas e coisas ruins. Passamos por momentos que é difícil seguir em frente e pensamos que seria mais fácil ficarmos invisíveis; quem nunca pensou que isso resolveria tudo?

Charlie é um garoto que sofre com a perda da tia, com os conflitos da adolescência e o sentimento de não pertencer. Fica claro para o leitor no decorrer da leitura que o Charlie tem algum problema, fora as crises de ansiedade e depressão, algo que nem ele tem consciência, algo brutal, devastador, algo que fica melhor guardado onde ele não pode alcançar. Estar ciente de que tem algo por trás da história e não saber o que é faz com que o leitor devore as poucas páginas que o livro possui. Se As Vantagens de Ser Invisível fosse do tamanho do que sua leitura me causou ele teria milhões de páginas.


"Então, essa é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo,  ainda estou tentando entender como posso ser assim."


Eu assisti o filme antes de ler o livro e ele se tornou meu 2º filme favorito, perdendo apenas para Forrest Gump: O Contador de Histórias. 

Todos os personagens foram maravilhosamente bem construídos. 

O que mais me marcou em toda leitura foi o quanto me identifiquei com o Charlie, com toda a dor dele, a felicidade dele e a história também. Foi como se o livro tivesse sido escrito especialmente para mim, parece loucura hahaha, mas foi o que eu senti. 
 Sei que muita gente não gostou do livro por achar depressivo mas esse foi um dos motivos para eu amá-lo tanto, amo livros YA depressivos. MAS, não se enganem, o Charlie tem tiradas sarcásticas e diálogos muuuito engraçados que não vão entediar você. 

UMA PENA enorme o autor ter escrito um livro apenas... queria saber o que aconteceu com o Charlie, queria mais detalhes, pois apesar de o autor fechar bem a história ele deixa o leitor com um gosto de quero mais e cadê mais páginas??? não tem! 
Justamente por isso eu sempre que posso assisto o filme, não enjoo nunca, não tem como enjoar de uma história dessas. 

Ps: Agora posso tietar o Ezra Miller (Patrick)?? Sei que não estou aqui pra falar do filme mas a atuação dele, assim como em todos os filmes que atuou, está PERFEITA. Sem desmerecer a Emma ou o Logan mas o Ezra realmente viveu a história... foi MUITO fiel ao personagem do livro e cara, não tem como não amar ele  <3333

 COM CERTEZA entrou para o meu top 5 livros favoritos, leiam logo!



18 comentários :

  1. Ola, Gaby.
    Ainda não li o livro, mas vi a versão para o cinema do mesmo. Espero assim como você gostar muito, mesmo já sabendo que vou gostar.
    Entendo, o quanto é dificil quando gostamos tanto do livro ao ponto de não saber ao certo como defini-lo em uma resenha. Até mais, a resenha ficou ótima, passou verdade, o que de fato sentiu. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Renato. Fiquei com medo de não ter ficado legal.
      Abraço <3

      Excluir
  2. Oiiee', eu tenho esse livro aqui, mas ainda não tive tempo de pegar pra ler, mas com essa resenha super positiva, fiquei curiosa e pretendo ler o mais rapido possível....
    Adoreeei a resenha'

    Super beijoo.

    http://fernandaconversandosobretudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Fernanda, leia mesmo!! Espero que goste!
      Haha, super pirei na hora de escrever a resenha.
      Beijos lindaa <333

      Excluir
  3. Eu ganhei o livro de amigo secreto no final do ano passado, e apesar de sempre ouvir criticas boas continuo passando outros na frente dele.. talvez agora com toda essa empolgação eu decida ler ele enfim.. kkk
    beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  4. Por coincidência um colega comentou hoje que está lendo - e amando - esse livro. Sou louca para lê-lo e assistir ao filme também.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu colega tem um super bom gosto pra livro hahahaha
      Leia siiiim! Se não tiver o livro assista ao filme, são muito parecidos!
      Beijos

      Excluir
  5. Foi por causa de resenhas como a suas que eu me interessei em ler o livro. Quando ele foi lançado e o filme saiu, eu não quis ler e nem ver, mas depois fiquei com uma pulguinha e as resenhas sempre positivas acabaram vencendo. Só falta eu ler. =D

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo Denise, sério, você não vai se arrepender ;) hahaha
      Que bom que minha resenha te deixou ainda mais interessada! Fico feliz.
      Beijos!!

      Excluir
  6. Oi!
    Já li o livro e assisti o filme.
    São simplesmente maravilhosos!
    Charlie ♥♥
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha, Parabéns!
    Visite o meu blog, e deixe o seu comentário lá também: http://viciodelerlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Também sou dessas que adora um livro depressivo hahahaha Eu gosto muito de histórias sensíveis, sobre autoconhecimento e a relação do personagem com as outras pessoas e o mundo ao seu redor. É um dos motivos de eu gostar de Os Sofrimentos do Jovem Werther (quase ninguém gosta rs).
    Eu também vi o filme antes de ler, mas confesso que achei o filme bem paradinho e cansativo. Já o livro eu adorei! Tenho um carinho enorme pelo Charlie. Mas, de fato, a melhor atuação no filme foi do Ezra, ele ficou muitíssimo bem no personagem!
    Ótima resenha! (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, livros depressivos são mais humanos... prováveis. Quero muito ler Os Sofrimentos do Jovem Werther!! Não achei o filme parado... O Ezra é magnifico!
      Obrigada <3

      Excluir
  9. Li o livro e assisti ao filme, são perfeitos um completa o outro. Com certeza é o melhor livro e filme voltado para o publico jovem, parabens pela a analise
    coisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!