sexta-feira, 22 de novembro de 2013

[Resenha #25] O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine


O Circo Mecânico ~ Tresaulti ~ 


Autora: Genevieve Valentine
Páginas: 312
Editora: DARKSIDE
2013
Nota: ★★★★★ <3










Um Espetáculo Peculiar... 

Este livro conta pra gente a história do Circo Mecânico Tresaulti, ambientado em um cenário pós-apocalíptico os que nele trabalham tem uma história para contar.

Onde pessoas mutiladas pela guerra encontram segurança ali... 

Boss (criadora do circo) tem o "poder" de recuperar corpos mutilados pela guerra usando velhas engrenagens, placas de ferro, rodas e etc, nada é desperdiçado, nem os humanos nem os objetos. Quem quer trabalhar ali está em busca não somente do dinheiro mas também da segurança de ter onde ficar. O circo Tresaulti tem vários tempos de existência, ninguém sabe quanto só sabem que é a muito tempo. Rodando de cidade em cidade o cirno nunca volta ao mesmo lugar, porque ninguém sabe se com tantos bombardeios e guerra incessante a cidade continua de pé. É assim que eles levam a vida, nunca olhando para o futuro pois não sabem se vão vê-lo chegar.
De vez em quando Boss até aceita quem quer se juntar ao picadeiro, mas é preciso coragem e determinação; coragem porque se você for "inteiro" e não souber fazer nada que se faz em um circo vai ter que se desapegar de uma parte de seu corpo, literalmente, e se tornar algo bizarro mas... entre isso e os bombardeios a maioria decide pelo circo.
Tempos antes, o circo perde um integrante, o pássaro, um homem alado e voava em seu numero com asas feitas por Boss, desde o ocorrido as asas nunca mais foram tocadas. Bem, até certo momento. Todos ali são uma família ali dentro ninguém é diferente de ninguém, mas sempre tem aquele personagem que quer ser mais que os outros...

Uma escrita poética e inteligente...

Com uma escrita poética e inteligente Genevieve nos leva a outro mundo, uma Fantasia/distopia nada convencional e com personagens marcantes e surpreendentes que conseguem nos colocar dentro daquele universo, dentro deste livro mágico.
Nada nesse livro é incerto, a autora tinha ideia do que queria expressar e aos meus olhos ela conseguiu, ela criou uma obra que impressiona.
A narrativa muda muito rápido, passa de um para outro personagem e muitas vezes não sabemos quem está narrando, e as vezes nem sabemos se está em primeira ou terceira pessoa, a autora brincou muito com a escrita, como eu disse antes: ela sabia o que estava fazendo. Os personagens que mais narram é o Little George e o Big George e lembre-se que nada é o que parece, rs. Ah, as vezes as tensões do livro é contada sob dois ou mais pontos de vista, isso faz com que o leitor saiba mais e realmente o que acontece.

Os personagens foram muito bem construídos, as emoções que eles expressam é impressionantemente bem narrada e elaborada. Cada qual tem sua história ali e por meio de uma narrativa enigmática e poética ficamos sabendo da vida de cada um ao longo do livro. O lado obscuro fica todo nos segredos de Boss.
Um livro relativamente curto com magia até não caber mais...


Diagramação alá DARKSIDE:





























Quando abri esse livro me deparei com uma magnifica obra de arte, tanto na história como no livro em si.
Todas essas ilustrações foram feitas pelo Wesley Rodrigues.
Indico.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!